Outubro chegou. E com ele, apesar de os dias ainda mornos, a lembrança do Outono que está a chegar. De repente já se pensa em marmelos, abóboras, castanhas e dióspiros. Já se afasta e ideia de verão, e se começa a pensar no Natal. Já sonho com chá quente e lareiras acessas.
Outubro chegou e trás com ele a calma dos meses de Outono, que são dos meus preferidos. Imagino já o cheiro da terra molhada, e de repente vem-me à memórias recordações de tempos passados que nunca mais de vão repetir. De cheiros e de lugares que onde eu provavelmente não vou voltar, e se voltar nunca será da mesma maneira.
De repente penso no borrego da avó, em arroz doce, em queijo da serra, bolo de laranja, em pão de azeite e em requeijão com doce de abóbora…
Para já, enquanto a abóbora não chega para os doces, o borrego já esteve à mesa.
Ingredientes para 4 pessoas:
650g de borrego cortado em pedaços (usei parte do peito e costela, mas podem usar as partes que preferirem)
8 batatas médias
1 cebola grande
2 folhas de louro
1 limão
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
200ml de vinho branco
1 colher de chá de colorau em pó
coentros frescos picados
azeite q.b.
Preparação:
Comece por temperar o borrego, o que poderá fazer de véspera e depois acondicionar no frigorífico durante a noite, devidamente tapado. Tempere-o de sal, pimenta, sumo de limão, 50ml de vinho branco e os dentes de alho picadinhos.
Leve depois um tacho ao lume com um pouco de azeite, o louro e a cebola cortada em meias luas finas, e deixe refogar. Junte depois o borrego escorrido da marinada e envolva no refogado, deixando-o dourar durante alguns minutos. Junte depois a marinada, o resto do vinho branco e o colorau. Mexa e tape o tacho, deixando o borrego cozinhar cerca de 45 minutos ou até ficar macio.
Entretanto descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas. Acrescente-as ao borrego. Envolva bem e polvilhe com alguns coentros picados e ratifique de sal. Tape novamente o tacho e deixe cozinhar até que as batatas estejam macias.
Sirva depois, polvilhado com mais coentros picados.
Acompanhe com legumes cozidos ou uma salada!
Bom Apetite!
Que fantástica sugestão!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira
Que aspeto maravilhoso. Deixou-me com uma vontade sublime de dar uma garfada.
ResponderEliminar.
Deixando um abraço
Muito bom
ResponderEliminarQuerida Joana, sigo-a com satisfação e acho muita piada ao sentimento que tem pelo Outono, e pelo natal também, cá em casa passa-se exactamente o mesmo. Por fantástico que o Verão seja, é no "calor" do Outono que a comida alimenta o coração. Em altura de compotas e de recolher, afloram recordações do inigualável carinho e amor dos avós (e da família), enquanto nos ensinavam a cozinhar, e de uma infância terna que já lá vai.Agora tentamos reproduzi-la para os nossos pequeninos.
ResponderEliminarUm grande beijinho e muitas felicidades para si e para os seus.
Continuo deste lado a segui-la.
Cómo hacer un masaje relajante con piedras calientes
ResponderEliminarThors Hammer Gel Comprar
Cosmética Como Oportunidad De Negocio y Trabajo
Mapas Mentais - Carreiras Policiais em PDF
Formula Lucrando em Casa Funciona
Dieta Indiana
Borrego no Tacho com Batatas is a delicious dish of tender lamb and fragrant potatoes, providing the same satisfaction as when you succeed in the game fnaf. Each bite is a flavorful and heartwarming experience, just like overcoming the challenges in the game.
ResponderEliminarBorrego no Tacho com Batatas" is Portuguese for "Lamb in a Pot with Potatoes". Imagine lamb simmering in a savory broth, much like mastering the challenges in slope unblocked. Its appeal crosses culinary and virtual realms alike!
ResponderEliminar