Bolinhas de Alperces, Caju e Coco


Eu sei que a moda das bolinhas enérgicas já passou um bocadinho, mas tenho cá em casa dois rapazinhos que gostam muito de frutos secos e destas coisas, e que me pedem muitas vezes para as fazer. Além disso também costumo comprar algumas vezes barras “raw” de frutos secos (sem açúcar e afins) para lanches e snacks fora de casa dos miúdos.
Uma das minhas resoluções de Setembro, foi passar a fazer algumas coisas mais vezes em casa, como as barritas e as bolinhas, porque são muito fáceis de fazer e realmente muito mais baratas do que as de compra.
Na ultima ida às compras trouxemos alperces secos, e logo em lembrei de fazer umas bolinhas. Acreditem quando digo que são as mais deliciosas que alguma vez fiz. Até o Miguel disse que estavam maravilhosas, e foram também um miminho que ele gostou, como sobremesa, com o café.

Workshops agendados:
PORTO - 26 de Outubro, Sábado às 11h30 nos Workshops Pop Up, Rua do Almada.
Tema: Preparar as Receitas para Toda a Semana (II) 

Ingredientes para 12 bolinhas:

100g alperces secos
50g  coco ralado + para enrolar
100g caju

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no robot de cozinha (eu uso a Bimby, mas pode usar qualquer outro robot de cozinha ou picadora ) e triture até obter uma pasta, o que pode demorar alguns segundos, porque é necessário que os cajus libertem um pouco da sua gordura natural para que seja fácil de moldar. (Na Bimby cerca de 25s a velocidade 7,5)
Molde depois em bolinhas e passe-as por mais coco ralado.
Coloque no frigorífico para ficarem firmes antes de servir. Deve depois guadar também numa caixa hermética no frigorifico. 


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Claro que não passou, Joana! Aliás, esta receita vem mesmo a calhar, pois tenho uma embalagem aberta de cajus e alperces com a validade a terminar :) Obrigada e, por mim, podes continuar a publicar receitas de bolinhas e barritas! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. aaaa as bolinhas som muito, muito bem pa segunda feira e tudos dias e melhor nas sopas dos pobres com sapatos55 jajaja.. Beijos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:22

    As "bolinhas energéticas"/ "trufas saudáveis", são um termo pomposo para uma mistura triturada de frutos secos e desidratados, com a adição de outros ingredientes. De momento, caiu em desuso, até aparecer outro termo para o mesmo tipo de produto.
    Embora consuma os ingredientes das "bolinhas" isoladamente, pessoalmente acho-as mais doces, por serem mais "concentradas" - já provei este tipo de "bolinhas" e as barras "raw", mas prefiro ter os os frutos secos e desidratados numa caixinha pequena para um consumo pontual.
    Acredito que tenham sido as melhores, pois os alperces secos são aromáticos com um ligeiro travo ácido, combinando bem com o cajú neutro e o exotismo do coco.
    Para experimentar esta combinação, mesmo que não seja em "bolinha", ir, alperce recheado com caju e coco ralado.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:14

    Que boa receita, Joana, e com indicações para a bimby e tudo!Cá por casa também temos alguém a entrar no 1 ano e todas as dicas de snacks e lanches saudáveis são bem-vindos!Desejo - vos um bom ano letivo!

    ResponderEliminar

Imprimir