Sushi de Douradinhos



Os meus filhos são perdidos por sushi. Se lhes perguntar onde querem ir almoçar ou jantar fora, a resposta acaba quase sempre em “sushi”.

De vez em quando também faço sushi aqui em casa para nós, normalmente ao fim de semana, porque é preciso uma certa disponibilidade. Mas há algum tempo atrás, vi alguém (a Vera Agostinho!) a preparar uma versão muito simplificada de sushi, com dobradinhas, e aquilo nunca mais me saiu da cabeça.

Num destes fins de semana, fiquei em casa sozinha com eles para o jantar e foi um sushi de dobradinhos que saiu para o jantar. E convém dizer que foi um sucesso completo!





Ingredientes para cerca de 24 peças de sushi (3 rolos)


200g de arroz para sushi

40ml Vinagre de arroz

1 colher de sobremesa de açúcar

6 douradinhos

1/2 pepino1 cenoura pequena

3 folhas de nori

1 colher de sopa de sementes de sésamo pretas

Queijo creme q.b.


Preparação:


Comece por preparar o arroz. Lave bem o arroz de sushi até a agua sair transparente e coza-o, sem sal, numa panela com água a ferver. A quantidade de água depende do arroz, por isso sugiro mesmo que siga a quantidade indicada no pacote do arroz de sushi que comprar. Numa tacinha misture um pouco de sal, o açúcar e o vinagre e deixe dissolver bem. Assim que o arroz esteja cozinhado, retire para um tabuleiro ou travessa, e regue-o com a mistura de vinagre e açúcar, as sementes de sésamo pretas e envolva bem. Tape o arroz com um pano húmido e deixe arrefecer antes de usar. (Também pode cozer o arroz de sushi na bimby. Depois de lavado o arroz, coloque-o no cesto. Encha o copo da bimby com 1200g de água , coloque o cesto com o arroz e ligue 20m/100ºC/velocidade 4. Depois retire o arroz para um tabuleiro ou travessa e siga as mesmas indicações)

Prepare a cenoura e o pepino cortando-os finos e em forma de “palitos” para depois poder fazer os rolinhos. E frite ou faça os dobradinhos na Airfryer.

Para montar o sushi convém ter uma tacinha com agua e vinagre de arroz misturado para ir molhando as mãos (o arroz cola-se imenso, portanto dá jeito).  Coloque depois a alga em cima da esteira com a parte brilhante da folha da alga para baixo, e cubra com arroz deixando uma borda livre de 2cm de cada lado de forma a não transbordar quando se for enrolar.

Coloque depois a meio do arroz, uns palitos de cenoura e de pepino, e dois dobradinhas cortados ao meio no sentido do comprimento. Coloque também um bocadinho de queijo creme ao longo do recheio e enrole cuidadosamente como se fosse uma torta com a ajuda da esteira. 

Aperte os rolos ligeiramente.

Se não os for cortar de imediato, guarde-os no frigorífico. Antes de cortar or rolos, molhe a faca na mistura de água e vinagre antes de cada corte.

Disponha as peças de sushi num prato ou tabuleiro e decore depois a gosto.  Sirva com molho de soja.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir