Favas com Chouriço e Ovos Escalfados


Ainda em época de favas, e com elas a chegar no cabaz na Dona Rosa. Os miúdos gostam de ajudar a descascar apesar de não serem os maiores fãs de as comerem.
Desta vez acabaram preparadas com chouriço e ovos. Um almoço rápido para aqueles dias em que tenho mesmo de ter qualquer coisa já feita no frigorífico para conseguir dar conta do recado, entre todos os afazeres desta nova normalidade.

Ingredientes para 2 adultos e 3 crianças:

300g de favas frescas
5  ovos
1/2 chouriço de carne de boa qualidade
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
100ml de vinho branco

Preparação:

Comece por picar finamente a cebola com os dentes de alho. Leve depois ao lume num tacho ou frigideira larga com um pouco de azeite e a folha de louro. Quando a cebola estiver lourinha, junte o chouriço em rodelas e deixe cozinhar um pouco. Acrescente as favas, envolva bem e tempere com sal, pimenta e regue com o vinho branco. Tape o tacho e deixe estufar até as favas estarem macias. 
Abra depois espaço e junte os ovos previamente abertos. Tape novamente o tacho e deixe cozinhar mais uns minutos, até que os ovos estejam escalfados a seu gosto.
Sirva com arroz branco.

Bom Apetite!

Cotovelinhos com Molho de Tomate, Atum, Azeitonas e Mozarella


Cá em casa nunca faltam vários frascos de molho de tomate pronto a usar. Gosto de ter sempre molho já preparado seja para depois usar numa pizza, para rapidamente fazer uma bolonhesa, uns canelones ou mesmo para uma massa rápida como esta que hoje vos trago.
Ultimamente faço sempre uma receita - que podem encontrar aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2018/06/molho-de-tomate-7-vegetais.html - e que além de tomate está cheio de vegetais e é uma óptima maneira de os incluir disfarçadamente na alimentação dos mais “esquisitos”.
E depois, no tempo de cozer a massa, a refeição fica na mesa. Optima para almoços ou jantares em pouco tempo que nos simplifiquem o dia a dia.

Ingredientes para 2 adultos e 3 crianças:

300g de massa cotovelinhos
2 latas de atum em azeite
1 frasco de molho de tomate caseiro (uso o molho de tomate e vegetais que faço sempre em maior quantidade, mas podem até usar de compra)
3 colheres de sopa de azeitonas
75g de mozarella ralada
1 colher de sopa bem cheia de óregãos

Preparação:

Coza a massa em água abundante temperada de sal até que fique al dente. Escorra bem e devolva ao tacho. Junte depois o molho e envolva bem.
A crescente o atum previamente escorrido, as azeitonas, a mozarela e os óregãos.
Envolva tudo muito bem para o queijo derreter com o calor residual da massa, e sirva de imediato.
Acompanhe com uma salada verde ou brócolos cozidos.

Bom Apetite!

Almôndegas de Frango e Queijo


Esta foi uma receita vencedora cá em casa. Os miúdos adoraram estas almôndegas e entretanto já me pediram para repetir.
Também poderá ser uma boa receita para fazer a mais, congelar e ter sempre à mão. O queijo e a cebola fazem com que as almôndegas fiquem super macias e nada secas. 
Quem não goste do sabor mais intenso do queijo da ilha, poderá substituir por queijo de sabor mais suave.

Ingredientes para 4 pessoas:
(adaptado de uma receita da revista Bimby, momentos de partilha, Abril de 2020, página 48)

1 cebola 
500g de peito de frango
100g de queijo da ilha
1 fatia de pão caseiro 
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

No robot de cozinha ou numa picadora ou liquidificadora, coloque a cebola, o queijo e o pão e pique até ficar com uma espécie de migalhas grossas. Reserve.
Corte o peito de frango em pedaços não muito grandes e triture-os também até ficarem numa espécie de uma  papa. Junte depois a mistura de queijo, pão e cebola à carne de frango, tempere de sal e pimenta e misture para ficar tudo bem envolvido.
Forme depois bolinhas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Regue com um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos.
Acompanhe com uma salada verde e arroz de passas e amêndoas.

Bom Apetite!

Peixe Galo no Forno com Batatas, Pimento e Tomate


Durante muitos anos, em casa dos meus pais, a segunda feira significava peixe cozido. Normalmente pescada cozida. Talvez por isso essa seja uma coisa que eu não gosto nada de comer…
Hoje segunda feira começo também com peixe. Peixe galo assado no forno, com uma cama de legumes por baixo.
Daquelas receitas de repertório fácil que nos salvam sempre me dias de menos criatividade da cozinha. Peixe assado e legumes não tem nada que enganar. E são também uma excelente forma de aproveitarmos para utilizar qualquer que sejam o peixe  e os legumes que temos em casa.

Ingredientes para 2 adultos e 3 crianças:

2 peixes galo com cercado 600g cada (peixe fresco da peixinhodalota)
6 batatas novas médias
2 tomates 
1/2 pimento vermelho
2 dentes de alho
1 cebola pequena
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro

Preparação:

Lave bem as batatas e sem as descascar corte-as em rodelas não muito grossas. Disponha as batatas num tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa. Junte depois o pimento em cubos ou tiras assim como o tomate em cubinhos.  Acrescente a cebola em meias luas e os dentes de alho picados. Tempere de sal, pimenta e azeite e junte o louro. Misture. Por cima disponha os peixes e tempere-os também com sal, pimenta e um pouco de azeite. 
Tape com papel de alumínio e leve a assar em forno  previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora. 
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

Tarte de Maçã e Pêra


Ao fim de semana há sempre vontade e desculpa de uma receita doce. 
As muitas maçãs na fruteira e duas ou três peras a ficarem muito maduras foram o mote para esta tarte que comemos e que ficou deliciosa.
Pode ter alguns passos, mansão dá muito trabalho, e foca muito bonita!
Ainda morna e com uma bola de gelado é uma sobremesa simples de preparar.

Ingredientes:
(adaptado de uma receita bimby)

Massa:
280 g farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
50 g açúcar
100 g manteiga
2 ovos

Recheio:
20 g farinha de milho
20 ml água
650 g maçã cortada em cubos pequenos
250 g pera cortada em cubos pequenos
1 colher de sopa de aguardente
½ c. chá de canela em pó
150 g açúcar
1 colher de sopa de  manteiga à temperatura ambiente
1 gema de ovo p/ pincelar

Preparação:

Comece por fazer a massa. Coloque a farinha, o fermento, a canela, o açúcar e a manteiga e os ovos no robot de cozinha e misture até obter uma massa lisa. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico cerca de 45 minutos.
Entretanto prepare o recheio.
Numa tacinha misture a farinha de milho e a água e reserve.
Leve um tacho ao lume com a maça, a pêra, o açúcar a aguardente e a canela em pó, e deixe cozinhar em lume brando cerca de 15 minutos até a fruta estar macia e o açúcar derretido. Retire do lume junte a farinha de milho misturada com a água e leve novamente ao lume brando para engrossar um pouco, cerca de 5 minutos, sem parara de mexer. Retire e envolva a manteiga.
Entretanto divida a massa anteriormente preparada e com metade estique-a com a ajuda de um rolo da massa e  forre uma tarteira de fundo amovível. Por cima da massa disponha o recheio.
Com a restante massa, também esticada, corte-a em tiras e disponha sobre a tarte de modo a formar um padrão.
Pincele depois com a gema de ovo e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 35 minutos.
Sirva morna ou fria.

Bom Apetite!

Petinga de Conserva Albardada


Tenho-me lembrado muito da minha avó nestes dias. Acho que herdei dela esta capacidade de nunca querer desperdiçar e de ser capaz de inventar refeições com poucas coisas.
Lembro-me mesmo de muitas coisas que ela fazia, e o que me tenho lembrado mais por estes dias é mesmo de umas batatas albardadas que ela fazia com as sobras das batatas cozidas.
Acho que foi por andar tanto com essa receita na cabeça que acabei a utilizar umas latas de petinga de conserva e a fazer petingas albardadas, como complemento de uma arroz de pimentos e tomate onde aproveitei as sobras do molho de uma caldeirada….
Segue a ideia.

Ingredientes:

2 latas de petinga em azeite
1 ovo
6 colheres de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.
2 a 4 colheres de sopa de água

Preparação:

Abra as latas das petingas e escorra o azeite em excesso. Reserve.
Entretanto numa taça junte o ovo e a farinha e tempere de sal e pimenta. Mexa bem, Junte depois a água aos poucos e poucos, de modo a ficar com uma polme grossa que consiga agarrar bem à petinga.
Uma a uma passe as petingas pela polme de modo a que fiquem bem cobertas, e leve-as a fritar em azeite quente até que fiquem douradas.
Escorra sobre papel absorvente e sirvava com um arroz de tomate e pimentos.

Bom Apetite!

Smoothie Bowl de Abacate, Laranja e Espinafres com Hortelã


Um nome pomposo para um dos meus pequenos almoços desta semana.  Ora o objectivo agora também tem sido utilizar coisas que estão congeladas e não desperdiçar nada. Há uns tempos (ainda antes do covis 19) acabei a congelar dois abacates porque estavam já muito maduros e, com receio que se estragassem, e como não os ia consumir entretanto, acabei por congelar, separados e já descascados. Sabia que os podia aproveitar assim para batidos e bowls de fruta.
Entretanto estes dias têm sido importantes para planear ainda mais coisas com tudo o que vou congelando, e tenho feito questão de usar tudo de uma forma ainda mais consciente e regular. E além disso já que não temos uma hora fixa para sair de casa, há pequenos gestos que podem ser feitos de forma mais calma, e o pequeno almoço acaba por ser um deles.
Ora então lá saiu uma taça cremosa de fruta e legumes para um pequeno almoço diferente. Nem eu pensei que ficasse tão bom! Mas ficou e os miúdos comeram metade do meu pequeno almoço. Claro que entretanto já repetimos com o outro abacate!

Ingredientes para 1 pessoa:

1 abacate pequeno (usei congelado)
1 laranja pequena
1/2 banana da madeira
1 colher de sopa de manteiga de amêndoa
5 folhas de hortelã 
1 mão cheia de espinafres baby (frescos)

Morangos e granola caseira para servir

Preparação:

No copo da liquidificadora ou robot de cozinha, coloque o abacate, a laranja em pedaços, a banana, a manteiga de amêndoa, a hortelã e os espinafres e triture até obter uma mistura cremosa e homogénea. Se achar necessário poderá juntar duas ou três colheres de sopa de água.
Coloque depois a mistura numa taça e por cima disponha morangos a gosto (ou outro fruto vermelho) e um pouco de granola caseira.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!


Tarte de Atum e Ovos Cozidos


Esta nova logística familiar de todos os dias fazer almoço e jantar para 5 pessoas, tem-me trazido num regresso às origens. A mim não me aborrece cozinhar. Eu gosto. Sinto, claro, que parece que não faço outra coisa e que ando sempre neste faz comida, suja louça, lava louça, arruma louça, faz comida novamente. As minhas únicas saídas de casa são para comprar comida - e mesmo assim muita coisa vem cá ter com produtores/empresas que entregam em casa e das quais já era consumidora habitual.
Nesta coisa de cozinhar todos os dias para todos, todas as refeições, têm-me feito redescobrir cadernos e livros antigos, repetir receitas que não fazia há muitos anos. Não gostamos de comer sempre as mesmas coisas, e dá-me prazer ir tentando variar ao máximo o que comemos.
Também há a questão do desperdício alimentar, de aproveitar tudo o que temos em casa, e o de fazer muito com pouco. De equilibrar orçamentos.
Lembrei-me desta receita do chefe Silva de uma das primeiras teleculinárias e que conheci pela mão da minha sogra, que durante muitos anos a fazia com muita regularidade, tanta, que os meus cunhados e marido se fartaram e deixou de entrar no cardápio… 
Voltei atrás no tempo. E voltei a fazer esta tarte. Até os miúdos gostaram e alinharam neste almoço.

Ingredientes:
(receita original do chefe Silva nas Teleculinárias antigas)

Massa
200g de farinha
100g de manteiga
1 ovo
sal q.b.

Recheio:
50g de manteiga
40g de farinha
500ml de leite
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
3 ovos cozidos
1 lata de atum em azeite
4 colheres de sopa de maionese
cebolinho ou salsa picada para polvilhar

Preparação:

Comece por preparar a massa. No robot de cozinha (ou numa taça), coloque a farinha a manteiga à temperatura ambiente, o ovo  o sal. Amasse bem até obter uma massa lisa e leve depois ao frigorífico embrulhado em película aderente durante cerca de 30 minutos. Depois retire, estenda com o rolo e forre uma tarteira com a massa picando depois com um garfo. 
Entretanto prepare o recheio. Leve um tacho ao lume com a manteiga e deixe derreter, Junte a farinha e mexa até formar uma bola. Vá depois juntando o leite quente em fio, mexendo sempre, de modo a ficar com um molho cremoso - não pare de mexer.
Retire depois do lume, tempere com sal pimenta e a noz moscada e junte a maionese incorporando bem. Reserve,
No fundo da tarteira coloque agora os ovos cozidos e cortados às rodelas, e a rum previamente escorrido. Verta depois o molho com a maionese, cobrindo bem.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, até a tarte estar cozinhada e recheio dourado.
Retire. Sirva morna ou fria polvilhada com o cebolinho picado e acompanhe com uma salada verde.


Bom Apetite!

Tabuleiro de Carne de Porco com Batata Nova e Tomate Seco


Nem sempre é fácil saber o que fazer para as refeições cá de casa. Não é porque me faltem ideias, mas porque tenho como objectivos rentabilizar tudo ao máximo e fazer refeições que os miúdos gostem, comam bem e sem refilar. Ao fim de mais de um mês de confinamento, tudo que seja evitar conflito na hora da refeição, é uma enorme mais valia.
Estamos todos desgastados, é certo. E ainda haver birras de “não gosto disto” ou “outra vez massa” é caso para nos deixar fora de nós!
Sendo assim, no fim de semana saiu algo básico, simples e que o forno fez quase sozinho. Ninguém refilou, todos comeram bem e ainda dá para ir variando com outras coisas que se tenha por casa, como frango, batata doce e acrescentar alguns legumes do agrado de todos!
Siga!


Ingredientes para 2 adultos e 3 crianças:

600g de carne de porco em cubinhos 
1kg de batatinhas novas
4 tomates secos
1cebola pequena
sal e pimenta q.b.
vinho branco q.b.
4 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher de sopa de colorau em pó 
azeite q.b.
azeitonas q.b. para polvilhar

Preparação:

Tempere a carne de porco com sal, pimenta, um pouco de vinho branco,metade do colorau as folhas de louro e dois dentes de alho picadinhos. Deixe marinhar um pouco.
Coloque depois tudo num tabuleiro que via ao forno e à mesa, marinhada incluída, e junte as batatinhas previamente lavadas e cortadas ao meio, o tomate seco picado, os restantes dentes de alho também picados, a cebola em meias luas finas, e tempere tudo com um pouco mais de sal, o restante colorau e regue com um fio de azeite.
Tape, com papel de alumínio  (ou se usar uma ultrapro com a tampa própria) e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 1h30.
Antes de servir polvilhe com azeitonas pretas e acompanhe com uma salada verdes ou couve salteada.


Bom Apetite!

Puntinillas Fritas com Maionese de Coentros


A ideia de receber cabazes, seja de produtos horticolas, seja de peixe, como o da Peixinho da Lota, em que nem sempre sabemos o que vamos receber, ou que traz coisas que não cozinhamos habitualmente ou que dificilmente compraríamos de outra forma, é sempre um desafio à nossa criatividade, à descoberta de receitas novas ou a fazermos verdadeiros petiscos!
Foi o que aconteceu, quando o cabaz do Peixinho da lota trouxe as deliciosas “puntanillas” - lulinhas pequeninas. Foi festa cá em casa, com um petisco delicioso, simples de preparar, e de trocar “o mal que faz, pelo bem que sabe”, porque isto de fritos e maioneses não é comida de todos os dias.
Fritei de forma tradicional as puntillas, e acompanhei com uma deliciosa maionese caseira de coentros. Fiz ainda umas batatas doce em palitos no forno só para ficar mais composto e essencialmente por causa dos miúdos que também alinham nestes petiscos.
O pior mesmo é fritar! Mas um dia não são dias!

Ingredientes:

1kg de puntanillas
farinha de milho q.b.
sal q.b.

Para a maionese de coentros:

1 ovo
4 colheres de sopa de coentros frescos picados
1/2 dente de alho
1 colher de chá de mostarda
200ml de óleo vegetal (usei óleo biológico de grainha de uva, mas podem usar outro)
sal e pimenta q.b.
sumo de limão q.b.

Preparação:

De preferência de uma dia para o outro, ou durante algumas horas coloque as puntanillas a escorrer num escorredor, com uma taça por baixo. É importante que as lulihas fiquem bem escorridas e com o mínimo de água possível para que fiquem bem crocantes na hora de fritar.
Depois de bem escorridas tempere de sal. Antes de as fritar coloque-as numa toalha de cozinha lavada ou sobre papel absorvente de modo a secarem e passe-as por farinha de milho. Use novamente o escorredor ou uma peneira lavada para retirar o excesso de farinha das lulinhas, e leve-as a fritar em óleo quente até que fiquem douradas.
Frite poucas de cada vez para não baixar a temperatura do óleo muito depressa e para não empaparem. Retire e escorra sobre papel absorvente. Repita até ter fritado todas as lulinhas.

Para a maionese coloque no copo da varinha mágica o ovo inteiro, o sal e a pimenta, o alho, os coentros picados, a mostarda, umas gotas de sumo de limão e o óleo vegetal. Com a varinha mágica, triture tudo, com movimentos para cima e para baixo de modo a emulsionar a maionese. Prove e se necessário retifique os temperos.
Sirva as puntanillas com a maionese e um pouco e limão.


Bom Apetite!

Refresco de Abacaxi (Aproveitamento de Cascas)


A semana que passou, quando fiz a minha encomenda de legumes e frutas para a semana, encomendei também um abacaxi.
Depois de descascar e preparar o abacaxi, e apesar de as cascas inicialmente irem parar às galinhas, achei que era um desperdício imenso, e lembrei-me de as aproveitar para um refresco. Tenho uma ideia de já ter lido sobre isso, e até de já o ter feito, mas às vezes a preguiça de aproveitar certas coisas que ainda não se tornaram um hábito fala mais forte.
Depois de descascar o abacaxi lavei as cascas e resolvi fazer uma espécie de chá, que transformei num refresco.
Ficou aprovado e deixo-vos a sugestão

Ingredientes para cerca de 1 litro:

cascas de 1 abacaxi
água q.b.
açúcar ou mel q.b. (se acharem necessário)
Hortelã ou casca de limão também opcional

Preparação:

Lave as cascas do abacaxi e leve ao lume juntamente com cerca de 1.5 l de água e deixe levantar fervura. Reduza depois o lume para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 15 a 20 minutos em lume brando. Coe depois o liquido e adoce a gosto, se achar necessário e junte umas folhas de hortelã ou uma casca de limão.
Coloque no frigorífico e sirva bem fresco.


Bom Apetite!

Salada de Couscous com Grão, Legumes Assados e Feta


Nesta altura em que há almoços e jantares para 5 pessoas todos os dias para preparar, uma das soluções que acho mais praticas, principalmente ao almoço, é recorrer a algumas coisas que se podem fazer em maior quantidade ao jantar e “reciclar” na refeição seguinte.
Os legumes assados que acompanham carne grelhada ou assada, feitos em maior quantidade, são um excelente recurso para no dia seguinte termos uma massa com legumes grazinada, uma tarte sem massa, ou uma salada como esta,  com couscous, espinafres e um pouco de queijo e grão de bico que havia na despensa! Outra coisa é que estes legumes assados também se podem congelados e ser utilizados depois quando mais nos convier! 

Ingredientes para 2 pessoas:

1/2 chávena de couscous
1/2 chávena de água a ferver
1 colher de café de cominhos em pó
sal e pimenta q.b.
50g de queijo feta em pedaços
2 mãos cheias de espinafres baby frescos
1 chávena de grão de bico cozido
sobras de legumes assados (cera de 1 chávena)
azeite q.b.

Preparação:

Comece por preparar os couscous. Coloque os couscous numa taça e junte o sal e a pimenta e os cominhos. Envolva bem e acrescente a água a ferver. Mexa e tape com um prato. Deixe hidratar 5 minutos.
Entretanto numa saladeira coloque os legumes aquecidos, o grão de bico cozido, o queijo feta partido em pedaços e as folhas de espinafres. Assim que os couscous estejam hidratados solte-os com a ajuda de um garfo, e junte-os aos ingredientes anteriores. Regue com azeite e envolva tudo.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

Sonhos de Carne


Este domingo de Páscoa não houve borrego ou cabrito. Mas houve entrecosto assado no forno que estava delicioso. 
O almoço de segunda feira, foi então o aproveitamento do que sobrou do entrecosto. Separei a carne dos ossos e piquei-a. E depois juntei-a a massa de sonhos salgados.
Mais uma vez de pouco se fez muito. Acompanehi com um pouco de arroz que também tinha sobrado de outra refeição, e com os restantes grelos de domingo de Páscoa que salteei com azeite e alho.
Deixo-vos a receita, pois os sonhos, são também uma óptima maneira de aproveitar sobras que andam no frigorífico. À falta de outra coisa, experimentem apenas com queijo e fiambre. Ficam deliciosos!

Ingredientes:

1,5dl de água
50g de manteiga
1 casca de limão
sal
100g de farinha
2 ovos grandes
300g desobras de carne picada
pimenta e noz moscada
óleo

Preparação:

Leve ao lume a água com a manteiga, a casca de limão e o sal. Quando ferver, junte a farinha e mexa energicamente até formar uma bola.
Retire do lume e continue a bater até arrefecer um pouco. Adicione os ovos, um a um, mexendo bem.
Junte a carne picada  e tempere com pimenta e noz moscada e misture bem.
Frite-os ás colheradas em óleo quente e escorra em papel absorvente.
Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!

Arroz de Frango no Forno (Frango e caldo cozinhados na slowcooker)


Gosto muito de cozinhar na panela de de cozedura lenta (slowcooker), como já aqui referenciei muitas vezes. Cortes de carne menos nobres, principalmente de carne de vaca ficam deliciosos, perna de peru. Tenho usado para cozer polvo e até leguminosas, e já não troco pelos métodos tradicionais. 
A panela de cozedura lenta, não é dada a rapidez, mas o facto de cozinhar lentamente torna tudo mais suculento e saboroso, e já li algures com alguns benefícios para a saúde, por as temperaturas serem mais baixas e degradarem menos os alimentos.
Para quem se preocupe com o tempo, a panela gasta mesmo muito pouco energia, e oito horas ligadas podem corresponder, de acordo com a vossa tarifa de energia, a menos de 0,4€ de energia.
Na semana que passou, cozi na panela de cozedura lenta um enorme frango do campo (tinha mais de 2,7kg) e  com o frango juntei imensa água, entre outras coisas, para um caldo suculento. Com esse frango preparei o nosso jantar  - o arroz de frango que vos trago hoje - mas fiquei também com frango e caldo para mais duas refeições.
Acho que a panela de cozedura lenta é um óptimo aliado para programar refeições , e mesmo para gerir refeições de uma família maior, uma vez que, se tiverem uma de grande capacidade como a minha, permite fazerem uma maior quantidade, usando uma parte de imediato, e congelando outra porção para posterior utilização.
Segue a receita do frango na slowcooker e da posterior utilização no arroz que ficou delicioso.

Ingredientes para o Frango e Caldo de Frango na Slowcooker:

1 frango do campo grande 
1 cenoura
descarte de legumes (usei rama de alho francês, e cascas de cenouras e aparas de outros legumes que costumo guardar e depois congelo, utilizando posteriormente na confecção deste tipo de caldos)
2 dentes de alho
2 folhas de louro
sal q.b.
1 colher de chá de grãos de pimenta

Para o Arroz:
1 chávena de arroz
azeite q.b.
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
300g de frango desfiado (cozido anteriormente)
o dobro da quantidade de arroz do caldo de cozedura do frango (previamente coado)
sal e pimenta q.b.
50g de bacon em cubinhos
queijo ralado q.b.

Preparação:

Comece por preparar o frango e o caldo na slowcooker.  Coloque o frango, tempere de sal, e junte os grãos de pimneta. Coloque os dentes de alho descascados, a cenoura inteira também descascada, as folhas de louro e os descartes de outros legumes (se estiverem congelados pode colocar congelados) na panela. Cubra com água, e tape a panela. Ligue em low e deixe cozinhar 8 horas.
Ao fim desse tempo retire cuidadosamente o frango e limpe-o de peles e ossos desfiando a carne. Reserve. Coe também o caldo da cozedura e reserve.
(Nota: Usei uma parte do caldo e do frango para a receita do arroz. Com o restante dividi a carne já desfiada por duas caixas de congelação e cobri com o caldo  - cerca de 300g de carne e 500ml de caldo em cada caixa. Como ainda sobrou caldo coloquei num frasco de vidro, não enchendo até cima e congelei também!)
Entretanto para  arroz. Pique a cebola e o dentes de alho e leve juntamente com a folha de louro e um pouco de azeite a um tacho a refogar. Junte depois o arroz envolvendo bem, e o dobro da quantidade do arroz do caldo preparado. Retifique de sal e pimenta. Deixe levantar fervura, tape, e reduza o lume para o mínimo. Deixe cozinhar até a água ter evaporado e o arroz estar cozinhado.
Coloque depois metade do arroz já cozinhado num tabuleiro. Cubra com a carne desfiada e por cima coloque o restante arroz. 
Numa frigideira anti aderente, e sem colocar gordura cozinhe o bacon até que fique crocante. 
Coloque uma camada fina de queijo ralado sobre o arroz, por cima o bacon crocante e eu ainda coloquei a cenoura da cozedura do frango às rodelas.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 15 a 20m até que o queijo derreta.
Sirva de imediato com uma salada verde.


Bom Apetite! 

Bolo de Páscoa e a Páscoa possível para 2020


Todos os anos a história repete-se. E este ano, apesar de todas as condicionantes, apesar de todo o afastamento social, tentei manter todas as tradições possíveis. Tinha programado retomar o almoço de padrinhos e afilhados, porque este ano os meus compadres que estão em Inglaterra viriam passar a Páscoa a Portugal. Claro que tudo isto tornou impossível primeiro a vinda delas, e depois juntar seja quem for. O almoço da Páscoa deste ano ainda não tinha ficado definido, mas nem foi preciso... porque entretanto é cada um em sua casa. Avós afastados doe netos, tios e sobrinhos sem se verem, compradres, afilhados e padrinhos que não se abraçam. Mas sabem. É Páscoa na mesma.
Por isso fiz folares. Os de sempre, receita da minha avó, e decidi fazer também uma receita aqui tradicional da região de Coimbra, uma massa mais fofinha que os meus filhos adoram. Esta receita fiz amassando à mão, da forma tradicional. Dá um bocadinho de trabalho e esforço, mas compensa o resultado! 
 Fiz entre as duas receitas 8 folares. E estão ali embrulhados. E vou levar, deixando à porta e com as devidas precauções, aos meus pais e sogros. Aos irmãos, afilhados e compadres que vivem aqui quase ao nosso lado. Serão para já virtuais os mimos para o afilhado de Beja, o que vive em Inglaterra ou a sobrinha que está em Lisboa....
Na altura em que se celebra a ressurreição de Cristo, que depois de todas as provações do calvário se entregou por nós, que se deu por nós, estarmos confinados em casa, longe dos que amamos e sem celebrar com eles, seja apenas a nossa provação, com esperança de que teremos a nossa “ressureição”. Nesta altura de primavera, Páscoa, Ressureição, Coelhos da Páscoa, ovos e renovação de vida, seja possível encontrar esperança. Que das cinzas renasce a esperança e um novo futuro. Feliz Páscoa para todos!

Ingredientes para 4 bolos médios:

1 kg de farinha
200g de açúcar
6 ovos
300ml de leite morno
14g de levedura seca ou 50g de fermento de padeiro (eu usei levedura seca)
100g de manteiga derretida
raspa de 1 limão

+ 1 ovo para pincelar

Preparação:

Num alguidar coloque a farinha e a levedura seca. Misture bem. Se usar fermento de padeiro dissolva-o primeiro em metade do leite morno. Junte metade do leite à farinha (ou a metade do leite com o fermento de padeiro) e comece a misturar à mão. Junte depois os ovos e incorpore-os na massa, sempre à mão. Junte depois a manteiga derretida,  o açúcar e a raspa de limão. À medida que vai sentindo a massa mais seca. junte aos poucos o restante leite morno, sem nunca parar de amassar com a mão. A massa tem de ficar elástica e fica humida. Não é uma massa seca... Vá sovando a massa com a mão, até que esta naturalmente tenha uma aparência homogénea, lisa e brilhante. É preciso alguma força e paciência. A massa estará pronta quando tiver essa aparência e se despegar naturalmente das paredes do alguidar ao ser sovada. Não junte mais farinha, mesmo que a massa pareça humida. É mesmo assim.. Forme uma espécie de bola, polvilhe com farinha e tape com um pano e se possível com uma manta e deixe a levedar num sitio morno e longe das correntes de ar até ter dobrado ou triplicado de volume. (Demorou cerca de 3 horas, mas consoante as condições da sua cozinha pode demorar mais tempo. Enquanto a massa não tiver aumentado de volume não se passa ao passo seguinte ou os bolos nunca ficaram fofinhos)
Retire depois a massa para uma bancada polvilhada com farinha e divida-a em 4 pedaços iguais. (Eu costumo pesar)
Forme um bola com cada pedaço de massa. Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque aí as bolas que formou, com a parte da “costura” para cima. Abra depois a bola, esticando-a e pincele metade (da parte inferior) com um ovo batido e dobre a restante massa sobre si mesma, como se fosse um livro, e pincele a restante superfície. (Fica depois com uma forma meio oval!)
Repita com as restantes bolas de massa.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45m a 1 hora, até que massa esteja cozinhada, teste com um palito. Se estiverem a ficar muito dourados, cubra com papel de alumínio.
Depois de prontos deixe arrefecer sobre uma grelha.

(Se tiverem alguma dificuldade em perceber como se formam os bolos, há vídeos no youtube. Procurem por bolos da Páscoa da região centro)


Bom Apetite!

Imprimir