Hamburgueres caseiros de Frango e Legumes Salteados


Já aqui falei algumas vezes que, desde que descobri - há uns anos,  no local onde habitualmente compro a carne - que faziam hamburgueres ao mesmo tempo que picam a carne por nós escolhida, deixei praticamente de fazer os hamburgueres em casa. (Se os hamburgueres forem de carne de porco ou vaca)
No entanto com os hamburgueres de frango ou peru é diferente. A maioria dos locais/talhos não terem máquina própria para picar carne de aves, muito menos os faz na hora com a carne por nós escolhida. E a maioria dos hamburgueres que se compram já prontos, têm outras coisas duvidosas misturadas além da carne e dos temperos... É por isso que acabo sempre a fazer em casa os hamburgueres de aves.
Entretanto, “chegaram” os meus frangos caseiros, e é preciso tratar deles. Como são grandes e cá em casa ninguém é muito apreciados do peito se o frango for assado ou estufado, opto sempre por retirar os peitos e apoveitar para outras refeições: em bifes para panar ou nuggtes, tirinhas para strogonoff, e desta vez decidi picar a carne para fazer uns hamburgueres caseiros. E aproveitei também para dar uso a um novo gadjet de cozinha para formar os hamburgueres (da tupperware). 
Na verdade não há mesmo nada como fazer em casa. Os hamburgueres ficaram deliciosos e foram mesmo simples de preparar.
E acompanhei com uns legumes salteados “limpa frigorífico” que ficaram coloridos e deliciosos de maneira que também têm direito a aparecer!

Ingredientes para 4 hamburgueres:

2 peitos de frango (usei  peito de frango caseiro, mas podem usar do campo ou outro qualquer)
1 colher de chá de alho em pó
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Para os legumes:

8 espargos verdes
10 cogumelos
3 pimentos mini (usei 1 vermelho e 2 laranja)
1 dente de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte o peito de frango em tiras e depois em pequenos pedaços. Vá cortando com a faca até ter mesmo pedaços pequenos, e depois coloque no robot de cozinha ou picadora e dê apenas uma ou duas voltas (ou uns segundos). (Eu acabo a fazer o processo assim, porque se colocar tudo no robot ou picadora a carne fica uma massa e a textura dos hamburgueres fica estranha. Depois de muitas tentativas, para mim, a melhor textura é primeiro picar com a faca e depois colocar rapidamente no robot.)
Coloque a carne numa taça e tempere de sal, pimenta e com o alho em pó, Misture bem para envolver.
Divida depois a carne em 4 bolas iguais, e molde-as em 4 hamburgueres do mesmo tamanho e da mesma espessura. (Para as moldar usei um gadjet próprio da tupperware - e depois coloquei nas caixinhas próprias que fazem parte do equipamento, mas podem perfeitamente fazer à mão ou usar um aro de culinária).
Entretanto pique o dente de alho e depois de lavados lamine os cogumelos. Retire a parte fibrosa dos espargos e corte-os em pedaços. Retire as sementes ao pimento e corte-os em tiras do mesmo tamanho.
Leve ao lume uma frigideira anti aderente com um pouco de azeite e acrescente o alho picado. Junte depois os cogumelos, pimentos e espargos e deixe saltear. Tempere de sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar até os legumes estarem macios por dentro mas ainda um pouco crocantes.
Ao mesmo tempo aqueça um grelhador ou chapa e pincele com um pouco de azeite. Cozinhe os hamburgueres de frango de de modo a que não fiquem rosados por dentro, mas ainda fiquem suculentos.
Sirva os hamburgueres com os legumes salteados e acompanhe com uma salada verde, umas batatas fritas ou um pouco de arroz.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:33

    Gosto desta sugestão com o "fiel amigo nº 2" e com os legumes.
    Já não faço hamburguers há algum tempo, especialmente os de vaca, optando por fazer rolo ou bolonhesa.
    Relativamente aos de frango, há que ter cuidado para não picar demasiado a carne, caso contrário a massa fica com uma textura "empastelada", tipo "argamassa".
    Mais uma boa ideia para experimentar, e para variar um pouco, e quem sabe, dar início a mais uma "operação limpa-frigorífico"!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Muito bom :) Não há nada q bata comidinha caseira e hamburgers então, nota-se bem a diferença :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. Adorei! E é sempre bom quando se tem miúdos em casa. beijinhos

    saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. E que bela refeição que ficou,....adorei esses hamburgueres,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. ADOROOOO! Vou fazer!

    ResponderEliminar

Imprimir