Fishcakes de Batata Doce, Atum e Alho Francês



Estamos a pouco mais de um mês para chegar ao fim do ano. O meu mês favorito está quase aí, mas eu ainda não me sinto assim tão cheia de espírito natalício como é habitual. Tem sido um ano doce e amargo, e este ultimo semestre trouxe-me coisas que não antecipei e sinto-me também mais cansada que o habitual.

Segue-se a recorrente maratona de workshops de Dezembro - do Natal . Ainda não comprei quase presentes nenhuns. Ainda mal comecei os cabazes de natal. E antecipo dificuldades várias e acrescidas… mas sei que no fim, tudo vai acabar bem.

Entretanto o ritmo de casa não abranda. Miúdos, tarefas, mãe Uber todos os finais de dia e as refeições da semana que continuam a ser planeadas e feitas com o mesmo amor e carinho.

Esta semana saíram uns deliciosas fishcakes de batata doce e atum enriquecidos com o alho francês que estavam deliciosos.

Partilho a receita!


Ingredientes para 16 fishcakes pequenos


2 batatas doces grandes

4 latas de atum (usei duas em água e duas em azeite)

2 alhos franceses

Sal e pimenta q.b.

1 ovo pequeno

Azeite q.b.


Preparação:


Lave bem as batatas doce e leve-as a assar no forno ou na Airfryer até ficarem macias. Em alternativa pode cozer as batatas a vapor.

Entretanto corte o alho francês em rodelas finas e lave bem de modo a retirar toda a terra e sujidade que possam ter.

Leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte o alho francês e deixe refogar em lume brando até ficar macio.

Junte depois o atum bem escorrido e envolva bem. Acrescente a batata doce em pedaços e misture bem. Tempere de sal e pimenta a gosto e amasse bem, misturando até obter uma espécie de pasta. Retire do lume e acrescente o ovo batido envolvendo tudo mais uma vez.

Forme depois pequenos “bolos”, tipo hambúrgueres, e leve ao frigorífico para que ganhem alguma firmeza.

Cozinhe depois os fishcakes numa frigideira ou  chapa quente até que fiquem dourados, ou coloque na Airfryer cerca de 12 minutos a 180ºC. Também poderá cozinhar no forno, com ventilação a 180ºC durante cerca de 25 minutos.

Sirva com legumes ou uma salada verde.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir