Folar de Carnes



Falta pouco mais de uma semana para a Páscoa. É altura de começar a pensar nas receitas que queremos fazer. Este ano trago-vos uma sugestão de um folar de carnes muito à moda de Trás-os Montes.

Porque os folares não têm de ser apenas doces e esta parece-me uma excelente receita para experimentarem já no fim de semana!





Ingredientes:


500g farinha de trigo T65

4 ovos grandes

100 g de manteiga + 25ml de azeite

Sal q.b.

100 ml de água

7 g de fermento seco de padeiro

1/2 colher de chá de açúcar

175 g de enchidos gordos fumados, fatiados (toucinho/bacon/salpicão/paio/etc)

Azeite q.b.

1 gema para pincelar


Preparação:


Misture a água ligeiramente morna com o fermento seco e o açúcar. Mexa e deixe descansar durante uns minutos.

Derreta a manteiga e deixe arrefecer. Junte o azeite à manteiga.

Coloque depois a farinha, o sal, os ovos, a manteiga e azeite já arrefecidos e a mistura de fermento na taça da batedeira ou do robot de cozinha e misture durante uns minutos até estar tudo bem incorporado.

Confirme que a massa não se agarra aos dedos. Se estiver peganhenta envolva mais um pouco mais de farinha.

Amasse durante 10 minutos, na velocidade mínima. O resultado é uma massa muito macia e elástica. (Eu bati a massa na bimby durante 6 minutos na velocidade espiga)

Cubra com um pano e deixe levedar muito bem, até a massa começar a rachar.

Depois de levedada, coloque a massa na bancada ligeiramente enfarinhada e dê-lhe uma amassadelas.

Divida a massa em 3, unte a bancada com um pouco de azeite e estique cada um dos pedaços da massa com as mãos, em rectângulo.

Passe um pouco de azeite pela massa e coloque a primeira camada num tabuleiro também untado com um pouco de azeite. Distribua metade dos enchidos previamente partidos. Cubra com outro retângulo de massa e cubra com os restantes enchidos terminando com última camada de massa. Cubra com um pano.

Assim que massa começar a crescer – cerca 10 a 15 minutos depois – pincele-a com gema de ovo. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C durante 30 a 40 minutos.

Retire e deixe arrefecer um pouco antes de cortar.


Bom Apetite!


Torta de Merengue Com Recheio de Framboesas



Muito mais simples de preparar do que a pavlova, as tortas de merengue são também deliciosas, fazem um mesa bonita e é possível combinar todos os recheios possíveis e imaginários.

Desta vez um recheio “cheesecake de framboesas” e uma torta que fica mesmo deliciosa e lindona.

O único truque é o mesmo da pavlova: bater muito bem as clara com o açúcar durante cerca de 10 minutos para que fiquem mesmo bem firmes. Depois disso, divirtam-se a imaginar recheios e combinações para surpreenderem sempre os vossos convidados! E é uma optima maneira de usar claras e principalmente de usar as claras que sobram sempre do pão de ló!


Ingredientes:


200g de claras

250g de açúcar em pó

25g de amido de milho

1 colher de chá de sumo de limão ou vinagre de maçã


Recheio e Cobertura:


200g de queijo creme

100ml de natas

125g de framboesas

100g de açúcar em pó



Preparação:


Bata as claras. Quando estiverem levantadas junte o açúcar em pó e continue a bater até que fiquem duras e brilhantes. Junte depois 1 colher de chá de sumo de limão ou vinagre e o amido de milho. E continue a bater até ficar com um merengue bem firme. (No total bato cerca de 10 minutos com a batedeira eléctrica).

Forre depois um tabuleiro de forno com papel vegetal e espalhe bem o merengue numa camada uniforme e com a ajuda de uma espátula. Leve ao forno previamente aquecido a 150°C durante cerca de 30 minutos.

Entretanto prepare o recheio de framboesas. Deixe algumas framboesas para decoração e bata as restantes com o açúcar em pó. Incorpore o queijo creme e as natas em chantilly e envolva. reserve.

Retire do forno e vire o merengue sobre uma folha de papel vegetal limpa e deixe arrefecer uns minutos sobre uma grelha. Barre depois por cima do merengue, e numa camada fina, a mistura de framboesas e enrole cuidadosamente. 

Coloque no prato de servir e termine barrando com a restante mistura de framboesas e decore com as framboesas frescas.


Bom Apetite!


Arroz de Pato Assado



Haverá tantas receitas de arroz de pato como de bacalhau com natas. Cada família, cada pessoa com a sua versão e com as mais variadas nuances. Desta vez um pato assado e com vinho tinto, num arroz de pato escurinho e delicioso. Que também pode ser uma opção diferente para a Páscoa, principalmente para aqueles que não amantes de borrego ou de cabrito. 

É talvez a minha versão preferida de arroz e pato, e casa lindamente com a receita de salada que partilhei aqui ontem!


Ingredientes para 8 pessoas:


1 pato com cerca de 2 kg

3 chávenas de arroz basmati

1 chouriço

1 pedaço de bacon

2 cenouras

1 alho francês

1 cebola

1 laranja

Molho inglês q.b.

300ml de vinho tinto

3 cravinhos

sal e pimenta q.b.

Queijo parmesão q.b. (opcional)


Preparação:


Tempere o pato com sal e pimenta e coloque-o num tabuleiro. Junte depois o alho francês em rodelas, assim como a cenoura, o chouriço cortado ao meio, o bacon, a cebola em quartos, o sumo e a casquinha de 1 laranja, um pouco de molho inglês, 3 cravinhos, o vinho tinto e também um pouco de água.

Leve depois a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 2 horas.

Quando o pato estiver assado, retire-o do forno e deixe-o arrefecer um pouco antes de o desfiar, reservando não só a carne, mas também o caldo.

Retire o chouriço, o bacon e as rodelas de cenoura e reserve. Coe o restante caldo e reserve.

Coloque depois 6 chávenas de caldo (se não tiver 6 chávenas acrescente um pouco de água a ferver) num tacho, retifique os temperos e deixe levantar fervura. Acrescente o arroz e deixe cozinhar em lume brando até o arroz ter absorvido toda a água. Desligue.

Num pirex ou tabuleiro de forno grande coloque metade do arroz, cubra-o com o pato desfiado e termine com o restante arroz. Por cima disponha o chouriço e o bacon previamente cortado em pedaços, assim como as rodelas de cenoura.

Rale parmesão por cima do arroz (opcional), e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique dourado e crocante.

Sirva com uma salada.


Bom Apetite!

Salada de Espinafres, Laranja e Cebola Roxa



A Páscoa aproxima-se e começamos a procurar ideias para as nossas mesas. Entre as coisas mais tradicionais e menos tradicionais, porque não uma salada de espinafres crus, laranja e cebola roxa? Fica lindamente com um assado como cabrito ou borrego e tenho a certeza que irá surpreender quem a provar!

Às vezes sabe bem sair do convencional e arriscar combinações ousadas com sabores mais clássicos!


Ingredientes:


250g de espinafres baby

4 laranjas

2 cebolas roxas

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Numa travessa disponha os espinafres. Descasque as laranjas e corte-as em rodelas, aproveitando o sumo e coloque-as sobre os espinafres. Junte depois a cebola roxa em fatias finas.

Junte ao sumo das laranjas azeite um pouco de sal e pimenta e emulsione.

Verta sobre a salada mesmo antes de servir.


Bom Apetite!


Empanadas de Cogumelos



Nesta altura em que esta receita está on, eu encontro-me em mais uma grande aventura, desta vez pela Tanzânia - entre o Serengeti e o Ngorongoro - a fazer um incrível safari.

No entanto por aqui a rotina das receitas vai continuar, para que continuem a encontrar inspiração e ideias para as vossas receitas de todos os dias.

Ficam estas empanadas com a massa que faço sempre e desta vez com um delicioso recheio de cogumelos. Porque se há coisa que é versátil é a preparação das empanadas: perfeitas para aproveitar todos os restinhos, todas os legumes a murcharem lá em casa e para fazer limpeza ao frigorífico. Nunca desiludem!



Ingredientes para 8 empanadas médias:


Recheio:

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho picados

1 cebola grande

300g de cogumelos

sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de noz moscada

40g de farinha

150ml de leite ou bebida vegetal


Massa:


1 chávena de farinha de espelta ou trigo

100ml de água

50ml de azeite

sal q.b.


Preparação:


Comece por preparar o recheio. Leve um tacho ou frigideira ao lume com o azeite e junte os dentes de alho e a cebola picada.

Deixe começar a refogar e acrescente os cogumelos laminados ou picados. Tempere de sal e pimenta e deixe estufar um pouco até que fiquem macios.

Junte depois a farinha e envolva bem e por fim o leite. Vá mexendo até a mistura engrossar e tempere com um pouco de noz moscada.

Retire do lume e deixe arrefecer. Reserve.

Prepare depois a massa. 

Numa taça misture a farinha, a água, o azeite e o sal. Misture bem e se achar a massa muito mole misture um pouco mais de farinha. Amasse bem e divida em 8 bolinhas do mesmo tamanho.

Estenda depois a massa com a ajuda de um rolo e coloque o recheio frio anteriormente preparado. Dobre, de modo a formar a empanada e pressione as bordas com a ajuda d num garfo.

Pincele depois com gema batida e polvilhe com umas sementes de papoila.

Leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos até a massa estar dourada e cozinhada.

(Podem ser congeladas depois e frias, para estarem sempre à mão em dias mais atarefados).


Bom Apetite!


Focaccia Com Cebola Frita e Alecrim



No aniversário do Miguel, as entradas foram simples, e complementadas por uma focaccia ainda morna acabada de sair do forno, para servir com azeite, azeitonas, queijo da serra e chouriço caseiro.

Muitas vezes complicamos o simples quase sem necessidade! 


Ingredientes:


10g de levedura seca (fermento de padeiro seco)

1 colher de sopa de açúcar

475g de farinha

300ml de água morna (37ºC)

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de flor de sal + para salpicar

50ml de azeite


Alho em pó

Alecrim fresco

3 colheres de sopa de cebola frita 


Preparação:


Numa taça misture a água morna com o açúcar e o fermento e deixe repousar uns minutos.

Numa outra taça coloque a farinha. Junte-lhe o azeite, 1 colher de sopa de flor de sal e a mistura de água, fermento e açúcar. Misture os ingredientes e, com as mãos, forme uma bola com a massa.

Polvilhe a banca da cozinha com um pouco de farinha e comece a trabalhar a massa, amassando-a com as mãos, esticando-a e “batendo-lhe”, cerca de 10 minutos ou até que a massa fique elástica e macia. (Poderá amassar com a máquina de pão, numa batedeira  ou 5 minutos no modo amassar da Bimby se preferir). Forme uma bola com a massa e coloque-a numa taça polvilhada com farinha. Tape com película aderente e deixe a massa levedar até dobrar de volume, cerca de 1 hora.


Ao fim desse tempo retire a massa e volte a amassá-la na bancada durante um ou dois minutos,

Estique depois a massa com as mãos e transfira-a para um tabuleiro previamente pincelado com um pouco de azeite. Tape com um pano e deixe levedar uma segunda vez, cerca de 30 a 45 minutos.

Ao fim desse tempo pressione a massa com as pontas dos dedos, de modo a fazer umas covinhas. Polvilhe a massa com o alho em pó, as folhinhas de alecrim fresco e a cebola frita e regue a massa, generosamente, com azeite, e polvilhe com flor de sal.

Leve a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.

Retire do forno e sirva cortado em pedaços.


Bom Apetite!


Tarte de Skyr com Morangos



Este ano o aniversário do Miguel foi bastante simples! Apenas pais e irmãos, e mesmo assim éramos 16 à mesa, faltando a minha irmã e sobrinhas, ou seriamos 20!

A ementa foi escolhida pelo aniversariante! Umas entradas simples apenas para petiscar, caril de frango e um bolo de doce de ovos e amêndoa para cantar os parabéns!

Acabei também por fazer esta tarde de skyr e morangos, não só para gastar ingredientes que tinha em casa, mas porque outra sobremesa fica sempre bem na mesa.

Claro que é uma receita que merece partilha!


Ingredientes para 1 tarte


Base da tarte:

225g de farinha

150g de manteiga fria

75g de açúcar


Recheio

200g - 250g de skry natural

200g de queijo creme

1 limão

150g de açúcar em pó

300g de morangos

Hortelã q.b. para decorar



Preparação:


Comece por preparar a base da tarte.

No robot de cozinha ou à mão, misture a farinha com a manteiga cortada em cubos e o açucar até obter primeiro umas migalhas grossas e depois uma massa homogénea.

Forre uma terceira de fundo amovível com esta massa - não precisa de ser esticada com o rolo, basta usar ao mãos para forrar a tarteira - fundo e laterais.

Leve depois a massa a cozinhar em forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até a base estar dourada.

Retire e deixe arrefecer completamente. (Se a massa tiver “subido” e inchado no forno, assim que sair do forno pressione com um pano lavado para que baixe. Cuidado para não se queimar).

Assim que a base estiver completamente fria, desenforme cuidadosamente e coloque no prato de servir.

Prepare depois o recheio. Numa taça misture o queijo creme com o skyr, o açúcar em pó e um pouco de sumo e a raspa do limão. Misture bem e cubra a base de tarte completamente arrefecida com a mistura. 

Lave os morangos, seque-os bem e parta-os em pedaços. Cubra depois toda a tarte com os morangos e decore com umas folhinhas de hortelã. Leve ao frigorífico até servir.


Bom Apetite!


Cheesecake de Morangos Balsâmicos e Majericão



Esta sobremesa foi preparada a pedido e para um jantar de amigos! Raramente faço cheesecake, mas ao que parece este foi muito apreciado. 

Quando posso opto sempre por fazer a minha própria cobertura para os cheesecake, em vez de usar compotas de compra. Foi o que fiz aqui, tornando esta cobertura um pouco diferente!


Ingredientes:


Base:

300g de bolacha maria ou torrada

150g de manteiga


Recheio:

400g de queijo creme

200ml de natas para bater (35% gordura) frias

200g de açúcar em pó

Essência ou pasta de baunilha (opcional)


Cobertura:


500g de morangos

100g de açúcar

Sumo de 1 limão

6 folhas de manjericão fresco

1 colher de sopa rasa de vinagre balsâmico


Preparação:


Triture a bolacha com a manteiga - num robot de cozinha ou copo liquidificador - de modo a que fiquem umas migalhas grossas. Cubra o fundo de uma forma de mola - com fundo amovível - com esta mistura e pressione bem. Leve ao frigorífico até prender.

Entretanto numa taça coloque as natas, o queijo creme, o açúcar em pó e a baunilha, se usar, e bata com a batedeira elétrica até obter uma mistura cremosa e grossa, cerca de 5 minutos.

Cubra a base do cheesecake com esta mistura e leve ao frigorífico algumas horas ou de um dia para o outro.

Para a cobertura lave e corte os morangos em pedaços, junte o açúcar, o sumo de limão e o manjericão e deixe macerar 2 ou 3 horas. Ao fim desse tempo coloque a mistura ao lume e deixe cozinhar em lume brando até os morangos estarem bem macios e a mistura começar a ter uma consistência xaroposa. Retire do lume e junte o vinagre balsâmico.

Antes de servir, desenforme o cheesecake  e cubra com os morangos balsâmicos.


Bom Apetite!


Pão Enrolado com Legumes Grelhados, Azeitonas e Queijo



Quando passamos a ter amigos que não comem carne nem peixe, começamos a ter necessidade de, quando os convidamos ou lhes queremos agradar com comida, refazer algumas receitas para se encaixarem no seu regime alimentar.

A bola enrolada de carnes tem sempre imenso sucesso aqui em casa, e decidi fazer uma versão sem carne para entrada.

Ficou muito boa, com os legumes grelhados e é certamente uma entrada para todos!


Ingredientes para a massa:


500g de farinha

7 g de levedura seca (tipo fermipan)

1 ovo

70g de açúcar

70g de manteiga

160ml de leite ou bebida vegetal

1 gema + 1 colher de chá de açúcar amarelo para pincelar (só depois de cozida!)


Ingredientes para o recheio:


200g de azeitonas verdes recheadas (sem caroço)

1 beringela

1 courgete

2 pimentos assados de conserva

200g de queijo a gosto

Sal e azeite q.b.



Preparação:


Numa taça coloque a farinha, o açúcar, a levedura e misture bem. Abra uma cova ao meio e adicione o leite morno (não muito quente), o ovo e a manteiga amolecida e amasse bem até obter uma massa lisa que de desprenda das paredes da tigela. 

(Se tiver um robot de cozinha tipo Bimby, basta colocar todos os ingredientes da massa e programar 20s/velocidade 4, e depois velocidade espiga durante 3 minutos)

Deixe depois levedar num local longe de correntes de ar, bem tapado, até dobrar de volume (eu gosto de colocar dentro do microondas sem o ligar, obviamente)

Prepare o recheio: corte a beringela e a courgete em fatias finas no sentido com comprimento e tempere-as com um pouco de azeite e de sal. Leve-as a grelhar numa chapa quente até que fiquem macias. Retire e junte o pimento cortado em tiras e previamente escorrido.

Depois de levedada, estenda a massa, em forma de retângulo. Recheio com os legumes, as azeitonas e o queijo, e enrole depois cuidadosamente a massa como se fosse uma torta. Aperte bem as pontas da massa.

Coloque depois num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com gema de ovo e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos..

Retire e deixe arrefecer antes de cortar.


Bom Apetite!


Os 45 do Miguel



O meu melhor amigo, confidente, eterno namorado, pai dos meus filhos e marido faz 45 anos.

Só lhe posso desejar que a vida lhe vá dando amigos, oportunidades, amor e felicidade. Que ele seja capaz de fazer as escolhas certas a cada momento e que saiba que a vida é feita de um conjunto de coisas das quais, todas juntas e combinadas, nos trazem um pleno. Que vá encontrando o equilíbrio entre tudo, desafios e conquistas e que saiba que nós somos o seu porto seguro, onde tudo se encontra e onde está o principio e o fim.


Muitos Parabéns meu amor. 

A. Muito. Sempre. Para sempre.


Creme de Ervilhas com Agrião e Hortelã



As entradas não têm sempre se ser coisas muito complicadas. Acho que tantas vezes nos esquecemos da simplicidade da sopa. E que há combinações com poucos ingredientes que são maravilhosas e podem fazer imensa diferença.

Além disso é sempre simples preparar uma sopa para muitas pessoas: rende imenso e é económica. E se for uma sopa linda como esta faz até um visto numa mesa.

Deixo a sugestão para o dia do pai que está a chegar!


Ingredientes para 8 pessoas:


1kg de ervilhas congeladas

água

2 cebolas

300g de agrião 

sal q.b.

azeite q.b.

Folhas de hortelã frescas


200g de bacon em cubinhos ou croutons (opcional)


Preparação:


Descasque as cebolas e pique-as juntamente com os dentes de alho. Leve a refogar numa panela com o azeite. Acrescente depois as ervilhas e o agrião, tempere de sal e cubra com água a ferver. Deixe cozinhar em lume brando até as ervilhas estarem bem cozidas.

Entretanto, sem acrescentar gordura, frite o bacon até que fique crocante. Retire e reserve.

Com a varinha mágica ou o robot de cozinha reduza a sopa a um puré fino, acrescentando mais água e sal se necessário. Deixe levantar fervura e sirva.

Se a sua varinha mágica ou liquidificador não for suficientemente potente, poderá ficar com algumas cascas das ervilhas pouco desfeitas. Se não gostar de as sentir, passe a sopa por um coador chinês, descartando as cascas que ficarem.

Sirva a sopa com  as folhas de hortelã fresca e um pouco de bacon corante por cima.


Bom Apetite!


Refoga Fácil



Não gosto de estragar nada aqui por casa. Acho o congelador um grande aliado nessa ajuda, porque quase tudo pode ser congelado, mas tenho também outras estratégias que uso.

A minha amiga Sandra deu-me um enorme ramo de salsa que estava a começar a ficar amarelado. Tinha algumas cebola a começarem a grelar, e a solução foi simples. Triturar tudo com mais umas coisinhas e ter no frigorífico para salvar os refogados da semana!


Fica a dica!


Ingredientes:


2 cebolas descascadas

15 dentes de alho

1 ramo grande de salsa

Sal q.b.

75ml de azeite


Preparação:


Triture tudo até obter uma pasta e coloque num frasco. Cubra com azeite e guardo no frigorífico ou congele.

Use uma colher de sopa para iniciar os seus refogados ou para temperar assados.

Esta mistura "refoga fácil" tem tudo aqui que é preciso para iniciar um qualquer refogado. Basta 1 colher de sopa e já está! E ao mesmo tempo poupa tempo, evitou que deixasse estragar a salsa e pode ser uma opção para alguns. Podem guardar no frigorífico, bem fechado e coberto de azeite por 1 semana, ou optar por congelar em couvetes de gelo (doses individuais) e usar direto do congelador.


Bom Apetite!

Enrolados de Peru no Forno com Molho de Tomate



Os nosso jantares semanais continuam como sempre a ser coisas simples que se fazem com ingredientes básicos de todos os dias. A minha lista de compras é semelhante à lista de compras de qualquer pessoa. Gosto deste exercício de usar de várias maneiras diferentes os ingredientes mais comuns…

No meio carrinho de compras vieram uns bifinhos da perna de peru, que acabaram enrolados e no forno!


Ingredientes para 4 pessoas:


8 bifinhos da perna de peru

6 fatias finas de fimbre

6 fatias finas de queijo 

70g de queijo ralado

1 lata de tomate pelado

1 cebola

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

Limão q.b.

Ervas secas a gosto


Preparação:


Tempere a carne com sal, pimenta e sumo de limão. Deixe marinar um pouco ou de um dia para o outro.

Sobre cada bifinho coloque 1 fatia de fiambre e uma fatia de queijo e enrole cuidadosamente. Coloque depois num tabuleiro que vá ao forno e à mesa. Repita até ter enrolado todos os bifes, colocando-os lado a lado no tabuleiro.

Para o molho de tomate pique a cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite. Junte o tomate pelado e picado, tempere de sal, pimenta e ervas secas a gosto e deixe cozinhar em lume brando até ficar apurado.

Verta depois o molho sobre os bifinhos de peru e cubra com o queijo ralado.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, até que a carne esteja cozinhada e o queijo gratinado.

Sirva com arroz ou massa e legumes.


Bom Apetite!


Assado de Batatas, Legumes e Tofu



Não sei precisar há quantos anos faço regularmente refeições sem carne nem peixe! O que é certo é que tenho-me desafiado a experimentar coisas novas e a fazer coisas que anteriormente não gostava - principalmente porque não as sabia cozinhar - como o tofu.

Aos poucos vou aprendendo, por percebendo como gostamos mais e tenho cada vez menos medo de arriscar em ingredientes que não domino muito bem.

Tenho aprendido com amigos que fazem uma alimentação vegetariana e muito com a Sofia Paixão, principalmente depois de ter feito com ela o curso de cozinha natural.

Entretanto saiu um assado de tofu, batata e legumes e acho que não me saí nada mal!


Ingredientes para 4 pessoas:


400g de tofu natural

600g de batatinhas novas

2 alhos franceses

1 pimento vermelho

1 pimento verde

300g de cogumelos

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

Ervas secas q.b.

1 colher de chás de colorau

3 colheres de sopa de molho de soja


Preparação:


Corte o tofu em cubos e tempere com sal, pimenta e o molho de soja e deixe a marinar.

Corte o alho em francês em rodelas, os pimentos em tiras, lamine os cogumelos e corte as batatas em quartos.

Forre um tabuleiro do forno com papel vegetal e de um lado coloque as batatas e ao lado os legumes misturados. Tempere as batatas com sal, pimenta, colorau e as ervas secas a gosto, e tempere os legumes com sal, pimenta e as ervas secas, regando tudo com um pouco de azeite.

Leve o tabuleiro de batatas e legumes ao forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 1hora  até que os legumes fiquem macios - mexendo-os de vez em quando.

Coloque também o tofu num tabuleiro e leve também a assar, cerca de 25 minutos, até que fique macio e dourado.

Retire depois todos s ingredientes do forno e coloque num prato de servir, misturando-os.

Sirva o assado com uma salada de canónigos!


Bom Apetite!


Lasanha de Lentilhas



Para mim as lentilhas são das leguminosas mais versáteis com que podemos cozinhar. Adoro-as e faço imensas coisas com elas! Até os miúdos já se renderam a receitas com lentilhas, e a bolonhesa de lentilhas é aposta ganha cá em casa. Seja com esparguete ou numa lasanha todos gostam e torna os nossos dias de receitas em carne nem peixe ainda mais fáceis!

Se ainda não experimentaram, não sei do que estão à espera!


Ingredientes para 4 pessoas:


Placas de lasanha fresca ou seca

Cerca de 500ml de molho bechamel

125g de queijo ralado

250g de lentilhas castanhas (podem demolhar antes, cerca de 1 a 2 horas)

1 cebola

200ml de polpa de tomate

1 cenoura

2 dentes de alho

1 folha de louro

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

água q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume com um pouco de azeite. Junte a folha de louro e deixe refogar um pouco até a cebola começar a querer dourar. Junte depois a cenoura em cubinhos pequenos e o polpa de tomate e envolva bem, deixando refogar mais um pouco. Acrescente depois as lentilhas previamente demolhadas e escorridas e envolva bem no refogado anterior. Tempere de sal e pimenta a gosto e junte cerca de 250ml de água. Deixe ferver, destapado e em lume brando, cerca de 30 minutos ou até as lentilhas estarem cozinhadas. Se necessário acrescente um pouco mais de água, se a mistura estiver a ficar seca e as lentilhas ainda não estiverem cozinhadas. Reserve.

Monte depois a lasanha. No fundo do tabuleiro coloque um pouco de molho bechamel. Por cima disponha placas de lasanha, a bolonhesa de lentilhas, molho bechamel e um pouco de queijo e repita as camadas até acabar com uma camada de massa, molho bechamel e um pouco de queijo. Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve aos forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Retire depois o papel de alumínio e deixe alourar.


Bom Apetite!


Imprimir