Poke Bowl Familiar de Salmão



Andava há imenso tempo para fazer uma  pode bowl de salmão. O tempo mais quente foi o mote para esta espécie de salada com peixe cru - salmão - muito a lembrar o sushi, e que está tanto na moda.

Para quem não arrisca em peixe cru, podem fazer outras versões usando peixes fumados, e mesmo em verão vegetariana com queijo ou aproveitando ovo ou sobras de frango assado, ainda que essas não sejam uma pode bowls à séria, não deixam de ser excelentes alternativas a refeições frescas e coloridas durante os dias mais quentes.

Podem variar as frutas e os legumes que quiserem e consoante o que têm em casa, bem como a base que tradicionalmente é arroz (arroz negro), mas podem usar outro cereal desde quino, aveia em grão, millet ou bulgur. Também podem juntar ainda na base uma mistura de folhas verdes,

Basicamente usem a imaginação! Porque a comida e as receitas servem exatamente para isso!


Ingredientes para 4 pessoas:


200g de arroz negro (ou outro)

300g de lombos de salmão  (usei congelados que deixei descongelar no frigorífico previamente)

molho de soja q.b.

1 colher de chá de gengibre ralado

sementes de sésamo q.b.

1 colher de chá de açúcar

2 colheres de sopa de vinagre de arroz

1 colher de sobremesa de óleo de sésamo

2 nectarinas

1 pepino pequeno

1 abacate

1 folha de alga nori

cebola frita (opcional)

sl q.b.


Preparação:


Comece por cozinhar o arroz. Leve ao lume um tacho com água abundante e tempere de sal. Quando levantar fervura junte o arroz, diminua um pouco o lume e deixe cozinhar cerca de 20 minutos ou até o arroz estar cozinhado (veja as instruções da embalagem do arroz que está a usar!). Escorra bem e reserve.

Entretanto corte o salmão em cubos pequenos e tempere com 3 colheres de molho de soja, o gengibre ralado, o óleo de sésamo e polvilhe com algumas sementes de sésamo. Envolva bem e reserve no frigorífico até usar.

Descasque o pepino deixando apenas um pouco de casca e corte-o em pequenos pedaços, Junte o açúcar, o vinagre de arroz e um pouco de sementes de sésamo e deixe a marinar.

Corte depois as nectarinas em cubinhos, assim como o abacate previamente descascado.

Toste numa frigideira quente a alga nori. Corte-a com uma tesoura ou faca em pequenos pedaços.

Numa taça ou travessa coloque o arroz negro já cozinhado. Por cima do arroz coloque por partes as nectarinas, depois o pepino. seguido do abacate e depois o salmão.

Termine tudo polvilhando com a cebola frita e a alga nori tostada e ainda algumas sementes de sésamo.

Poderá juntar um pouco mais de molho de soja.

Sirva de imediato!


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Hmm, ideal para estes dias quentes! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. I am very happy to read this one. I love food blog. I must make this recipes with the help of your blog post. Keep it up. Now it's time to avail Baby Liquid Soap for more information.

    ResponderEliminar

Imprimir