“Pão” de Banana com Chocolate (sem açúcar refinado ou glúten)


Este pão de banana é surpreendente. Não leva açúcar refinado - adoçado apenas com as bananas maduras e um bocadinho de xarope de acér, e é feito com farinha de coco, o que é ideal para pessoas com intolerâncias e alergias ao glúten.
Gosto bastante de experimentar este tipo de receitas, principalmente sem açúcar refinados, porque é uma forma de poder dar mais vezes pequenos mimos aos miúdos e para varias o que levam nas lancheiras.
Este bolo/“pão”, é realmente delicioso, e ninguém diz que não leva açúcar!

Ingredientes:
(chávena usada com 225ml de capacidade)

4 bananas não muito grandes e bem maduras
1/2 chávena de manteiga de amêndoa (ou de amendoim, ou de sementes de girassol...)
3 ovos
1 colher de sopa de Xarope de Acér
1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco derretido ou manteiga derretida
1/3 de chávena + 2 colheres de sopa de farinha de coco
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de canela em pó
100g de pepitas de chocolate (ou tablete pratida em pedacinhos)

Preparação:

Coloque no robot de cozinha, batedeira ou liquidificadora, as bananas em padaços, a manteiga de amêndoas, os ovos, o xarope de acér e o azeite. Misture bem até estar tudo bem incorpotado. Acrescente depois a farinha de coco, o fermento e a canela. e misture um pouco mais.
Envolva depois as pepitas de chocolate (deixe algumas para colocar por cima) e coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e forrada com papel vegetal.
Por cima disponha as restantes pepitas, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de retirar da forma e deixar arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!

Robalo no Forno com Batatinhas e Tomate Cereja


Refeições simples. Peixe assado no forno com umas batatinhas e tomate cereja para ser diferente. Algo que demora poucos minutos a preparar e nos deixa tempo para outras coisas.
Os almoços de domingo pedem quase sempre comida de forno. Desta vez foi peixe em vez de carne e o descanso garantido que de coloca no forno e já está, o que nos deixa livres para muitas outras coisas!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 robalo grande, com cerca de 1.5kg preparado para assar
800g de batatas
2 ramas de tomate cereja
sal e pimenta q.b.
1 limão
coentros frescos q.b.
3 dentes de alho
1 colher de chá de colorau fumado
azeite q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em gomos finos de maneira a que cozinhem mais rapidamente. Descasque os dentes de alho e lamine-os.
Num tabuleiro grande coloque o robalo, e à volta os gomos das batatinhas. por cima disponha os tomates cereja em rama.
Tempere tudo com sal e pimenta.
Corte o limão em rodelas e coloque-os dentro da barriga do peixe, assim como os coentros. 
Acrescente os dentes de alho laminados, polvilhe tudo com o colorau fumado e regue generosamente com azeite.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel e deixe alourar mais 15 minutos.
Sirva com legumes cozidos ou uma salada verde.


Bom Apetite!

A Maria Benedita faz 2 Anos


É a rainha da asneira cá de casa! O silencio é sempre sinal de que já  fez alguma. Se apanha uma caneta à mão, é certo que risca o que apanhar, o que pode ser a parede, os sofás, almofadas, ou as minhas cadeiras novas da sala de jantar.
Tem uma fixação por casas de banho e piaçabas, pelo que a porta tem de ser mantida fechada, ou é certo que a vou encontrar a brincar na sanita de piaçaba na mão.
Trepa tudo, imita os irmãos em tudo, mas ao mesmo tempo é a mais independente dos três, apesar de ser a mais nova.
É animada, bem disposta e muito simpática. Adora fazer de relações publicas de cada vez que saímos ou vamos a um restaurante. Come quase tudo o que apanha e adora cantar, danças e histórias.
Faz hoje dois anos que esta miúda nasceu para vir revolucionar a nossa vida. Para nos encher os dias, e ser a princesa da casa. Por enquanto é a minha companhia de quase todos os dias. Adoro-a.
De tudo o que os filhos têm de maravilhoso, não há duvida que tudo o que nos ensinam, e tudo o que nos fazem superar, é sem dúvida das melhor coisas. Sou obviamente apaixonada por eles mesmo nos dias em que me esgotam e me zango com eles. E ter três filhos foi sem dúvida dos melhores presentes que a vida me deu. Depois de uma gravidez com muitos momentos duros ter esta miúda gira finalmente nos braços foi tudo o que eu poderia desejar. 


Parabéns B.

Muffins de Aveia e Mirtilos


As sextas feiras ou os fins de semana em casa são sempre dias de fazer um bolo, umas bolachas, uns queques ou muffins ou um qualquer outro miminho. 
Esta receita leva apenas farinha de aveia e açúcar de coco, numa tentativa de não juntar açúcar refinado e de serem uma alternativa também para os lanches dos miúdos. Além disso tenho ainda imensos mirtilos congelados e pareceu-me uma boa maneira de os utilizar.
Afinal quem não gosta de um muffim de mirtilos com um chá quentes nestes dias chuvosos de janeiro?

Ingredientes para cerca de 10 Muffins/queques:
(chávena usada com cerca de 225ml de capacidade)

1 chávena de puré de maça (maçã cozida ou assada, escorrida e triturada)
1 ovo
1/4 de chávena de leite de aveia
1/3 de chávena de óleo de coco 
2 chávenas cheias de farinha de aveia 
1/2 chávena de açúcar de coco
1 colher de sopa cheia de fermento em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
3/4 de chávena de mirtilos (usei congelados)

Preparação:
Numa taça misture o puré de maçã, o ovo, o leite de aveia e o óleo de coco até ficar bem misturado.
Junte depois a farinha de aveia, o açúcar, a canela e o fermento em pó e misture bem.
Acrescente os mirtilos e envolva tudo.
Divida a mistura por forminhas de queques e muffins previamente untadas ou forradas com papel frisado, e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até os muffins estarem cozinhados.
Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e deixar arrefecer completamente sobre uma grelha.


Bom Apetite!

Puré de Couve flor com Cenoura e Batata Doce


No nosso dia a dia, e nas nossas refeições, tento cada vez mais incluir produtos hortícolas diversificados. Acho importante variarmos a nossa maneira de ver a alimentação. Não é carne ou peixe com arroz/batata/massa e uma salada ou brocolos cozidos a acompanhar. É quase fazer dos legumes a atração principal, que acompanhamos com um pouco de carne ou peixe. Com tantas opções diferentes para cozinhar legumes, repetirmos a saladinha básica e os legumes cozidos, é redutor! Ainda bem por todo este movimento vegan e vegetariano, que nos ajudam a tirar da nossa zona de conforto, e de fazem-nos olhar para os legumes de outra forma. Que nos ajudam a ter maior criatividade na forma de os cozinhar e apresentar e, até, a gostar mais de comer legumes.
Hoje sugiro um puré diferente. Fiz para acompanhar carne grelhada, e acabei também a comer o que sobrou com peixe assado. Uma sugestão de acompanhamento diferente. Para variar no arroz, na massa e nas batatas!

Ingredientes:

1 couve flor
2 cenouras grandes
1 batata doce amarela ou branca média
1 lata de leite de coco
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.

Preparação:

Separe os raminhos da couve flor. Descasque as cenouras e a batata doce e corte tudo em pedaços não muito grandes.
Coloque tudo numa panela e junte o leite de coco. Tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar em lume brando, até os legumes estarem cozidos.
Triture depois tudo com a varinha mágica ou com o robot de cozinha e retifique de sal e pimenta e tempere com um pouco de noz moscada.
Sirva como acompanhamento de carnes grelhadas ou assadas, e até de peixe.


Bom Apetite!

Bolo de Clementinas (sem glúten)


Assim que dei de caras com este bolo no instagram da Sofia Paixão, fiquei em pulgas para experimentar. Adoro clementinas. Doces e com um aroma delicado e em versão bolo tinha tudo para correr bem. Não descansei enquanto não coloquei finalmnete as mãos na massa, e até os meus filhos adoraram o bolo que desapareceu num instante.
E mais do que do bolo gosto da Sofia, Gosto da sua mensagem, das suas partilhas, das suas receitas sempre com muitos produtos sazonais e o mais natural possíveis. E aprendo sempre alguma coisa. É tão bom quando aprendemos com os outros e alargamos os nossos horizontes, saímos da nossa zona de conforto e aprendemos a usar outros ingredientes.
Este bolo maravilhoso, é preparado com uma mistura de farinhas naturais, naturalmente sem glúten, o que o torna perfeito para todos os que têm intolerâncias e alergias ao glúten. Um bolo perfeito para todos!

Ingredientes para um bolo pequeno:

4 ovos
80g de óleo de coco
110g de açúcar mascavado
5 clementinas (raspas e 150g de sumo)
50g de farinha de amêndoas
50g de farinha de arroz integral
50g de farinha de aveia sem glúten
50g de fécula de batata
1 colher de chá de fermento para bolos
1 colher de sopa de sementes de papoila (opcional)

Preparação:

Num processador ou robot de cozinha coloque os ovos, o açúcar, o óleo de coco, as raspas e o sumos das clementinas, e bata durante um minuto na potência máxima.
Junte depois as farinhas, a fécula e o fermento e bata mais um pouco.
Junte as sementes - se usar - e mistura bem com a ajuda de uma colher.
Coloque depois a massa numa forma previamente untada (também pode fazer em formato de queques ou mini - bolos), e leve ao forno previamente aquecido a 175ºC durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar coinhado.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e deixar arrefecer completamente sobre uma grelha.


Bom Apetite!

Alho Francês à Brás


O Brás, será sempre uma comida de férias. Uma comida de emergência. Uma comida de aproveitamento de sobras de carne ou peixe. Uma comida de despensa de fizermos brás de alheira ou de atum.
É sempre algo que desenrasca rapidamente uma refeição, de usarmos o atalho de utilizar batata frita de compra. É possível tantas versões de Brás como aquelas que se lembrarem. De camarão ou de chouriço. Com sobras de pescada cozida, ou com sobras de frango de churrasco desfiado. Podem até fazer esta versão sem carne nem peixe, ou misturar todos os outros legumes que se lembrarem.
Só não se podem esquecer de o deixar bem cremoso. Não sejam forretas no número de ovos, e não os deixem a parecer ovos mexidos.
De resto, a vossa imaginação é o limite! 

Ingredientes para 4 pessoas:

3 alhos franceses
2 cebolas
3 dentes de alho
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
320g de Batata Palha Fina 
8 ovos (ou 6 ovos e 2 claras)
salsa picada q.b.

Preparação:

Corte as cebolas em meias luas fininhas, assim como o alho francês também em rodelas finas. Pique finamente os dentes de alho. Lave bem o alho francês para retirar todas as impurezas e deixe escorrer bem.
Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite, junte a folha de louro e acrescente as cebolas e o alho. Misture bem e deixe refogar durante alguns minutos, até a cebola murchar e começar a ficar dourada. Junte depois o alho francês e envolva bem no refogado. Deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, até ficar bem caramelizado. Tempere de sal e pimenta a gosto.
Acrescente depois as batatas palhas e envolva  muito bem.
Á parte bata os ovos com uma pitada de pimenta (se achar necessário, junte também um pouco de sal, mas normalmente não é preciso por causa da batata palha -  prove primeiro).
Retire o tacho ainda quente do lume e, de imediato, junte a mistura de ovos. Envolva bem, misturando fora do lume, de modo que o calor residual cozinhe os ovos e se forme uma mistura cremosa (Se misturar ao lume, fica com uma espécie de ovos mexidos e uma mistura mais seca...)
Coloque depois no prato de servir e polvilhe com salsa picada e junte umas azeitonas se tiver. Sirva de imediato com uma salada verde.


Bom Apetite!

Panadinhos de Frango no Forno Com Linhaça e Sésamo


Ouço muitas vezes falar das fritadeiras de ar quente. Não tenho nenhuma, mas faço muitas vezes “fritos” no forno, com ventilação, o que simula a fritadeira de ar quente. 
Uma das coisas que mais faço, além de batatas “fritas”, são panadinhos ou filetes. Porque ficam muito bem, e é uma maneira até mais prática de os preparar.
Nestas alturas gosto muito de usar o azeite em spray porque é facil de pulverizar por cima dos alimentos. Podem sempre comprar o azeite já em spray, mas eu entretanto uso um pulverizador - que era de vinagre - e que agora encho com azeite. Uma solução prática, não só para este tipo de coisas, como também para temperar a salada. Fica a dica!
E fica então o método que uso para fazer panadinhos no forno! Deliciosos e suculentos!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 peitos de frango pequenos
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
sumo de limão q.b.
100ml de vinho branco
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de mandioca ou pão ralado
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
2 colheres de sopa de semantes de sésamo
azeite q.b. (de preferência com um pulverizador)

Preparação:

Corte os peitos de frango em tiras mais pequenas e tempere-as bem com sal, pimenta, sumo de limão , vinho branco e o dente de alho picadinho. Deixe a marinar.
Numa taça misture bem a farinha de mandioca (ou pão ralado) com as sementes de sésamo e a farinha de linhaça. Reserve.
Passe depois os bifinhos por ovo batido, e depois pela mistura anteriormente preparada e coloque-os num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal ou com um tapete de silicone. Repita até ter panado todos os bifinhos.
Depois, pincele-os ou pulverize com um pouco de azeite e leve-os aos forno, previamente aquecido a 180ºC, com ventilação,  durante cerca de 30 minutos ou até que fiquem dourados.
Retire do forno e sirva com uma salada variada e um arroz de ervilhas e cenoura.



Bom Apetite!

Creme de Coentros com Legumes


Aqui em casa sopa é daquelas coisas que nunca pode faltar no frigorífico. Pessoalmente gosto de cremes de legumes bem cremosos. E essas são as sopas que os miúdos também preferem, o que significa que a maioria das nossas sopas são passadas.
Acabo por fazer sopa 2 a 3 vezes por semana, e a regra é sempre variar o mais possível com os legumes que coloco. E tentando também variar com os legumes que comemos à refeição, de modo a que a variedade seja uma constante. A sopa que faço raramente tem batata - quando muito batata doce, e vou escolhendo legumes mais sazonais e variando as combinações também em função das estações do ano.
Esta semana começou com uma sopa com muitos coentros, para evitar que se estragassem, e ficou uma sopa realmente deliciosa.

Ingredientes para cerca de 1,5l de sopa:

1 batata doce branca pequena
350g de abóbora
2 cenouras
1 courgete pequena
1 molho de coentros frescos
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Descasque a batata doce e as cenouras e corte-as em pedaços pequenas. Corte courgete (eu uso com casca em cubos, bem como a abóbora. 
Num tacho (também pode usar a bimby) coloque todos os legumes e um fio de azeite. Envolva bem os legumes e tape, deixando cozinhar em lume brando, tapado, cerca de 15 minutos (Se usar a Bimby, coloque a 15m a 100ºC, velocidade 1). Mexa de vez em quando.
Ao fim desse tempo cubra os legumes com água - só até cobrir! - tempere de sal e acrescente os coentros grosseiramente picados. Deixe cozinhar mais 15 minutos em lume branco e tapado (Na bimby mais 15m velocidade 1 a 100ºC)
Triture depois bem a sopa até ficar cremosa e retifique de água. se a sopa estiver muito grossa ou até ter a consistência desejada, e retifique também o sal. 
Deixe voltar a levantar fervura.
Sirva bem quente com mais coentros frescos picados ou guarde em recipientes herméticos no frigorífico.


Bom Apetite!

Caril de Couve Flor e Abóbora com Espinafres


Faço caril muitas vezes. De tudo e mais alguma coisa. Com carne, peixe ou marisco. De leguminosas, de ovos e de vegetais. Aliás, adoro fazer caril de legumes e de vegetais e acho uma excelente forma de se prepararem refeições sem carne nem peixe,
Foi o que aconteceu a semana passada. A nossa refeição sem carne nem peixe, foi este maravilhoso caril. Receita simples e sempre infalível!
Quem quiser complementar pode juntar um ovo estrelado!

Ingredientes para 4 pessoas:

250g de abóbora em cubos
150g de espinafrs baby frescos
1 couve flor pequena
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 pedacinho de gengibre fresco
1 lata de leite de coco
azeite ou óleo de coco
2 colheres de sopa de pó de caril de boa qualidade
sal e pimenta q.b.
pasta de malagueta q.b.

Preparação:

Pique finamente a cebola com o alho com o gengibre. Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite ou óleo de coco e deixe aquecer. Junte a mistura de cebola, alho e gengibre e deixe fritar. Junte depois o pó de caril e envolva bem deixando também secar mas tendo o cuidado de não deixar agarrar. Deixe a mistura cozinhar cerca de 5 minutos sem queimar. Junte depois o leite de coco, envolva bem e tempere a gosto com sal, pimenta e a pasta de malagueta (se usar).
Deixe levantar fervura e acrescente a abóbora em cubos, a couve flor separa em floretes pequenos e os espinafres. Envolva bem e deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem macios.
Sirva acompanhe com arroz branco.


Bom Apetite!

Entrecosto Assado com Alecrim e Limão e Batatas Louras


Não saberia viver sem forno. Uso tanto de verão como de inverno, embora nos dias frios nada seja tão reconfortante como comida de forno. Mas principalmente é uma forma muito prática de cozinhar. Basta colocar tudo dentro do forno e esperar que fique feito!
Não acho que exista nenhum truque para cozinhar no forno. Quer dizer... para dizer a verdade até há! Comida de forno, carnes principalmente, tem de ser lenta e demorada...Não para para fazer um assado à pressa. Os assados demoram. E talvez por isso sejam tão acolhedores e reconfortantes e perfeitos para dias frios.
No fim de semana que passou, saiu um aromático entrecosto assado com limão e alecrim, e umas batatinhas louras.
 Aqui fica a receita!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 peça de entrecosto com cerca de 1,2kg
1 limão
2 pernadas de alecrim fresco
sal e pimenta q.b.
4 dentes de alho

Batatas Louras:
4 batatas grandes
sal e pimenta q.b.
2 folhas de louro
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de alho em pó
azeite q.b.

Preparação:

Coloque o entrecosto num tabuleiro que possa ir ao forno e tempere com sal e pimenta e os dentes de alho esmagados. Corte o limão às rodelas e disponha as rodelas em cima do entrecosto assim como o alecrim. Tape bem com papel de alumínio (ou com a tampa se usar um recipiente próprio com tampa) e leve ao forno aquecido a 180ºC durante cerca de 2h30. (Ao fim de duas horas poderá retirar o papel de alumínio e deixar 30 minutos a cozinhar destapado para dourar!)
Para as batatas: descasque-as e corte-as em gomos ou palitos grossos. Coloque também num pirex ou tabuleiro. Tempere com sal, pimenta, o colorau e o alho em pó e envolva bem. Junte as folhas de louro e regue com o azeite. Volte a envolver. Tape com papel de alumínio e coloque no forno 1h30 depois do entrecosto - as batatas demoram cerca de 1h a cozinhar. Ao fim de 45 minutos retire o papel de alumínio às batatas e deixe alourar.
Sirva o entrecosto e as batatas e acompanhe com uma salada verde ou legumes salteados ou assados.


Bom Apetite!

Couves de Bruxelas Assadas no Forno


Das coisas que me têm pedido é que partilhe mais receitas de acompanhamentos de legumes, para variar da salada e dos legumes cozidos! Confesso que algumas receitas, como esta, não estava a contar partilhar, mas os pedidos foram muitos, que eu realmente entendo que há essa “necessidade” de ideias para variar e cozinhar as verduras.
Ontem partilhei um tabuleiro de abóbora e alho francês, e hoje é dia de partilhar umas couves de Bruxelas assadas que ficam mesmo deliciosas! (Para quem gosta, mas são sempre melhores que só cozidas!)

Ingredientes para 4 pessoas:

400g de couves de bruxelas frescas
3 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de pimentão fumado (pimenton de La Vera)

Preparação:

Lave as couves de bruxelas e corte-as ao meio. Coloque-as num tabuleiro e tempere com sal, pimenta, o colorau, os dentes de alho bem picados e regue com azeite. Envolva bem.
Leve ao forno a 180ºC cerca de 40 minutos.

Bom Apetite!


Nota: Aproveito sempre para fazer acompanhamentos de legumes assados em dias em também que ligo o forno para fazer o jantar ou cozinhar outra coisa qualquer. 

Tabuleiro de Abóbora e Legumes Assados


Tento cada vez mais fazer acompanhamentos diferentes e dar um lugar de maior destaque aos produtos hortícolas. Uma das maeira preferidas é assar no forno, o que é muito prático quando já temos o forno ligado a assar carne ou peixe para o almoço ou jantar.
Vou fazendo combinações e experimentando coisas diferentes.
Este tabuleiro com abóbora ficou realmente muito bom, e é bastante versátil. Tanto serve de acompanhamento como de prato principal numa refeição sem carne nem peixe.
Aqui acompanhou as perninhas de frango que publiquei ontem. Mas bastaria juntar massa ou quinoa ou arroz e teríamos uma outra refeição perfeita para levar na marmita!

Ingredientes para 4 pessoas:

300g de abóbora butternut (pesada descascada e sem sementes)
1 alho francês grande
1 cebola roxa
1/2 pimento vermelho
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
azeite q.b.

Preparação:

Corte a abóbora em cubinhos pequenos e coloque-a num tabuleiro que vá ao forno. Corte o alho francês em rodelas finas e lave-as e escorra bem. Pique grosseiramente a cebola, corte o pimento em cubinhos e pique os dentes de alho. Junte tudo aos cubinhos de abóbora e misture.
Tempere depois com sal, pimenta, e regue com azeite. Envolva tudo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até os legumes estarem macios,
Sirva como acompanhamento ou prato principal, com massa, arroz ou quinoa, podendo juntar um ovo estrelado ou escalfado se preferir.


Bom Apetite!

Perninhas de Frango no Forno com Cerveja à Antiga


São já muitos anos deste blogue, e chego sempre à mesma conclusão! Apesar de receitas mais elaboradas para dias de festa ou especiais, são sempre as coisas mais simples e aparentemente óbvias que a maioria das pessoas me pede para partilhar a receita. Reparo nisso muito mais agora, com a “instantaneadade” do Instagram, onde são sempre muitas as perguntas de como temperei as coisas, para mim, as mais simples de todas.  Talvez não seja preciso complicar muito, e faça sentido publicar na mesma as coisas muito simples. Porque mais do que receitas são uma inspiração. E na verdade o que e preciso é inspiração para variar e alterar as receitas de todos os dias.
Faz então sentido que aqui apareça este tempero de umas perninhas de frango que foram o nosso almoço de sábado.

Ingredientes para 4 pessoas:

800g de perninhas de frango
200ml de cerveja
sal e pimenta q.b.
3 dentes de alho
2 folhas de louro
azeite q.b.
1 colher de sobremesa de colorau

Preparação:

Coloque as perninhas de frango num tabuleiro e tempre com sal, pimenta os dentes de alho previamente picados, as folhas de louro e o colorau. Envolva as perninhas de frango nos temperos. Regue depois com a cerveja e acrescente um fio de azeite.
Leve ao forno aquecido a 180ºC durante cerca de 1h15m, até as perninhas estarem douradas e cozinhadas.
Sirva com legumes assados (que pode preparar ao mesmo tempo do frango), ou batatas assadas, e uma salada verde.


Bom Apetite!

Ovos Rotos Rápidos com Presunto


Aqui pelo blogue há varias receitas de ovos rotos. Esta versão é aquilo que chamo “versão rápida” de ovos rotos, e que preparamos bastantes vezes quando nos juntamos com os amigos para petiscar!
Pessoalmente gosto mais de uma versão com cebolada e onde os ovos são misturados ainda crus, acabando por cozinhar com o calor residual dos restantes elementos. Mas esta versão também não fica nada mal!!
Deixo aqui também um “atalho” para prepararem estes ovos. Se forem muitas pessoas, e não estiverem para descascar e fritar quilos de batatas, podem usar batatas fritas congelas. Usamos esse “atalho” algumas vezes, e faço-as no forno, colocando-as diretamente no tabuleiro e com o forno com ventilação e previamente aquecido. (Mas ficam sempre melhor com batatas fritas caseiras!!)
Aqui fica a dica e a  receita para começar bem a semana!!

Ingredientes para 2 pessoas:

3 batatas grandes
2 ovos
75g de presunto
sal q.b.
1 fio de azeite

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em palitos não muito grossos. Seque-as bem e frite-as em óleo quente até que fiquem douradas. Escorra sobre papel absorvente e tempere com uma pitada de sal.
Coloque depois as batatas numa travessa ou prato fundo e cubra com o presunto esfiapado com as mãos em pedaços mais pequenos.
Entretanto leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e cozinhe os ovos de maneira a que a gema se mantenha liquida, e a clara não demasido solidificada. (mal “estrelados”, portanto!)
Coloque os ovos sobre as batatas e presuntos e leve de imediato para a mesa. Antes de servir corte os ovos em pedaços sobre as batatas e presuntos, e deixe que a gema escorra sobre o resto, envolvendo tudo de imediato (“romper os ovos”).
Servir!


Bom Apetite!

Bacalhau com Legumes Gratinado


Há imensas maneira de se poderem incluir mais legumes nas refeições de todos os dias. Uma delas é “enconder” os legumes em refeições mais tradicionais. Desta vez, decidi para um bacalhau gratinado, mas com imensos legumes meios escondidos. Parece um bacalhau espiritual, assim à primeira vista, mas na realidade é só legumes e bacalhau com uma apresentação diferente.
Os miúdos não gostaram assim tanto... não por causa dos legumes, mas porque não são os maiores fãs de bacalhau, e o António, principalmente, porque não gosta muito de comida de misturadas, e prefere ver os variados elementos no prato.
Mas para nós e para a Benedita ficou mais do que aprovado, e será certamente uma receita a repetir, até porque é muito versátil de adaptar com outros legumes.
Um bom fim de semana para todos!


Ingredientes para 4 pessoas:

500g de migas de bacalhau demolhadas
1 cebola 
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 folha de louro
2 cenouras grandes
1/2 couve flor
2 alhos franceses
1 lata de leite de coco
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.

Preparação:

Comece por peparar a base de bacalhau. Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num pouco de azeite juntamente com o louro. Junte depois as migas de bacalhau bem escorridas e envolva bem na cebolada, deixando cozinhar. Tempere a gosto com sal, se necessário, e um pouco de pimenta.
Entretanto descasque as cenouras e separe a couve flor em raminhos, Com a ajuda do robot de cozinha ou uma picado, triture grosseiramente a couve flor e a cenoura de modo a parecerem umas migalhas grossas. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte depois a mistura de couve flor e de cenoura à frigideira, e deixe saltear. Tempere com um pouco de sal, pimenta e noz moscada, e vá mexendo para que cozinhe uniformemente. Assim que estiver macio e cozinhado, envolva esta mistura no refogado de bacalhau, e coloque tudo num tabuleiro que possa ir ai forno e à mesa.
Num outro tacho coloque o leite de coco e junte o  alho francês previamente cortado em rodelas finas e bem lavado. Tempere com uma pitada de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando até o alho francês estar macio. Triture depois com a varinah mágica até ficar bem cremoso. Retifique os temperos e, se quiser tempere com um pouco de noz moscada ou acafrão, ou outra especiaria a gosto.
Verta este preparado de alho francês sobre a mistura de bacalhau e legumes.
Leve ao forno previamente aquecido, a 180ºC durante cerca de 20 minutos até tostar ligeiramente a superfície.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

Folhado Romeu e Julieta


Eu gosto sempre de partilhar algumas receitas que não são bem receitas: são ideias e combinações praticas e rápidas, com ingredientes que temos habitualmente em casa, ou compramos com regularidade. E que num instante nos salvam de preparar um lanche ajantarado, de levar para casa de alguém, ou são perfeitas para fazer para festas caseiras, porque são rápidas e do agrado de muitas pessoas.
Aqui por casa este folhado faz sucesso, e não podia haver nada mais fácil de preparar. De repertório das receitas que todos temos de ter debaixo da manga para fazer um brilharete!

Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada refrigerada pronta a usar
200g de queijo ralado a gosto
150g de marmelada
1 gema para pincelar
sementes a gosto q.b.

Preparação:

Desenrole a massa folhada . Ao centro da mesma, e deixando um espaço livro no topo e na base, coloque o queijo ralado e por cima disponha quadrados ou fatias de marmelada. Dobre a massa folhada sobre o folhado, fechando os topos, de modo a fazer um rolo, ou, se preferir, corte as laterais em tiras e entrance depois sobre o recheio, de modo a fazer um enfeite.
Pincele com a gema de ovo e polvilhe com as sementes a gosto.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 35 a 40 minutos, de modo a que a massa fique bem folhada. Se estiver a queimar, cubra com uma folha de pape de alumínio.


Bom Apetite!

Lasanha Rapida de Salmão Fumado, Espinafres e Queijo Creme


Não se deixem enganar pelo ar “deslavado” desta lasanha. Além de ser muito rápida de preparar é absolutamente deliciosa, e a combinação de salmão fumado, queijo creme e espinafres não tem nada que enganar.
Demora mais tempo no forno do que a preparar e a comer.... mas enquanto está no forno deixa-no tempo para fazer outras coisas.
Daquelas receitas que vale a pena copiar e ter à mão para qualquer eventualidade! Tanto dá para o dia a dia, como para uma ocasião especial ou para receber amigos e familiares.
Espero que experimentem!

Ingredientes para 4 pessoas:

6 placas de lasanha fresca
200g de espinafres frescos
200g de salmão fumado
150g de queijo ralado
200g de queijo creme
200ml de natas
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Comece por saltear os espinafres numa frigideira quente com um pouco de azeite e alho. Reserve.
Monte depois a lasanha. No fundo de um pirex coloque um pouco de salmão fumado e de espinafres salteados e cubra placas de lasanha. Por cima disponha mais salmão e mais espinafres e cubra com queijo ralado e mais  placas de lasanha. Repita até terminar com uma camada de placas de lasanha. 
Misture o queijo creme com as natas até obter uma mistura homogénea e tempere com um pouco de sal e pimenta a gosto. Verta sobre a lasanha, tendo a certeza que cobre tudo bem, e termine com um pouco de queijo ralado.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, e bem coberto com papel de alumínio para não secar a lasanha. Ao fim desse tempo retire o papel e deixe cozinhar e gratinar mais 10 a 15 minutos.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

Imprimir