Arroz de Congro e Limão


Eu e os desafios com os peixes recebidos no cabaz de peixe, “peixinho da lota”. Desta vez com o congro.
Congro? Acho que só o tinha comido em caldeiradas, e a única impressão que tinha dele, é que tinha imensas espinhas. E agora? Agora tinha ali várias postas de congro. 
A minha primeira ideia foi mesmo fazer caldeirada. Mas depois lembrei-me de um arroz de peixe, utilizando o congro, de modo a “limpar” de peles e espinhas e de tornar a refeição mais “Kids Friendly” e uma hora de jantar mais descansada.
Na verdade, o que podia ser um simples arroz de peixe ficou delicioso só porque juntei limão. Todos cá em casa comemos e repetimos, de tal forma que não sobrou nada para contar a história. A não ser a receita que aqui vos trago para que possam replicar em vossas casas!

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h. Mais informações em breve.


Ingredientes:

4 postas grandes de congro
1 chávena de capacidade de 225ml de arroz thai jasmim
rama de 1 alho francês
1 cebola grande
2 tomates maduros
2 dentes de alho
1folha de louro
1/2 limão
1 cenoura
1 ramo de cheiros com cebolinho, tomilho e salsa
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
coentros frescos q.b.

Preparação:

Comece por preparar o caldo aromático para cozer o peixe. Num tacho coloque 1/2 cebola descascada, a cenoura também descascada, a rama do alho francês, o ramo de cheiros e tempere com sal e pimenta e um fio de azeite.
Deixe levantar fervura e deixe ferver 5 minutos em lume brando antes de juntar as postas de peixe para que cozam.
Quando o peixe estiver cozinhado, retire-e o deixe arrefecer, e limpe-o depois de peles e espinhas. Reserve.
Coe depois o caldo da cozedura e reserve também.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho. Leve ao lume juntamente com o louro e o azeite e deixe refogar um pouco. Acrescente depois o tomate partido em pedaços e de preferência sem pele, e um pouco de coentros picados. deixe refogar mais um pouco. Acrescente depois 3 chávenas de caldo da cozedura do peixe (3x o volume de arroz que vai utilizar) e junte a raspa de meio limão. Quando o caldo voltar a ferver acrescente o arroz. Tape, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar o arroz.
Quando o arroz estiver quase no ponto, acrescente o peixe previamente arranjado e deixe acabar de cozinhar. O arroz deve ainda ficar um pouco caldoso. Se achar necessidade acrescente um pouco mais de caldo de cozedura de peixe.
Quando o arroz estiver cozinhado, esprema um pouco de sumo de limão - mais ou menos consoante a sua preferência - e envolva bem.
Sirva de imediato polvilhado com coentros frescos picados.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:56

    Ora aqui está um peixe que nunca experimentei! É parecido com o safio que não aprecio, pelo facto de ter muitas espinhas (o meu pai fazia muitas caldeiradas de safio, e tal como a de borrego, também "fugia"desta).
    Irei experimentar com outro peixe, e com esse arroz, pois é capaz de ficar diferente e exótico q.b., do que o feito com o tradicional arroz carolino. Se encontrar o congro à venda, talvez ganhe coragem e dê uma hipótese a ele, mas será mais fácil com um peixe mais "consensual".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:02

      O congro é o safio adulto com dimensões que podem chegar a 150 cm e peso maior de 100 kg

      Eliminar
  2. Os meus pais costumavam comprar congro no mercado de Olhão quando estávamos de férias. Compravam uma posta grande, do meio do peixe e faziam no forno. Ficava uma delícia e já várias vezes tenho procurado por aqui e nunca encontro à venda.

    ResponderEliminar

Imprimir