Gelado de Maracujá


Basta começar o calor para começar aqui por casa a vontade de fazer gelados!
Há muito anos que tenho uma máquina de fazer gelados, desde quase o início do blogue. Uma daquelas máquina que se coloca a cuba no congelador durante pelo menos 24 horas, e depois tem um pequeno motor que faz rodar uma pá e, com a ajuda da cuba gelada permite fazer os nossos gelados caseiros.
Ao longo dos anos tenho feito vários gelados. Desde gelados mais tradicionais, com leite, natas e ovos, como sorvetes com calda de açúcar e fruta fresca, como algumas variantes diferentes. Claro que, em termos de cremosidade e resultado final, não há nada que chegue ao gelado mais tradicional. Uma base comum e apartar da qual se podem inventar e fazer todos os sabores que desejarmos.
Depois de várias tentativas, chego à conclusão que usar uma mistura de leite do dia gordo, natas e gemas é a melhor base de todas, o gelado mais cremoso e com menos cristais de gelo. E mesmo muitos semelhante aqueles que das delatarias de gelado tradicional vendem.
A partir daqui podem, sempre com o mesma receita base, criar as vossos sabores preferidos. E encontram aqui pelo blogue várias receitas para fazerem em casa gelados com e sem máquina.
Este de maracujá ficou divinal. E foi uma forma de aproveitar polpa de maracujá que estava congelada desde o verão passado.

Ingredientes para cerca de 500ml de gelado:

300ml de leite do dia gordo (tipo vigor)
200ml de natas frescas
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
3 gemas
90g de açúcar
polpa de cerca de 10 maracujás

Preparação:

Leve ao lume um tacho com o leite, as natas e a essência de baunilha, e deixe aquecer até levantar fervura. Retire e reserve.
Bata depois muito bem as gemas com o açúcar, e junte depois, aos poucos e poucos o leite quente. Acrescente a polpa de maracujá e envolva bem.
Leve a mistura de novo ao lume e, sem parar de mexer, deixe engrossar até que cubra as costas da colher de pau. Retire e passe a mistura por um coador de rede, de modo a eliminar as sementes do maracujá, e deixe depois arrefecer completamente  - no frigorífico de preferência - antes de colocar na máquina dos gelados. Coloque a mistura já fria na cuba da máquina e ligue-a, deixando-a misturar até que forme gelado e fique cremoso (na minha máquina demora cerca de 30 minutos) Retire depois o gelado da máquina e guarde numa caixa hermética no congelador até servir, pelo menos durante umas duas horas.
Para quem não tem máquina de gelados, o processo também é possível. Coloque depois de arrefecida a mistura numa taça ou caixa e leve ao congelador. de 1h30 em 1h30 retire a mistura e bata-a com um garfo ou até com a batedeira, de modo a quebrar os cristais de gelo. Repita o processo o tempo que for necessário até obter uma textura cremosa de gelado. 
Sirva depois a gosto.

Bom Apetite!

Bolinhos de Lentilhas e Linhaça


Há uns dias a minha querida nutricionista publicou uns bolinhos de lentilhas com linhaça que me ficaram debaixo de olho. Tinha todos os ingredientes em casa e decidi fazê-los nesse dia para o jantar. Ficam uma espécie de hambúrgueres de lentilhas e são uma alternativa diferente para variar a alimentação e fazermos algumas refeições sem recorrer a proteína animal. Depois de prontos, antes de levar ao forno, podem também ser congelados para uma refeição rápida sempre à mão ou para as refeições das marmitas, por exemplo.
Aqui em casa acompanhámos os bolinhos  com uma maionese caseira de coentros e caril, e todos gostaram.

Ingredientes para 8 bolinhos:
(https://www.instagram.com/p/CAZngSjDsGz/)

200g de lentilhas vermelhas
1 cebola
1 dente de alho
200g de linhaça moída
100g de sementes de linhaça
 sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de pimentão fumado
piri-piri q.b.

Preparação:

Coza as lentilhas em água a ferver durante cerca de 10 minutos (as lentilhas vermelhas não precisam de ser demolhadas). Escorra-as bem e coloque-as num robot de cozinha ou processador de alimentos, e junte o dente de alho, a cebola em pedaços, a linhaça moída e os temperos e triturar até formar uma pasta compacta.
Coloque depois as sementes num prato, e com a mistura forme bolinhos do meso tamanho e passe-os pelas sementes de linhaça para ficarem cobertos.
Coloque-os depois num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincelado com azeite, e pincele também os bolinhos e leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.
Sirva com acompanhamentos a gosto.

Bom Apetite!

Lombinhos de Coelho Estufados com Batata e Vinho Tinto


Já estou como diz a minha cunhada Diana, e às vezes já nem sei bem o que cozinhar, pois já parece que andamos sempre a comer a mesma coisa. Na realidade isso nem é bem verdade, pois acho que até variamos bastante aqui por casa, mas para mim, que normalmente só fazia jantar, e o almoço era quase sempre sobras do jantar ou uma saída simples porque acabava por ser só eu e a Benedita, acabo agora a ter de fazer realmente almoços e jantares todos os dias! E, para mim, essa é agora uma nova realidade constante e diária deste 13 de Março. E, apesar de gostar muito de cozinhar, nos dias em que os almoços são apenas as sobras aquecidas do dia anterior, sabe-me a descanso…
Estes lombinhos foram um dos nossos almoços, e são simples e práticos de fazer. Porque me perguntam muito onde comprar estes cortes de coelho, posso dizer-vos que costumam existir em hipermercados, mas podem também comprar loja online, com entrega depois em casa. Deixo aqui o link: https://www.mitt.pt/pt/

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de lombinhos de coelho
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
15 batatas novas
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de ervas da provença
150ml de vinho tinto
azeite q.b.
sumo de limão q.b.

Preparação:

Tempere os lombinhos de coelho com sal, pimenta, sumo de limão e as ervas da provença e deixe a marinar de preferência de um dia para o outro.
Entretanto leve um tacho largo ao lume com cerca de 2 colheres de sopa de azeite e acrescente as cebolas cortadas em meias luas grossas e os dentes de alho laminados. Deixe refogar um pouco e quando começarem a ficar translúcidas acrescente os lombinhos de coelho e a marinada e envolva bem. Junte as batatas com casca, bem lavadas e cortadas em quartos e acrescente o vinho tinto. Retifique de sal e pimenta e deixe levantar fervura. Tape o tacho e reduza para o mínimo deixando cozinhar até as batatas estarem macias.
Sirva polvilhado com coentros e uma salada.

Bom Apetite!

14 Anos de Blogue


Nem dei conta que o blogue fez ontem 14 anos. Não sei porque, tenho sempre a mania que o blogue começou no dia 29 de Maio, e deixo muitas vezes passar a data!
Não interessa! O que conta é que são já 14 anos disto. Com altos e baixos e com uma caminho que me levou a tornar um hobby numa profissão. Um caminho que tem tido os seus “desencantos”, mas que na verdade só me mostra que o realmente importante são as pessoas que aqui chegam e aqui permanecem, as que compram os livros e as que interagem comigo e fazem questão de ir aos workshops. E as pessoas que a partir daqui se tornaram amigas e muito importantes na minha vida.
Escrevi também sobre isto no instagram e não me quero estar a repetir, mas tenho pena de uma certa falta de reconhecimento deste trabalho por parte de marcas e agências, mas sei que para eles há outros interesses, e que é um caminho que, ou chega naturalmente até nós, ou eu opto por seguir por outro lado.
São 14 anos é um longo caminho pautado essencialmente por esta comunidade de leitores, a quem eu tenho de agradecer tudo. Tudo mesmo.
Muito obrigada por estarem desse lado. E só por vocês, que aqui vêm regularmente à procura de receitas, que as fazem e as tornam vossas, por vocês que comprar livros e enchem workshops, por vocês vale a pena continuar aqui, pelo menos por mais 14 anos.
Obrigada. Muito Obrigada.

Filetes de Peixe Porco em Polme de Cerveja


Há comodidades com as quais uma pessoa começa a viver, e depois é difícil parar. Uma delas é o meu “Peixinho da Lota”: um cabaz de peixe fresco entregue em casa (há várias localidades de entrega, e várias modalidades de cabazes de peixe).
Na minha última encomenda vieram uns filetes de peixe porco e que nós adoramos. E é engraçado, porque se formos comprar peixe nos locais habituais, há peixes que raramente encontramos, como é o caso do peixe porco, mas que algumas vezes aparecem no cabaz. Para quem não sai muito dos peixes habituais, pode ser uma boa oportunidade de variarem nos peixes que consomem e perceberem que há tanto por onde escolher que é uma penas andar sempre a comer a mesma coisa!
Entretanto houve uma leitora que me aconselhou a experimentar o peixe porco em polme de cerveja, e eu assim fiz. Claro que os fritos são de evitar. Mas realmente a polme ficou super crocante e o peixe húmido e macio. Realmente muito bom
Para quem não encontrar o peixe porco, é possível, claro, susbtituirem por outro.

Ingredientes:

800g de filetes de peixe porco preparados (já vem assim no cabaz da “Peixinho da Lota”
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
sumo de limão
vinho branco q.b.

Polme de cerveja:
1 ovo
200gr de farinha de trigo
75gr de amido de milho (maisena)
250ml de cerveja
colorau fumado q.b.
Alho em pó q.b.
Oregãos secos q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere os filetes com sal, pimenta, o dente de alho picado, sumo de limão e o vinho branco e deixe a marinar algumas horas ou de um dia para o outro.
Prepare depois a polme de cerveja. Numa taça coloque a farinha, o amido de milho e tempere a gosto com sal, pimenta, alho em pó, colorau e os óregãos. Misture bem e abra uma cova ao meio. Junte o ovo e a cerveja e misture bem até ficar com uma polme grossa que cubra bem os filetes. Se achar necessário podem juntar um pouco mais de cerveja.
Retire os filetes da marinada e escorra-os o melhor que conseguir, limpando o excesso de liquido. Passe-os pela polme de modo a que fique com uma bela camada, e frite em óleo bem quente (é importante o óleo estar bem quente antes de colocar os filetes!)
Deixe fritar até ficar com uma camada crocante e dourada, e deixe escorrer sobre uma grelha. (A vantagem de escorrer sobre a grelha é que, ao contrário de escorrer em papel e que mantém melhor a camada crocante em vez de amolecer em contacto com o papel absorvente!)
Sirva depois com arroz de ervilhas e uma salada ou outro acompanhamento à escolha.

Bom Apetite!

Bolo Humido de Chocolate (sem Ovos)


Não há nada melhor do que um bolo para iniciar o fim de semana!
O meu filho António, que é um guloso, pediu-me bolo de chocolate, e assim foi. Andava há imenso tempo para testar esta receita bem rica de bolo de chocolate sem ovos, e foi desta vez. É um bolo mesmo para amantes de chocolate, porque, além do chocolate também leva cacau em pó e fica mesmo com uma textura muito rica e forte a chocolate.
Para quem não possa consumir lactose - (ou prefira versões vegetais) podem substituir a manteiga e o leite por versões vegetais.

Ingredientes:

200g de chocolate de culinária
150g de farinha (usei espelta, mas podem usar farinha normal)
50g de farinha de amêndoa
70g de manteiga
150g de açúcar mascavado
75ml de água
340ml de leite
100g de cacau cru em pó (ou do normal)
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Pique finamente o chocolate e reserve.
Leve ao lume um tacho com a manteiga, a farinha de amêndoas, o açúcar o leite e a água e deixe derreter a manteiga e aquecer a mistura. Retire do lume e acrescente o chocolate picado e o cacau em pó e deixe derreter misturando bem.
Numa taça coloque a farinha e o fermento e misture. Junte depois a mistura de açúcar e chocolate e envolva bem até obter uma massa homogénea.
Coloque numa forma previamente untada e polvilhada e leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos, ou até o bolo estar cozinhado.
Retire do lume e deixe arrefecer 5 minutos antes de desenformar e deixar o bolo arrefecer completamente sobre uma grelha.

Bom Apetite!

Couscous Com Frango e Azeitonas


Mais uma receita a pensar nos almoços rápidos da semana e mesmo em quem tem de pensar em soluções rápidas para marmitas. Os couscous são muito versáteis. Gosto muito, mas os meus filhos não acham grande graça à textura, e acabo sempre a usar apenas para eu e o Miguel comermos. O que acabei por fazer foi saltear o frango para todos. Os miúdos comeram com arroz branco que tinha sobrado de outra refeição, e para nós fiz esta espécie de salada onde envolvi os couscous e azeitonas. Se tivesse, tinha ficado delicioso com uns espinafres frescos misturados!
Fica a ideia.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de couscous
1 chávena de caldo de legumes ou de frango caseiro
sal e pimenta q.b.
200g de peito de frango
azeite q.b.
gengibre fresco q.b.
1 dente de alho
10 azeitonas verdes recheadas
cebolinho q.b.
sumo de limão

Preparação:

Corte o peito de frango em cubos pequenos e tempere com sal, pimenta e um pouco de sumo de limão. Deixe marinar um pouco.
Pique o dente de alho finamente e o gengibre fresco, e leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite, Junte o alho e o gengibre e os cubos de frango escorridos da marinada. Deixe saltear até que o frango fique dourado.
Entretanto prepare os couscous. Coloque-os numa tigela e cubra com o caldo de legumes ou frango a ferver. Tape e deixe hidratar uns cinco minutos. Destape ao fim desse tempo, junte um fio de azeite e solte os couscous com um garfo. Junte depois o frango salteado, o cebolinho picado e as azeitonas também cortadas em pedaços.
Envolva bem e sirva com uma salda verde.

Bom Apetite!

Bolo Salgado de Tomate Seco, Queijo Feta e Cebolinho


Andava há muito tempo com a ideia de um bolo salgado de feta e cebolinho, e os nossos jantares de tapas dos sábados e domingos são sempre a altura ideal para estes bolos salgados, que são também perfeitos para piqueniques, brunch e até para festas de aniversário.
Acabei também por juntar tomate seco que tinha aqui em casa há algum tempo, e que combinou muito bem com tudo o resto, mas acho que se acaba por notar menos o sabor do feta, porque o tomate se sobrepõe. Mesmo assim, ficou um bolo muito saboroso, e uma sugestão diferente para os dias de sol e eventuais piqueniques que se avizinham.

Ingredientes:

100g de queijo feta
80g de tomate seco em óleo vegetal previamente escorrido
80ml de óleo vegetal ou azeite
200g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de cebolinho frescos picado
2 ovos
2 colheres de sopa de linhaça moída + 2 colheres de sopa de água
100ml de leite

Preparação:

Numa taça pequena misture a linhaça moída e água e deixe repousar uns minutos.
Numa taça junte a farinha, o fermento, os ovos, a mistura de linhaça, o óleo vegetal, o leite e misture bem. Junte depois o tomate seco triturado com a varinha mágica ou bem picado, o cebolinho e o feta esfarelado. Envolva bem.
Unte e polvilhe uma forma não muito grande e coloque a mistura. Leve ao forno previamente  aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos até o bolo estar cozinhado.
Retire do forno, deixe repousar 5 minutos e desenforme deixando arrefecer sobre uma grelha. Sirva morno ou frio, num lanche ajantarado ou piquenique.

Bom Apetite!

Pernas de Coelho Assadas com Molho de Coentros, Batata e Espargos


Mais uma vez o desafio de criar uma receita com carne de coelho, ao abrigo da campanha europeia para incentivar o seu consumo, numa parceria com a ASPOC.
Aqui em casa gostamos muito de coelho, um sabor delicado e uma carne magra tão versátil como o frango. Principalmente agora, que se torna fácil de encontrar já embaladas diferentes cortes sem ossos, como os lombinhos de coelho ou as pernas desossadas. No entanto esta receita que hoje vos trago, pode ser preparado com qualquer corte da vossa preferência, ou mesmo apenas com o coelho partido em pedaços,
Espero que gostem. Por aqui, o meu filho do meio, disse que a carne estava deliciosa!

Ingredientes para 4 pessoas:

8 pernas de coelho (estas sem osso)
sal e pimenta q.b.
4 dentes de alho
1 colher de sobremesa de colorau em pó
azeite q.b.
100ml de vinho branco
 20 batatinhas novas
1 molho de espargos
1 pernada de alecrim fresco
azeite q.b.

Molho de coentros:
1 molho do coentros frescos
125ml de azeite
4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
sal q.b.


Preparação:

Comece por preparar o coelho. Coloque as pernas num tabuleiro e tempere-as com sal, pimenta, dois dentes de alho bem picados e o colorau. Regue com um fio de azeite e o vinho branco e tape bem o tabuleiro com papel de alumínio.
Leve ao forno aquecido a 180ºC durante cerca de 1h20. Retire depois o papel de alumínio e deixe as perfilhas tostarem um pouco.
Entretanto lave bem as batatinhas e corte-as ao meio. Prepare os espargos e corte-os em pedaços. Coloque as batatas e os espargos num outro tabuleiro e tempere com sal, azeite, o alecrim fresco  e os dentes de alho laminados, Leve também ao forno - 180ºC durante uns 45minutos -  de modo a que as batatas fiquem douradas.
Prepare o molho de coentros picando-os finamente. Misture depois o azeite e o vinagre e tempere com um pouco de sal.
Disponha depois o coelho numa travessa e por cima regue com o molho de coentros. Sirva com as batatinhas assadas com os espargos.

Bom Apetite!

*Post escrito numa parceria com a ASPOC

Lasanha de Peru com Espinafres e Alho Francês



Nada melhor do que conseguirmos planear e preparar refeições a pensar logo na refeição seguinte. Uma das coisas que faço habitualmente, e na maioria das vezes que uso a minha slowcooker (panela de cozedura lenta) é exatamente essa. Fazer uma maior quantidade, e depois congelar ou guardar no frigorífico uma parte para fazer uma outra refeição noutra altura.  E quem diz a slowcooker diz o forno, ou até a panela.
Desta vez tinha feito perna de peru na slowcooker. Naquele dia comemos com batata doce assada e salada verde, e sobrou para outra refeição.
E a outra refeição foi esta lasanha que vos trago hoje.
Esta é mais uma dica de meal prep e de preparação de alimentos. Aproveitem para preparar algumas coisas em “duplicado”. Gastam a mesma energia e o mesmo tempo, e ganham depois uma refeição a mais, quase sem trabalho adicional. Claro que podiam simplesmente aquecer a carne, e fazer acompanhamentos como legumes assados ou u arroz ou massa. Mas recriarem uma nova refeição a partir do que já tÊm cozinhado, não vos dá a sensação de estarem a repetir a mesma refeição e é pessoalmente, a minha opção preferida.

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de carne de peru assada e desfiada, limpa de pele e ossos
1 alho francês grande
150g de espinafres frescos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
cerca de 10 folhas de lasanha seca ou equivalente em fresca
500ml de molho bechamel caseiro ( há receita aqui no blogue, podem sempre usar de compra se preferirem)
150g de queijo ralado

Preparação:

Leve ao lume um pouco de azeite e junte o alho francês previamente cortado em rodelas e bem lavado. Deixe murchar um pouco e junte os espinafres frescos, temperando com sal e pimenta a gosto. Quando estiverem cozinhados, junte a carne desfiado e envolva bem. Retifique os temperos.
No fundo de um tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque um pouco de molho bechamel e por cima deste um pouco da mistura de carne e legumes. Cubra com as placas de lasanha, e coloque mais mistura de carne e legumes, um pouco de molho bechamel e um pouco de queijo ralado. Mas uma camada de massa, outra de carne, molho e queijo, e repita até esgotar os ingredientes  (cerca de 2 ou 3 camados) acabando com uma camada de massa. Coloque o restante molho por cima da massa e polvilhe com o resto do queijo ralado.
Tape bem o tabuleiro com papel de alumínio, de modo a que o vapor não sai ao cozinhar, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante uns 40 minutos ou até a massa estar cozinhada. Retire o papel de alumínio e deixe tostar uns minutos.
Sirva acompanhado com uma salada.

Bom Apetite!

Massa com Molho de Bacon, Tomate e Queijo Creme


Apesar do planeamento que faço semanalmente das nossas refeições, deixo sempre uma ou duas refeições em aberto, seja para aproveitar sobras, seja porque nesta altura de desconfinamento, nem sempre sei quando o Miguel vem ou não almoçar. 
Nesta semana houve assim um dia. Sabia que tinha coisas suficientes para desenrascar um almoço para todos e não me preocupei muito.
Perto da hora de almoço, já depois de ter estado a ajudar os miúdos com as coisas da escola, lá fui eu para a cozinha. Estava só mesmo a pensar cozer uma massa para acompanhar com carne que tinha assado para o jantar - mas que ia aproveitar também para o almoço - quando abri o frigorífico e me reparei numa lata de tomate pelado aberta, em meia embalagem de queijo creme e um pacote de cubinhos de bacon. Imediatamente soube o que fazer e 15 minutos depois estava o almoço na mesa.

Ingredientes para 4 pessoas:

350g de massa curta
200g de tomate pelado triturado (ou 2 tomates bem maduros)
1 cebola
200g de cubinhos de bacon
175g de queijo creme
sal e pimenta q.b.
órgãos q.b.


Preparação:

Coza a massa em água abundante temperada de sal.
Entretanto leve ao lume uma frigideira e deixe aquecer. Sem juntar gordura acrescente o bacon, e deixe fritar até ficar corante e libertar a sua gordura. Junte depois a cebola picada ao bacon e deixe cozinhar um ou dois minutos. Acrescente o tomate e tempere com um pouco de sal, pimenta e os órgãos. Deixe ferver 5 minutos. Junte depois o queijo creme e deixe envolver bem no molho.
Escorra a massa e coloque-a de novo na panela. Junte o molho preparado, envolva bem e sirva de imediato.
Acompanhe com uma salada.

Bom Apetite!

Risoto de Chouriço com Cogumelos


Há mesmo muito tempo que não fazia um risoto. A ideia original era fazer um risoto de cogumelos no forno, mas acabou por ser no tacho e a juntar chouriço que tinha sobrado e outra receita.
Acabei a fazer risoto com arroz carolino nacional. Apesar de já haver arroz próprio para risoto nacional, o nosso arroz tradicional carolino, tem bastante goma, e faz um risoto muito satisfatório. Ultimamente tenho-os feito quase sempre assim, e fica muito bom.
Aqui em casa só os miúdos não aprovaram totalmente, porque não são os maiores fãs de cogumelos, e acabei a tirar cogumelos dos pratos deles…. Mas de resto, gostaram muito e aprovaram!!!

Ingredientes:

300g de arroz (eu usei carolino nacional que também faz um belo risoto!)
100g de chouriço aos cubinhos
1 cebola pequena
200g de cogumelos laminados
250ml de vinho branco
550ml de caldo de carne caseiro 
sal e pimenta q.b.
50g de queijo da ilha ralado
30g de manteiga
azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola finamente e leve-a num tacho ao lume com um pouco de azeite. Junte depois os cogumelos laminados, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe-os cozinhar uns cinco minutos. Retire e reserve.
No mesmo tacho coloque o chouriço e deixe saltear de modo a que liberte um pouco da gordura. Junte depois o arroz e envolva bem na gordura do chouriço. Acrescente depois o vinho branco e, em lume brando, vá mexendo até o vinho evaporar. Junte depois o caldo de carne, aos poucos e poucos, sempre a mexer o arroz, e em lume brando até o arroz estar cozinhado e cremoso. Acrescente agora os cogumelos reservados, a manteiga e o queijo e envolva bem.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

Entremeada Assada com Molho de Groselhas e Vinho Tinto


Num destes dias, num zapping pelos canais de televisão, apanhei a Rachel Khoo, a fazer uma entremeada com groselhas. Para mim, foi quase um sinal, porque tinha entremeada para assar e umas groselhas congeladas desde o Natal, e portanto, a partir da receita dela, acabei a fazer a minha versão de entremeada. Juntei vinho tinto, apesar de na receita que apresentou a Rachel ter usado um vinho licoroso, e adaptei depois um pouco os acompanhamentos. Mas foi um delicioso almoço de domingo, e variei na forma mais habitual e convencional de fazer a minha entremeada assada.
Ingredientes para 4 pessoas:

1,5kg de entremeada para assar (peça inteira, com uns golpes no curato, que peço sempre no talho para fazerem!)
200g de groselhas
200ml de vinho tinto
sal e pimenta q.b.
1 cebola
4 colheres de sopa de mel

Preparação:

Comece por preparar a marinada. Junte as groselhas, o vinho tinto, o sal e a pimenta e o mel e envolva bem a entremeada nesta marinada. Coloque tudo num saco de congelação, carne e marinada, e deixe 12 a 24h, no frigorífico.
Ao fim desse tempo, descasque uma cebola e corte-as em meias luas, colocando-as no fundo de uma tabuleiro. Sobre a cebola coloque a carne, tempere-a com um pouco mais de sal e regue com a marinada.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 2 horas. Ao fim desse tempo, aumente a temperatura para 220ºC e deixe tostar a pele durante uns 10 a 15 minutos - vá vigiando.
Retire a carne e deixe repousar um pouco antes de cortar.
Sirva com uma salada fresca - eu servir com salada de cenoura e maçã ralada com passas e nozes, e uma salada de folhas verdes e molho de iogurte, bem como de um pouco dos sucos caramelizados de assar a carne.

Bom Apetite!

Pães de Cachorro


Os meus filhos, influenciados por aquilo que vão vendo na televisão andavam a pedir “cachorros quentes” há já algum tempo. Raramente compro e comemos salsichas, mas acho que a máxima “nem sempre, nem nunca” é uma regra sensata e deve ser aplicada em quase todos os aspetos da nossa vida.
Posto isto, já que não faço as salsichas (já estive mais longe), fiz o pão dos cachorros. E realmente ficaram deliciosos! E fazem toda a diferença. Ficaram fofos, ligeiramente adocicados, e realmente elevaram os nossos cachorros a outro nível. Não são muito trabalhosos, é só preciso disponibilidade!
A receita é do Joshua Weissman, e é infalível. Se quiserem perceber melhor as voltas para fazerem o pão, ou tiverem dúvidas na explicação, aconselho a ver o video dele do Youtube, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=TQNizn8eCbc



Ingredientes para 10 pães:

120ml de leite morno (usei bebida vegetal de aveia e também funcionou)
120ml de água morna
9g de levedura seca
525g de farinha
15g de açúcar
7g de sal
1 ovo
1 gema
35g de manteiga

Preparação:

Numa taça coloque o leite morno e a água e junte a levedura seca. Misture muito bem e deixe repousar alguns minutos.
Entretanto numa taça coloque a farinha, o açúcar, e o sal e misture bem. Pode depois usar uma batedeira com o gancho de massas, o robot de cozinha, ou amassar à mão. Junte a mistura de fermento à farinha, assim como o ovo inteiro e  gema,  e amasse até formar uma massa homogénea e lisa que de desprenda das paredes da taça. (Eu usei a bimby, e amassei 5 minutos na velocidade espiga). Ao fim desse tempo junte a manteiga e amassa até estar tudo incorporado, mas uns 2 minutos.
Forme uma bola com a massa e coloque numa taça. Tape com película aderente e deixe levedar cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.
Ao fim desse tempo, vire a massa numa superfície enfarinhada e  forme 10 bolas do mesmo tamanho. Tape-as com um pano e deixe repousar 10 minutos. Forme depois cada bola num cilindro, com cerca de 12 cm de comprimento, e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, ligeiramente afastados, porque o objectivo é que se toquem depois de voltarem a levedar. Tape o tabuleiro e deixe levedar mais 45 minutos até voltarem a crescer.
Pincele-os depois com ovo batido com um pouco de água, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, ou até ficarem dourados.
Assim que saírem do forno, pincele-os com um pouco de manteiga derretida e deixe arrefecer antes de usar.
Forme depois o cachorro a seu gosto, usando os seus toppings favoritos. 
Poderá congelar os pãezinhos que sobrarem para usar noutra ocasião!

Bom Apetite!

Bifinhos de Frango Gratinados com Espinafres e Molho de Tomate


Entramos em mais uma semana desta época estranha em que vivemos, Aqui por casa os dias continuam todos iguais e exigentes. Escola, casa, trabalho. As manhãs são reservadas a ser educadora e professora, nos intervalos tento ir trabalhando. Depois há que tratar do almoço. À tarde é tempo de brincadeira livre e pelo meio há o meu trabalho e as coisas de casa… Nada é ideal, mas as coisas vão se fazendo. Há dias péssimos e dias bons e dias assim - assim. 
Igual, igual só mesmo as refeições que vão saindo da cozinha.
Partilho aqui uma receita bem rápida e ideal para quem já nem sabe o que fazer e não tem para onde se virar!

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de bifinhos de frango finos
250g de espinafres frescos
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
azeite q.b.
50ml de natas
100g de queijo ralado (pode usar mozarella, flamengo, parmesão, queijo da ilha… o que preferirem!)
8 colheres de sopa de molho de tomate caseiro pronto a usar (ou de compra)

Preparação:

Tempere os bifinhos com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e dos dentes de alho laminados, Deixe aquecer e junte os espinafres deixando-os saltear até murcharem. Tempere com um pouco de sal.
No fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno coloque os espinafres. Por cima destes disponha os bifinhos de frango escorridos da marinada e  cubra-os com o olho de tomate pronto. Por cima polvilhe com o queijo ralado e verta as natas.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 25 minutos, até os bifinhos estarem gratinados. 
Sirva com arroz branco e uma salada verde.

Bom Apetite!

Bavaroise de Cerejas


O ano passado celebrámos também em casa o dia da mãe. Convidei a minha mãe, sogra e cunhados para almoçar e fizemos uma “festa”. Sabem, nunca me arrependo de todas as vezes que tenho a casa cheia, que convido toda a gente, que tenho “trabalho”. De todas as festas, jantares, almoços, churrascos que fazemos. Nunca me arrependo. Sempre disse que temos de aproveitar as pessoas e as ocasiões, e que nunca se sabe o dia de amanhã…
Sabem, esta pandemia só me veio dar razão. Agora, que tantos de nós não se juntam com os amigos e com a família para o bem de todos, agora que tantas pessoas sentem falta de abraços e convívio e partilha, pergunto-me apenas porque não aproveitaram quando podiam.. porque não fizeram festas mais vezes, porque não convidaram amigos e família mais vezes, porque não saíram da zona de conforto mais vezes, e se cansaram, e tiveram trabalho. Agora são capazes de dar valor a esses momentos, e de dizerem que vão aproveitar mais. Mas sabem, eu não acredito muito. Tenho quase a certeza que quando esta “novidade” passar, quando conseguirmos voltar à antiga normalidade, que tudo cairá no esquecimento…. Que muita desta empatia que sentimos agora, desta bondade, deste sentimento de respeito para com tantos profissionais, desta necessidade de abraço e partilha e conforto, do fazer o pão em casa, acabará tudo por cair novamente no esquecimento dos dias preenchidos e a correr….
Mas claro, posso estar enganada… só o tempo saberá dizer o que virá!
Para já partilho a sobremesa do dia da mãe deste ano. Que fiz para nós. Para comemorarmos da forma possível este dia da mãe.

Ingredientes:

300g de cerejas (usei congeladas, mas podem usar frescas, e outra fruta como morangos, framboesas, mirtilos, mistura de frutos vermelhos….)
6 folhas de gelatina
1 lata de leite condensado
4 gemas
200ml de natas frescas (ou natas de longa duração bem frias)

Preparação:

Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Reserve.
Leve depois ao lume o leite condensado com as gemas, misture bem e deixe engrossar um pouco. Junte depois as folhas de gelatina escorridas (como a mistura está quente não precisa de dissolver previamente) e mexa bem.
Junte depois as cerejas ou os outros frutos vermelhos e triture tudo com a varinha mágica até ficar uma mistura homogénea.
Bata depois as natas e envolva-as suavemente no preparado.
Coloque a mistura numa forma própria, e leve ao frigorífico durante pelos menos 6 horas, de preferência de um dia para o outro até solidificar bem
Desenforme depois cuidadosamente, colocando durante uns segundos a forma em água quente, e decore a gosto.

Sirva de imediato!

Imprimir