Gingernuts (Cookies de Gengibre)


Foi um fim de semana que passou a correr. Os últimos workshops de natal, e jantares de amigos. Agora aproxima-se a derradeira semana! Cabazes em modo non stop depois de terça feira. Antes disso há que hoje tirar o dia para organizar as coisas cá em casa e para amanhã fazer uma comemoração simples do meu aniversário, em dia de festa da natal da escola do Zé Maria.
Depois só vai mesmo dar cabazes de natal e preparação do natal! Todos os anos digo isto, mas este ano estou realmente muito atrasada... Valha-me já saber tudo o que quero fazer e basta então colocar mãos à obra!
Para já, e como foram muito pedidas, fica a receita das bolachinhas “gingernuts” que são realmnente deliciosas e fáceis de preparar. Faz toda a diferença usarem o Golden Syrup (que não é a mesma coisa que Maple Syrup ou mel!) e que encontram com alguma facilidade em supermercados como o Supercor ou o Auchan (ou em lojas como a glood). O Golden Syrup é um xarope de açúcar. Poderão substutuir por mel, mas não terão nem o mesmo sabor, nem o mesmo resultado final! Acreditem em mim quando digo que vale a pena comprar golden syrup para fazer estas bolachas!

Ingredientes para cerca de 30 bolachas:

350g de farinha com fermento
200g de açúcar
1 colher de sopa de gengibre em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
125g de manteiga
75g de golden syrup
1 ovo
1 colher de chá de raspa da casca de laranja

Preparação:

Numa taça misture a farinha, o gengibre, o bicarbonato de sódio e o açúcar e misture bem.
Num tachinho coloque a manteiga em pedaços e o golden syrup e leve ao lume a aquecer, até que a manteiga derreta. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente. Junte depois ao ingredientes secos.
Junte também o ovo batido e a raspa da casca da laranja e misture bem até obter uma massa moldável.
Faça então pequenas bolas do tamanho de nozes, e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, devidamente espassadas. Achate depois as bolas, ligeiramente, com os dedos.
Leve ao forno previamente aquecido a160ºC, durante cerca de 15 - 20 minutos.
Deixe arrefecer completamente antes de guardar ou embalar (atenção que as bolachas enrijecem ao arrefecer, é natural estarem um pouco moles quando saem do forno!)


Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Cá em casa também se fazem, eu evito comer, ando depois a derrete-las nas caminhadas.
    Boas festas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:04

    E aqui estão elas!
    Este tipo de bolachas é apreciado em casa, e lembra umas das poucas que compro (bolachas de gengibre e as fruitcakes da Mcvitties), quando encontro-as com um preço mais simpático.
    É um belo pretexto para abrir a lata do golden syrup que anda escondida na despensa. Mesmo que não façam parte das ofertas de Natal (aromas tradicionais/regionais), irão aparecer em casa, pois chá/café rima com bolo e bolachas!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Mais uma deliciosa sugestão e estas vou fazer já esta semana p oferecer a algumas amigas ;) Bjinhos e, como sempre, obrigada! Votos de um aniversário docinho e feliz!

    ResponderEliminar
  4. Tem que ser mesmo golden strip ou posso substituir por outro ingrediente?

    ResponderEliminar
  5. Olá minhas receitas, Quer aprender receitas de maneira fácil, rápida e prática tudo sobre a Criação de Lindas e deliciosas Receitas Doces e Bolos
    Acesse este link :  
    http://bit.ly/aprendademaneiraf%C3%A1cilcriarreceitasincriveis

    ResponderEliminar
  6. Que ricas bolachas!
    Beijinhos e um Santo e Feliz Natal,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:10

    Espaçadas queria dizer...�� Acontece. Bela receita!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:11

    Quando encontro-as ouu quando as encontro?...

    ResponderEliminar
  9. Excellent. Good blog. Keep sharing. I love them Are you also searching for write my nursing research paper? we are the best solution for you. We are best known for delivering nursing research paper writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar
  10. Your blogs are great.Are you also searching for Nursing Writing Services? we are the best solution for you. We are best known for delivering nursing writing services to students without having to break the bank.whatsapp us:+1-(951)-468-9855

    ResponderEliminar

Imprimir