Bacalhau à Abade de Priscos



Uma segunda feira com sabor a sábado e a mini férias. Uma receita de bacalhau diferente e mais uma comida de forno que é tudo o que aparece em dias assim.

A despedirmo-nos de Novembro e a entrar em Dezembro. O melhor mês do ano. O mês do Natal, o mês dos meus anos, e o mês em que tiramos sempre uns dias para ficar em casa a aproveitar os miúdos e o tempo do final do ano.

Ainda que tudo seja diferente neste 2020, há coisas que nunca mudam.


Ingredientes para 4 pessoas:

(adaptado de uma receita da Cookidoo da Bimby Portugal)


2 cebolas

3 dentes de alho

azeite q.b.

80ml de polpa de tomate

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de mistura de ervas secas

1 folha de louro

400g de migas de bacalhau demolhadas


Molho Bechamel:

1 litro de leite

125g de farinha

sal e pimenta q.b.

50g de manteiga



Preparação:


Descasque e pique as cebolas e os dentes de alho e leve-os a refogar num pouco de azeite. Junte depois a folha de louro, a polpa de tomate e acrescente o bacalhau bem escorrido, deixando refogar uns minutos. Retifique de sal e pimenta, acrescente as ervas secas e deixe cozinhar até o bacalhau estar cozinhado. Reserve.

Entretanto prepare o molho  bechamel. Leve a manteiga a derreter, Acrescente a farinha e envolva bem com a manteiga, Acrescente depois o leite, aos poucos e poucos, de modo a que o leite se incorpore na farinha, sem parar de mexer, e vá formando um molho grosso, Tempere de sal e pimenta.

Envolva depois o bacalhau neste molho grosso e coloque num tabuleiro que vá ao forno é à mesa. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, até ficar dourado.

Sirva com brócolos cozidos ou uma salada verde.


Bom Apetite!

Coroa Doce de Canela



A canela será, para mim, o cheiro de Natal, principalmente quando acompanhado com o cheiro de fritos.Se fechar os olhos, cheira-me a filhós da avó, ou a sonhos, ou a rabanadas e vem-me à cabeça as imagens de natais passados, da avó de barriga no fogão, da azáfama da tarde da consoada, da noite de natal… e sempre o cheiro da canela presente.

Ainda falta um bocadinho para o natal, mas não é tarde para experimentar receitas novas, e aproveitar dias mais calmos em casa.

Deixo-vos a receita de uma simples coroa de natal, com o sabor e o cheiro delicado da canela, que perfumará toda a casa!


Ingredientes:


250ml de leite

100g de manteiga

50g de açúcar

7g de levedura seca (tipo fermipan)

2 ovos

700g de farinha

sal q.b.


Recheio de Canela:

5 colheres de sopa de açúcar amarelo ou mascavado

2 colheres de sopa de canela

50g de manteiga derretida


Preparação:


Comece por preparar a massa. Misture o leite morno com a manteiga derretida e o açúcar. Junte depois a levedura seca  e os ovos batidos e misture. Acrescente depois a  farinha e uma pitada de sal e amasse bem à mão ou com a ajuda de uma batedeira ou robot de cozinha. (Se usar a bimby, bata 4 minutos em velocidade espiga) Deixe depois a levedar cerca de 1hora num local morno, ou até duplicar de volume.

Entretanto prepare o recheio de canela misturando todos os ingredientes numa tacinha.

Estique depois a massa num retângulo. Espalhe por cima da massa a mistura do recheio de canela e enrole depois cuidadosamente como se fosse uma torta. Coloque o rolo sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal e forme uma coroa. Corte depois a coroa em cima e a toda a volta, como se tivesse a dar um golpe na pele de numa alheira, para se ver o recheio e a coroa abrir. 

Pincele com gema de ovo, tape com um pano e deixe novamente a levedar mais 30 minutos. Polvilhe depois com açúcar e canela e leve ao forno aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.

Ao fim desse tempo retire a coroa do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha,


Bom Apetite!


Brownie de Chocolate e Manteiga de Amendoim



Fins de semana de continuamente levam a passar mais tempo na cozinha e a fazer receitas pecaminosas. Andava há que tempos com esta receita de baixo de olho, mas ia sempre adiando.

O fim de semana foi o mote perfeito para finalmente fazer esta versão pecaminosa deste brownie delicioso.

Deixo uma dica: façam e partilhem. Para não caírem na tentação de comer tudo sozinhos!


Ingredientes :


150g de farinha

75g de cacau em pó

150g de açúcar mascavado

250g de açúcar normal

175g de manteiga derretida (mas não quente)

1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

3 ovos

100g de chocolate 70% cacau partido em pedaços

100g de manteiga de amendoim 100% amendoim


Preparação:


Misture a farinha com o cacau em pó, o açúcar normal, o açúcar mascavado, a manteiga, a baunilha e os ovos até obter uma mistura homogénea.

Junte depois o chocolate partido em pedaços  e envolva bem.

Coloque depois numa forma retangular 30x20 previamente untada e forrada com papel vegetal. Por cima disponha a manteiga de amendoim e forme “remoinhos” com a ajuda de uma faca.

Leve ao forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 50 minutos a uma hora, até o brownie  estar firme, mas ainda conservar a textura húmida.

Deixe arrefecer na forma antes de retirar e cortar em quadrados.


Bom Apetite!

Esparguete com Bolonhesa Rápida de Atum com Azeitonas



Há alturas mais frenéticas aqui por casa. O tempo parece que se escapa por entre os dedos. Sei que hoje já é quarta feira e eu sou capaz de jurar que ontem quando me deitei era domingo! Quase que não consigo dar pelos dias a passar e parece que não há mesmo tempo para tudo!

Há dias que se não fosse o planeamento das refeições, e sermos salvos por estas nossas versões de “fast food”, nem sei bem como seria!

Deixo ficar um clássico aqui de casa que fica feito em menos 10 minutos e um verdadeiro salva jantares em dias críticos!


Ingredientes para 4 pessoas:


350g de esparguete

400ml de Molho de tomate caseiro que tenho sempre congelado (ou um frasco de molho de tomate de compra de boa qualidade)

3 latas de atum em azeite

20 azeitonas pretas descaroçadas

órgãos q.b.

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Coza o espaguete em água temperada de sal.

Entretanto leve um tacho ao lume com o molho de tomate e deixe levantar fervura. Axrescente depois o atum previamente escorrido, as azeitonas cortadas em pedaços e tempere a gosto com os óregãos. Retire e reserve.

Escorra depois o esparguete, e envolva-o no molho de tomate e atum.

Sirva de imediato com uma salada verde!


Bom Apetite!


Mini Quiches de Frango (sem massa)



No domingo houve frango assado. A segunda feira começou com prazos apertados e coisas que se tinham mesmo de fazer, e o que eu queria fazer para o jantar acabou por se transformar num aproveitamento das sobras do almoço de domingo.

Mini- quiches (sem massa) enquanto se fazia arroz e sopa e mais algumas coisas para rentabilizar tempo e aligeirar a semana!

Aqui fica a receita!


Ingredientes para 12 mini quiches:


300g de sobras de frango desfiado

1 cebola pequena

1 folha de louro

2 dentes de alho

200ml de natas frescas

4 ovos

sal e pimenta q.b.

75g de queijo ralado

ervas secas a gosto (opcional)

azeite q.b.


Preparação:


Pique a cebola com os dentes de alho e leve a alourar num fio de azeite juntamente com o louro. Junte o frango desfiado e envolva bem no refogado.

Divida depois esta mistura por 12 formas de queques ou muffins (se necessárias unte-as previamente).

Bata depois os ovos com as natas e tempere a gosto com sal e pimenta e as ervas secas.

Verta a mistura sobre o frango, e termine depois com o queijo ralado.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.

Sirva com uma salada verde um um pouco de arroz.


Bom Apetite!


Papinhas Doces de Milho



Hoje a semana começa doce.

Ontem foi dia de comida de forno. Fiz frango assado para o almoço, daquelas receitas do tempo das avós, aqueles assados clássicos. (Se quiserem podem ver a receita no meu instagram : https://www.instagram.com/p/CH5zdvUsfZN/) E já se sabe como são as memórias, e principalmente as memórias aliadas à comida.

Acabei por me lembrar destas papas de milho, que eu gosto na versão doce, como sobremesa, mas que o meu avó, gosta também na versão sem açúcar e come muitas vezes em versão de jantar “ mais leve”. As minhas memórias levaram-me a casa dos meus avós, a ver o meu avô a fazer as suas papas e eu a tirar uma tacinha, para as comer ainda quentes polvilhadas de açúcar e canela.

Aqui fica uma versão, que preparei para um workshop de receitas de outono - e que saudades de fazer workshops - e que hoje me fez todo o sentido partilhar com vocês.

Boa semana a todos!

 

Ingredientes:


1l de leite meio gordo ou gordo

1 casquinha de limão

100g de farinha de milho

150g de açúcar

2 gemas

canela q.b.


Preparação:


Leve o leite a aquecer juntamente com a casca de limão. Num tacho coloque o açúcar e a farinha de milho e misture. Vá depois adicionando o leite quente, mexendo de modo a que não ganhe grumos. Junte também as gemas batidas e com cuidado para que não talhem.

Leve novamente ao lume, brando, e vá mexendo até engrossar e cobrir as costas da colher de pau. Retire do lume e coloque em tacinhas.

Polvilhe com canela e sirva morno ou já frio.


Bom Apetite!


Scones de Arandos



Nada como ter o fim de semana à porta para pensar em receitas reconfortantes e deliciosas. Forno ligado é sempre sinónimo de conforto e de Outono.

E novembro convida a uma chávena de chá e a um scones quentinho!

Desafio-vos a uma tarde de fim de semana no conforto do lar, com scones acabados de fazer.

Alinham?



Ingredientes para 8 scones


2 chávenas de farinha 

6 colheres de sobremesa de açúcar

1 colher de sobremesa de fermento

100g de manteiga

1/2 chávena de brandos secos

2 ovos + 1 para pincelar

100ml de natas


Preparação:


Misture a farinha com o açúcar, o fermento e uma pitada de sal até estarem misturados. Coloque depois no robot de cozinha e misture a manteiga fria e cortada em cubinhos, e misture tudo com o robot de cozinha até estar ainda com alguns pedaços de manteiga mal misturados.

Coloque a mistura numa taça e acrescente agora os dois ovos batidos e as natas e misture rapidamente com uma colher, mas sem trabalhar a massa em demasia.

Passe os mirtilos por um pouco de farinha e com as mãos misture-os à massa.

Coloque depois a massa numa superfície enfarinhada e forme uma bola. Achate-a depois e Corte o circulo de modo a ficar com 8 pedaços iguais.

Transfira os scones para um tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-os com o restante ovo batido.

Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos.

Sirva ainda mornos com manteiga ou compota.


Bom Apetite!

Bifinhos de Frango com Molho de Laranja e Vinho do Porto



Estamos a poucos dias de entrar no meu mês favorito.

Aqui já temos árvore de natal, listas de compras pensadas e presentes comprados,  e as abóboras à espera para fazer a compota de abóbora que junto sempre aos meus cabazes de natal.

Dezembro aproxima-se, os meus anos apróximam-se, o Natal aproxima-se e, apesar de tudo o que pode e certamente vai ser diferente neste 2020, a azafama na cozinha tenho a certeza de que se vai manter.

Porque nunca fez tanto sentido poder partilhar miminhos numa altura em que a distância física é mais acentuada! 

Mas ainda antes de tudo isso, o mundo continua a girar da mesma forma! E os jantares e as receitas de todos os dias, continuam por aqui.


Ingredientes para 4 pessoas:


50g de bifinhos de frango

sumo de 1 laranja

sal e pimenta q.b.

3 dentes de alho

azeite q.b.

2 colheres de sopa de vinho do Porto

100ml de natas frescas


Preparação:


Tempere os bifinhos de frango com sal, pimenta e os dentes de alho. Reserve.

Leve uma frigideira ao lume com um fio e azeite e junte os bifinhos de frango e deixe saltear até que mudem de cor. Acrescente o sumo de laranja e o vinho do porto, e deixe cozinhar até que o líquido tenha reduzido e os bifinhos estejam cozinhados, cerca de 8 a 10 minutos. Acrescente depois as natas, deixando levantar fervura. Desligue.

Sirva os bifinhos polvilhados com salsa picada e sirva com massa ou arroz e uma salada verde.


Bom Apetite!


Sargos no Forno à Portuguesa



Gosto muito de peixe no forno. É uma receita sempre muito prática e versátil e que permite ficar “livro” para fazer outras coisas.

Ontem, enquanto o jantar se fazia no forno, aproveitei para, entre outras coisas, dar uma arrumação rápida  (regra dos 10 minutos) no quarto dos rapazes,  mudar duas plantas de vaso e também para limpar as escadas cá de casa.

Jantar no forno, é mesmo rentabilizar tempo!

Estes maravilhosos sargos vieram no meu cabaz do Peixinho da Lota, que tem esta vantagem de me colocar a cozinhar peixes que, além de deliciosos, saem por vezes da minha zona de conforto!

Fica a receita!


Ingredientes para 4 pessoas:


2 sargos (cerca de 800g cada)

1 pimento vermelho

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

sal e pimenta q.b.

100ml de polpa de tomate

100ml de vinho branco

azeite q.b.


Preparação:


Descasque a cebola e corte-as em meias luas, assim como o pimento em tirinhas. Lamine os alhos.

Coloque metade da mistura de pimento, cebola e alho no fundo de um pirex ou assadeira e por cima disponha o peixe. Tempere de sal, pimenta e junte a folha de louro. Coloque a restante mistura de cebola, pimenta e alho por cima do peixe, e regue com a polpa de tomate, o vinho e um fio de azeite.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 24 minutos ou até o peixe estar cozinhado.

Acompanhe com batatinhas assadas e grelos salteados.


Bom Apetite!


Argolinhas de Aveia



Com a minha meal prep semanal, gosto sempre de preparar uns miminhos para colocar na lancheira do Zé Maria: umas bolachinhas, bolas de energia, scones ou algum bolinho para complementar o lanche que ele têm na escola, sempre composto por iogurte ou leite e pão.

Tento não repetir muito, mas há coisas que eu sei serem as favoritas dele, como as bolachinhas de aveia, as cookies diferentes em 8 minutos, os scones de abóbora ou batata doce.

Esta semana resolvi fazer umas argolinhas de aveia, uma espécie de donuts assados que também acho irem ser um sucesso!


Ingredientes para cerca de 10 argolinhas:

(adaptação de uma receita do livro “simples e saudável” - Joana Moura - Página 253)


120g de farinha de aveia

30g de açúcar de coco ou mascavado

1 colher de chá de fermento em pó

130ml de bebida vegetal

50g de manteiga amolecida

1 colher de chá de extrato de baunilha

2 ovos


Preparação:


Colocar todos os ingredientes no robot de cozinha e triturara até obter uma mistura homogénea.

Colocar a mistura em formas de argolinhas - se necessário entra previamente com um pouco de manteiga e polvilhar com farinha - e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até as argolinhas estarem cozinhadas.

Retire do forno , desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha. (Os mais gulosos podem cobrir com chocolate derretido!)


Bom Apetite!


Cogumelos Salteados com Castanhas e Bacon



Aqui em casa este foi o fim de semana de começar a preparar o Natal. Eu sei que ainda nem sequer começamos o advento, mas os miúdos pediram muito para montar a árvore e o facto de estarmos mais por casa, aliado ao facto de o ano passado também já termos decorado tudo por esta altura, lá iniciamos a tarefa de montar a árvore de natal! 

E de facto, a nossa casa ficou logo diferente. As luzes da árvore têm em um efeito de conforto e tornam tudo muito mais acolhedor. E assim até dá mais vontade de estar em casa. Não que eu tenho algum problema com isso!  Portanto por aqui já começamos a estar preparados para a melhor época do ano. E nem a pandemia ou a enorme possibilidade de um natal diferente me demove!

E como ainda estamos na época das castanhas, uma receita maravilhosa que eu sirvo por aqui como acompanhamento, e que pode muito bem fazer até parte de uma mesa de natal para acompanhar o cabrito assado ou qualquer outro assado de natal ou de domingo!

Vamos lá a mais uma semana!


Ingredientes para 4 a 6 pessoas:


400g de cogumelos frescos

400g de castanhas

6 dentes de alho

200g de bacon

azeite q.b.

tomilho q.b.

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Faça um golpe às castanhas e coza-as num tacho com água a ferver durante 5 minutos. Escorra-as e descasque-as, reservando.

Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente o bacon deixando-o fritar. Quando começar a ficar dourado, acrescente as castanhas e deixe-as saltear até ficarem macias. Retire e reserve.

Lave e seque os cogumelos, corte-os ao meio e leve-os a saltear num frigideira com um pouco de azeite e os dentes de alho laminados. Junte depois a mistura de bacon e castanhas e envolva bem, Retifique de sal e pimenta e termine com umas folhinhas de tomilho.


Bom Apetite!

Tarte de Pêra e Maçã



Todo este contexto de pandemia alterou muito a vida das pessoas. De todas as pessoas. Algumas sofreram mais do que outras, é certo, todos temos alterações, há grandes fatores económicos a ter em conta, mas acho que ninguém pode dizer que não mudou nada!

Por aqui também ouve muitas mudanças. Além dos meses de Escola em casa, que foram o “terror” da maioria dos pais e aqui não foi diferente, também uma parte do meu trabalho foi afetada. 

Neste momento não há, de todo, condições para workshops presenciais, e eu me sinto com vontade de avançar para o modo online (por imensos motivos!). Em Março, tudo o que havia foi cancelado, retomei os presenciais em Julho, com alguns grupos privados e ainda em Setembro e no início de Outubro com a temática de Outono, mas ainda antes deste novo estado de emergência, ainda antes deste aumento de casos, optei por suspender os workshops presenciais, Ninguém se sente seguro, não é uma coisa essencial, e sei que voltaremos a este registo. Mas agora não é tempo!

Fiquei com workshops de Outono marcados e depois suspensos, e muitos que queriam ficaram sem ir!

Mas deixo-vos novamente um miminho! A tarte de maçã e pera, decorada com bagos de romã, que foi uma das receitas que tinha preparado para o workshops de Outono, e que foi grande sucesso entre todos os que ainda puderam experiência este workshop. 

Para que desfrutem dela neste fim de semana, em que se espera que sejamos mais caseiros.

Bom fim de semana!


Ingredientes:


Massa:


220 g farinha

100 g manteiga

20 g açúcar

1 gema de ovo

1 colher de sopa de leite


Recheio


500g de maçã

500g de peras

75g de açúcar

1 colher de chá de canela

20g de farinha de milho

20ml de água



Preparação:


Comece por fazer a massa. Coloque a farinha, a manteiga, o açúcar e a gema de ovo no robot de cozinha e misture até obter uma massa lisa. Se necessário junte o leite. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico alguns 30 minutos.

Entretanto prepare o recheio.

Leve um tacho ao lume com a maça e a pêra em cubos, o açúcar, a canela em pó e deixe cozinhar em lume brando cerca de 15 minutos até a fruta estar macia e o açúcar derretido. Retire do lume junte a farinha de milho misturada com a água e leve novamente ao lume brando para engrossar um pouco, cerca de 5 minutos, sem parara de mexer.

Entretanto forre uma tarteira com a massa e por cima da massa disponha o recheio.

Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 35 minutos.

Sirva morna ou fria.


Bom Apetite!

Perca no Forno com Alho e Vinho Branco e Batata Assada



Temos o Natal quase à porta! Por aqui há já muitos presentes comprados, mas principalmente tenho muitas coisas já pensadas dos meus mimos de comer. Há muitos frascos guardados, muitas receitas de biscoitinhos guardadas, as abóboras já estão ali prontas a ser usadas e já comprei o açúcar. Pode ser que este fim de semana seja a altura ideal para fazer a compota deste natal.

Entretanto sai uma receita muito simples de peixe, perfeita para os jantares semanais. Usei postas de perca, mas podem, obviamente variar com o peixe da vossa preferência ou o que tiverem disponível em casa!


Ingredientes para 4 pessoas:


4 postas de perca (entre 150 a 200g cada)

sal e pimenta q.b.

4 dentes de alho

200ml de vinho branco

azeite q.b.


800g de batatinhas novas

1 colher de chá de colorau em pó

1 colher de chá de alho em pó


Preparação:


Coloque o peixe numa taça e tempere-os com os dentes de alho laminados, o vinho branco, sal e pimenta e deixe a marinar, de preferência de um dia para o outro.

Coloque depois o peixe numa assadeira regue com a marinada e junte um fio de azeite - se tiver junte um pouco de ervas secas em moinho, mas é opcional. Tape a assadeira com papel de alumínio ou uma tampa, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.

Entretanto lave bem as batatinhas e corte-as em quartos, Tempere-as com sal e pimenta, alho e colorau em pó e regue com um fio de azeite, Envolva bem e coloque também numa assadeira bem espalhadas. Leve também ao forno até que fiquem bem macias e douradas.

Acompanhe depois com brócolos cozidos.


Bom Apetite!



Panquecas de Legumes com Farinha de Grão de Bico



Na segunda feira foi novamente dia de refeição sem carne nem peixe aqui por casa!

Desta vez umas panquecas de legumes, em que utilizei farinha de grão de bico, e onde me acabei por inspirar nuns bolinhos indianos que a avó do Miguel costumava fazer, mas que adaptei a panquecas, em vez de fritar.

Foram aprovadas por todos, e muito bem recebidas pelos mais pequenos. Não sobrou nem uma! 

Para quem está a começar a introduzir receitas sem carne nem peixe na alimentação familiar, aconselho sempre começar por receitas mais simples como massas com legumes, receitas com leguminosas, e este tipo de panquecas e pataniscas que acabam quase sempre a correr bem.

Espero que gostem!


Ingredientes para cerca de 20 panquecas pequenas:


320g de farinha de grão de bico

sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de gengibre me pó

1/2 colher de chá de cominhos

200g de cenoura ralada

1 cebola grande cortada em meias luas finas

2 colheres de sopa de azeite

200ml de água aproximadamente


Preparação:


Numa taça coloque a cenoura ralada e a cebola em meias luas finas e acrescente a farinha. Sempre de sal, pimenta, o gengibre e os cominhos e envolva bem. Acrescente depois o azeite e a água e misture bem até obter uma mistura grossa de panquecas. Se achar necessário acrescente um pouco mais de água.

Leve ao lume uma broa frigideira anti aderente, ou uma chapa, e deixe aquecer. Acrescente depois colheradas de massa. Deixe cozinhar, até começarem a aparecer bolinhas, e vire-as depois para cozinhar do outro lado. Se quiser, poderá untar a frigideira ou chapa com um bocadinho de azeite, apenas para dar mais “sabor” às panquecas.

Repita até esgotar toda a massa.

Acompanhe com um arroz de legumes e uma salada verde!


Bom Apetite!


Arroz de Peru com Curcuma, Passas e Maçã





Ainda do fim de semana saiu da cozinha este arroz. Daquelas receitas que não roubam muito tempo. E para a tornar um bocadinho mais interessante que o habitual, curcuma, passas e maçã, que lhe deram vida e uma cara diferente.

Por aqui os miúdos gostam muito de passas, mas se por aí não são fãs, podem simplesmente omitir as passas e juntar salsa ou coentros picados e até umas ervilhas ou cenouras em cubinhos!


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de bifes de peru cortados em tirinhas

1 chávena de arroz basmati

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 colher de sobremesa de curcuma

50g de passas

1 maçã grande

Sal e pimenta q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho finamente e leve ao lume, num tacho largo, juntamente com um pouco de azeite e com a folha de louro. Deixe refogar um pouco até a cebola estar dourada e acrescente a curcuma, envolvendo bem. Deixe cozinhar um pouco para que a curcuma liberte todo o seu aroma.

Junte depois os bifinhos de peru em tiras e envolva bem, deixando cozinhar 1 minuto. Acrescente depois o arroz e as passas e acrescente a água a ferver (ou caldo de aves caseiro se tiver) em1,5 vezes a quantidade do arroz. Retifique de sal e pimenta, deixe levantar fervura, acrescente a maçã previamente descascada e cortada em lascas finas, tape e reduza para o mínimo até o arroz ter absorvido toda a água.

Coloque numa travessa e sirva juntamente com uma salada verde.


Bom Apetite!


Batatas Assadas na Frigideira à Moda da Teresa



Foi um fim de semana perfeito! Acendemos a lareira pela primeira vez este Outono, fizemos bolos e assados para o almoço de domingo, vimos filmes e comemos pipocas , brincamos muito e começamos a delinear planos para o Natal.

E também houve tempo para experimentar receitas novas, como estas batatas assadas na frigideira da Teresa Caseira (https://www.instagram.com/cameirateresa/) que há muito que estavam na “to do list”, e que finalmente saíram da minha cozinha!

Eu sei que a Teresa não se importa, por isso partilho-as aqui, para começarmos bem a semana!


Ingredientes para 4 pessoas:


10 batatas médias

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Lave bem as batatas e coloque-as a cozer em água com sal,  inteiras e sem descascar , até que as consiga picar com a faca. Ou seja não é para cozerem totalmente, mas dar apenas uma pre cozedura.

Retire as batatas e corte-as depois em quartos.

Leve um frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer bem. Coloque as batatas com um dos lados para baixo, e vire-as apenas quando esse lado estiver dourado e caramelizado. É preciso paciência! Assim que esse lado estiver dourado, viram-se as batatas e repete-se o processo, até estarem douradinhas por igual.

Mesmo antes de servir temperam-se com flor de sal e uma bocadinho de pimenta.

Aqui acompanharam entremeada assada, mas vão bem com quase tudo!


Bom Apetite!


Enroladinhos de Maçã e Canela com Queijo Creme



Fim de semana à porta! 

E em véspera de fim de semana que se avizinha de chuva e de frio, nada melhor do que uma receita reconfortante que precise de tempo e de amor. Numa altura em que somos “chamados” a ficar em casa, a voltarmos a resguardarmo-nos, esta é a receita ideal para fazer. Demora um bocadinho e dá mais trabalho que que o habitual ,mas vale muito a pena.

Podem sempre congelar uma parte - sem a cobertura - e depois irem tirando para os comerem sempre fofinhos! Mas se forem gulosos, acho que desaparecem todos num instante.

Esta era uma das receitas do meu Workshop de Outono, que faz sentido partilhar assim, aqui e agora para todos os que quiserem fazer!

Bom fim de semana!


Ingredientes:


Massa - Chávena usada com 225ml de capacidade


1 chávena de leite ou bebida vegetal

3 colheres de sopa de manteiga

3  + 1/2 chávena de farinha

1/2 chávena de açúcar

1 ovo

1 saqueta de levedura seca (7g) 

1 pitada de sal


Recheio de Maçã

4 a 6 maçãs

1 colher de sopa de açúcar

sumo de limão q.b.


Recheio de Manteiga de Canela

75g de manteiga

1 colher de chá de açúcar

1 colher de chá de canela


200g de queijo creme

2 colheres de sopa de açúcar em pó



Preparação:


Comece por preparar a massa. Numa taça misture o leite juntamente com a manteiga e leve ao microondas a derreter cerca de 40 segundos. Misture bem e acrescente a farinha, o açúcar, o ovo, o fermento e uma pitada de sal. Amasse bem com a ajuda de uma batedeira eléctrica (ou na máquina de pão ou na bimby na velocidade espiga 5 minutos) cerca de 10 minutos. Se a massa estiver ainda muito molhada e peganhenta acrescente, aos poucos, um pouco mais de farinha até a massa ter uma consistência mais seca. Forme uma bola e deixe repousar a massa tapada com um pano até dobrar de volume. (Cerca de 1h30)

Entretanto descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as em pedaços. Coloque-as numa panela com 1 colher de sopa de açúcar e um pouco de sumo de limão e leve ao lume, tapadas, até as maças estarem bem cozidas. Não é preciso juntar água, mas convém ir mexendo de vez em quando para não agarrar. Depois de cozidas reduza a puré com um esmagador manual ou garfo e deixe arrefecer completamente antes de usar.

Prepare também o  recheio de manteiga com o açúcar e a canela.

Depois da massa ter levedado coloque-a numa superfície enfarinhada e com a ajuda do rolo da massa estenda-a até obter um rectângulo. Cubra a massa com o recheio de manteiga e canela, e depois com o de maçã e, começando pela parte mais larga do rectângulo de massa, vá enrolando a massa até ficar com uma espécie de uma torta. 

Com uma faca afiada corte as pontas da massa e depois corte o rolo em fatias de 1,5 cm de espessura. Coloque-as depois num tabuleiro untado com um pouco de manteiga - não precisa de as deixar muito afastadas, pois não faz mal se as fatias se colarem. Tape os tabuleiros com um pano e deixe novamente levedar mais 40 minutos.

Ao fim desse tempo leve os caracóis doces a cozinhar em forno pré- aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Retire depois do forno e deixe arrefecer um pouco antes de   os desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha.

Cubra-os depois com a mistura de queijo creme batido com o açúcar em pó.


Bom Apetite!


Caril de lentilhas Coral, Abóbora Assada e Espinafres

Voltamos sempre às receitas de um tacho só. A abóbora, as lentilhas  e os espinafres, num caril sem carne nem peixe, mas muito reconfortante.



Uma daquelas receitas para se comer numa taça e apenas com uma colher. Ideal para se fazer em maior quantidade porque é ainda mais delicioso se deixares passar um dia ou dois depois de fazer. Uma receita para fazer em quantidade e congelar uma parte para dias mais atribulados, ou para ter uma refeição sempre à mão.

Conforto à mesa. Boa quinta feira!


Ingredientes para 4 pessoas:


250g de lentilhas coral

500g de abóbora manteiga

1 cebola

2 dentes de alho

1 lata de leite de coco

sal e pimenta q.b.

200g de espinafres baby 

1 colher de sopa de pó de caril de boa qualidade

água q.b.


Preparação:


Prepare a abóbora. Corte-a em cubinhos - com ou sem casca - e leve-a a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cera de 45 minutos ou até a abóbora ficar macia.

Entretanto pique a cebola e dos dentes de alho e deve a alourar num pouco de azeite. Quando começar a ficar loura, junte o pó de caril, envolva bem, e deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando para não agarrar.

Junte depois as lentilhas e envolva-as no caril. Junte cerca de 150ml de água, tempere de sal e deixe cozinhar em lume brando cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando.

Acrescente depois o leite de coco e a abóbora assada, ratifique de sal e pimenta e deixe cozinhar até as lentilhas estarem macias. Se sentir necessidade poderá juntar um pouco mais de água.

Se gostar junte um pouco de pasta de malagueta, e acrescente os espinafres envolvendo bem até que murchem.

Sirva com arroz basmati bem soltinho.


Bom Apetite!


Imprimir