Bolo de Banana com Farinha de Arroz


O tradicional mês das férias está mesmo a chegar ao fim. E o mês dos recomeços a chegar ao virar do fim de semana.
O Jardim de Infancia do António já começa segunda feira e  parece impossível que o meu filho mais velho vá entrar no primeiro ano daqui a mais uns dias (e eu que ainda nem dos livros fui tratar!)
Setembro vai começar e vamos mesmo de entrar nas rotinas. Eu e eles. Vamos deixar de ter as manhãs vagarosas e o nosso tempo vai passar a ser controlado para chegar a todo o lado às horas que devemos! E vamos ter de criar as novas rotinas com a entrada do Zé Maria na nova escola. Ainda não sei bem como isso vai acontecer. Apesar de este ritmo de estar em casa com 3 crianças não ser de todo fácil - também ainda não sei como vão ser estes primeiros tempo de Setembro. No final sei que vai correr tudo bem! Ansiosa que Setembro chegue, mas ao mesmo tempo com uma pontinha de nostalgia porque um dos meu rapazinhos já não é um bebé, e agora a vida dele vai mudar tanto, e eu espero que ele seja capaz de se adaptar bem e não se atrapalhe muito com estas novas responsabilidades...
E aqui entramos também aos poucos nas nossas rotinas habituais. Fizemos pão caseiro, iogurtes e esta semana a nossa meal prep foi quase no nosso regime normal.
E hoje, sexta feira, há bolo!

Ingredientes:

125g de manteiga
100g de açúcar amarelo
2 ovos
3 bananas esmagadas (usei bananas da madeira, portanto não muito grandes)
175g de farinha de arroz
50g de amido de milho (maisena)
1 colher de chá es canela
2 colheres de chá de fermento em pó

Preparação:

Numa batedeira ou robot de cozinha amasse a manteiga com o açúcar amarelo até obter uma mistura cremosa, Junte depois os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Junte depois as bananas esmagadas com um garfo e misture mais um pouco para incorporar.
Acrescente a farinha de arroz, o amido a canela e o fermento e misture um pouco mais até tudo estar incorporado.
Unte uma forma de bolo inglês (com cerca de 500ml de capacidade) e verta a mistura do bolo. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1hora, até o bolo estar cozinhado.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!

Lombinhos de Coelho na Frigideira com Tomilho


Antes de ir de férias o mote foi dar volta ao que havia no congelador e frigorifico para evitar desperdícios. Consegui deixar a minha arca congeladora vazia, descongelada e limpa. E ficaram apenas algumas coisas nas gavetas do combinado - além de um frigorífico efetivamente vazio.
Nos primeiros dias em casa, ainda haviam algumas coisas para refeições, e estes lombinhos lá estavam à minha espera. E assim, com tomilho e pouco mais lá saiu um almoço de pós férias delicioso.

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de lombinhos de coelho (vendem-se por exemplo no continente)
1 colher de sopa de tomilho seco
1 colher de chá de alho em pó
sal e pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
vinho branco q.b.
azeite q.b.
3 dentes de alho

Preparação:

Tempere os lombinhos de coelho com sal, pimenta, alho em pó, o tomilho, sumo de limão e o vinho branco e deixe a marinar de um dia para o outro ou algumas horas.
Aqueça depois uma frigideira anti aderente com 2 ou 3 colheres de sopa de azeite e junte os dentes de alho laminados. Junte os lombinhos de coelho escorridos da marinada e deixe cozinhar até ficarem dourados, cerca de 15 minutos. Junte depois a marinada, eixe ferver até reduzir e desligue.
Sirva os lombinhos de coelho com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!

Panquecas no Forno de Maçã (sem Açúcar)


As receitas têm esta capacidade de ir passando de pessoa para pessoa e de se tornarem também de quem as faz muitas vezes. Para alguém uma receita pode ser da avó, mas quando a passam a uma amiga, ela deixa de ser a receita da avó, e passa a ser a receita da amiga....
É um bocado o que se passa com estas panquecas. Quem me deu esta receita foi a Marta, porque a Marta não gosta das receitas das panquecas sem açúcar que levam banana, porque a Marta não gosta de banana. E descobriu esta receita no instagram da PT Sara Rocha (https://www.instagram.com/sararochapt/) há já muito tempo, e passaram a ser as panquecas preferidas dela.
Conversa puxa conversa, e eu fiquei curiosa com as panquecas. A Marta lá me deu a receita. E para mim, a receita deixa de ser da Sara e passa a ser da Marta.
Testamos cá em casa e foram aprovadas por mim e pelos miúdos.
Uma alternativa sem açúcar (e sem glúten) para quem quer variar das panquecas de banana ou simplesmente não gosta de banana!

Ingredientes para 4 panquecas grandes:

100g de polvilho doce (eu usei azedo e ficou bem)
100g de coco ralado
200ml de bebida vegetal de coco (eu usei de arroz)
4 ovos
2 maçãs
canela em pó q.b.

Preparação:

No copo da varinha mágica juntar os ovos com o polvilho, o coco e a bebida vegetal e triturar até tudo estar misturado.
Verter a mistura para 4 formas redondas médias untadas com manteiga ou azeite (ou 6 mais pequenas - eu usei tarteiras de louça) e por cima cobrir com a maçã cortada em fatias finas. Polvilhar com canela.
Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.
Comer ainda mornas ou preparar de véspera e aquecer um pouco antes de servir no dia seguinte.


Bom Apetite!

Esparguete com Almôndegas Estufadas num Tacho Só


Estes primeiros dias em casa depois do regresso de férias, nem sempre são fáceis. Este ano planeamos tudo de forma diferente, por nós e por eles. Uns dias na nossa praia de sempre, com os avós (de um lado e de outro) e depois uns dias só nós os cinco com piscina. Por vários motivos. Porque também precisamos de uns dias de férias só os cinco. Porque notamos que os miúdos nos outros anos se fartavam de praia - e porque o Zé Maria na realidade não gosta de praia - e porque precisava de uns dias sem fazer mesmo nada, nem camas, nem cozinhar, nem levantar mesa, nem lavar a loiça, nem ir às compras.... Decidimos também que queríamos estar em casa no fim de semana antes de o Miguel regressar ao trabalho para nos organizarmos, até porque eu ainda tenho uma semana pela frente com os 3 em casa, pois a escola do António começa apenas dia 2 de Setembro e a do Zé Maria só lá para 12 de Setembro.
Portanto chegamos a casa numa sexta feira à tarde. Houve tempo de arrumar as coisas e ir comprar alguns frescos, fruta, legumes iogurtes - não tinha nem uma peça de fruta em casa! O jantar de sexta feira foi frango de churrasco, que comprei na volta das compras, porque ainda estava naquela registo de férias, e apesar de ter algumas coisas congeladas, não estava ainda nesse registo....
E depois, no resto do fim de semana, entre o salmão que tinha congelado, e a jantarada com os amigos, domingo, que amanheceu enevoado e se manteve quase todo o dia assim teve direito a comida de conforto. Almôndegas que eu tinha preparado e congelado em cru, e esparguete, com molho de tomate e numa versão que é a minha preferida. Ou seja a massa fica a estufar juntamente com o molho de tomate e as almôndegas. E fica delicioso, e nada a ver com a massa cozida à parte.
Esta é, sem dúvida a minha receita preferida de esparguete com almôndegas. Espero que também gostem.

Ingredientes para 4 pessoas:

Para as almôndegas
400g de carne de vaca picada
1 gema
1/2 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de oregãos secos
sal e pimenta q.b.

1 lata de tomate pelado
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.

300g de esparguete
folhas de manjericão fresco ou manjerico

Preparação:

Comece por preparar as almôndegas. Coloque a carne picada numa taça e tempere com sal, pimenta, o alho em pó e os oregãos. Junte a gema de ovo e amasse muito bem até que a carne se despegue das paredes da taça. Forme bolinhas não muito grandes. (Neste ponto, eu costumo congelar as almôndegas. Normalmente faço mais quantidade do que a indicada nesta receita, e assim tenho sempre almôndegas congeladas e prontas a utilizar. Congelo e cozinho diretamente sem descongelar!)
Pique a cebola e os dentes de alho e reserve.
Leve depois uma caçarola ou tacho grande ao lume. Junte um fio de azeite e deixe aquecer bem. Junte as almôndegas e deixe-as cozinhar até que comecem a ganhar cor. Acrescente depois a cebola e os dentes de alho picados, e a folha de louro e envolva bem para refogar e ganhar cor. Junte depois o tomate pelado (ou tomate bem madurinho) cortado em pedaços e envolva bem deixando cozinhar cerca de 5 minutos. Junte depois cerca de 500ml de água e retifique de sal e pimenta. Deixe levantar fervura e junte o esparguete, envolvendo bem. Deixe cozinhar em lume brando até o esparguete estar cozido.
Sirva polvilhado com folhas de menjericão ou manjerico.


Bom Apetite! 

Lombinhos de Salmão com Laranja e Coentros


Chegar a casa depois de uns dias de férias e retomar rotinas. Fazer muitas máquina de roupa. Lavar, estender, secar, separar, dobrar....uma tarefa sem fim. Fazer compras porque não havia nada cá em casa e retomar a rotina e os hábitos de sempre, que são sempre quebrados quando estamos de férias. Porque é mesmo disso que as férias são feitas: de fugir à rotina, fazer coisas diferentes, não ter horários e tentar descontrair e relaxar....
Depois das compras, e porque o frigorífico estava mesmo vazio, lá vieram uns lombinhos de salmão para uma refeição mais ligeira, depois de uns dias no alentejo onde a moderação não foi palavra de ordem!
O que é certo, é que os lombinhos de salmão com laranja são muito simples de preparar e enquadram-se perfeitamente na rotina do pós férias e das refeição rápidas e saborosas.
Aqui em casa todos gostaram muito! Certamente a repetir.

Ingredientes para 4 pessoas:

4 lombinhos de salmão (usei dos congelados - comprem de preferencia selvagem ou de aquicultura sustentável)
2 laranjas pequenas e sumarentas
1 molhinho de coentros frescos q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Tempere os lombinhos de salmão com sal e pimenta.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Coloque os lombinhos de salmão na frigideira e deixe cozinhar cerca de 6 minutos até que fiquem bem dourados. Vire e deixe cozinhar mais 2 minutos do outro lado (não deixe o salmão cozinhar muito tempo ou ficará seco! Deverá ainda estar húmido no centro).
Assim que virar o salmão junte o sumo de 1 laranja sobre os lombos de salmão e polvilhe com os coentros.
Coloque depois os lombos no prato de servir e decore com a outra laranja cortada em pedaços. Polvilhe com um pouco mais de coentros picados.
Acompanhe com uma salada verde e umas batatinhas salteadas.


Bom Apetite!

“Donuts” de Batata Doce com Cobertura de Chocolate


Miúdos em casa é sinónimo de aproveitar o tempo com eles e de fazer algumas atividades!
Uma das preferidas é sem dúvida fazer bolos com a mãe, mas principalmente poder rapar a taça de fazer os bolos a seguir.... Estão sempre a perguntar quando podem rapar...
Desta vez, estivemos a fazer uma espécie de donuts no forno. E na massa usamos batata doce cozida que tinha sobrado de outra preparação. Ficaram realmente muito saborosos! E vistosos!

Ingredientes para 6 donuts pequenos (ou queques se não tiverem destas formas):
(chávena usada com 250ml de capacidade)

1 chávena de batata doce roxa cozida
1ovo
1/2 chávena de farinha
1/2 chávena de farinha de aveia
1/2 chávena de açúcar amarelo
1/3 chávena de azeite
1 colher de chá de fermento em pó

100g de chocolate 70% cacau
1 colher de chá de óleo de coco
pétalas de rosas secas para decorar

Preparação:

No robot de cozinha, liquidificadora ou copo da varinha mágica coloque a batata doce partida em pequenos pedaços, o ovo, as farinhas, o açúcar, o azeite e o fermento e triture tudo até obter uma massa lisa e uniforme.
Cuidadosamente divida a massa por forminhas  próprias (eu usei uma forma de argolas!) previamente untadas e polvilhadas. Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até os bolinhos estarem cozinhados.
Retire, desenforme e deixe arrefecer sobre um grelha.
Depoisd e os bolinhos estarem completamente frios, derreta o chocolate com o óleo de coco (ou manteiga) durante 90 segundos no microondas, parando a cada 30 segundos para mexer.
Cubra os “donuts” com o chocolate e coloque sobre papel vegetal. Decore a gosto, e leve ao frigorífico até o chocolate solidificar completamente.


Bom Apetite!

Salada de Batata com Picadinho de Tomate e Abacate e Queijo Creme


E como as saladas são as receita do verão, nada melhor do que uma versão de salada de batata que tanto pode ser, por si só uma refeição, como é um excelente acompanhamento tudo em um, para churrasco de carne.
Uma forma diferente de acompanhar febras, costeletas e entrecosto, e uma forma muito diferente de comer batatas cozidas.
Esta salada fica deliciosa comida à temperatura ambiente, por isso também é optima para levar para piqueniques.
Espero que gostem!

Ingredientes para 6 a 8 pessoas:

1kg de batatinhas novas com casca
1 abacate
4 tomates não muito grandes
coentros frescos q.b.
sumo de limão ou lima q.b.
1/2 cebola pequena
1 embalagem de queijo creme
sal e pimenta q.b.
piri-piri q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Lave bem as batatas, corte-as ao meio e coza-as em água temperada de sal.
Entretanto corte o tomate em cubinhos pequenos, assim como o abacate. Pique a cebola não muito fina e pique também os coentros.
Numa taça., coloque o tomate e o abacate em cubos. Junte a cebola e os coentros e envolva. Tempere com sal, pimenta, sumo de lima ou limão e piri-piri ou malagueta a gosto.
Escorra as batatas e deixe-as arrefecer um pouco. Envolva-as depois com a mistura de tomate a abacate . Sirva com queijo creme e polvilhadas com um pouco mais de coentros.


Bom Apetite!

Salada de Massa de Grão de Bico, Atum e Sementes


As saladas de massa são uma verdadeira comida de férias!
Rápidas de preparar e sempre versáteis e variadas. Desta vez decidi-me a experimentar massa feita com farinha de grão de bico, e cá em casa todos gostaram.  Juntei-lhe mais umas coisas que havia em casa e em pouco menos de 15 minutos estava o jantar na mesa. Como diz o outro, “pode ser fast, mas tem de ser food!”

Ingredientes para 2 pessoas:

4 mãos cheias de mistura de folhas verdes para salada
1 tomate coração de boi
125g de massa de grão de bico (ou outra à escolha)
1 lata de filetes de atum em azeite
1 embalagem de mini-bolas de mozarella
1 ovo
4 colheres de sopa de mistura de sementes para saladas (girassol, abóbora e sésamo)
azeite q.b.
sal q.b

Preparação:

Leve um tacho ao lume com água e sal. Junte o ovo para cozer. Quando a água levantar fervura junte a massa e deixe cozinhar até ficar al dente. Retire, escorra a massa e deixe arrefecer o ovo em água fria, descascando-o de seguida.
Entretanto numa saladeira coloque as folhas verdes, o tomate coração de boi cortado em cubinhos e as bolas de mozarella. Acrescente depois a massa já cozida, o atum já escorrido e as mini mozarella. Envolva bem e polvilhe com as sementes e regue com um fio de azeite. Por cima disponha o ovo cortado em quartos,
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

Chutney de Pimentos


Ainda da saga de acabar o que tínhamos lá por casa.... Tinham-me dado pimentos. Eu ia fazer uns rolinhos de carne com crepes de folha de arroz, e precisava de um molho à altura. Como tinha imensos pimentos a ideia foi fazer uma espécie de compota de pimentos, e não é que ficou provada? Doce, acida e picante. Perfeita para acompanhar estes rolinhos. E uma boa e diferente maneira de aproveitar pimentos!
Espero que gostem. Aqui fez sucesso.

Ingredientes para 1 frasco

500g de pimentos (usei verdes)
1 malagueta fresca ou seca
250g de açúcar amarelo
200ml de vinagre de vinho tinto
2 colheres de sopa de azeite
sal q.b.

Preparação:

Retire os pés aos pimentos e corte-os em tirinhas finas. Leve uma frigideira larga ao lume com o azeite e junte os pimentos. Deixe cozinhar em lume brando até os pimentos estarem macios, cerca de 15 a 20 minutos.
Ao fim desse tempo junte o açúcar, um pouco de sal, a malagueta cortada em pedacinhos pequenos e o vinagre e envolva bem. Deixe cozinhar cerca de 30 minutos em lume brando até o chutney ter uma consistência xaroposa.
Sirva com queijos,  crepes fritos, carne assada...


Bom Apetite!

Crepes de Arroz com Carne Picada no Forno


Nas vésperas de ir de férias a história é sempre a mesma. Uma tentativa de acabar com tudo o que tenho cá em casa, no frigorífico e também na arca e até coisas abertas na despensa, de modo a rentabilizar ao máximo tudo o que já tenho.
Este ano o desafio foi ainda maior porque decidi descongelar  e limpar a minha arca congeladora, portanto andamos a tentar escoar o máximo de coisas que tínhamos em  casa. A tarefa foi cumprida, porque a arca está vazia e limpinha, pronta a receber-nos quando viermos de férias.
E assim aproveitei para gastar um pedaço de carne de vaca do meu cabaz de carne marinhoa, e que piquei em casa, e as folhas de crepe de arroz que já estavam abertas na despensa. E ficou realmente um petisco delicioso!

Ingredientes para 10 rolinhos:

250g de carne de vaca picada
1 cebola pequena
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de oregãos q.b.
10 crepes de folha de arroz
salsa picada q.b.

Chutney de pimentos ou molho agridoce para servir

Preparação:

Comece por preparar a carne. Pique finamente a cebola e leve-a ao lume um pouco de azeite deixando alourar, Junte depois a carne picada e envolva bem na cebola. Acrescente a folha de louro, o sal e pimenta a gosto, o alho, os oregãos, o colorau e os cominhos e envolva bem deixando refogar e apurar a carne. (Atenção que deve ficar sem molho) Retire e deixe arrefecer completamente.
De acordo com as instruções da embalagem demolhe os crepes de folha de arroz, um por um em água morna até que fiquem moles e maleàveis. Recheie com o preparado de carne e enrole-os cuidadosamente. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Repita até esgotar todos os ingredientes.
Pincele os crepes com um pouco de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC com ventilação, até que a massa fique crocante, cerca de 20 minutos.
Sirva polvilhados com salsa picada e acompanhe com chutney de pimentos ou molho agridoce.


Bom Apetite!

Bolo de Banana e Cacau


Há sempre bananas cá em casa. São a fruta que os miúdos gostam para misturar nas papas de aveia do pequeno almoço, para fazer panquecas, para acompanhar as waffles,  para os batidos favoritos, para comer com iogurte. São a fruta portátil, que coloco nas lancheiras quando vamos para qualquer lado e eu tenho “receio” que eles tenha fome e me peçam alguma coisa para comer.
São a fruta dos snacks e dos lanches e pequenos almoços comem-se muitas por semana, mas muito raramente como sobremesa depois do almoço ou jantar... Eu e o pai mal lhes tocamos, mas eu só sei que não as posso deixar faltar em casa ou há drama pela certa!
Em véspera de férias saiu este bolo de banana e cacau. Porque havia algumas muito maduras perfeitas para um bolo de banana e que dificilmente estariam em condições de sobreviver à viagem! Assim, vieram em forma de bolo!

Ingredientes:

125 g de manteiga à temperatura ambiente
150 g de açúcar amarelo
2 ovos
3 bananas maduras esmagadas (usei banana da madeira) + 1 para decorar
200g de farinha
50 g de cacau cru em pó
2 colheres de chá de fermento em pó 

Preparação:

Numa taça misture a manteiga com o acúcar até obter uma mistura cremosa. Junte depois os ovos misturando bem, e quando estiverem bem incorporados acrescente a banana esmagada, a farinha, o cacau e o fermento envolvendo tudo muito bem.
Coloque depois a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e forrada com papel vegetal.
Por cima da massa coloque a outra banana previamente cortada longitudinalmente e com a face cortada virada para cima e polvilhada com um pouco de açúcar.
Leve depois o bolo ao frono previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até estar cozinhado.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco sobre uma grelha antes de desenformar.


Bom Apetite!

Sonhos de Mozarella e Peito de Peru Forno a Lenha Primor


Mais um desafio da Primor! Desta vez utilizar o fiambre de peru em forno de lenha!
Nesta altura de férias, e de muitas refeições ao ar livre, seja na praia ou piqueniques no campo, lembrei-me logo de fazer uns sonhos. São pequeninos, e perfeitos para “finger food", o que os torna óptimos para partilhar em refeições fora de casa!
Muitas pessoas têm receio de preparar sonhos, por achar que são muito complicados, mas pelo contrário são muito simples de preparar e resultam numa entrada ou até refeição principal muito saborosa. Como prato principal sirva com um arroz de legumes ou salada russa, e assim tem uma verdadeira refeição de dias de férias!

Ingredientes:

1,5dl de água
50g de manteiga
1 casca de limão
sal e pimenta q.b.
100g de farinha
2 ovos grandes
1 bola de mozarella fresca
100 g de peito de peru  forno a lenha Primor picado
óleo para fritar

Preparação:

Leve ao lume a água com a manteiga, a casca de limão e o sal. Quando ferver, junte a farinha e mexa energicamente até formar uma bola. Retire do lume e continue a bater até arrefecer um pouco. Adicione os ovos, um a um, mexendo bem.
Junte o o queijo cortado em pedaços e o peito de peru forno a lenha Primor picado.. Tempere com pimenta e misture bem.
Frite-os ás colheradas em óleo quente e escorra em papel absorvente.


Bom Apetite!

*post escrito em parceria com a Primor Charcutaria

Bolo do Caco


Há tanto tempo para fazer bolo do caco em casa, que foi preciso apenas dar andamento a umas batatas doce roxas que estavam a ficar meias velhotas, e a necessidade de não as deixar estragar antes de ir de férias, que fez com que finalmente pusesse mãos à obra.
Preferencialmente devem fazer com batata doce amarela... mas eu tinha apenas da roxa e assim foi. O resultado foi um bolo do caco com esta cor linda!!!
A receita é muito simples de fazer e tive a ajuda da bimby no processo de amassar tudo. Amassei tudo durante 3 minutos na velocidade espiga, para quem tiver bimby e também queira assim tirar partido do seu robot de cozinha. E quem não tem amassa à mão, Dá mais um bocadinho de trabalho, mas é uma excelente maneira de ajudar a aliviar o stress.
Aqui fica a receita. São óptimos para hamburgueres e pregos, mas ainda quentes e com manteiga de alho são um verdadeiro petisco!!

Ingredientes para cerca de 10 pães pequenos:

400 gramas de batata doce (pesada depois de cozinhada)
1/2 saqueta de levedura seca (tipo fermipan)
400 gramas de farinha 
125 ml de água tépida
sal q.b.

Preparação:

Descasque a batata doce e corte-a em pequenos pedaços. Coza-a preferencialmente a vapor até que fique macia.
No robot de cozinha, ou com a ajuda da varinha mágica ou um esmagador manual, reduza a batata doce a puré. Reserve.
Numa taça (se estiver a usar o robot de cozinha coloque tudo no robot!) coloque a farinha, a levedura, o puré de batata, o sal e a água tépida. Misture bem com as mãos e amasse até obter uma massa homogénea. (Ou amasse com a ajuda do robot de cozinha!)
Se necessário adicione um pouco mais de água ou de farinha.
Coloque a massa num recipiente polvilhado com farinha, tape com película aderente ou com um pano e deixe levedar até duplicar o volume inicial.
Divida a massa em 10 pedaços iguais e forme bolas, polvilhando com farinha. Tape com um pano e deixe levedar mais 30 minutos.
Entretanto, aqueça bem uma ou duas frigideira anti-aderente e cozinhe os bolos de ambos lados, até ficarem dourados e cozidos, cerca de 15 minutos de cada lado. Vá rodando os pães de forma a que estes fiquem cozidos uniformemente.
Sirva de acordo com as suas preferências.


Bom Apetite!

Hamburguers de Feijão


É inevitável sentirmos que a forma como nos alimentamos tem um enorme impacto no nosso planeta. Talvez isso esteja na origem de cada vez mais pessoas estarem interessados numa alimentação “plant based”, ou seja à base de vegetais. Isto não quer dizer - na minha opinião - que todos devemos passar a alimentarmo-nos SÓ à base de vegetais. É uma opção de cada um de nós e claro que não pode, nem deve ser imposta. Mas acho realmente importante passarmos a incluir refeições sem carne nem peixe na nossa alimentação regular. É realmente importante repensarmos o nosso consumo de produtos de origem animal, nomeadamente a carne e o peixe. Há imensos estudos de impacto ambiental, documentários variados, cimeiras, que nos abrem os olhos para isto. Como a forma de nos alimentarmos está a destruir solos e o nosso planeta. Eu sei que é um bocado moda falar nisto. Mas é efetivamente uma realidade. 
Aqui em casa, há muito que as refeições sem carne nem peixe são uma realidade. Tal como o consumir nacional, local e sazonal sempre que possível. E reduzir o consumo de carne e peixe nas refeições “normais” e aumentar os acompanhamentos de vegetais e hidratos bons, bem como ter uma maior atenção à qualidade dos produtos de origem animal que consumimos São gestos pequenos, mas que podem ter um enorme impacto que forem feitos por muitas pessoas. Gosto mesmo muito daquela frase que diz que “não é preciso algumas pessoas a fazerem grandes mudanças, são precisas muitas pessoas a fazerem pequenos gestos todos os dias”.
E assim, com esta mensagem, e uma receita de hamburgueres de feijão, começam uns dias de ferias a sul!



Ingredientes para 6 hamburgueres com cerca de 125g cada:

400g de feijão encarnado cozido e bem escorrido (eu demolhei e cozi em casa com alga kombu, mas podem usar de lata ou frasco se preferirem)
1cebola roxa média
2 dentes de alho
150g de flocos de aveia finos
1/2 colher de sobremesa de pimentão fumado (podem usar colorau normal)
1 colher de chá de cominhos em pó
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.

Para servir:
bolo do caco
tomate
alface
“maionese” de abacate (abacate triturado e temperado com limão e sal)

Preparação:

No robot de cozinha, liquidificadora ou copo da varinha mágica, coloque a cebola cortada em pedaços, o feijão, os flocos de aveia, os dentes de alho, os temperos e o azeite. Triture tudo bem até obter uma pasta que consegue moldar com aos mãos ligeiramente enfarinhadas (se achar muito mole, poderá juntar um pouco mais de flocos de aveia, mas experimente deixar esta mistura repousar cerca de 30 minutos antes de a moldar, uma vez que a aveia aborve o excesso de humidade e torna mais fácil de moldar sem ter necessidade de acrescentar mais nada!).
Divida a mistura em 6 partes iguais e molde hamburgueres. Coloque no frigorífico cerca de 1 hora antes de os cozinhar. Poderá também congelar os hamburgueres para utilizar quando quiser.
Leve depois uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixa aquecer bem. Junte depois os hamburgueres deixando-os cozinhar e ganhar cor de ambos os lados.
Sirva-os depois a gosto.
Aqui servimos em bolo do caco (feito em casa) com alface, tomate e “maionese” de abacate!


Bom Apetite!

Gelatina de Laranja com Agar- Agar


Andava há imenso tempo apara finalmente experimentar o agar-agar e usar para fazer gelatinas para os miúdos que, ocasionalmente comem, e que já me tinham pedido para fazer.
Andei a arrumar a despensa, descobri as saquetas de agar-agar e lá fui eu preparar as gelatinas para os miúdos. A experiência foi 50% bem sucedida. O António adorou, o Zé Maria disse que era “blhec”. Portanto não posso garantir que os vossos pequenos gostem.
Eu provei e também gostei. E sei que, quer eles gostem, quer não, é sempre uma alternativa às gelatinas “prontas”.
Fica a ideia.

Ingredientes para 4 doses:

350ml de água
4 colheres de sobremesa de xilitol (podem adoçar com açúcar se preferirem)
1 saqueta de agar-agar (usei uma saqueta da marca Vahiné)
2 laranjas sumarentas

Preparação:

Num tachinho desfaça o agar-agar com cerca de 4 colheres de sopa de água. Junte depois a restante água e leve ao lume, mexendo de vez em quando, e deixando ferver cerc de 3 minutos em lume brando.
Entretanto esprema as laranjas até ficar com cerca de 150/200ml de sumo de laranja.
Depois de ferver a agar-agar, junte o sumo de laranja e adoce com o xilitol ou açúcar.
Verta para uma taça grande - ou 4 tacinhas mais pequenas - e leve ao frio até prender.


Bom Apetite!

Recheio de Camarão


Depois dos rissois de espinafres e cogumelos, o tema deu pano para mangas, e não descansei enquanto não fiz também uns de camarão!
Mas o segredo de qualquer rissol, além de uma massa fina é um recheio decente! E nada melhor do que vos deixar um maravilhoso recheio de camarão, que podem usar não só para os rissois, mas que uso igualmente para rechear crepes, e também canelones de camarão. 
Nada melhor do que usar as cascas e as cabeças dos camarões para fazer um caldo como deve ser. Porque o segredo está também aí! Fazer um caldo delicioso para um recheio ainda mais delicioso.
Aqui fica!

Ingredientes:

500g de camarão cozido (em compro o camarão já cozido no supercor. É cozido por eles na loja)
1 rama de alho francês (de aproveitamento)
1 cenoura
1 dente de alho
sal q.b.
8 grãos de pimenta
50g de farinha
50g de manteiga
1 cebola
pimenta q.b.
nos moscada q.b.
1 molhinho de salsa

Preparação:
Descasque os camarões e reserve as cascas e as cabeças. Corte depois o miolo de camarão em 3 ou 4 partes, consoante os eu tamanho e reserve.
Numa panela coloque as cascas e as cabeças do camarão, a cenoura descascada e cortada em quartos, a rama de alho francês cortada ao meio, o dente de alho. Junte o sal e a pimenta e acrescente cerca de 400ml de água. Leve ao lume e deixe ferver em lume brando durante cerca de 2o minutos.
Ao fim desse tempo, descarte a cenoura, o alho, e a rama do alho francês e triture ou esmague muito bem as cabeças e as cascas do camarão. Coe depois a misture por uma gaze ou coador fino. Deverá ter um caldo cor de salmão. Reserve.
Leve depois um tacho ao lume e junte a manteiga deixando-a derreter. Junte depois a farinha e misture bem até obter uma pasta. Junte depois, aos poucos e poucos, cerac de 300 a 350ml do caldo de camarão feito anteriormente e vá misturando até obter uma mistura cremosa e grossa. Tempere a gosto com sal, pimenta e um pouco de noz moscada.
Acrescente depois o camarão reservado e a salsa bem picadinha e envolva bem. Deixe arrefecer completamente antes de usar para rechear rissois, crepes ou canelones.


Bom Apetite!

Rissois de Espinafres e Cogumelos


As refeições sem carne nem peixe são agora tão normais para nós que, quando não as incluímos, já notamos a diferença na nossa ementa semanal!
Andava a namorar este recheio de rissois, desde que vi a Luísa, do Sardinha Fora da Lata, a fazê-los, e não descansei enquanto também não fiz. A Luísa tem uma receita totalmente vegan que podem encontrar no instagram dela - e até vos explica como panar sem ovo, que eu sei que é um problema para quem tem miúdos alérgicos a ovos!. Eu adaptei as quantidades ao que tinha. E ficaram igualmente deliciosos! Uma excelente alternativa aos recheios de carne e peixe.

Ingredientes para cerca de 18 rissois:
(adaptado de uma receita da Sardinha Fora da Lata)

1 dose de massa de rissois (vejam a receita da massa aqui ou aqui)
ovo batido para panar
pão ralado para panar

Recheio de Espinafres e Cogumelos:
1 cebola
azeite q.b.
240g de espinafres baby
350g de cogumelos brancos
sal e pimenta q.b.
molho bechamel q.b.*

  • Para o molho bechamel, leve ao lume um tacho com 50g de manteiga ou azeite e junte depois 50g de farinha. Mexa bem, de modo a cozinhar a farinha e formar uma pasta. Junte depois 350ml de leite ou bebida vegetal a gosto, aos poucos e poucos, incorporando a pasta de farinha com o leite, até obter um bechamel de consistência grossa. Tempere depois a gosto com sal, pimenta e noz moscada.

Preparação:

Pique a cebola e leve-a ao lume num tacho juntamente com o azeite, deixando refogar até a cebola querer ganhar cor. Junte depois os cogumelos finamente picados, e envolva bem, deixando cozinhar. Acrescente também os espinafres finamente picados e envolva bem. Deixe cozinhar até não haver líquido no fundo do tacho (passo muito importante para um recheio perfeito!), e a mistura estar seca.
Finalmente junte o molho bechamel (talvez não necessite de toda a quantidade) e envolva bem. Retifique depois de sal e pimenta e deixe arrefecer COMPLETAMENTE antes de montar os rissois.
Estique depois sobre uma superfície enfarinhada e o mais fino que conseguir a massa dos rissois e recheie com a mistura já fria de cogumelos e espinafres, cortando depois os rissois com um copo ou cortador próprio.(Atenção para não deixar ar ao fechar os rissois, ou eles podem rebentar ao fritar!) Vá colocando os rissois numa superfície enfarinhada.
Passe depois os rissois no ovo batido e depois por pão ralado. Neste ponto poderá congelar os rissois, 
Frite depois em óleo abundante até que fiquem dourados e escorra sobre papel absorvente.


Bom Apetite!

Imprimir