Arroz Cremoso de Abóbora Assada



Novembro chegou e com ele a temperatura começou a baixar. Agora, mais do que nunca, começam a saber ainda melhor as comidas fumegantes de tacho ou os assados lentos e suculentos que enchem a casa de aromas bons e dão um quente ao nosso lar.

Eu já tinha saudades de dias assim, mais frescos e cinzentos. Porque todas as estações têm o seu encanto.

Da cozinha, para dar as boas vindas a este novo mês saiu um arroz cremoso de abóbora assada em jeito de risotto. Tanto pode ser comido simples, como refeição sem carne nem peixe, como para acompanhamento de carnes assadas, por exemplo!


Ingredientes para 4 pessoas como prato principal:


300g de abóbora manteiga

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

1 colher de sobremesa de tomilho seco

2 dentes de alho picados


300g de arroz para risotto ou arroz carolino

750ml de caldo de legumes caseiro

1 colher de sopa de azeite

1 cebola

25g de queijo da ilha ralado


Preparação:


Comece por assar a abóbora (pode fazer com alguns dias de antecedência e guardar em recipiente hermético no frigorifico até 3 dias). Corte a abóbora em cubinhos - pode usar a casca - e coloque-a num tabuleiro. Tempere de sal, pimenta os dentes de alho picados e o tomilho seco. Regue com um pouco de azeite e envolva bem.

Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC , cerca de 45 minutos, até que a abóbora fique macia.

Para preparar o arroz cremoso, pique a cebola e leve-a a refogar num pouco de azeite. Junte depois o arroz e envolva bem no refogado. Depois, aos poucos e poucos, vá juntando o caldo de legumes quente, envolvendo bem no arroz e continuando a mexer de modo a que o arroz liberte a sua goma e fique cremoso. Vá misturando caldo, assim que o anterior estiver quase todo absorvido, e sempre em lume brando. A meio do processo junte a abóbora assada e os sucos do tabuleiro, e continue a envolver bem e a juntar o caldo até juntar todo o líquido  e o arroz estar cozinhado e cremoso. Envolva depois o queijo da ilha e sirva de imediato.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir