Bifinhos de Frango com Molho de Cogumelos e Vinho do Porto


Das coincidências... 
Sempre gostei muito das filhas da minha madrinha de batismo (a quem sempre chamei tia). Sempre foram as minhas primas do coração (são realmente minhas primas) e adorava estar em casa delas nas férias e sempre que podia, principalmente até elas terem casado, até porque temos uma diferença de idades de aproximadamente 10 anos. Olhando para trás apercebo-me que quando tinham 18 ou 20 anos, deviam achar que aquela miúda que adorava estar com elas e que as “idolatrava” era uma chata.... Lembro-me de quando entraram na universidade e de ir com a minha tia vê-las ao cortejo. Lembro-me de ouvir Trovante pela primeira vez com a Rosário, de ir de férias com a São e de ter sido com elas que fui pela primeira vez a um restaurante Chinês. Tudo isto há muitos anos atrás. As minhas primas casaram. E eu fui passar férias a casa da São e pude brincar com uma Xana bebé adorável (que agora já tem 20 anos!). Tive a minha prima Rosário como minha madrinha de crisma e de casamento e brinquei também com as filhas dela e com as gémeas da São que entretanto vieram. Eu muitas alturas elas também foram um modelo para mim. Pelas mulheres que se tornaram, pelas filhas amorosas que têm e pelas relações e vidas que construíram. E apercebo-me que elas também ajudaram a moldar o meu caráter.
E percebo isso ainda mais porque me lembro de como elas cozinham bem. Porque me lembro do caderno da minha prima São, cheio de receitas que ela ia escrevendo, na altura em que se estava para casar. Do bacalhau com natas da São que era muito bom, e de uns bifinhos com molho de natas onde ela juntava vinho do Porto. 
Quando estava a fazer esta receita banalíssima, lembrei-me desse pequeno pormenor, da minha prima São, e da receita dela. E lá fui eu buscar a garrafa de Porto e transformar um pouco esta receita. Que ficou de lamber os dedos. Que me fez lembrar delas. Que me aproximou delas naquele instante. (E ainda me perguntam porque gosto tanto de cozinhar!)
E onde está a coincidência? Porque no momento em que me sento a escrever esta escrever esta receita e este post, percebo que vai ser publicado no dia de aniversário da minha prima São. E apesar de não ser nada disto que eu tinha planeado escrever, era isto que tinha de ser escrito hoje, porque sim. Pelo coincidência. E porque gosto muito dela. Parabéns Sãozinha. Muitos parabéns e um dia muito feliz!

E estão abertas as inscrições para mais workshops. 
Em Coimbra, na Baking Day, no dia 6 de Novembro, das 10h às 13h, vamos fazer "Presentes de Comer" para vos inspirar para os cabazes de Natal. (Inscrições e informações para bakingday@hotmail.com)

No Porto, nos Workshops pop-up, dia 19 de Novembro, das 15h às 18h, para "Mais Receitas Rápidas e Económicas para Impressionar". O ultimo workshop esgotou num instante e eu vou voltar com novas receitas. Inscrevam-se quanto antes para não ficarem de fora! (Inscrições e informações para info@workshops-popup.com)

Ingredientes para 2 pessoas:

350g de bifinhos de frango cortados finos
200g de cogumelos frescos
200ml de natas (ou natas vegetais da vossa preferência)
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 cálice de vinho do porto
azeite q.b.

Preparação:

Tempere os bifinhos de frango com sal, pimenta e os dentes de alho picados.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e cozinhe os bifinhos de frango, de ambos os lados, até que fiquem dourados. Retire e reserve.
Lamine os cogumelos e coloque-os na frigideira onde cozinhou os bifinhos de frango. Deixe saltear e tempere também com sal e pimenta. Quando os cogumelos estiverem cozinhados, acrescente as natas, a polpa de tomate e o vinho do Porto e deixe levantar fervura. Reduza o lume e junte os bifinhos de frango ao molho e deixe cozinhar tudo cerca de 5 minutos.
Sirva os bifinhos polvilhados com salsa picada e acompanhe com arroz branco e brócolos cozidos.


Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Há coincidências incríveis,....
    Que deliciosos bifinhos,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Cristina11:47

    E hoje também anos a minha Ana Teresa! 12 lindos anos! E hoje ia (e vou!) descongelar uns bifinhos de frango para o jantar. Faltam-me os cogumelos. Vou ver se consigo ainda comprar... Muitos parabéns à São! E à Joana... por tudo!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:10

    Há sempre alguma coincidência, e ainda é mais feliz quando traz boas recordações.
    A receita da sua prima São é diferente da que conheço, e é boa para experimentar em casa, num destes dias. Nem quero imaginar os "tesouros culinários" que estão no caderno dela!

    Um grande beijinho para as duas, e muito obrigada pela partilha,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:59

    Emocionei-me ao ler esta história. Um Bjs

    Carla

    ResponderEliminar
  5. As tuas palavras são, simplesmente, uma das melhores prendas que a São poderia ter recebido hoje. Fiquei nostálgica, fizeste-me regressar ainda lá mais atrás, ao tempo em que me batizaste de "Pupa". Se antes te abraçava (apertava) para te demonstrar o que sentia por ti, hoje, sempre que posso, sigo-te na tua cozinha porque, ainda que nem sempre execute as tuas propostas, há um casamento constante que não quero perder: as histórias e as receitas. É por aí que és única. E é por aí que me trazes à memória a tua mãe, prima tão especial e a minha querida tia Cila. Bem hajas, Joana (prima-afilhada), a vida só te pode reservar o melhor, quem partilha o melhor, só tem direito ao melhor.

    ResponderEliminar
  6. E cheia de fome que eu já estou, completamente a babar com esse prato!

    ResponderEliminar
  7. Que delícia! Hei de fazer! Eu ñ acredito em coincidências, mas sim em 'sinais'... que tudo o q acontece à nossa volta e no universo é por alguma razão ;) Bjinhos, bom fds e parabéns à São (pelo aniversário e pela receita original!)

    ResponderEliminar
  8. São00:20

    Obrigada Joana pelo teu maravilhoso texto e por esta feliz coincidência. Esta receita ainda hoje é feita centenas de vezes na minha casa mas com algumas alterações. Na vez da polpa de tomate eu coloco um pouco de mostarda e sumo de laranja. A junção destes ingredientes com o vinho do porto é fabulosa.
    Obrigada Joana por partilhares connosco as tuas experiências e por fazeres do acto de cozinhar uma obrigação divertida.
    Obrigada por seres como és e por fazeres parte da minha família. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. As comidas trazem-nos memórias. Memórias olfativas e gustativas que nunca desaparecem, ao contrário de outras.
    Não há coincidências, as coisas acontecem pq têm de acontecer, sejam elas boas ou más. Apenas temos que ir aprendendo com elas e ser felizes :)
    Bom fds.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além do vinho do porto, por vezes uso vermute branco, fica muito bom e gosto de usar 1 colher (sopa) de mostarda com sementes (à l'ancienne) e 1-2 folhas de louro. E porquê louro? O louro traz-me recordações incríveis de partir os pequenos ramos para o apanhar da árvore e do aroma que ficava no ar...

      Eliminar
  10. Ola joana adoro as tuas receitas e as tuas ideias espero um dia poder encontrar t aqui pos lados de viana... o quintal da minha encheu se de chuchus e nao conseguimos dar saida a tantos por acaso nao tens nenhuma receita ou alguma ideia pa gastar tanto chuchu?! PA alem da sopa ou estufados/assados k eu adoro nao dará pa fazer alguma compota ou assim?!

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Imprimir