Já tudo me sabe a natal. A casa decorada, o frio, todos os presentes comprados e embrulhados, os últimos workshops de mesas de festa, as primeiras rabanadas, o Michael Bubblé a cantar musica de natal no carro e em casa, a lareira acesa, as tarefas do calendário de advento, os frascos de compotas alinhados, prontos a serem decorados, a foto para os postais de natal pronta a mandar imprimir, e prestes a começar a saga dos cabazes de natal.
Por isso a vontade de coisas alusivas ao natal é ainda maior do que nunca. A inspiração de todas as revistas e sites e receitas que nos saltam à vista, com aquele apontamento de natal.
E a minha vontade de receber pessoas queridas com uma mesa decorada a preceito. Porque todo o mês de Dezembro é natal, e temos a sorte de ter umas semanas de trabalho mais curtas, e mais tempo para todas estas coisas.
Por isso saiu um bolo com cheiro e sabor a natal. Para esta época festiva.
Ingredientes:
200g de manteiga
300g de açúcar mascavado
200g de mel de cana - mel de cana sacarina típico da ilha da Madeira
2 ovos
200g de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela em pó
225 ml de iogurte natural
Cobertura:
50g de açúcar em pó
água q.b.
groselhas ou bagos de romã a gosto
Preparação:
Num tacho coloque a manteiga em cubos, o açúcar, o mel de cana, e leve ao lume até a manteiga e o açúcar estarem derretidos. Junte depois os ovos batidos e misture bem com a vara de arames.
Numa outra taça coloque a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela e o gengibre em pó. Junte o preparado anterior e misture bem com a vara de arames. Acrescente o iogurte e misture mais um pouco.
Coloque depois a mistura numa forma com buraco previamente untada (ou use spray desmoldante se usar uma forma muito recortada como esta que usei da Nordic Ware), e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC,durante cerca de 50 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire do forno e deixe arrefecer na forma 30 minutos antes de desenformar para uma grelha deixando arrefecer completamente.
Para a cobertura junte o açúcar em pó com 1 colher de sopa de água quente, misture bem e espalhe sobre o bolo. Termine com as groselhas ou com bagos de romã.
Bom Apetite!
Que sugestão tão aromática, para "aquecer" um dia frio de Dezembro!
ResponderEliminarEste bolo lembra um que fiz, há bastante tempo que levava melaço de cana e gengibre, cujo sabor era bastante intenso (demasiado intenso, mesmo!). Apesar de adorar o sabor do gengibre, estou a aprender a gostar do sabor do melaço de cana, pois este tem um travo bastante acentuado.
O bolo tem uma textura húmida e "pegajosa"? Para experimentar, possivelmente com algumas alterações, ao nível da quantidade de melaço e de açúcar, pois já é demasiado doce para o meu paladar, usar água-mel, ou mesmo adaptando uma receita simples de um bolo de mel que costumo fazer.
Logo se vê o que se irá fazer, assim que termine o "Bolo Rei de 5 minutos" da Dolce Rita.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Que lindo bolo,...deve estar delicioso!
ResponderEliminarPassatempo a decorrer, na página de facebook aqui: https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Ficou mesmo lindo e apetecível! Quero mesmo fazê-lo! Porém, acho q tem demasiado açúcar/mel... Será q ñ dá p 'cortar' p metade? Bjinhos e boas festas :)
ResponderEliminarQue ar já super natalício, tão bom :) Beijinhos*
ResponderEliminargoogle 3215
ResponderEliminargoogle 3216
google 3217
google 3218
google 3219