Almôndegas Italianas



Faço almôndegas de muitas vezes de maneiras muito diferentes. Na maioria das vezes acabo a fazer sem juntar pão ou pão ralado. Mas, as mais macias e saborosas são sempre as que levam pão demolhado em leite, e as mais “tradicionais” e à maneira italiana.  É essa versão que trago hoje. 

Normalmente faço as almôndegas assim que compro a carne e congelo depois para ter sempre uma refeição que se cozinha rapidamente. Cozinho-as depois numa frigideira quente, sem as descongelar e acrescento depois a molho de tomate ou qualquer outro molho.


Ingredientes para cerca de 25 almôndegas de 30g cada:


500g de carne de vaca picada (escolham uma peça de estufar que não seja muito seca, ou seja que tenha alguma percentagem de gordura)

Cerca de 125g de pão rijo

100ml de leite quente

Sal e pimenta q.b.

1/2 cebola

Ervas secas q.b.

1 ovo


Preparação:


Corte o pão em pequenos pedaços e junte-o ao leite quente. Deixe amaciar. 

Numa taça coloque a carne picada, a cebola finamente picada, o sal e a pimenta, as ervas secas e o pão espremido do leite. Acrescente também o ovo e amasse tudo muito bem.

Forme depois bolinhas com cerca de 25g.

Sele-as depois numa frigideira com azeite quente, e junte-as ao molho de tomate até que fiquem cozinhadas ou congele-as para usar mais tarde.


Bom Apetite!


Tabuleiro de Pizza 3 Sabores



Entramos em Maio e ontem houve pizza ao jantar a pedido dos miúdos. Ultimamente acabo sempre a fazer uma pizza familiar no tabuleiro do forno que depois divido em toppings diferentes para agradar a todos.

Estes foram os “sabores” deste Primeiro de Maio.


Ingredientes:


Massa (para 1 tabuleiro de forno)


400g de farinha

200ml de água

Sal q.b.

1 fio de azeite

1 saqueta de levedura seca (aproximadamente umas 10g)


Recheio:


300ml de Molho de tomate (eu uso caseiro mas podem usar de compra)

300g de queijo mozarela 

1 mão cheia de rúcula

3 fatias de presunto

4 fatias de paio

1/2 cebola roxa

8 azeitonas pretas

Oregãos secos q.b.


Preparação:


Para a massa da pizza. Coloque a farinha numa taça e abra uma cova ao meio. Adicione o sal, e a levedura e junte a água MORNA, e o fio de azeite. Misture com as mãos e amasse numa bancada até obter um amassa lisa e macia, cerca de 10 minutos a amassar. Se tiver um robot de cozinha, coloque todos os ingredientes e use a função de assar (espiga) durante 2 minutos. Forme uma bola, tape e deixe dobrar de volume.

Quando a massa dobrar de volume estique-a de modo a ocupar todo o tabuleiro de forno (eu gosto de forra o tabuleiro com papel vegetal). Cubra depois a massa com o molho de tomate e cubra toda a superfície com o queijo. Divida “visualmente” a massa em 3. Num terço da massa coloque oregãos, no outro terço coloque o paio em pedaços, a cebola roxa em fatias fitinhas e as azeitonas em rodelas. Deixe o terceiro terco lire (os restantes toppings são colocados com a pizza depois de ir ao forno).

Leve a pizza ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos,

Retire a pizza do forno e termine o terceiro terço da pizza com a rúcula e o presunto desfiado com as mãos.

Sirva cortada em pedaços.


Bom Apetite!


Chilli cá de Casa



Um dos ingredientes que raramente falha na minha lista de compras é carne picada, de preferência de vaca.

Tudo o que podemos fazer com ela é versátil e é para mim uma das melhores formas de pre preparar refeições que depois desenrascam refeições durante a semana. Cozinham em bulk e fazer meal prep que realmente funciona para a maioria das famílias.

Aproveito a carne picada para fazer almôndegas e hambúrgueres caseiros, que depois congelo, mas também para bolonhesas que rapidamente se transformam em lasanhas, canelares, carne picada com massa gratinada ou não, empadão, recheio de pasteis e empadas diversas, com couve, rechear legumes……

Desta vez a carne picada deu para muita coisa entre elas um dos favoritos cá de casa. Chilli. Ideal também para fazer em quantidade e congelar para um dia atribulado


Ingredientes:


500g de carne de vaca picada (gosto de perdi para picar uma peça de carne de estufar)

1 cebola

2 dentes de alho

Vinho branco q.b.

1 pimento vermelho

1 colher de sopa bem cheia de cominhos

500g de feijão preto

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

Piri. Piri ou tabasco (optional)

1 lata pequena de tomate pelado ou equivalete em tomate bem maduro

1 colher de sopa de ervas secas q.b. ou coentros picados


Preparação:


Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer bem. Acrescente a acarne picada e deixe envolver bem no azeite refogando com o lume alto até ganhar cor. Junte depois sal, pimenta e os cominhos e o piri piri de usar e mexa bem. Acrescente depois a cebola e os dentes de alho picados e o pimento em cubinhos e envolva tudo muito bem. 

Junte também o tomate pelado, o feijão, as ervas secas e um pouco de vinho branco envolvendo tudo.

Deixe apurar e cozinhar em lume brando, cerca de 20 minutos.

Sirva com arroz e guacamole.


Bom Apetite!  


Bruchetas de Domingo



Outro fim de semana que parece que passou a correr. No sábado com um workshop, e um domingo mais caseiro.

E por falar em domingo, não sei como é por vossas casas, mas por aqui o domingo é sempre mais preguiçoso, apesar de ser sempre dia de preparar e orientar as refeições e lanches da semana. Como esta semana tem um feriado a meio, a nossa preparação também foi muito mais simples o que permitiu a este domingo ser bastante mais preguiçosos que o habitual.

Tivemos um almoço de forno e um jantar muito simples com um dos favoritos: bruchetas com toppings do que cá havia. E ficaram bem boas.

Digam lá se umas bruchettas não são uma boa opção de domingo?


Ingredientes para 4 bruchettas:


4 fatias grandes de pão tipo saloio (ou alentejano, Rio Maior, massa mãe…)

1 dentes de alho

Azeite q.b.

2 fatias de presunto

1 colher de sopa de pesto

1 mão cheia de rúcula

4 fatias de paio

1 ovo cozido

4 fatias de queijo


Preparação:


Com a costeira bem quente, toste bem as fatias de pão e modo a que fiquem torradas e crocantes. Assim que saiam da tosteira, esfregue em todas as fatias o dente de alho e regue com um fio de azeite.

Em duas das fatias de pão espalhe o pesto e cubra depois com a rúcula e o presunto. Nas outras duas junte o queijo, por cima disponha o paio e finalize com fatias de ovo.

Sirva cortadas em pedaços.


Bom Apetite!


Gelado Rápido de Cookies&Cream



O tempo tem andado intermitente. Calor, depois frio, chuva e dias de sol ou dias de muito vento.

Talvez seja precoce falar em gelados, o que é certo é que aqui em casa já sairam os primeiros, e achei que devia partilhar porque são simples e rápidos de preparar e não precisam de máquina de gelados. Além disso podem variar as combinações de sabores e em vez das bolachas juntar por exemplo o vosso puré de fruta preferido.


Ingredientes:


500ml de natas

1 lata de leite condensado

1 pacote de oreo ou outras bolachas a gosto


Preparação:


Na batedeira bata as natas frias com o leite condensado e se gostar misture baunilha ou outro aroma a gosto. Quando estiver bem firmes, misture as bolachas esmigalhadas e envolva bem.

Coloque depois numa forma de bolo inglês - e espalhe um pouco mais de bolacha por cima - e leve ao congelador algumas horas antes de servir em bolas.


Bom Apetite!


Molho Delicioso para Bowls, Gyosas ou Spring Rolls



Às vezes ainda fico surpreendida com as coisas que os meus filhos comem, que sei que a maioria dos miúdos não gosta ou não come.

Acho sempre que tem muito a ver com o que lhes vamos apresentando na mesa diariamente. Educar também é tentar diversificar-lhes ao máximo alimentos e combinações de sabores diferentes.

Aos bowls, são sempre bem vindas cá em casa. Se ao início havia alguns ingredientes que nunca queriam como por exemplo o abacate, é com gosto que os vejo agora a pedir para também juntar no prato deles e vê-los comer e repetir com satisfação uma mistura de arroz e quinoa, com manga, abacate, ovo, feijão e tomate regado com este molho que fez também sucesso.


Ingredientes:


4 colheres de sopa de óleo de sésamo tostado

2 colheres de sopa de molho teriaki

2 dentes de alho

Gengibre fresco

Sumo de lima q.b.


Preparação:


Numa taça coloque o óleo de sésamo e o molho teriaki e misture bem. Acrescente depois os dentes de alho ralados e o gengibre fresco ralado (cerca de 1 colher de chá). Misture bem e acrescente o sumo de lima a gosto.

Sirva com as suas bowls, grossas ou Spring rolls.


Bom Apetite!


Smothie Gelada de Banana e Morango com Manteiga de Amêndoas



Estes dias que têm estado quentes e solarengos já pedem lanches mais fresquinhos. Uma banana que tinha sido congelada para não se estragar, acabou por ditar este meu lanche ou snack, quase numa versão de “gelado”.

Uma excelente alternativa principalmente quando há bananas muito maduras que não se comem de outra forma e que podemos aproveitar desta maneira deliciosa.


Ingredientes para 1 pessoas:


1 banana congelada cortada em rodelas

8 morangos

1 colher de chá de manteiga de amêndoas

Pepitas de cacau para servir


Preparação:


No robot de cozinha ou liquidificado coloque a banana congelada, os morangos e a manteiga de amêndoas e triture até ficar uma mistura cremosa e homogénea.

Sirva de imediato polvilhado com pepitas de cacau.


Bom Apetite! 


Imprimir