Pá de Porco à Indiana com Puré de Abóbora


E quando chegam cá a casa com um saco com mais de 3 kg de abóbora já limpa, descascada e cortada, pronta a congelar? 
Rapidamente os planos do acompanhamento do jantar mudam. A ideia de “vou já utilizar isto para um puré de abóbora” aparece de imediato, e a carne de porco à indiana que estamos a fazer parece-nos que vai casar muito bem com este acompanhamento. E casou!
E em vez de preparar doce de abóbora - que ainda vou fazer - a abóbora ganha honras de prato salgado, de acompanhamento, e de se transformar em algo mais que apenas sopa, compota ou sobremesa.
O puré de abóbora, apesar de não ser novidade por aqui, ganha uma nova dimensão ao acompanhar uma carne cheia de especiarias.
Para quem diz não gostar muito de abóbora (principalmente me partos salgados como sopa e puré), deixo um pequeno truque que acho que faz toda a diferença: assar a abóbora em vez de a cozer, faz mesmo toda a diferença! A abóbora carameliza com os seus açúcares naturais e torna os purés, seja para a sopa ou para acompanhamento muito, mas muito mais saboroso. A diferença é mesmo muito grande e é válida para qualquer tipo de abóbora!
Quanto a esta refeição foi em tudo, desde a carne ao puré, uma agradável e saborosa surpresa que espero, tenham vontade de colocar e prática. Autêntica comida de Outono!

Ingredientes para 2 pessoas (com sobras):

1 pá de porco com osso, com cerca de 1,200Kg
3 dentes de alho
1 pedacinho de 2,5cm de gengibre fresco
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
1/2 colher de chá de piri-piri moído
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de coentros em pó
sal q.b.
1 cebola
2 colheres de sopa de azeite
1 pau de canela
3 vagens de cardamomo
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de açúcar amarelo
1 tomate grande e maduro

Para o Puré de Abóbora

500g de abóbora limpa e cortada em cubos
sal q.b.
noz moscada q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Num almofariz coloque os dentes de alho, o gengibre, um pouco de sal, e esmague até obter uma pasta. Junte depois a curuca, o piri-piri, os cominhos e os coentros em pó e cerca de uma colher de sopa de água. misture bem.
Coloque a pá de porco num tabuleiro ou pirex que vá ao forno e barre a carne com esta pasta.
Corte depois a cebola em meias luas e junte-a à carne, assim como o tomate cortado em cubos. Junte o pau de canela, a folha de louro e as vagens de cardamomo previamente esmagadas. Salpique com um pouco mais de sal, o açúcar amarelo e regue com o azeite.
Tape a carne com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 2h. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe cozinhar já destapado cerca de 30 minutos até a carne alourar um pouco. (A carne deve estar macia e retirar-se facilmente do osso apenas com a ajuda de um par de garfos.)
Entretanto para o puré de abóbora, coloque os pedaços de abóbora num tabuleiro e tempere com sal e regue com um fio de azeite. Leve ao forno (ao mesmo tempo que a carne)cerca de 1 hora, até a abóbora estar macia e as pontas levemente caramelizadas.
Retire depois a abóbora e triture-a com a varinha mágica ou robot de cozinha até que fique macia. Retifique de sal e acrescente um pouco de noz moscada e azeite.
Sirva a carne de porco já separada com os garfos (uma espécie de “pulled pork”) e acompanhe com o puré de abóbora.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo08:47

    Um prato delicioso com cores do Outono, e cheio de sabor! Admito que estou sempre à procura de ideias para a carne de porco assada (para variar do tempero tradicional da massa de pimentão) e para usar a abóbora (sem ser na sopa, em doce ou em bolos). Definitivamente, mais uma para experimentar, com os elementos juntos ou separados. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não sei se ia gostar!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa com celebridades, cinema e playmates )

    ResponderEliminar
  3. Fiquei com vontade de provar!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:37

    "principalmente me partos"... continuo a achar uma pena num blog tão bom não ser feita uma revisão (mesmo que mínima) aos textos que se publicam...
    Adoro abóbora. A sugestão é ótima! :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante da sugestão, gostei dos sabores e fiquei curiosa em relação ao puré.
    Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. Anónimo01:27

    Porco à Indiana tem a sua graça, visto os indianos (muçulmanos no geral) não comerem porco.

    ResponderEliminar

Imprimir