Bolachinhas de Aveia


Assim que este mês surgiu a receita da revista bimby, não resisti a fazer estas bolachinhas (e uma massa de empadas que também tenho mesmo de vos falar!). Além de muito simples e com ingredientes que de uma maneira geral todos temos em casa, são mesmo muito boas e desaparecerem muito depressa, Muito antes de as poder fotografar! E o mesmo quando as fiz pela segunda vez. Acho que não escapam a ser feitas pela terceira vez este fim de semana!!
Ingredientes para cerca de 20 bolachinhas:
(adaptado da revista Bimby - Momentos de Partilha - Set. 2019, página 52)

160g de manteiga
200g de flocos de aveia
200g de açúcar
1 colher de chá de fermento
90g de farinha
1 ovo

Preparação:

Derreta ligeiramente a manteiga e acrescente depois os flocos de aveia, o açúcar, a farinha o fermento e o ovo e misture bem. Leve depois ao frigorífico cerca de 30 minutos para ficarem firmes.
Forre um tabuleiro com papel vegetal. Com a massa das bolachas faça pequenas bolas do tamanho de nozes e espalme ligeiramente. Coloque-as devidamente espaçadas do tabuleiro e leve ao forno, pre aquecido a 180ºC, durante cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha para ficarem firmes.
Guarde depois num recipiente hermético depois de completamente arrefecidas.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Ontem tb fiz bolachinhas de aveia, mas com chocolate e pepitas :) Porém, claro está, vou copier esta tua receita para fazer também :) Obrigada! Bjinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Óptimas para acompanhar um delicioso chá ou café!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:59

    Estas bolachinhas!
    Confesso que comprei a revista por causa das bolachas e outras receitas que tinham chamado a atenção. Mesmo não tendo Bimby, há algumas coisas que podem ser adaptadas às "ferramentas" que tenho em casa!
    Estava para fazer as bolachas neste fim de semana, mas meteram-se outras pelo meio (bolachas de maçã e aveia, e bolachas salgadas de queijo).
    Vai ser algo para fazer, pois nunca digo que não a uma bolacha!
    Além disso, estou a começar a reunir ideias para as ofertas de Natal (sim...estamos quase a chegar lá!) - estas podem ser umas candidatas, e convém testar algumas delas, antes da grande "confusão".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Experimentei a receita, adicionando um bocadinho de cacau, e receio que metade destas bolachinhas não vejam a luz de amanhã! Ficam mesmo macias por dentro e quase caramelizadas por fora (será porque usei acúcar mascavado?). Uma delícia!

    Obrigada por mais uma receita! ADORO o seu blogue!
    Beijinhos.
    Ângela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana pela partilha eda receita e obrigada Ângela pela ideia do cacau, que segui. Também usei açúcar amarelo, porque não tinha outro e ficaram deliciosas. 🙏

      Eliminar
  5. Anónimo23:39

    Acabei de fazer as bolachinhas de laranja com sementes de papoila do seu livro "Familia e Amigos à mesa" e já me apetece voltar para a cozinha para fazer estas bolachas. Talvez para o fim de semana que vem 😆

    Um abraço,
    Carina Mendes

    ResponderEliminar

Imprimir