Tarte Salgada de Cogumelos e Queijo da Ilha



As tartes salgadas são uma óptima maneira de aproveitar sobras de outras refeições para o dia a dia, mas são também praticas para festas ou jantares com muitas pessoas, porque são praticas de preparar.

No aniversário do Zé Maria acabei por preparar uma tarte de cogumelos e queijo da ilha que ficou deliciosa e é sempre aquele “petisco” que praticamente todos apreciam.


Ingredientes para 1 tarte:


massa:

200g de farinha

100g de manteiga

sal q.b.

água q.b.


Recheio:

300g de cogumelos castanhos

1 raminho de tomilho fresco ou seco

azeite q.b.

150g de queijo da ilha ralado

sal e pimenta q.b.

200ml de natas

3 ovos


Preparação:


No robot de cozinha coloque a farinha e a manteiga, uma pitada de sal e 1 colher de sopa de agua fria.Triture 15 segundos na velocidade 6 ou amasse  à mão até obter uma massa lisa.

Sem ser preciso esticar com o rolo, foree uma tarteira e pique com a ajuda de um garfo. Leve cerca de 30 minutos ao frigorífico.

Corte depois os cogumelos em laminas ou ao meio, lave ou limpe bem, e leve ao lume numa frigideira bem quente com 1 colher de sopa de azeite para saltear. Tempere de sal, tomilho e pimenta e deixe arrefecer.

Entretanto leve a base da tarte ao forno pre aquecido a 180°C durante 20 minutos.

Ao fim desse tempo, coloque o recheio de cogumelos cozinhados e o queijo da ilha, espalhando bem. 

Numa taça junte as natas com os ovos, misture bem e tempere de sal e pimenta. Verta sobre o recheio da tarte e leve novamente ao forno a 180°C durante mais 35 minutos ou até a tarte estar cozinhada.


Bom Apetite!


Arroz de Açafrão com Amêndoas e Maçã



Uma das coisas que gosto muito de fazer aqui por casa nas alturas de festas e jantares mais especiais e sempre manter as coisas simples. E uma forma de manter as coisas simples é optar por refeições de forno, como os assados e tentar fazer acompanhamentos que façam a diferença.

No almoço de aniversário do Zé Maria, convidamos os avós para almoçar e resolvi fazer uma entremeada assada que todos gostam. E acompanhei com umas migas de broa, couve e feijão frade e um arroz de açafrão, amêndoas e maçã. E como a maçã liga bem com a carne de porco!


Ingredientes para 6 pessoas:


2 maçãs

125g de amêndoas inteiras

1 colher de chá de açafrão

1 cebola pequena

2 dentes de alho

sal q.b.

azeite q.b.

1,5 chávenas de arroz basmati ou thai jasmin

coentros frescos q.b.


Preparação:


Pique finamente a cebola e os dentes de alho. Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e junte a mistura de cebola e alho e deixe alourar. Junte depois o açafrão e envolva bem.

Acrescente depois o arroz e deixe fritar tudo durante 1 ou 2 minutos, em lume brando, mexendo sempre.

Acrescente depois as amêndoas inteiras e as maçãs cortadas previamente descascadas e cortadas em laminas finas. Envolva bem e acrescente 2,5 chávenas de água (a mesma chávena de medida que usou para medir o arroz!).

Tempere de sal e volte a mexer. Assim que levantar fervura tape e reduza o lume para o mínimo até a água evaporar e o arroz estar cozinhado, cerca de 15 minutos.

Assim que o arroz esteja cozinhado retire para o prato de servir e polvilhe com coentros frescos picados!


Bom Apetite!


Tarte Snickers



No aniversário do Zé Maria, para além doa almoço com os avós, fim depois um lanche para alguns amigos.

A maioria das receitas foram coisas que faço habitualmente e que sei que todos gostam e que já esperam encontrar nas festas cá de casa.

Mas resolvi também fazer esta tarte snickers, assim batizado porque a combinação é inspirada no famoso chocolate de bolacha, caramelo, amendoim e chocolate

Apesar de andar por aqui uma tarte com a mesma combinação de sabores (e que também está publicada no ultimo livro), esta é uma versão muito mais simplificada e adequada a ser feita nestas ocasiões.

Foi um sucesso tão grande que repeti menos de uma semana depois no aniversário do António. E os pedidos para partilhar a receita não param de chegar.

Aqui fica então. 


Ingredientes para 1 tarte


225g de farinha

150g de manteiga fria

75g de açúcar


1 lata de leite condensado cozido

125g de amendoins torrados com sal

200g de chocolate 70% cacau


Preparação:


Comece por preparar a base da tarte.

No robot de cozinha ou à mão, misture a farinha com a manteiga cortada em cubos e o açucar até obter primeiro umas migalhas grossas e depois uma massa homogénea.

Forre uma terceira de fundo amovível com esta massa - não precisa de ser esticada com o rolo, basta usar ao mãos para forrar a tarteira - fundo e laterais.

Leve depois a massa a cozinhar em forno pre aqueicido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até a base estar dourada.

Retire e deixe arrefecer completamente. (Se a massa tiver “subido” e inchado no forno, assim que sair do forno pressione com um pano lavado para que baixe. Cuidado para não se queimar).

Assim que a base estiver completamente fria, desenforme cuidadosamente e coloque no prato de servir.

Recheie depois a tarte com o leite condensado cozido e por cima disponha os amendoins.

Derreta depois o chocolate em banho maria (sem adicionar nada) ou no microondas durante 1,30 segundos, mexendo a cada 30 segundos para não queimar e verta depois sobre a tarte, espalhando bem, de modo a formar a cobertura de chocolate.

Deixe o chocolate solidificar completamente antes de servir.


Bom Apetite!


Caril de Lulas com Ervilhas e Couve Flor



Foi mais um fim de semana de festa para estes lados, agora para comemorarmos os 6 anos do António.

Mas antes de começar a mostra as receitas quer da festa d Zé Maria, quer da festa do António, deixo-vos a receita deste caril de lulas com ervilhas e couve flor, que estava realmente maravilhoso e é sempre uma boa maneira de incluir diferentes legumes numa refeição perfeita para se fazer com antecedência ou congelar, porque fica sempre bem depois de aquecida!

Vamos lá começar a última semana de Setembro!


Ingredientes para 4 pessoas:


800gr de lulas limpas

1 cebola

2 dentes de alho

1 pedacinho de 1 cm de raíz de gengibre

2 colheres de sopa de caril em pó de boa qualidade

1/2 colher de chá de açafrão das Indias

sal e pimenta q.b.

coentros frescos

1 chávena de ervilhas

200g de couve flor em raminhos pequenos

1 colher de sopa de azeite

300ml de leite de coco


Preparação:


Pique a cebola juntamente com os dentes de alho e o gengibre até obter uma espécie de uma pasta.

Leve um tacho ao lume com o azeite ou óleo de coco e acrescente a pasta de cebola, alho e gengibre e deixe fritar durante uns minutos. Acrescente depois o caril e o açafrão e envolva bem deixando cozinhar mais uns minutos. Junte depois as lulas previamente cortadas em argolas, as ervilhas e a couve flor e ratifique de sal. Deixe cozinhar uns 15 minutos, até que as lulas e os legumes estejam macios, e junte depois o leite de coco. Deixe levantar fervura e desligue. Retifique os temperos.

Sirva o caril bem quente, polvilhado com os coentros e acompanhe com arroz thai jasmim ou basmati.


Bom Apetite!


6 Anos de António



O meu “bom rebelde” faz 6 anos. Já está na escola dos crescidos, muito feliz e entusiasmado. 

O António foi o meu bebé surpresa. Aquele que veio depois de eu achar que dar um irmão ao Zé Maria seria sempre um outro processo de injecções, procedimentos médicos, paciência e desgaste emocional.

Mas 16 meses depois de o Zé ter nascido, descubro que estou grávida novamente e não sei explicar o misto de surpresa, alegria e muita gratidão que senti naquele momento.

Mas nada é sempre feliz. E apenas 3 dias depois desta alegria enorme a minha avó passou a ser uma estrelinha a olhar para nós.

Nunca lhe cheguei a contar que ia ter outro bisneto. Não pude voltar a ver a alegria nos olhos dela ao saber deste bebé e da graça que me tinha sido concedida desta vez.

Mas tenho a certeza que descobriu no momento em que passou a ser uma estrelinha a olhar para nós todos os dias.

O António chegou depois, dia 24 de Setembro, na minha única gravidez sem preocupações, condicionalismo ou exames. Chegou com uns lindos olhos azuis céu a lembrar-me das estrelas do céu e de ti todos os dias. O António chegou com os olhos da tua mãe, querida avó Cila!


E aqui estamos com este miúdo fantástico, atlético, rebelde, esperto e desafiador. Passaram-se 6 anos desde que percebi tão bem que todos os filhos nos cabem sempre no colo. E que o amor é o sentimento que mais multiplicações faz!


Parabéns meu amor segundo, António do meu coração!


Queques de Maça e Amêndoa



Fiz estes queques para gastar umas maçãs mais velhotas da fruteira, e tenho enviado para na lancheira da escola.

Gosto e ir variando estes bolinhos pois são super práticos de colocar na lancheira e uma forma de ir variando o que eles comem.

Quando faço, opto sempre por congelar uma parte para assim, na hora de preparar os lanches ser apenas retirar do congelador e colocar na lancheira. Ainda os ponho congelados, porque descongelam rapidamente e estão depois optamos para comer na hora do lanche. Fica a dica e a receita!


Ingredientes para 12 queques:


3 maçãs pequenas

100g de farinha de espelta

100g de farinha de amêndoa

100g manteiga  

2 ovos

1 colher de chá de fermento em pó

50ml de leite (usei bebida de aveia)

100g de açúcar mascavado

canela q.b.


Preparação:


Misture muito bem a manteiga com o açúcar. as gemas, a farinha de espelta, o fermento, a de farinha de amêndoas  e o leite. 

Descasque depois as maçãs e corte-as em laminas não muito grossas, e envolva cerca de 3/4 das maçãs na massa e reserve as restantes. 

Bata as claras em castelo e envolva-as também na massa,

Divida a massa por 12 forminhas de queques (se for necessário unte-as previamente)

Por cima disponha as restantes fatias de maçãs e polvilhe com um pouco de canela a gosto.

Leve a forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até os bolinhas estarem cozidos.

Desenforme e deixe arrefecer antes de guardar num recipiente hermético (até 3 dias) ou congelar em recipiente próprio.


Bom Apetite!


Almôndegas de Frango, Parmesão e Legumes



Se há coisa que nunca falha cá em casa, são almôndegas. É quase sempre sucesso garantido. E é também uma outra maneira de cozinhar o peito de frango de modo a fugir aos bifinhos sem grande graça.

Desta vez as almôndegas levaram alguns legumes e um pouco de parmesão, e cozinhei-as em molho de tomate caseiro,

E foi dia em que os miúdos limparam os pratos!

Aqui fica esta versão de almôndegas bem simples de preparar!


Ingredientes para 4 pessoas:


1 alho francês pequeno

1 cenoura

500g de peito de frango

100g de queijo parmesão

40g de pão ralado 

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.


300ml de molho de tomate caseiro


Preparação:


No robot de cozinha ou numa picadora ou liquidificadora, coloque o alho francês (só a parte branca e cortada em rodelas), a cenoura descascada cortada em pedaços, o queijo parmesão e o pão ralado e pique até ficar com uma espécie de migalhas grossas. Reserve.

Corte o peito de frango em pedaços não muito grandes e triture-os também até ficarem numa espécie de uma  papa. Junte depois a mistura de queijo, pão e legumes à carne de frango, tempere de sal e pimenta e misture para ficar tudo bem envolvido.

Forme depois bolinhas e leve-as a cozinhar num frigideira anti aderente com um fio de azeite, até ficarem douradas. Junte depois o molho de tomate e deixe acabar de cozinhar, tapado cerca de 15 ou 20 minutos em lume brando.

(Também poderá congelar as almôndegas após formar as bolinhas, Para cozinhar basta retirar do congelador e colocar na frigideira ou forno nem descongelar!)

Acompanhe com uma salada verde e arroz de passas e amêndoas.


Bom Apetite!


Empanadas de Legumes



Uma receita para variar as refeições sem carne nem peixe e com uma massa muito simples de preparar.

Para o recheio podem usar os legumes que quiserem e que tiverem disponíveis!

Desta vez mantive as coisas bem simples, com alho francês e cenoura, mas ficam deliciosas também com cogumelos e espinafres.


Ingredientes para 6 empanadas:


Recheio:

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho picados

2 alhos franceses

3 cenouras

sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de noz moscada

40g de farinha

150ml de leite ou bebida vegetal


Massa:


1 chávena de farinha de espelta ou trigo

100ml de água

50ml de azeite

sal q.b.


Preparação:


Comece por preparar o recheio. Leve um tacho ou frigideira ao lume com o azeite e junte os dentes de alho.

Deixe começar a fritar e acrescente o alho francês previamente cortado em rodelas finas e bem lavado e escorrido e as cenouras raladas. Tempere de sal e pimenta e deixe estufar um pouco até que fiquem macios.

Junte depois a farinha e envolva bem e por fim o leite. Vá mexendo até a mistura engrossar e tempere com um pouco de noz moscada.

Retire do lume e deixe arrefecer. Reserve.

Prepare depois a massa. 

Numa taça misture a farinha, a água, o azeite e o sal. Misture bem e se achar a massa muito mole misture um pouco mais de farinha. Amasse bem e divida em 6 bolinhas do mesmo tamanho.

Estenda depois a massa com a ajuda de um rolo e coloque o recheio frio anteriormente preparado. Dobre, de modo a formar a empanada e pressione as bordas com a ajuda d num garfo.

Pincele depois com gema batida e polvilhe com umas sementes de papoila.

Leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos até a massa estar dourada e cozinhada.

(Podem ser congeladas depois e frias, para estarem sempre à mão em dias mais atarefados).


Bom Apetite!


Bolo de Limão com Recheio de Curd de Limão e Framboesas Frescas e Cobertura de Buttercream de Queijo Creme e os 8 anos do Zé Maria.



O fim de semana que passou foi de festa. O Zé Maria fez 8 anos, e não deixamos passar a data sem fazer uma pequena festa, o que estes tempos de ainda pandemia nos permitem.

Tivemos um almoço com os avós, e à tarde uma festinha com os amigos que ele escolheu. Pediu-me hambúrgueres caseiros e um bolo de limão para cantar os parabéns. E esses dois desejos foram concedidos. 

Deixei os hambúrgueres para o lanche ajantarado da tarde - e fiz outra ementa para os avós ao almoço.

E o bolo de limão que ele tanto pediu foi um “remake” de um bolo que já tinha feito há uns anos para a minha irmã, uma receita da Migalha Doce. Recheei com curd de limão que nunca desilude e as framboesas frescas porque ligam bem. E a cobertura outro clássico que nunca falha, o buttercream de queijo creme do Rui Ribeiro do blogue Faz e Come.


Deixo aqui todos os links para as receitas e a descrição da montagem do bolo.





Ingredientes:


Bolo de Limão - receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2015/06/bolo-de-limao-coco-e-framboesa.html


Curd de limão para o Recheio - receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2016/04/o-melhor-curd-de-limao.html


Buttercream de Queijo Creme - receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2016/09/bolo-de-chocolate-com-buttercream-de.html


200g de Framboesas Frescas


Montagem do bolo:


Retire os topos dos bolos já completamente arrefecidos, de modo a obter dois bolos de tamanho igual, lisos e direitos e divide cada um em duas partes iguais, ficando com 4 “andares” de bolo.

Coloque um pouco do buttercream de queijo creme num saco de pasteleiro e cubra o rebordo do bolo a toda a volta, deixando o meio livre para colocar o curd de limão e cobrir com algumas framboesas frescas.

Cubra as 3 camadas do bolo uniformemente, com o buttercream, curd de limão e framboesas  e sobreponha-as de modo a criar um bolo de 4 camadas, em que a 4 camada levará apenas a cobertura. 

Leva o bolo ao frio por 30min antes de o cobrir para que fique mais firme

Com o restante buttercream, e com a ajuda de uma espátula, barre o bolo a todo a volta e cubra também o topo até ficar uma camada mais espessa, com cerca de 5-7mm.

Decore depois o bolo a gosto, e leve ao frigorifico (não deixe o bolo à temperatura ambiente) e retire-o do frio cerca de 1h, antes de servir.


Bom Apetite!


Barras Cruas de Cacau e Coco com Amêndoas



Tenho uma lista enorme de receitas a experimentar para os lanches da escola.

Eu sei que a escola disponibiliza lanche da tarde e da manhã diariamente, mas também sei que eles gostam destes mimos diferentes que a mãe vai enviando, e por isso entre todas as coisas deixo ao critério deles fazerem esta gestão e escolherem o que lhe apetece de entre um leque variado.

Desta vez, e para variar das bolinhas de energia, preparei umas baritas cruas, que envio para a escola embrulhadas em Beeswrap (tecido embebido em cera de abelhas) que podem encontrar à venda em várias lojas de sustentabilidade.

Fica a receita para poderem experimentar no fim de semana, e assim enviarem nas lancheiras da semana.

Bom fim de semana a todos!


Ingredientes:


250g de tâmaras sem caroço

100g de amêndoa com pele

40g de cacau cru

40g de coco ralado


Preparação:


Corte as tâmaras em pedaços e coloque-os no robot de cozinha juntamente com

o cacau, o coco e as amêndoas e triture até obter uma espécie de pasta.

Com as mãos humedecidas coloque num pequeno tabuleiro forrado com papel  vegetal e pressione bem alisando a superfície. Leve ao frigorífico algumas horas.

Corte depois em 12 barritas e embrulhe-as individualmente.

Guarde no frigorífico até colocar na lancheira.


Bom Apetite!

Bolo de Iogurte com Glacê de Maracujá



É engraçado como o nosso paladar e os nossos gostos mudam com a idade. Em tempos, não gostava nada, mas mesmo nada de maracujá. Não comia nem gostava de nada com sabor a maracujá….

No entanto isso foi passando e agora dou por mim ansiosa que chegue o tempo deles, e de os poder utilizar em receitas variadas. E só de pensar naquele aroma delicioso….

Pois bem, os primeiros maracujás deste ano acabaram numa deliciosa cobertura de um simples bolo de iogurte, e fizeram toda a diferença.

Deixo a receita para que experimentem.


Ingredientes:


125g de açúcar mascavado

3 ovos

200g de farinha de trigo ou espelta

1 colher de chá de fermento em pó

125g de iogurte natural

80g de óleo vegetal (usei óleo de grainha de uva)


Para o Glacê de maracujá:


200ml de polpa de maracujá fresco

125g de açúcar em pó


Preparação:


Comece por preparar o bolo. Numa taça misture o açúcar com os ovos e bata bem até os ovos estarem bem incorporados. Junte depois o óleo e o iogurte e misture mais um pouco. Acrescente depois a farinha previamente peneirada com o fermento e envolva bem na mistura anterior, de modo a ficar uma massa homogénea a e sem grumos.

Coloque depois a mistura uma forma previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno preaquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozido.

Retire do forno e deixe arrefecer na forma uns 10 minutos antes de desenformar sobre uma grelha.

Entretanto prepare o glacê misturando a polpa de maracujá com o açúcar em pó. Envolva bem para dissolver o açúcar.

Com o bolo já desenformado e ainda morno, verta metade da calda sobre o bolo e deixe arrefecer depois completamente. Depois de frio, verta a restante calda.


Bom Apetite!


Empada Familiar de Alheira e Cogumelos



Nada melhor do que fazer planos com os amigos. E para mim ainda melhor se esses planos me derem a desculpa de fazer uma receita com que ando a “sonhar” há alguns dias.

E um lanche /jantar em casa de uns amigos foi só a desculpa que eu precisei para finalmente fazer esta empada de alheira e cogumelos que, modéstia à parte, ficou mesmo deliciosa.

Ideal para um jantar mais simples, para aproveitarem sobras de carne ou legumes ou para piqueniques, festas familiares ou levar para casa de amigos.


Massa:


300g de farinha

1 ovo + 1 gema para pincelar

30ml de água morna

40ml de vinho branco

30g de manteiga amolecida + 2 colheres de sopa de azeite

sal q.b.

1 saqueta 11g  de levedura seca


Recheio:


3 alheiras de caça ou outras a gosto

300g de cogumelos marrom frescos

1 cebola

2 dentes de alho

azeite q.b.

Tomilho fresco ou seco q.b.

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Comece por preparar a massa. Numa taça coloque a água morna, o vinho branco, a manteiga, o azeite, um pouco de sal e a levedura seca. Misture bem até que tudo se dissolva mais ou menos. Junte depois a farinha e o ovo inteiro e amasse bem durante alguns minutos até obter uma bola de massa lisa e elástica (poderá amassar com a batedeira usado para isso as pás próprias ou usar o robot de cozinha na velocidade espiga ou outra própria para massas). Forme uma bola, coloque numa taça, tape com um pano e deixe repousar 30 minutos.

Entretanto prepare o recheio. Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num pouco de azeite. Junte depois os cogumelos laminados. Tempere com um pouco de sal e pimenta e junte as folhas de tomilho fresco. Deixe cozinhar uns minutos e acrescente depois o o recheio das alheiras (retirando a pele)  envolvendo bem. Retifique de sal e pimenta. Reserve e deixe arrefecer completamente antes de usar.

Divida a massa em dois pedaços, sendo um maior para a caixa da empada e outro menor para a tampa. Estique-os bem de modo a obter uma base de massa redonda e fina.

Forre uma forma redonda, ou de pirex ou louça (22cm de diâmetro) com um dos discos de massa, forrando também as laterais e recheie com o preparado de alheira e cogumelos, que deverá encher a forma. Coloque por cima o outro disco de massa e dobre bem as bordas da massa, pressionando de modo a que fiquem bem coladas. 

Faça, com a ajuda de uma faca ou tesoura um pequeno orifício ao centro da empada para que o vapor escape durante a cozedura.

Pincele depois a empada com a gema de ovo batida com uma colherzinha de água ou leite, e leve a cozinhar no forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja bem cozinhada e dourada. (Se necessário coloque uma folha de papel de alumínio sobre a empada para que a massa não queime.)

Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar.


Bom Apetite!


Salada Quente de Grão de Bico e Tomate com Lascas de Bacalhau de Cebolada



Bacalhau e grão de bico são uma combinação clássica. Mas em vez de uma apresentação mais tradicional. uma versão diferente, mas que é igualmente deliciosa e que foi o nosso jantar num destes dias.

O grão de bico acabou numa salada quente com tomate coração de boi delicioso. E o bacalhau foi apenas “cozido” e lascado, servido com uma cebolada básica e azeitonas.

Espero que gostem.


Ingredientes para 4 pessoas:


2 lombos grandes de bacalhau previamente demolhado

2 cebolas

4 dentes de alho

2 folhas de louro

azeite q.b.

azeitonas pretas q.b.

coentros frescos q.b.

sal e pimenta q.b


Salada de Grão de Bico:


300g de grão de bico cozido

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho

1 tomate coração de boi grande

1 molhinho de coentros frescos 

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Comece por preparar o bacalhau. Leve uma panela  grande ao lume com água. Junte 2 dentes de alho esmagados, 1 folha de louro e deixe levantar fervura. Assim que levantar fervura, desligue e coloque os lombos de bacalhau na água. Tape e deixe repousar 10 minutos. Ao fim desse tempo retire o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas e desfaça em lascas. Reserve.

Entretanto prepare a salada quente de grão de bico. Pique dois dentes de alho e corte o tomate em cubinhos pequenos.

Leve uma frigideira ao lume com o azeite e junte os dentes de alho picados. Quando começarem a querer fritar, junte o tomate aos cubinhos, e tempere de sal e pimenta. Deixe começar a desfazer e acrescente depois o grão de bico cozidos e os coentros picados. Envolva bem, deixe cozinhar uns minutos, desligue e reserve.

Descasque depois as cebolas e corte-as em meias luas finas.Leve a uma frigideira juntamente com o louro e dois dentes de alho laminados e um pouco de azeite. Tempere de sal  e pimenta e deixe cozinhar até que a cebola estava loura.

Verta o azeite e a mistura de cebola sobre o bacalhau lascado, e termine com as azeitonas em pedaços e os coentros.

Sirva o bacalhau com a salada de grão de bico quente.


Bom Apetite!


Barritas de Sementes da Nigella



A escola quase a começar e as lancheiras já a saírem desta cozinha vezes dois diariamente. Gosto portanto de procurar receitas diferentes para variar os lanches dos miúdos.

Curiosamente num dia de azafama na cozinha e de televisão ligada no 24kitchen, lá dei por mim a bater o olho nesta receita da Nigella Lawson. 

Fiz e não me arrependi e foram aprovadas pelos miúdos!


Ingredientes para cerca de 16 barritas:

(adaptado de “ Simply Nigella”, - Nigella Lawson - página 358) 


250g de tâmaras descaroçadas (sem açúcar ou xarope de glicose)

2 colheres de chá de canela em pó

325ml de água

75g de passas 

75g de sementes de abóbora

150g de sementes de linhaça

50g de nibs de cacau

25g de sementes de chia

25g de cornflakes

100g de flocos de Aveia


Preparação:


Coloque as tâmaras num tachinho e junte a água e a canela. Leve ao lume, deixe levantar fervura e deixe cozinhar cerca de 5 minutos até que estejam macias. triture depois até obter uma pasta.

Numa taça junte os restantes ingredientes e acrescente o puré das tâmaras, envolvendo bem.

Coloque depois a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal pressionando bem e alisando a superfície.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer completamente na forma antes de desenformar e cortar em barritas.

Guarde depois num recipiente hermético  num local fresco, cerca de 1 semana.


Bom Apetite!


Galette de Figos com Massa de Aveia e Arroz



A época dos figos está quase a acabar, mas há que os ir aproveitando da melhor forma. 

Entre saladas e comer ao natural, quase que não escapam, mas estes tiveram honras de festa e transformaram-se numa deliciosa galette, sem açúcar e com uma massa surpreendente!

Espero que não resistam a esta tentação!


Ingredientes para 4 a 6 pessoas:


Massa:

150g de flocos de aveia finos

60g de farinha de arroz

50g de óleo de coco

1 ovo

2 colheres de sopa de bebida vegetal


Recheio:

250g de figos pingo de mel


Preparação:


Comece por preparar a massa da galette. Num robot de cozinha ou processador de alimentos coloque os flocos de aveia, a farinha de arroz e triture até obter uma mistura fina tipo farinha.  Junte depois o óleo de coco, o ovo e a bebida vegetal e volte a triturar até obter uma massa homogénea e moldável.

Transfira depois a massa para uma superfície forrada com papel vegetal e com a ajuda de um rolo da massa estique-a num círculo.

Corte depois os figos em quartos e disponha-os no circulo, deixando uma borda de alguns centímetros. Vire depois essa borda sobre os figos de modo a obter uma forma rústica de tarte - galette. 

Cuidadosamente e com a ajuda do papel vegetal, transfira a gallete para o tabuleiro do forno e leve a cozinhar em forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 ou 40 minutos.


Bom Apetite!

Bolachas de Aveia, Manteiga de Amêndoa e Banana





Com 3 crianças que adoram fruta cá por casa, a quantidade que compro todas as semanas é enorme. Mas se há alturas em que andam numa de só quererem morangos, outras vezes é a fase das maças, da melancia ou das bananas…

Além disso compro sempre a mais para poder utilizar noutras preparações… E quando a fruta fica muito madura?

Há que transformar no que poder ser! Purés de frutas para adoçar receitas ou comer com iogurte, batidos, bolos, queques…

E desta vez, bananas maduras transformaram-se numa receita simples de pouco mais de 3 ingredientes  que vi , mesmo a calhar, no instagram da Joana Alves. E perfeitas para as lancheiras dos miúdos!


Ingredientes para 16 bolachas:

(adaptado de : https://www.instagram.com/p/CTaEVEqsrA9/)


Ingredientes:


300 g de banana madura, já descascada

4 colheres de sopa de manteiga de amêndoa

1 colher de chá de extrato de baunilha

200 g de flocos de aveia grossos

70g de chocolate negro 70% picado grosseiramente (opcional)


Preparação:


Numa taça esmague a banana com um garfo e misture a manteiga de amêndoa e a baunilha. Acrescente depois a aveia e envolva bem. Junte depois o chocolate e misture

Faça bolinhas com a massa e distribua-as por um tabuleiro forrado com papel vegetal ou um tapete de silicone. Pressione depois  cada bolinha com as mãos para formar as bolachas.

Se quiser, coloque mais um pouco de chocolate por cima das bolachas  e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC  cerca de  15 minutos ou até ficarem douradinhas.

(Podem ser conservadas numa caixa até 3 dias, no frigorífico até 2 semanas ou congeladas por 3 meses.)


Bom Apetite!

Massa Gratinada com Brócolos e Queijo



Nem sempre sei bem o que fazer nas nossas refeições sem carne nem peixe. Mas or causa de uma outra receita, lembrei-me de fazer esta versão muito simples de massa gratinada com brócolos, e um bocadinho de queijo para dar um ar de graça.

Acho sempre que refeições com massa e legumes ou leguminosas resolvem sempre esses dias de menos inspiração.

Aqui ficou aprovada por todos menos pelo Zé Maria que é o único que não é fã de brócolos. Comer, mas pediu-me para não voltar a fazer.


Ingredientes para 4 pessoas:


250g de massa curta

2 cabeças de brócolos 

200g de queijo ralado

molho bechamel (cerca de 500ml)* (também podem fazer na Bimby ou outro robot de cozinha)

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Separe os brócolos em pequenos floretes (guardo o talo para depois usar na sopa, por exemplo) e coza os brócolos a vapor ou em água a abundante com um pouco de sal. Retire e reserve, colocando numa assadeira que possa ir ai forno e à mesa.

Coza depois a massa até que fique al dente. Assim que estiver cozida escorra-a, passe por água e regue com um fio de azeite. Misture bem e envolva com os brócolos assim como 1/3 do queijo.

Prepare depois o molho bechamel * e misture-lhe mais 1/3 do queijo envolvendo bem e  misturado metade desse molho sobre a massa e de brócolos. 

Termine colocando por cima o restante molho e o resto do queijo ralado,

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos até que fique dourado.


Bom Apetite!



* Molho Bechamel: Leve ao lume um tachinho com 4 colheres de sopa de manteiga. Deixe derreter e junte 2 colheres de sopa de farinha. Misture bem até formar uma bola deixe cozer um pouco e vá juntando, aos poucos e poucos 500ml de leite ou leite vegetal quente . Vá mexendo até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Se engrumar passe com a varinha mágica até os grumos desaparecerem. Tempere com noz moscada, sumo de limão, sal e pimenta. Está pronto a usar!


Queques Simples de Banana



Começa o ano escolar e começam as lancheiras para a escola. Este ano acresce também a lancheira do António para juntar à já habitual do Zé Maria.

E nesta primeira semana, e porque havia bananas maduras na fruteira saíram queques simples de banana, que depois congelo para ter sempre disponíveis para todas as manhãs preparar as lancheiras, Gosto de ter várias coisas preparadas e congeladas, porque assim posso ir variando nos lanches para a escola!

Normalmente coloco anda congelado nas lancheiras porque descongelam rapidamente À temperatura ambiente e a tempo do lanche. E assim nada se estraga e rentabilizo o que tenho em casa.


Ingredientes:


100g de manteiga

50g de açúcar mascavado

3 ovos

4 bananas pequenas (da Madeira)

150g de farinha espelta

1 colher de chá de fermento em pó


Preparação:


Bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura cremosa e esbranquiçada. Junte depois os ovos e misture bem até ficar com uma mistura homogénea. Junte depois 3 bananas previamente esmagadas e envolva bem. Acrescente a farinha e o  fermento e envolva até estar tudo bem incorporado na mistura.

Unte e polvilhe - se for necessário -  as formas de queques e divida a mistura pelas formas. descasque e corte a outra banana em rodelas e coloque-as por cima da massa,

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou os queques estarem cozinhado. 

Retire e deixe arrefecer os queques um pouco antes de desenformar e deixe depois arrefecer completamente sobre uma grelha.


Bom Apetite!

Imprimir