Croquetes de Frango


Já se sabe que cá em casa temos uma tolerância zero ao desperdício alimentar. Não percebo bem como é que se podem deixar estragar alimentos já cozinhados de outras refeições - seja apenas aquecendo e comendo as sobras, seja transformando-a numa nova refeição ou até congelando para mais tarde utilizar.
Normalmente quando fazemos frango assado (daqueles frangos grandes e caseiros) é normal sobrarem os peitos, que não somos grandes apreciadores. E normalmente são quase sempre transformados. Agora no verão fazemos muitas saladas e uso-os muitas vezes desfiados juntamente com folhas verdes, abacate, manga e frutos secos. Mas desta vez, fiz uma simpáticos croquetes de frango que foram  muito apreciados pelos miúdos e por nós também!
Deixo a receita.

Ingredientes para cerca de 20 bolinhas:

250g de sobras de peito de frango previamente desfiado
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
3 colheres de sopa de farinha 
100ml de leite (pode ser necessário um pouco mais)
1 ovo
azeite q.b.
sal, pimenta e noz moscada q.b.

ovo batido e pão ralado ou farinha de mandioca para panar
Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar juntamente com a folha de louro e um pouco de azeite. Junte depois a carne de frango desfiada e envolva bem. Deixe cozinhar uns minutos. Junte depois a farinha e envolva bem no frango. Junte depois o leite e deixe cozinhar uns minutos até ficar com uma mistura grossa e que se despega do tacho - Se necessário junte um pouco mais de leite.
Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto e junte o ovo batido envolvendo tudo muito bem. (A mistura tem que ficar grossa, para que  consiga moldar  as bolinhas).
Coloque a mistura de frango num prato e deixe arrefecer.
Molde depois os croquetes - eu fiz em forma de bolinhas mas é indiferente - e passe-os pelo ovo batido e depois pelo pão ralado e leve-os a fritar em óleo quente até que fiquem dourados.
Escorra sobre papel absorvente e sirva com uma salada variada e colorida.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo13:49

    Boa tarde Joana. Como vai?
    Agrada-me a ideia dos croquetes de frango, mas não só, mas também por preguiça, preferiria prepará-los no forno. A receita adapta-se a essa alteração?
    Obrigada e continuação de boas elaborações gastronómicas.
    Beijinhos
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:53

    Parece me muito bem! Coloca se um ovo diretamente na panela para envolver e usa se outro para depois panar certo? Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Cristina,
    Sim, pode colocar no forno com ventilação se preferir!
    Um beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:13

    Uma boa ideia!
    Recorda os croquetes que a minha mãe fazia para aproveitar as sobras de carne. Embora não tenha "herdado" a habilidade para os croquetes e pastéis, mais por falta de tempo, é algo bastante útil para aproveitar sobras de carne ou peixe.
    Para experimentar, com frango ou outra carne, e ver se apanho o jeito!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Já fiz e adorei mas tenho uma pergunta : posso congelar? Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir