Bolo de Espumante com Buttercream de Queijo Creme e Maracujá


Foi para comemorar o aniversário da minha irmã. Ela pediu-me para fazer o bolo, e mesmo com um fim de semana preenchido com workshops, não lhe podia dizer que não. Mais difícil foi escolher o bolo, mas uma das minhas revista de culinária trazia a receita de um bolo com espumante que achei muito curiosa, e achei também que com um buttercream de maracujá ia ficar bem. Para decorar lembrei-me das flores comestíveis da Dona Rosa (onde encomendo praticamente todas as semanas o meu cabaz de hortícolas), e assim, pareceu-me ter o bolo ideal para lhe cantar os parabéns.
Mas a coisa não foi pacífica, que os percalços acontecem a todos. Tive de fazer duas vezes o bolo porque só uma receita não ia fazer o bolo ficar como queria, e o meu buttercream talhou um bocadinho e ficou um pouco granuloso... No final, o bolo não estava perfeito - mas eu também não sou boleira nem faço bolos para vender, e para nós, da casa, estava bem apesar das imperfeições - mas ficou deveras saboroso, e até bonitinho, e a combinação de espumante e maracujá ficou deliciosa, tal como tinha imaginado. Apesar de tudo, no final, o resultado não foi dos piores.
Deixo as receitas, e a sugestão!

Bolo de Espumante:
(Revista “delicious”, maio de 2018, página 74)

85g de manteiga amolecida
145g de açúcar
125g de farinha
20g de amido de milho (maisena)
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos 
25ml de óleo vegetal
1/4 de colher de chá de pasta ou extrato de baunilha
120ml de iogurte
50ml de espumante de boa qualidade

(ATENÇÃO: PARA O BOLO DA FOTO FIZ DUAS VEZES ESTA RECEITA)

Buttercream de Queijo Creme e Maracujá:

200g de açúcar em pó
200g de queijo creme (tipo philadelphia) à temperatura ambiente
150g de manteiga à temperatura ambiente
polpa de 4 maracujás (coada para ficar sem as grainhas)

Decoração:

frutos vermelhos a gosto
flores comestíveis (usei amores-perfeitos)
hortelã fresca

Preparação:

Numa taça coloque a manteiga e o açúcar e com a batedeira misture até ficar com uma mistura pálida e fofa - cerca de 5 minutos. Noutra taça misture a farinha, com o amido de milho, o fermento e o bicarbonato de sódio. Reserve.
Assim que a manteiga estiver bem misturada com o açúcar, e continuando a bater com a batedeira, adicione os ovos, um a um, esperando que o primeiro esteja bem misturado antes de adicionar o segundo. Misture depois o óleo vegetal e a baunilha.
Junte agora 1/3 da mistura da farinha - sempre a misturar com a batedeira, agora a uma velocidade baixa - junte depois o iogurte, e em seguida, mais um terço da mistura de farinha.
Finalmente junte o espumante e a restante farinha, mas apenas até tudo estar incorporado. Não misture demasiado.
Divida a mistura por duas formas de mola com cerca de 20cm de diametro, previamente untada e forradas com papel vegetal no fundo. Alise o topo e leve ao forno previamente aquecido a 170ºC durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer 10 minutos antes de desenformar e deixar arrefecer completamente sobre uma grelha. (Como fiz duas vezes a receita fiquei com 4 bolos!)
Prepare depois o buttercream. Junte o queijo, o açúcar e a polpa do maracujá numa taça e bata com a batedeira até obter uma mistura cremosa. Junte depois a manteiga e bata mais um pouco até estar bem incorporado. 
Depois dos bolos bem arrefecidos, acerte-os com uma faca afiada, para que fiquem direitos. Terá quatro bolos.
Coloque um dos bolos no prato de servir (para não sujar o prato coloque papel vegetal sobre as bordas, que depois poderá puxar sem estragar o bolo). Coloque depois o buttercream num saco pasteleiro, ou apenas com uma colher e coloque-o a meio do bolo, a uns centímetros das bordas.
Por cima coloque outro bolo  e volte a colocar buttercream, e repita até ter empilhado os quatro bolos. No fim cubra tudo com o restante buttercream, alisando o topo e os lados com uma espátula. Leve ao frigorífico.
Retire o bolo do frigorífico 10 minutos antes de servir e decore-o a gosto com os frutos e as flores. 


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo09:11

    O bolo está lindo!
    Tem uns sabores sofisticados, e fora do comum.
    Apesar de gostar de fazer bolos, não sou uma grande "boleira" no que toca a bolos armados, recheados e decorados. Talvez se deva ao facto de preferir bolos simples, embora o mais "elaborado" que faça seja uma torta recheada ou bolo de ananás com chantilly (ou outro creme fresco, para os anos da minha irmã).
    Irei ficar com a receita debaixo de olho, pois a receita do bolo é interessante, mesmo sem o recheio.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Não importa se é p vender, o q interessa é q foi feito com amor e ficou bem bonito! Bjinhos e bom fds :)

    ResponderEliminar
  3. Tem bom aspeto. Nunca comi, mas não à nada como experimentar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Também acho que vou experimentar só a receita do bolo

    ResponderEliminar
  5. Queria fazer para o meu aniversário, pensa que posso fazer de véspera e conservar no frio, decorando só no dia, ou ficará muito seco?
    Obrigada
    Ondina

    ResponderEliminar
  6. Ondina:
    Não fica optimo! Eu faço sempre assim!
    Espero ter ajudado.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir