Bolo no Tabuleiro de Pêra com Cardamomo e Canela


Não há nada melhor do que manter a capacidade de sonhar. De poder deitar a cabeça na almofada e de ter sonhos e esperança. De imaginar, ainda que sabendo que nunca vai acontecer. Manter a capacidade de sonhar é manter viva em nós a imaginação de criança. É até encontrar soluções onde menos esperamos.
Sonhar mantêm-nos ativos e com os nossos objetivos mais presentes. Sonhar permite-nos ser mais focados, menos sisudos, mais alegres.
Acho que não devemos permitir que nos tirem a capacidade de sonhar.  Que achem que não nos é permitido ambicionar.
Eu continuo a sonhar. Todos os dias. Com coisas que gostava de fazer, sitios que gostava de ir, pessoas que gostava de conhecer, objetivos que gostava de atingir, e até com coisas que gostava de ter. Mas além de sonhar, também tento ir fazendo o meu melhor todos os dias. 
Porque acredito que alguns sonhos às vezes se concretizam... E mesmo que não se concretizem, a capacidade de continuar a sonhar mantêm-nos no rumo certo e não nos deixa desistir ou baixar os braços. “O sonho comanda a vida”.

E dia 11 de Junho, pelas 10h, um novo workshop, desta vez em Coimbra, na Baking Day, mesmo ao lado do Coimbrashopping, e com o tema: "Receitas Frescas para Dias de Sol". Para mais informações e inscrições em bakingday@hotmail.com..


E além disso vou estar na Feira do Livro de Coimbra, no Parque Dr. Manuel Braga, no stand da Bertrand, dia 4 de Junho, domingo,  pelas 16h30 para dois dedos de conversa e autógrafos.  Conto com a vossa presença!


Ingredientes:

3 pêras
1 copo de iogurte natural (125g)
3x o copo de iogurte de farinha
3x o copo de iogurte de açúcar (mal cheio)
3/4 do copo de iogurte de óleo de coco (ou óleo de girassol)
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de cardamomo em pó
açúcar demerara ou normal para polvilhar
Preparação:

Numa taça misture os ovos com o óleo, o açúcar, a farinha, o iogurte, o fermento e as especiarias até obter uma massa lisa e homogéna.
Forre depois um tabuleiro retangular com papel vegetal e verta a mistura. 
Descasque as pêras e corte-as em quartos, laminando-as de seguida. Coloque-as sobre a massa em intervalos regulares, e polvilhe tudo com um pouco mais de canela e de açúcar demerara (ou outro).
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire e deixe arrefecer. Sirva cortado em quadrados.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Anónimo10:51

    Bom dia,

    Ora nem mais! "O sonho comanda a vida".

    É preciso manter o foco nisso. Eu por vezes esqueço-me.

    E da receita também gostei. Costumo fazer um bolo para a semana, e o meu marido já me tinha dito que, tenho que fazer outo tipo de bolos.

    Acho que este vai ser o próximo.

    Obrigada e bem haja.

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:56

    Quem nos tira os sonhos, tira tudo!
    Há que mante-los, quer sejam exequíveis ou não, pois fazem-nos seguir em frente, na tentativa os concretizar. Pelo caminho, vamos descobrindo coisas novas, e possivelmente os "não exequíveis" tornam-se "exeqúíveis" de outra forma.
    Mesmo nos momentos mais difíceis, tentei (e tento) manter acesa essa capacidade, pois é uma forma de sair do nosso "marasmo mental" e de tentar concretizar à nossa maneira, ao nosso ritmo, conforme as circunstâncias.
    Está certo que ainda não concretizei algum deles tal como imaginado, e que a maioria ainda está na gaveta, mas dá para procurar soluções ou alternativas de acordo com a minha realidade (e possibilidade).
    Confidências à parte, gosto muito deste bolinho! Ou não gostasse de bolos de iogurte e de bolos com fruta!
    Deve ser bastante aromático, e bom para animar estes dias com tempo "bipolar".
    Mais um para experimentar, com pera ou outra fruta que possa ter (irei ter pêssegos na cesta de hoje e ainda tenho umas maçãs para usar). Logo se vê o que irá sair!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Para além das amizades, acho q sonhar é das coisas mais importantes da vida! E fico muito triste qd oiço adolescentes me responderem 'eu já tenho tudo o q preciso, ñ tenho sonhos...' :( Que belo bolinho! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:20

    E vem à Feira do Livro de Lisboa?

    ResponderEliminar
  5. Lindeza de bolo! E continuemos a sonhar!!

    ResponderEliminar
  6. Domingo lá estarei para me assinar o meu livro ;)
    Beijinhos
    P.S. adoro maçã, canela e cardamomo... uma combinação dos deuses!

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o que diz,sonhar é essencial para a vida de qualquer pessoa,mesmo que sejam só sonhos e que não se concretizem! Quanto ao bolo deve ficar muito bom,em vez de maçã utilizar a pêra e os restantes ingredientes tem tudo para ficar uma delícia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. O sonho comanda a vida :)
    Este bolinho tem um aspeto muito apetitoso e o cheirinho adivinho que seja muito bom :)

    ResponderEliminar

Imprimir