Tarte de Atum, Alho Francês e Mozarella



As tartes salgadas são uma das melhores formas de aproveitar sobras, mas também de desenrascar refeições rapidamente usando basicamente qualquer coisa. São perfeitas para uma refeição mais ligeira, marmitas, comida de praia, piqueniques, mas também jantares semanais em dias de calor e em que não apetece grande coisa e se complementam com uma salada e sopa.

Gosto de fazer as minhas bases, porque acho que na base é que está o segredo de uma tarte, sendo que as bases e compra nunca chegam aos calcanhares das que fazemos em casa!

Esta tarte ficou deliciosa e foi um belo jantar!


Ingredientes para 1 tarte:


massa:

200g de farinha

100g de manteiga

sal q.b.

água q.b.


Recheio:

250g de atum em azeite escorrido (1 lata das grandes)

azeite q.b.

1 alho francês

1 cebola

sal e pimenta q.b.

200ml de natas

3 ovos

1 bola de mozarella fresca


Preparação:


No robot de cozinha coloque a farinha e a manteiga, uma pitada de sal e 1 colher de sopa de agua fria.Triture 15 segundos na velocidade 6 ou amasse  à mão até obter uma massa lisa.

Sem ser preciso esticar com o rolo, fore uma tarteira e pique com a ajuda de um garfo. Leve cerca de 30 minutos ao frigorífico.

Corte depois a cebola em meias luas e o alho francês em rodelas finas. Lave bem e leve ao lume numa frigideira com 1 colher de sopa de azeite até refogar. Tempere de sal e deixe arrefecer.

Entretanto leve a base da tarte ao forno pre aquecido a 180°C durante 20 minutos.

Ao fim desse tempo, coloque o recheio de alho francês e cebola, junte o atum em azeite previamente escorrido, e a mozarella fresca bem escorrida e cortada em fatias.

Numa taça junte as natas com os ovos, misture bem e tempere de sal e pimenta. Verta sobre o recheio da tarte e levar novamente ao forno a 180°C durante mais 35 minutos ou até a tarte estar cozinhada.

Serva em fatias com uma salada verde.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir