Cookies Deliciosas - Presentes de Comer 2020



Dezembro chegou! E assim se inicia por aqui, como vem sendo hábito há muitos anos, algumas sugestões de presentes de comer, também conhecidos como cabazes de Natal.

Todos os anos acabo por em repetir, mas acho que nunca é demais relembrar! Eu gosto de oferecer estes pequenos mimos à família mais alargada, a amigos próximos, e também às educadoras, professoras e auxiliares dos meus filhos.

Não têm de ser uma cabaz muito elaborado. Muitas vezes não são mesmo mais do que uma caixinha com bolachas ou biscoito, num gesto de amor, amizade e reconhecimento, Um gesto que para mim simboliza o espírito de natal - a partilha e o apreço pelos outros.

As bolachas, nas mais variadas receitas, formas, sabores e versões, fazem sempre parte dos cabazes e são muitas vezes o presente de comer mais apreciado, o que mostra que não é preciso muito para mostrar o nosso carinho.

Deixo—vos então a receita, e a sugestão de prepararem estes pequenos mimos. E quanto a embalagens, numa altura em que tentamos ser mais sustentáveis - tentei aproveitar qualquer tipo de embalagens que tenham em casa. Frascos de vidro resultam sempre bem, latas antigas, ou qualquer outro tipo de embalagens que possam ser reutilizadas mais vezes. Personalizem depois a gosto!





Ingredientes para cerca de 20 cookies pequenas


100g de manteiga fria em pedaços

85g de açúcar mascavado

80g de açúcar 

1 ovo

150g de farinha

1/2 colher de chá de fermento em pó

1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio

100g de chocolate 70% cacau


Preparação:


Com a batedeira, bata cerca de 5 minutos com a manteiga fria com os açúcares até ficar uma mistura pálida e cremosa. Junte depois o ovo e bata um pouco mais até ficar incorporado. Junte depois a farinha, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio, e misture bem. 

Junte depois o chocolate partido em pedacinhos e envolva.

Forme bolinhas do tamanho de nozes e coloque-as devidamente espaçadas num tabuleiro forrado. Leve ao forno pre aquecido a 180°C cerca de 8-10 minutos, até começarem a ficar douradas nas bordas.

Retire e deixe arrefecer no tabuleiro uns minutos antes de colocar sobre uma grelha para arrefecerem completamente.

Guarde em recipientes herméticos.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Imagino que sejam deliciosos
    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Verdade :) E gosto/am tanto destas receitas e ideias saborosas :P Bjinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Joana,grata pelas partilhas. Não posso comer gluten... Dá para substituir a farinha por farinha de aveia sem gluten?

    ResponderEliminar
  4. MGWIN88 คาสิโนออนไลน์ และ หวยออนไลน์ สล็อตออนไลน์ สมาชิกสามารถเลือก พนันออนไลน์ ได้ภายในเว็บเดียว สมัครเอ็มจีวิน88 MGWIN88

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:39

    Bom dia.Fiz a receita e é muito saborosa. Mas o aspecto ficou bem diferente. Ficam bolachinhas finas, espalmadas. Alguma sugestão de melhoria? Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir