Salada de Grão de Bico com Queijo de Cabra, Tomate e Pepino



Uma combinação diferente, mas que resulta muito bem numa refeição sem carne nem peixe. O queijo de cabra faz toda a diferença e torna esta salada surpreendente assim como a hortelã que lhe dá uma frescura deliciosa.

Sei que é pouco convencional, mas espero que arrisquem a experimentar!


Ingredientes:


400g de grão de bico cozido

2 tomates médios

1 pepino

50g de passas

2 pimentos assados de conserva

200g de queijo de cabra

salsa q.b.

hortelã q.b.

2 dentes de alho

sumo e raspa de limão

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

1 colher de chá de sementes de cominhos


Preparação:


Numa frigideira toste ligeiramente as sementes de cominhos durante uns segundos até que fiquem aromáticas. Esmague-as depois no almofariz e coloque-as numa saladeira grande. Junte depois o azeite, os dentes de alho ralados, a raspa de limão e um pouco de sumo e tempere de sal e limão.

Escorra muito bem o grão de bico e coloque na saladeira, Corte o tomate em cubinhos pequenos e o pepino em meias luas, e  junte também na saladeira. Acrescente o pimento cortado me pedaços pequenos, as passas e a salsa picada e envolva tudo muito bem.

Coloque depois numa travessa de servir. Acrescente o queijo de cabra esfarelado e decore com a hortelã.


Bom Apetite!


Salada de Cotovelinhos com Ovo Picado



Continuamos no tema de receitas simples e nada complicadas. Esta salada foi uma receita de um dos poucos workshops que dei em 2020 e uma das minhas preferidas, quer pela sua simplicidade, quer por ser uma receita que facilmente é do agrado de todos.

Perfeita para dias mais quentes, para se comer em piqueniques e refeições ao ar livre e até para acompanhar um churrasco.

Podem obviamente variar alguns ingredientes consoante  as vossas preferências.


Ingredientes:


250g de massa de cotovelinhos

3 ovos

1 chávena de ervilhas

1 cebola pequena

1/2 chávena de azeitonas pretas

100g de maionese caseira ou de compra

1 colher de chá de mostarda

sumo de limão q.b.

sal e pimenta q.b.

1 dente de alho

1/2 pimento vermelho

salsa picada q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Coza a massa em água a ferver abundante temperada de sal, e juntamente com as ervilhas, e os ovos até ficar al dente. Retire depois os ovos e coloque-os em água fria. Escorra a massa, passe por água fria e regue com um fio de azeite. Reserve.

Numa taça grande coloque a maionese, junte a mostarda, o dente de alho ralado, e tempere com um pouco de sal, pimenta e com sumo de limão a gosto. Misture bem.

Descasque os ovos e pique-os. Junte-os à taça com o molho. Acrescente também a massa já escorrida e as ervilhas, a cebola finamente picada, o pimento vermelho em pequenos cubinhos, as azeitonas cortadas ao meio e a salsa picada. Envolva bem.

Coloque numa travessa e sirva.


Bom Apetite!


Tarte de Truta Fumada com Espinafres e Cebola Roxa



Gosto muito de tartes salgadas. E esta entrada na primavera e no horário de verão, ainda me dão mais vontade de começar a variar um pouco as refeições cá de casa e começar a cozinhar estas coisas mais leves.

Tenho a sorte dos miúdos alinharem nestas coisas, e esta tarte foi apreciada por todos, se bem que a parte dos miúdos não levou espinafres porque, “coisas verdes”. Comem espinafres crus, mas se forem salteados lá tenho eu de os andar a escolher!

No entanto a tarte ficou deliciosa. Acho que metade do sucesso está na massa, Não ha nada como massa quebrada feita em casa!


Ingredientes para 1 tarte:


Massa:

200g de farinha

90g de manteiga fria cortada em cubos

2 colheres de sopa de água

sal q.b.


Recheio:

100g de truta fumada sem peles e espinhas

200g de espinafres baby

1 cebola roxa

sal e pimenta q.b.

2 dentes de alho

azeite q.b.


3 ovos

200ml de natas

1 pitada de noz moscada

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Comece por preparar a massa. Num robot de cozinha (ou à mão), misture a farinha com o sal, a manteiga e a água e misture até obter uma massa lisa e homogénea.

Forre com a massa uma forma de tarte de fundo amovível (ou outra que tenha disponível), não se esquecendo de forrar o fundo e os lados. Pique o fundo com um garfo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos, pré cozinhando a massa.

Entretanto descasque e lamine os dentes de alho. Descasque e corte a cebola em meias luas finas. Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente os dentes de alho. Quando começarem a fritar junte a cebola e envolva bem. Junte os espinafres e deixe murchar. Tempere de sal e pimenta e deixe arrefecer.

Retire a massa da tarte do forno e recheie com a mistura de espinafres e cebola e a truta, espalhando bem.

Bata os ovos com as natas e tempere a gosto com um pouco de sal, pimenta e noz moscada . Verta sobre o recheio da tarte, e leve novamente ao forno a 180ºC e durante cerca de 30 minutos até que o recheio fique firme e dourado.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Sirva com uma salada verdes ou legumes salteados.


Bom Apetite!


Marinada para Entrecosto no Churrasco



Temos muito o hábito de fazer grelhados assim que o tempo permite usar a churrasqueira que temos no jardim. Adoramos fazer as nossas refeições lá fora assim que possível, pelos menos ao fim de semana!

Normalmente fazemos os grelhados sejam de peixe ou de carne de forma simples, só temperado de sal. E na verdade não precisa de muito mais. Mas às vezes é bom variar!

No fim de semana passado houve entrecosto bem temperado e marginado antes de ir para as brasas e ficou realmente delicioso.


Deixo-vos a receita da marinada, até porque de brasas não percebo nada!


Ingredientes:


1 peça de entrecosto com ser a de 1,8kg

1 limão

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de pimentão fumado

2 folhas de louro

4 dentes de alho

vinho branco q.b.


Preparação:


Coloque o entrecosto inteiro numa travessa/assadeira funda. Tempere de sal, pimenta, e o pimentão. Junte as rodelas de limão, as folhas de louro, e os dentes de alho esmagados e descascados.

Regue tudo com um pouco de vinho branco e deixe marinar durante algumas horas.

Asse depois nas brasas quentes até que fique bem cozinhado,

Este temperei também é delicioso se assar o entrecosto no forno.


Bom Apetite!

Salada de Feijão Branco com Pesto, Atum e Cebola



Continuo a pensar em receitas de primavera, e em receitas rápidas e que se fazem em  poucos minutos, juntando o que há, mas com um toque diferente.

Aqui, é o pesto que faz toda a diferença, e podem usar qualquer versão de pesto, seja caseiro ou de compra.  Aqui no blogue encontram várias, desde o pesto de caju e rúcula, um dos meus preferidos, ao pesto de rama de cenoura que publiquei recentemente, e que ainda por cima é uma excelente maneira de evitar desperdício alimentar,


Ingredientes:


400g de feijão branco

1 cebola roxa pequena

pesto caseiro ou de compra q.b. 

1 lata de atum em azeite

vinagre q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Escorra bem o feijão branco e disponha-o numa travessa.  Por cima coloque a cebola picada ou em meias luas, e o atum previamente escorrido. Regue com um pouco com vinagre e azeite e termine com o pesto.

Sirva com fatias de pão torrado.


Bom Apetite!


Salada de Batata Doce com Abacate e Frango


Hoje uma receita a pensar nos dias de primavera. Uma espécie de salada com batata doce, frango e abacate. Simples e deliciosa que se prepara quase sozinha porque o forno faz o trabalho difícil. 

Daquelas receitas em que o segredo não é nenhum, mas é tudo uma questão de combinação de ingredientes e do molho simples, que no final une tudo.

Para os dias de sol que chegam com a primavera. Para comer ao ar livre. 


Ingredientes:


1 Batata doce Grande

4 coxas de frango

2 mãos cheias de mistura para saladas

1 abacate

3 colheres de sopa de vinagre balsâmico

1 dente de alho

1 colher de chá de colorau fumado

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Corte a batata doce em cubos não muito grandes e coloque-a num tabuleiro. Junte as coxas de frango e tempere com sal, pimenta e com o pimentão fumado. Regue com um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC . Assim que as batatas estiverem cozinhadas retire-as e deixe o frango até este estar também cozinhado. Retire do forno e deixe arrefecer.

Numa travessa coloque a mistura de salada. Sobre a salada coloque as batatas doce assadas e o frango desfiado, e o abacate previamente cortado em cubos.

Prepare o molho: numa taça junte um pouco de azeite, o vinagre balsâmico e tempere com sal, pimenta e com o alho ralado. Misture bem e verta sobre a salada. Sirva de imediato.


Bom Apetite!

Torricato de Petinga à Portuguesa



Cá em casa adoramos jantares de tapas. Umas tábuas de queijos e enchidos, uns ovos mexidos com farinheira, ou ovos rotos, uns pimentos “padron”, uma guacamole… basicamente criar petiscos com o que tiver disponível em casa!

E foi assim que este torricato (que também lhe podia chamar bruchetas, ou tostas abertas) nasceram. Com o que havia por cá!

E ficaram bem boas!


Ingredientes:


2 latas de petinga em conserva de azeite

pão de massa mãe, alentejano ou outro caseiro a gosto 

2 dentes de alho

azeite q.b.

1 mão cheia de rúcula

tomate cereja q.b.

1/2 cebola roxa

pimenta q.b.

vinagre de vinho tinto q.b.


Preparação:


Corte o pão em fatias finas e torre-as - na torradeira ou no forno. Quando saírem e ainda quentes, esfregue as tostas com os dentes de alho e regue com azeite.

Diponha as tostas sobre uma tábua. Em cada uma das tostas coloque depois a rúcula, por cima disponha as petingas, meio tomate cereja e umas fatias bem fitinhas de cebola roxa. Tempere com um pouco de pimenta e um esguicho de vinagre de vinho tinto.

Sirva de imediato.


Bom Apetite!


Pernas de Frango Estufadas na Slowcooker com Mostarda



A slowccoker continua a ter lugar de destaque aqui na minha cozinha. Gosto da versatilidade de colocar vários ingredientes e de a deixar a cozinhar sem me preocupar mais. Sejam caldos, cozer leguminosas, cozer frango ou pato inteiro ou estufar cortes de carne menos nobres ou uma belíssima pá ou entrecosto de porco.

Desta vez umas pernas de frango que ficaram mesmo deliciosos, a desfazerem-se e que além de terem dado para o nosso jantar, fiz em maior quantidade e aproveitei para congelar também e assim ter uma refeição praticamente pronta para uma “emergência” ou dia de “preguiça”.


Ingredientes:


1kg de pernas de frango (perna + coxa)

1 cenoura

2 dentes de alho

1 colher de sobremesa de colorau

2 ramas de cebolete

1 cebola

1 raminho de salsa

sal e pimenta q.b.

50ml de vinho branco

1/3 lata de tomate pelado em pedaços

1 colheres de sopa de mostarda


Preparação:


Limpe o excesso de pele e gordura das pernas de frango e coloque-as na slowcooker. Tempere de sal e pimenta. 

Pique a cebola, os dentes de alho, a cenoura, a rama dos ceboletes e a salsa e acrescente às pernas de frango. 

Junte o tomate pelado, a mostarda, o colorau e o vinho branco e misture tudo, de modo a cobrir bem todas a carne.

Ligue depois a slowcooker em low e cozinhe cerca de 8 horas.

Sirva depois com arroz branco, puré ou com batatas fritas e uma salada ou legumes assados.


Bom Apetite!


Mousse de Oreo



Todos temos temos certamente um pequeno repertório daquelas receitas de 2 ou 3 ingredientes de despensa que nos desenrascam em qualquer situação. 

Tenho algumas que faço com frequência e, apesar de ter já  comido comido várias vezes e de a Mousse de Oreo estar escrita nos meus caderninhos, nunca tinha feito esta versão.

Pois nunca é tarde para fazer uma receita desta. E quando se quer uma sobremesa rápida e se têm estes clássicos na despensa, prepara-se mesmo em 5 minutos!


Ingredientes:


2 pacotes de natas frescas

1 lata de leite condensado

2 pacotes de oreo (ou semelhantes)


Preparação:


Triture as bolachas, deixando umas 3 ou 4 para decoração.

Bata as natas em chantilly e incorpore depois, com a ajuda de uma vara de arames, o leite condensado. Junte a bolacha triturada e envolva bem.

Coloque a mistura numa taça de servir e decore com as bolachas que guardou para a decoração.

Coloque no frigorífico e sirva bem fresca.


Bom Apetite! 


18 de Março de 2006 - 15 anos



Começamos este caminho há 15 anos. Seguimos em frente. 

Ketchup Caseiro



Há muito que andava para experimentar uma receita de Ketchum caseiro. Fiz algumas pesquisas. descobri inúmeras receitas, mas houve uma que me chamou a atenção por ser muito rápida, e nestas coisas de receitas, nada como experimentar!

Em vez de usar tomate fresco (vou esperar pelo tomate maduro e saboroso do verão para testar essas receitas!), usa polpa de tomate, e não demorar muito mais de 5 minutos a preparar. Achei que valia a pena dar uma hipótese, fiz ligeiras adaptações e não me arrependi!


Ingredientes para 1 garrafa com cerca de 500ml:

(a partir desta receita: https://www.thepetitecook.com/easy-homemade-ketchup/)


500ml de polpa de tomate (usei biologico)

100ml de xarope de acer (maple syrup, mas também podem usar mel)

5 colheres de sopa de água

1 colher de sopa de alho em pó

sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de canela em pó

1 pitada de noz moscada


Preparação:


Colocar todos os ingredientes num tachinho e levar ao lume. Deixar levantar fervura e ferver cerca de 5 minutos. Retirar do lume e colocar numa garrafa ou num fresquinho esterilizado e fechar. Guardar no frigorífico e ir usando conforme as necessidades.


Bom Apetite!



Bolinhos de Beterraba, Banana e Cacau



Por aqui, com o reinicio da escola, começa também o reinício dos lanches. O Zé lá vai fazendo os pedidos dele, voltando as clássicos favoritos, como as bolinhas de energia e os scones de batata doce, e eu aproveito para ir inventando algumas outras coisas.

No cabaz da D. Rosa desta semana vinha uma linda beterraba que aproveitei para assar já a pensar em preparar uns crepes ou umas panquecas. Acabaram nestes bolinhos fofos que vão na lancheira, e espero que sejam apreciados!


Ingredientes para 6 bolinhos/queques:


130g de beterraba previamente assada (ou cozida)

1 banana

2 ovos

30ml de azeite ou óleo vegetal

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de sopa de cacau

90g de farinha de trigo ou esperta


Preparação:


No copo do robot de cozinha ou da liquidificadora coloque a beterraba assada cortada em pedaços e a banana. Triture bem até obter uma pasta. Junte depois os ovos, o azeite, o fermento o cacau e a farinha e triture em velocidade moderada até obter uma mistura homogénea.

Distribua depois esta mistura pro 6 forminhas previamente untadas e polvilhadas e leve ao forno previamente aquecidas a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até os bolinhos estarem cozinhados.

Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Guarde depois em recipiente herméticos.


Bom Apetite!

Peixe Galo Assado com Alho e Vinho Branco



Ultimamente o almoço de sábado tem quase sempre sido peixe. Não sou muito destas rotinas, mas tenho notado esse padrão.

Este sábado, foram uns delicados peixe galo, que vieram no cabaz da peixinho da lota, e que acabaram no forno, sem grandes invenções, mas que levou elogios do meu filho António que disse até que “este peixe é delicioso!

Então aqui fica a partilha!


Ingredientes para 2 adultos e 3 crianças pequenas:


cerca de 1,2kg de peixe galo

sal e pimenta q.b.

100ml de vinho branco

2 dentes de alho

azeite q.b.

1 colher de sopa de mistura de ervas secas ou órgãos

1 colher de sopa de pimentão fumado (pimentos de la Vera)


Preparação:


Coloque o peixe numa assadeira ou pirex e tempere de sal, pimenta e o pimentão fumado. Juntes de pois os dentes de alho laminado, polvilhe com as ervas e regue com o vinho branco e com um fio de azeite.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 a 40 minutos.

Sirva depois com batatinhas a murro e uma salada verde ou legumes assados ou salteados.


Bom Apetite!

Waffles Salgadas de Espinafres



Para variar um bocadinho, e porque tinha uns espinafres que queria acabar de gastar, fiz umas waffles salgadas. A ideia era mesmo fazer uns crepes. Mas tinha um nova forma de waffles para usar no forno, e achei que a mesma massa ficaria bem em waffles.

E realmente ficou, e estes waffles salgados vão bem com um brunch, e mesmo num almoço mais ligeiro, como queijo creme e salmão fumado, ou mesmo um pouco de presunto e um ovo estrelado ou escalfado!

Uma ideia para um pequeno almoço demorado de fim de semana!


Ingredientes para 4 waffles:


60g de espinafres

2 ovos

2 colheres de sopa de farinha

1 colher de sopa de azeite

sal e pimenta q.b.


Preparação:


No robot de cozinha, liquidificadora ou copo da varinha mágica coloque os espinafres e triture bem até obter um líquido verde. Junte depois os ovos, a farinha, o azeite e um pouco de sal e pimenta e triture novamente até obter uma espécie de massa.

Divida pela forma das waffles  e leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos a cozinhar, e deixe depois arrefecer sobre uma grelha.

Pode também fazer como habitualmente, usando a máquina de waffles ou fazendo pequenos crepes ou panquecas!

Aguentam alguns dias no frigorífico numa caixa hermética!


Bom Apetite!


Bifinhos de Frango com Molho de Laranja e Moscatel



De volta do mesmo. Os ingredientes banais da lista de compras que parece que ganham uma nova vida quando lhes juntamos outros ingredientes, para os tornar um bocadinho mais especiais.

Os bifinhos de frango levaram aroma de moscatel e de laranja, só para não serem tão aborrecidos, e variar um bocadinho. Uma receita muito rápida e ideal para os jantares da semana.


Ingredientes para 4 pessoas:


600g de bifinhos de frango cortados finos

sal e pimenta q.b.

alho em pó

azeite q.b.

50ml de vinho branco

sumo de limão q,b.

1 laranja

1 cálice de moscatel (na falta pode usar vinho do porto)


Preparação:


Comece por temperar os bifinhos de frango com sal, pimenta, alho em pó, o sumo de limão e o vinho  branco e deixe a marinar (até poderá deixar de um dia para o outro em recipiente fechado no frigorífico).

Leve depois uma frigideira ao lume com cerca de 1 colher de sopa de azeite e deixe aquecer, Cozinhe os bifinhos de frango de ambos os lados até que fiquem corados, e junte depois o líquido da marinada. Acrescente o sumo e a raspa da laranja e o moscatel, e envolva tudo bem e deixe ferver uns minutos em lume alto para que o molho apure, o álcool evapore, e se necessário ratifique temperos.

Sirva os bifinhos com  o molho e polvilhe com ervas frescas ou secas, e com acompanhamentos a gosto!


Bom Apetite!


Pesto de Rama de Cenoura (e sem queijo!)



É muito engraçado este exercício de usar ingredientes que tantas vezes julgamos ser desperdício, e conseguir transforma-los e incorpora-los nas nossas refeições. Sejam as cascas e caroços das maçãs, que se transformam em geleia, sejam as cascas dos citrinos, em casquinhas cristalizadas, sejam as cascas do abacaxi em sumo (https://www.instagram.com/reel/CMM4ssOgw6y/), e até a rama dos nabos que esta semana acabaram na sopa, ou a rama das cenouras que se transformam neste delicioso pesto!

Não é preciso haver um “policiamento” contra o desperdício, mas é sempre bom passar a mensagem de como estas coisas todas podem ter outro fim e ser parte integrante das nossas refeições. Sem fundamentalismos. Apenas passar estas ideias e estas mensagens contra o desperdício alimentar!


Ingredientes para 1 frasco:


25g de rama de cenoura (retirar os talos mais grossos)

25g de caju

40g de sementes de girassol

1/2 dente de alho

1 colher de chá de sumo de limão

sal e pimenta q.b.

125ml de azeite + para cobrir


Preparação:


Colocar todos os ingredientes no copo da varinha mágica e triturar até obter uma mistura cremosa e homogénea. Se necessário ratificar temperos e adicionar um pouco mais de azeite.

Colocar a mistura num frasco e cobrir com um pouco mais de azeite.

Guadar no frigorífico e usar conforme as necessidades. Alem de ficar maravilhoso com massas, ficam óptimo com legumes assados e até nas sopas e para barrar em peito de frango e pizzas.


Bom Apetite!


Costeletas Assado no Forno



Se as semanas passam com refeições muito simples e descomplicadas ao almoço, e uns jantares pensados e preparados, mas sempre dentro das refeições de simples semanais, os fins de semana são sempre a altura de cozinhar mais livremente, de experimentar coisas diferentes e de refeições mais compostas!

Na ultima ida às compras, pedi no talho carne de vaca para assar. Nestas coisas, nada melhor do que o conselho das pessoas que percebem do assunto e que nos aconselham sempre da melhor forma indicando a carne ideal para o que queremos fazer. E então, foi-me sugerida um belo “naco” de costeleta,  para ser assado no forno. Aceitei o conselho, porque acabo sempre a ser bem aconselhada - e se não o fazem e têm confiança no talho onde vão, sugiro que façam o mesmo - e trouxe para casa um pedaço de carne que seria o equivalente a duas costeletas grandes, para assar no forno.

Preparei para o almoço de domingo, de forma muito simples, porque nestas coisa a simplicidade é a chave, e estava realmente delicioso. A carne derretia-se na boca, e até os miúdos repetiram.

Fica a receita, sendo que o segredo é mesmo a qualidade da carne!


Ingredientes para 4 pessoas:


1 peça de costeleta de Novilho (2 ossos) com 1,8kg 

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

3 dentes de alho

2 raminhos de alecrim


Preparação:


Tempere a peça de carne com sal e pimenta.

Leve uma frigideira de ferro (ou outra que depois possa ir ao forno) ao lume com azeite e deixe aquecer bem. Sele a carne, uns 5 minutos de cada lado, e junte os dentes de alho esborratados e o raminho de alecrim.

Leve depois ao forno já quente (220ºC) durante cerca de 45 minutos a 1 hora. O tempo que a carne está no forno, dependerá da grossura da mesma e do ponto em que gostam da vossa carne, mais ou menos mal passada… (Se usarem um termómetro de carne, poderá a ajudar!) 

Retirem do forno, tapem com papel de alumínio e deixem repousar cerca de 20 minutos antes de a cortar.

Sirvam depois com batatinhas assadas e espargos salteados, ou uma salada verde.


Bom Apetite!

Caldeirada de Pata Roxa



Uma das coisas que mais gosto quando chega o cabaz de peixe da Peixinho da Lota (que entretanto alargou a zona de entregas e já vai desde Viseu a S. João da Madeira), é não saber o que lá vem, e como isso nos alarga a variedade e nos põe a comer espécie que provavelmente não traríamos da peixaria, e como isso também em põe à prova no sentido de, como vou cozinhar este peixe.

Há além de peixe grelhado, peixe frito e peixe no forno, o que nunca desilude é um arrozinho de peixe, uma sopa de peixe e uma bela de uma caldeirada.

Desta vez, o pata roxa, que é um peixe tipicamente de caldeirada e da família do cação, acabou numa bela duma caldeira. E, sendo um peixe praticamente sem espinhas, é perfeito para preparar para os mais pequenos! É caso para dizer que deste pode vir sempre mais!


Ingredientes para 4 pessoas:


750g de pata roxa

6 batatas médias

1 pimento vermelho

2 cebolas

1 folha de louro

1 tomate maduro grande (usei 1/2 lata de tomate pelado porque não tinha tomate maduro)

sal e pimenta q.b.

salsa ou coentros  q.b.

100ml de vinho branco

2 dentes de alho

azeite q.b.


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as em fatias não muito finas. Descasque e corte a cebola em rodelas ou meias luas, lamine os dentes de alho e corte o pimento em tiras.

Num tacho largo, onde consiga acomodar tudo coloque cerca de 2 colheres de sopa de azeite. Disponha depois uma camada de cebola e alho, depois batata, pimento, tomate e peixe, e tempere com sal, pimenta e a folha de louro. Repita a camada  temperando-a também e termine com um raminho de salsa ou coentros.

Regue com o vinho branco, e mais um fio de azeite.

Tape o tacho e leve-o ao lume brando, deixando cozinhar cercado 35 minutos, agitando o tacho de vez em quando para não agarrar.

Sirva de imediato!


Bom Apetite!

Bolo de Maçã e Baunilha da Rosa



Quando começa a cheirar a fim de semana, começa também a cheirar a bolinho saído do forno! E se há combinação de bolo que nunca falha por aqui, é bolo de maçã. Seja por nunca faltarem maçãs, seja por serem sempre deliciosos e uma combinação que nunca falha ou desilude.

Para esta sexta, um bolo de maçã do livro da querida Rosa Cardoso. A Rosa que tem uma infinita paciência para me tirar todas as dúvidas, que fez o bolo mais lindo do batizado do António e da Benedita, e que tem um livro maravilhoso de “coisas que saem do forno”!


Ingredientes:

(a partir de uma receita do livro “A sair do Forno” da Rosa Cardoso, página 35)


345g de farinha sem fermento

1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

1 colher de sobremesa de fermento

1 colher de sobremesa de canela em pó

250g + 2 colheres de sopa de açúcar

5 ovos

150ml de óleo vegetal

240g de iogurte natural

1 colher de sobremesa de pasta de baunilha ou extrato de baunilha

2 a 3 maçãs

1 laranja (raspa)


Glacê (opcional)

160g de açúcar em pó

35ml de sumo de limão


Preparação:


Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos pequenos. Coloque -as numa taça e junte a canela e as duas colheres de sopa de açúcar. Reserve.

Com a batedeira, bata os ovos com a baunilha e o açúcar até triplicar de volume, e aos poucos vá depois acrescentando o óleo até ficar homogéneo!

Numa outra taça misture a farinha, o fermento, e o bicarbonato de sódio, e vá depois misturando alternadamente com o iogurte à mistura de ovos e açúcar.

Envolva depois as maçãs e a raspa de laranja.

Verta depois a mistura para uma forma grande, com buraco, previamente untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido.

Desenforme e deixe arrefecer completamente antes de colocar o glaçê, se usar.

Para o glaçê, misture os dois ingredientes e verta de imediato sobre o bolo frio!


Bom Apetite!


Bolo de Maçã na Frigideira



Não posso estar em casa sem maçãs. Os miúdos vão continuamente à fruteira buscar fruta, mas as maçãs tem um lugar de destaque, porque basicamente é pegar e comer - sendo que até as coloco na fruteira já lavadas, porque muitas vezes se esquecem de as lavar. A Benedita é a rainha das maçãs. Vai, tira uma, mordisca e come, mas raramente as come até ao fim. Acabo com várias maçãs ratadas, que guardo e aproveito para fazer puré de maçã, por exemplo. Desta vez, acabei a fazer um bolo na frigideira, para aproveitar o forno quente do jantar.


Ingredientes para 1 bolo pequeno:


2 maçãs

1 ovo

1 colher de chá de canela em pó

75g de farinha

75g de açúcar

50g de manteiga amolecida


Preparação:


Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Coloque-as no fundo de uma frigideira de ferro ou anti-aderente que possa ir ao forno com cerca de 20cm de diâmetro - (em alternativa pode usar uma tarteira pequena). Polvilhe as maçãs com a canela e reserve.

Entretanto misture a manteiga com o açúcar e o ovo. Misture bem e acrescente depois a farinha envolvendo tudo.

Cubra as maçãs com esta mistura e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até o bolo estar cozinhado.

Sirva ainda morno ao lanche ou com o café!


Bom Apetite!


Pão (sem amassar) de Trigo Barbela



Há mais ou menos 1 ano que compro a farinha das Moagens Carlos Valente, moídas em mó de pedra, e de forma artesanal, para fazer o pão caseiro (e algumas outras coisas). Uma farinha maravilhosa, que faz um pão fantástico - e outras coisas tabém, mas que é também preciso aprender a trabalhar, por tem uma margem mais grossa do que a que estamos habituados, e é mais “integral” também.

Andava também com bastante vontade de experimentar uma variedade ancestral de trigo, o trigo barbela, que eles também têm, e entretanto comprei um pacote para experimentar.

Adaptei a receita de pão que faço habitualmente a esta variedade de trigo, e foi mais um pão aprovado e que comemos num instante!


Ingredientes:


500g de trigo barbela

375ml de água tépida

flor de sal q.b.

7g de levedura seca (tipo fermipan)


Preparação:


Numa taça grande colocar a farinha, a levedura seca  e o sal e misturar com a colher de pão. Adicionar a água e misturar novamente com a colher até tudo estar envolvido. (Não é para amassar, é só mesmo para misturar. E a mistura fica meia líquida: é mesmo assim!)

Tapar com um pano ou película aderente e deixar levedar no mínimo 1 hora e no máxima até 24 horas. (Normalmente deixo a levedar umas 6 -8 horas)

Ligue depois o  forno a 220ºC e lá dentro coloque o tacho de ferro, de barro, a ultrapro ou uma até uma panela normal com tampa e sem partes plásticas, sempre com tampa, para aquecer ao mesmo tempo que o forno aquece. Quando o forno estiver na temperatura desejada, retire cuidadosamente o recipiente do forno e polvilhe o fundo com um pouco de farinha. Verta a massa para dentro do recipiente que estiver a utilizar e polvilhe com um pouco mais de farinha. Tape com a tampa e coloque no forno deixado cozinhar cerca de 35 minutos, sempre tapado. Ao fim desse tempo pode retirar a tampa e deixar estar mais uns 5 minutos, se quiser uma crosta mais dourada. (Algumas pessoas referem que fazer o pão assim, o pão agarra um pouco. Depende do utensílio que estão a utilizar. Se receiam que isso possa acontecer, coloquem papel vegetal antes de colocar a massa do pão)

Retire depois do forno, desenforme de imediato e deixe arrefecer sobre uma grelha. Evite cortar ainda quente. (apesar de para amantes de pão ser quase impossível resistir a pão acabado de fazer!)


Bom Apetite!

Lombos de Bacalhau no Forno com Pimento e Batatinhas



Das receitas clássicas, que nunca falham e que são simples de preparar seja num jantar semanal, seja até nos almoços de domingo.

O truque, além de bacalhau de qualidade, é mesmo não o deixar cozinhar demais, de modo a que forme as lascas e praticamente se derreta na boca! Assim nem os miúdos refilam com bacalhau!!


Ingredientes para 4 pessoas:


2 lombos grandes de bacalhau ou 4 mais pequenos (cerca de 1kg no total) - previamente demolhados e no ponto de sal

sal e pimenta q.b.

1 cebola grande

1/2 pimento vermelho

120ml de azeite

1 folha de louro

4 dentes de alho

650g de batatinhas pequenas para assar (com pele)


Preparação:


Lave bem as batatas e leve-as ao lume num tacho com água e tempere de sal. Deixe-as cozinhar inteiras até que estejam praticamente cozinhadas.

Descasque e corte a cebola em meios luas e o pimento vermelho em tiras. Descasque os alhos e lamine-os grosseiramente. Numa assadeira grande espalhe a cebola ao meio, e por cima disponha os lombos de bacalhau. Rodeie com o pimento vermelho em tiras, acrescente o alho laminado e junte a folha de louro.

À volta coloque as batatinhas já meio cozidas e regue tudo generosamente com o azeite.

Leve depois ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos, consoante a espessura do bacalhau. Atenção para não cozinhar demais o bacalhau, que deverá apresentar ainda um aspecto humido no seu interior e a lascar. (Se deixar demasiado tempo o bacalhau não irá lascar, seca e fica a parecer “palha” embrulhando-se até na boca!)

Sirva depois com uns grelos salteados!


Bom Apetite!

Imprimir