Os limões que a Paulinha me deu ainda dão cartas cá em casa. E sendo o limão um dos meus sabores favoritos, era impossível não fazer um bolo de limão com eles.
Este bolo é realmente muito bom. Uma massa densa e compacta, mas não uma massa pesada, massuda. O bolo tem um sabor muito delicado a limão e é realmente perfeito para acompanhar um chá ou café.
A par do delicioso bolo de limão ainda se preparou também uma pavlova de limão - para o aniversário do pai - recheada com curd de limão e natas batidos, com um pouco mais de raspa de limão por cima - que fez as delícias de todos.
Ainda há muitos limões por aqui, e ainda se procuram outras formas criativas de os utilizar.
Para já deixo-vos a receita deste delicioso bolo de limão - depois de muitos pedidos ao verem as fotos do bolo no instagram!
Hoje acho que vou fazer um bolo de banana e manteiga de amendoim!
Bom fim de semana.
(adaptado de uma receita da Martha Stewart)
3 chávenas(cups) de farinha
2 chávenas (cups) de açúcar
5 ovos
3/4 de chávena de leite magro
raspa da casca de 2 limões
1/3 de chávena de sumo de limão (aproximadamente 2 limões)
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de açúcar em pó
cerca de 3 ou 4 colheres de sopa de sumo de limão
Misture depois numa outra taça a farinha com o fermento e bicarbonato de sódio.
Com a ajuda de uma batedeira bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura cremosa e homogénea. Junte depois os ovos, um a um, e apenas adicionando outro ovo depois de o anterior estar bem incorporado na mistura.
Ainda com a batedeira adicione a farinha e a mistura de leite e limão, alienadamente, batendo até ficar cremoso, mas sem bater demasiado.
Coloque depois a mistura numa forma redonda com buraco (forma de chaminé) grande, previamente untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos ou até o bolo estar cozido. Deixe depois arrefecer uns minutos na forma e desenforme-o deixando arrefecer completamente sobre uma grelha.
Prepare depois o glacê, misturando o sumo de limão com o açúcar em pó. Verta depois sobre o bolo já completamente frio e, se gostar decore com um pouco mais de raspa de limão.
Deixe o glacê secar cerca de 30 minutos.
Bom Apetite!
Ainda hoje comentei lá em casa que este fim de semana faço um bolo de limão para aproveitar os vários limões do limoeiro dos meus pais! Vem mesmo a calhar esta receita!
ResponderEliminarObrigada Joana!
Esta receita veio a calhar, pois além de gostar de bolo de limão, preciso de arranjar ideias para usar os vários limões que tenho no limoeiro. Fiquei curiosa com o outro bolo, de banana e manteiga de amendoim, e se sair apetitoso e guloso, partilhe a receita sff. Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira
ResponderEliminarHumm... ficou com uma aspecto delicioso. Parace ser bem fofinho e com sabor a limão adoro.
ResponderEliminarBjinhos!
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
Hmm, mais um bolinho de limão - adoro! Bjinhos e bom fds!
ResponderEliminarAlienadamente ou alternadamente? Óptimo bolo para acompanhar um chá quentinho num dia de chuva!
ResponderEliminarObrigada por mais esta receita!
Sara
Olá vou experimentar este fim de semana, mas com laranja, penso que deve ficar muito bom.
ResponderEliminarJá na casa da minha mãe se fazia um bolo todos os fins de semana, era o nosso pequeno luxo.
Excelente sugestão.
ResponderEliminarTenho muitos limões em casa.
Vou experimentar.
Beijinhos
http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/
hehehe encontrei uma gralha bem gira:
ResponderEliminar“….mistura de leite e limão, alienadamente, batendo…”
ganhei uma fatia de bolo ? :)
Pela mh modesta experiência, a Joana deve querer dizer 'alternadamente', com a mistura de leite & limão e a farinha ;)
EliminarJoana, sera que podia indicar as medidas dos ingredientes em gramas e litros? Eu usei um website conversor de cups mas nao resultou de todo. O sabor do bolo ciou optimo mas a textura nada mesmo. Muito obrigada!
ResponderEliminarNão percebo o que aconteceu com este bolo, que nas 1as vezes que o fiz ficou divinal e depois nunca mais o consegui voltar a fazer... Agora fica sempre com uma consistência super estranha. O que estarei a fazer diferente? Algum cuidado que se tenha que ter especial atenção Joana? Tenho TANTA pena de não estar a conseguir fazê-lo... Era tão, mas tão bom!
ResponderEliminarOlá Joana! Para fazer este bolo, é possível substituir a farinha (suponho que seja a de trigo) por outra, como por exemplo, a de espelta?
ResponderEliminar