jul222025

Salada de Alface, Abacate e Croutons Caseiros



As saladas não têm de ser todas iguais. E no verão, quando abusamos do churrasco e fazemos coisas mais simples como peixe ou carne grelhada, as saladas acabam a ganhar um destaque ainda maior à nossa mesa e tento variar ainda mais as combinações e fazer saladas diferentes.

Esta, para acompanhar uma grelhada mista, ficou mesmo deliciosa e merece ser repetida muitas vezes durante o verão!


Ingredientes:


150g de alface Iceberg ou outra

1 tomate 

1/2 cebola

1 abacate

Sal q.b.

Sumo de limão q.b.

Azeite q.b.

2 fatias de pão caseiro

1 dente de alho

Oregãos q.b.


Preparação:


Comece por preparar os croutons. Corte o pão em cubinhos pequenos e coloque numa taça. Tempere de sal, o dente de alho picado, oregãos e azeite, envolvendo bem. 

Coloque na airfryer ou no forno até que fiquem dourados (usei a airfryer 180ºC durante 10 minutos). Retire e reserve.

Numa travessa coloque a alface. Corte o tomate em cubos e acrescente na salada. Corte também a cebola e o abacate em cubinhos e junte na salada. Por fim junte os croutons já frios.

Tempere de flor de sal, sumo de limão e azeite. Mexa bem e sirva como acompanhamento de carnes grelhadas.


Bom Apetite!


jul212025

Nutella Caseira Deliciosa



Nutella não é uma coisa que tenha normalmente em casa ou que ofereça aos miúdos. Mas nos dias que estivemos no Algarve, foi algo que comeram (a minha sobrinha Teresa tinha levado) e claro que a Benedita - a mais gulosa dos meus 3 filhos - pediu-me para comprar.

Disse-lhe que a mãe não ia comprar, mas fazer em casa, como já fiz de outras vezes. No entanto a receita de Nutella que até já fiz para oferecer no Natal, nos presentes de comer, leva leite condensado, e queria poder fazer uma versão diferente.

Portanto uma da primeiras coisas que cozinhei, assim que chegamos a Coimbra foi mesmo uma Nutella Caseira e que vou partilhar aqui, pois houve bastante interesse na receita.


Ingredientes:


200g de avelãs torradas

100g de chocolate de leite

50g de óleo de coco ou manteiga

125ml de leite


Preparação:


No robot de cozinha coloque as avelãs torradas e triture até obter uma pasta - quase uma manteiga de avelã.. Junte depois o chocolate partido em pedaços, o óleo de coco ou a manteiga e o leite. Misture bem, no robot de cozinha sem parar de misturar, até obter a consistência desejada. Se desejar um pouco mais fluído é juntar um pouco mais de leite do que a sugerida.

Guarde depois num recipiente fechado no frigorífico.


Bom Apetite!


jul182025

Molho Italiano (Italian Dressing)



Fiz este molho para uma salada de massa, mas ele é tão delicioso que o tenho agora preparado para temperar quase todo o tipo de saladas e mesmo para servir com burrata ou mozarela e sobre bruchetas.

Deixo a sugestão para variarem nos temperos das vossas saladas.


Ingredientes:


3 colheres de sopa de Azeite

3 colheres de sopa de vinagre de maçã

3 colheres de sopa de sumo de limão

1 colher de sopa de salsa picada

1 colher de sopa de oregão secos

1 colher de chá de tomilho seco ou ervas da provença

1 dente de alho ralado

1/2 colher de chá de mostarda

Sal e pimenta qb


Preparação:


Numa frasquinho junte todos os ingredientes e misture bem, agitando. Guarde num armário na despensa e use conforme necessário nas suas saladas, bruchetas ou pizzas.


Bom Apetite!


jul172025

Arroz Rápido de Mariscada



Os dias no Algarve têm sido calmos como gostamos. Bikini no corpo, chinelo no pé, grelhados simples, saladas variadas, leitura, e praia - casa, a tirar o carro apenas para ir ao supermercado abastecer para alimentar as crianças cuja fome parece aumentar com os ares do sul.

Fazemos refeições muito simples e básicas até, sempre em casa abusando da churrasqueira com saladas à mistura, mas lá vão saindo outras coisas também elas rápidas e práticas como a comida de férias deve ser.

Partilho este arroz de mariscada que costuma fazer-se aqui durante as férias e que encaixa em todas essas coisas que a nós nos fazem sentido.


Ingredientes para 4 pessoas:


800g de mariscada congelada (uso do Aldi ou Lidl ou outra semelhante)

2 tomates maduros ou meia lata de tomate pelado

1 cebola

1 cenoura

1/2 pimento vermelho

3 dentes de alho

1 folha de louro

Azeite q.b.

100ml de vinho branco

Sal e pimenta q.b.

Piri- piri q.b. (opcional)

1 chávena de arroz

1 raminho de coentros frescos picados


Preparação:


Pique a cebola com os dentes de alho, a cenoura e os talos dos coentros e leve a refogar juntamente com um pouco de azeite e o louro.

Acrescente o pimento vermelho em cubinhos, assim como o tomate e deixe refogar mais um pouco. Junte a mariscada ainda congelada e envolva bem no refogado. Acrescente o vinho branco e deixe estufar tudo uns 10 minutos em lume brando.

Acrescente 3 chávenas de água, retifique de sal e pimenta e de piri piri se usar.

Assim que levantar fervura, acrescente o arroz e envolva bem. Tape, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até que o arroz esteja cozido.

Retire do lume e coloque num prato de servir. Polvilhe com os coentros picados e sirva de imediato.


Bom Apetite!


jul162025

Courgetes Salteadas da Isabel



O verão é por excelência rico em frutas, legumes e vegetais. Tantas variedades e tanta abundância. Lembro-me quando os meus avós tinham imensas coisas no quintal, que nesta altura começava a fazer compotas e a armazenar tipo formiguinha todo o excesso. Desde molho de tomate caseiro, doce de tomate, pimentos para congelar, pimentadas, doce de pêssego, courgetes para congelar e bolos de courgete e eu sei lá mais o quê!

Esses tempos já passaram. Os avós já aqui não estão, mas o verão continua com as frutas e legumes a colorirem os nossos dias.

Vi a Isabel  - do Cinco Quartos de Laranja -  a preparar umas courgetes salteadas para acompanhamento do almoço e não resisti enquanto não fiz igual, com as courgetes que a minha cunhada Rita tinha em excesso, fruto de presentes de comer!


Ingredientes para 4 pessoas:


2 courgetes pequenas

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

3 dentes de alho

1/2 colher de chá de pó de caril

1/2 colher de chá de colorau em pó

1/2 colher de chá de oregãos


Preparação:


Corte as courgetes em cubinhos pequenos.

Leve ao lume uma frigideira com uma colher de sopa de azeite e deixe aquecer. Junte os cubinhos de courgete, sal e pjmenta, os dentes de alho picados, e os temperos. Envolva bem, e sem parar de mexer deixe cozinhar em lume alto até que fiquem macias, uns 4 minutos .

Retire e sirva como acompanhamento.


Bom Apetite!


jul152025

Tarte Melhor que Banofee



Dizer que é melhor que a tarte banofee tradicional é mesmo uma questão de gosto pessoal. Mas substituindo o doce de leite por o meu molho de caramelo salgado, para mim eleva esta deliciosa tarte a algo ainda melhor.

Desafio-vos a experimentar e a tirarem as vossas próprias conclusões.



Ingredientes:


1 pacote de bolacha maria

125gr de manteiga

300ml de molho de caramelo salgado (receita aqui: https://paracozinhar.blogspot.com/2025/04/molho-de-caramelo-salgado.html )

2 bananas firmes mas maduras

200ml de natas frescas

4 colheres de açúcar em pó


Preparação:


Num robot de cozinha pique a bolacha. Junte-lhe depois a manteiga derretida e misture bem. Forre bem uma tarteira de fundo amovível com a mistura calcando bem. Leve ao frigorífico até prender.

Depois de firme cubra a tarte com o molho de caramelo salgado. Cubra depois com as bananas em rodelas.

Bata depois as natas com o açúcar até ficar um chantilly firme e cubra a tarte com esta mistura.

Leve ao frigorífico e siri bem fria.


Bom Apetite!


jul142025

Spanakopita



Não sei bem porque me lembrei de fazer esta receita. Há ideias que estão quase escondidas no nosso subconsciente e um dia fazem “click”. Foi o caso desta.

Por um lado estava a pensar nas receita a fazer para o nosso tal jantar de amigos, por outro queria gastar o máximo de coisas do congelador, porque queria descongelar a arca vertical, como faço todos os anos quando venho para o Algarve.

Os espinafres estavam lá, comprados a pensar num recheio de crepes que não cheguei a fazer. E subitamente a spanakopita apareceu-me assim do nada.

Seria optimo para os amigos vegetarianos do jantar e era só preciso comprar os restantes ingredientes.

Ora a receita original leva queijo feta esfarelado, mas acabei a fazer uma substituição muito mais portuguesa, pois usei requeijão de Seia (e olhem que ficou simplesmente maravilhoso). 

Fiz uma pesquisa rápida de receitas - e descobri várias versões - e uma delas simplificada que não pre cozinhava o recheio. Achei que era mesmo isso.

Aqui fica a minha versão da spanakopita - uma receita de origem grega, agora aportuguesada e simplificada!


Ingredientes para 4 pessoas:


400g de espinafres congelados

1 requeijão de Seia

Sal e pimenta q.b.

1/2 cebola

2 ovos

Manteiga ou azeite q.b.

6 folhas de massa Filo


Preparação:


Descongele os espinafres e esprema-os muito bem para retirar toda a água possível. Pique-os com uma faca e coloque numa taça. Junte depois o requeijão, e a cebola picada. Acrescente os ovos e tempere de sal e pimenta. Misture bem.

Pincele uma folha de massa fila com manteiga ou azeite e por cima coloque outra folha. Coloque 1/3 da mistura na massa filo e enrole como se fosse uma torta. Repita o processo até esgotar os ingredientes.

Enrole um dos rolos da massa, de modo a formar uma espiral, e continue a juntar os restantes rolos de massa recheada na ponta da massa anterior para aumentar essa espiral. Pincele com um pouco mais de manteiga ou azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até estar dourado. (Eu por acaso coloquei na airfryer a 190ºC durante uns 15 minutos)

Também podem optar em vez dos rolos fazer da forma tradicional: colocam sobrepostas e pinceladas com manteiga 3 folhas de massa filo no fundo de um tabuleiro. Por cima dispõem todo o recheio e por cima do recheio mais 3 folhas de massa filo pinceladas. Levam depois ao forno.

Sirvam depois partida em pedaços.


Bom Apetite!