Hoje, um país inteiro acorda na ressaca de um feito nunca antes conseguido! Hoje, um país inteiro acorda, depois de ter sonhado que era possível ser campeão da Europa. Hoje, um país inteiro acorda contente porque às vezes os “David derrotam o Golias”. Hoje, um país inteiro celebra uma equipa que se conseguiu manter unida, mesmo depois de lhe terem tirado o seu elemento mais valioso e que faz a diferença. Hoje, um país inteiro - mesmo aqueles que como eu nunca acreditaram - tem um sorriso nos lábios por ter visto acontecer, diante dos seus olhos, esta vitória suada e difícil contra quem pensava que já estava ganho. Hoje, mais do que nunca, todos vamos gritar por Portugal e vamos todos sentir-nos mais unidos, numa força difícil de explicar e que o futebol trás ao e cima. Hoje, acordamos campeões da Europa de Futebol, e com mais uma mão cheia de medalhas de outros atletas vitoriosos que nos provam que independentemente do nosso tamanho, do tamanho dos nossos problemas, há dias em que podemos acreditar. Um dia conquistámos o mundo. Ontem fomos humildes. Choramos em campo. Expusemos as nossas fraquezas. Não desistimos e continuamos a sonhar, a acreditar e a combater. Unimo-nos ainda mais. Os deuses do desporto estiveram connosco. E depois do sonho, abrimos os olhos, e percebemos que, afinal, quando acreditamos os sonhos tornam-se realidade!
(Não tem nada a ver com comida ou receitas. Mas no dia de hoje não podia deixar em branco o feito de ontem, e deixar aqui o meu obrigada a todos os atletas que ontem fizeram o nome deste nosso pequeno país ficar gravado na história do desporto (futebol e não só!). Obrigada mais uma vez por nos elevarem a moral e nos fazerem acreditar que os sonhos são possíveis!)
Ingredientes para 2 pessoas:
4 lombinhos de pescada
1/2 lata de leite de coco
1 molhinho de coentros
1 dente de alho
1 colher de sopa de pó de caril
1 cebola pequena
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
Preparação:
Pique finamente a cebola e leve-a a alourar no azeite, numa frigideira larga ou wok, Acrescente o dente de alho ralado ou bem picado, e metade dos coentros bem picadinhos. Junte depois o pó de caril e deixe fritar até que os aromas se comecem a desenvolver.
Acrescente depois o leite de coco e deixe levantar fervura. Retifique de sal e pimenta e junte os lombinhos de pescada partidos em pedaços não muito pequenos. Deixe cozinhar em lume brando até os lombinhos estarem cozidos.
Acrescente depois os restantes coentros (e se gostar poderá colocar um pouco de picante a gosto!)
Sirva com arroz branco e legumes cozidos.
Bom Apetite!

Mais uma boa ideia para a "nossa amiga" pescada!
ResponderEliminarEstava um bocado céptica, e na dúvida, mas a esperança é a última coisa a morrer. Contra tudo e contra todos, acreditámos e vencemos.
Acho que o espírito da padeira de Aljubarrota esteve entre nós! Também vencemos noutras modalidades, e estão todos de parabéns!
Um grande beijinho, Sara Oliveira
Gostei muito desta sugestão! Afinal a pescada é tão versátil! :)
ResponderEliminarBeijinhos
http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/
Que refeição fantástica,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Uma delícia e perfeito para quem não gosta de peixe ;)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Guloso qb
Boa tarde Joana,
ResponderEliminarCurioso que andava mesmo à procura de uma receita de peixe com caril e leite de coco. Nunca cozinhei com estes ingredientes e gostava de lhe perguntar qual o tamanho da lata de leite de coco e se o restante se pode conservar no frigorífico e durante quantos dias? Será que dá para congelar esta receita pronta ?
Obrigada pela sua partilha diária de receitas.
Beijinho e muitas felicidades para si e família.
Rosa Santos
Olá Joana,
ResponderEliminarEste foi o menu do almoço.
Acabei por ter de acrescentar miolo de camarão, pois não tinha lombos de pescada suficientes para todos...
Foi muito elogiado...e o molho com pão...uma delícia.
Obrigada.
Bjs,
Teresa C.
O meu objetivo na disciplina assistência farmacêutica era estudar bastante, tirar nota maior que a Julia Agnes Souza da Silva, provar que eu sou mais inteligente que ela e que eu só não passei em orgânica 1 porque ela não me deu cola.
ResponderEliminarEntão eu estudei bastante para essa disciplina, porque eu achei que se eu conseguisse tirar nota alta numa disciplina que eu não gostava, eu provaria que eu era mais inteligente que a Julia Agnes Souza da Silva.
Na P1 da disciplina assistência farmacêutica, a professora Isabela Ramos Silverio imprimiu prova a menos, então a professora pegou as provas de volta, foi imprimir mais prova, a sua namorada a Maria Miceli não devolveu a prova dela, enquanto a professora Isabela estava imprimindo mais provas, todo mundo da turma ficou tirando foto da prova que a Maria Miceli não devolveu para a professora, todo mundo da turma colou na prova menos eu.
A cola da Maria Miceli me impediu de provar que eu era mais inteligente que a Julia Agnes Souza da Silva e que eu só não passei em orgânica 1 porque ela não me deu cola.
O pior é que a professora Isabela Ramos Silverio ainda me obrigou a fazer trabalho em grupo com você e com a Maria Miceli, o pior é que eu não podia falar nada, porque você fazia parte do meu grupo da aula prática de farmacotécnica II, se eu me recusasse a fazer aula prática com você, a professora iria me colocar para fazer parte do grupo da Leticia de Sousa Albuquerque, a Letícia de Sousa Albuquerque passou colando em cálculo para farmácia usando o Photomath.
Você passou quase um semestre assistindo as aulas de farmacologia 1 no turno errado, você nem sabe em que turno puxou uma disciplina e você está fazendo IC. IC deve ter cota para gente burra que cola na prova igual a você. Essa é a única explicação para você fazer iniciação científica.
Você, Fabrício Pereira dos Santos Maia é fechado com a coordenação da farmácia da UFRJ, é por isso que você continua estudando na UFRJ, mesmo você sendo burro pra caramba.
Você ainda estava fazendo farmacologia 2 semestre passado, eu consegui passar em farmacologia 2 no noturno, você consegui ficar reprovado em farmacologia 2 no integral que é mais fácil de passar, isso é para você ver, como você é burro.
Eu sei muito bem que você filmava o que eu falava na aula sem a minha autorização e mandava o vídeo para a Ana Beatriz de Lima, a Gabriela Santana Andrade e a Ana Luiza Vidal Pimentel Santos.
O pior é que você e a Maria Miceli fazem iniciação com bolsa e você ainda publicou esse artigo científico:
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC11771759/
Você faz iniciação científica no Laboratório de Endocrinologia Experimental (LEEx) que fica no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Será que o pessoal desse laboratório, sabe que você é burro e cola na prova ou será que eles não se importam de ter uma pessoa burra e desonesta fazendo iniciação científica com eles?
Eu ainda me lembro que você falou comigo durante o EAD, você falou assim:
- Você ainda deve estar no segundo período, já que essa disciplina é matéria do segundo. Eu vou te dar um papo de visão mesmo, ninguém na faculdade é seu amigo, as pessoas só ajudam as outras que fazem parte do seu grupinho, mas isso não dura muito, isso só dura enquanto uns vão passando e outros não.
Na época, eu fiquei pensando quem é esse cara, esse cara nem faz parte da turma, ele é apenas um infiltrado que está querendo afastar a minha turma de mim.
Só que depois eu descobri que você fazia parte da turma que FBZÃO não é abreviação de Fábio, FBZÃO é abreviação de Fabrício.
Você caiu muito de nível na faculdade, para quem ficava com mulheres bonitas na faculdade como a Gabrielle Perroni Santos de Souza, começar a namorar com um troço feio Maria Miceli é cair muito de nível.
Se você morasse aqui na rua a história seria bem diferente. Em cima da minha rua funciona uma boca de fumo, em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino, que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas.