Galette de Pêssego, Mel, Limão e Alecrim


Hoje é feriado em Coimbra, o feriado da cidade. É por isso o motivo ideal para uma sobremesa.
Uma sobremesa fresca com os pêssegos com o Nuno me trouxe, e que já foram transformados em várias coisas como gelados e sumos, além de comidos ao natural por todos nós.
Desta vez uma galette, uma tarte de forma livre, sem ser necessário tarteira, e que se prepara de forma simples e com poucos ingredientes.
Esta tem uma combinação de pêssego e de alecrim e ainda o toque do limão e mel. Diz quem provou que estava deliciosa e tive logo inúmeros pedidos de receita... Na verdade foi preparada a olho e assim numa combinação que se surgiu meio de repente, mas ao que parece é uma mistura para ficar.
Espero que gostem desta sobremesa de verão.

Ingredientes:

1 receita desta massa ou 1 embalagem de massa quebrada pronta a usar
5 pêssegos grandes
2 colheres de sopa de açúcar + para polvilhar
1 limão
1 colher de sopa bem cheia de farinha
1 colher de sopa bem cheia de mel
1 colher de chá de alecrim fresco picado

Preparação:

Descasque os pêssegos e corte-os em pedaços. Coloque-os numa taça e acrescente o açúcar, a farinha, o mel, a raspa de limão e o alecrim e misture bem.
Sobre a massa previamente preparada e esticada em redondo - ou depois de abrir a massa quebrada e de a desenrolar - coloque ao centro a mistura de pêssegos e enrole depois as pontas da massa para dentro, sobre a mistura de pêssego. 
Coloque a gelette num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhe as bordas da massa com um pouco de açúcar e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minuto ou até a massa estar cozinhada e dourada.
Deixe arrefecer um pouco e coloque no prato de servir.
Sirva em fatias depois de fria.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:01

    Huuummmm, que bela sugestão!
    Até parece que adivinhou o que vou ter pêssegos na cesta!
    Para experimentar, pois estou curiosa com o casamento do alecrim com o pêssego, ambos aromáticos e tão diferentes. Já tinha usado o alecrim em bolachas, e gostei muito do resultado final (a primeira vez que saí da "zona de conforto" nad bolachas), mas não agradou à minha irmã, que é mais "sabores tradicionais".
    Para experimentar brevemente, pois a fruta da época é algo especial, para adoçar este início de Julho.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Eu não sabia o que era uma galette... Mas agora que a Joana me ensinou, e depois de quase me babar a olhar para a fotografia, vou ter de experimentar! Obrigada por mais esta receita.

    ResponderEliminar
  3. Ana Rita Amaral11:22

    Mais uma receita a experimentar! No entanto, surgiu-me uma dúvida: onde entram os limões? Ou percebi mal e esta galette não leva limão? Obrigada por mais uma receita imperdível!

    ResponderEliminar
  4. Ana Rita,

    Leva raspa de limão. Já está retificado.
    Obrigada!

    Joana Roque

    ResponderEliminar

Imprimir