Azevias de Batata Doce e Amêndoa



O Natal aproxima-se bem depressa. Faltam poucos dias. Ainda há muito por fazer, prendas por embrulhar, ementa por definir, mas estes fins de semana que passaram em modo “prolongado” deram oportunidade de experimentar algumas receitas novas e diferentes.

Nunca tinha feito azevias de batata doce. Só de grão de bico. Mas aproveitei o forno quente passar a usar batata e assim usar no recheio das azevias.

Não sei se será mesmo a versão tradicional. Vi algumas receitas umas com ovos e outras sem, e não me pareceu que fizessem grande diferença na receita, pelo que optei por uma versão sem ovos de recheio.

No fim ficaram deliciosas, com massa que quase se desfaz na boca e um recheio igualmente cremoso e delicioso.

Aos poucos vai parecendo natal. A casa vai cheirando a fritos. Os presentes vão-se fazendo. E tudo estará no lugar que tiver de estar. Ainda que esse lugar seja diferente de outros anos. Porque será sempre natal!


Ingredientes para cerca de 20 azevias:


650g de batata doce previamente assada e já sem pele

250g de açúcar

raspa da casca de 1 limão

raspa da casca de 1 laranja

1 colher de chá de canela em pó

50g de amêndoa moída (farinha de amêndoa)


Massa Tenra:


50g de manteiga

50ml de aguardente

100ml de água

450g de farinha

sal q.b.


Preparação:


Para a massa. Derreta a manteiga e coloque.a numa taça grande. Junte a aguardente, a água e um pouco de sal. Acrescente a farinha e amasse até obter uma massa lisa e homogénea, mas que não seja muito rija. A massa não precisa de ser muito trabalhada nem amassada, Apenas de ficar com aspeto homogéneo. Deixe repousar cerca de 30 minutos.

Prepare depois o recheio. Com a varinha mágica ou o robot de cozinha triture a polpa da batata doce assada com o açúcar, a canela e a amêndoa moída. Acrescente depois a raspa de limão e laranja e misture bem. Reserve.

As azevias montam-se como se fossem rissois.

Estique finamente a massa com a ajuda de uma rolo da massa. Coloque 1 colher  de recheio, feche cuidadosamente retirando o ar e corte com um copo ou cortador de massa, deixando um redondo de 5 cm à volta da azevia. 

Repita até esgotar todos os ingredientes. Frite depois as azevias em óleo quente ate que a massa fique com aquelas bolhinhas características e bem douradas. Sabem que a massa ficou no ponto ( “tenra” ) quando tem esse aspeto irregular com essas bolhinhas.

Escorra sobre uma grelha e polvilhe com açúcar.


Bom Apetite!


2 comentários :

  1. Imagino serem uma delícia. Deixou-me a salivar

    Saudação poética

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Uma dúvida: a farinha que usa é com ou sem fermento?
    Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir