Tarte de Chuchu



Há uns tempos a minha amiga Soraia trouxe uma tarte de chuchu para partilharmos entre amigas. Ficaram todos muito curiosos com a receita e toda a gente pediu a receita!

Numa altura em que alguns de nós têm ofertas de chuchu e não sabem que mais lhe fazer além usar na sopa, pode ser uma alternativa diferente!

Eu estava cheia de curiosidade de experimentar esta tarte e gostei muito. Fica com uma textura sumida, tipo queijada, mas firme.

Alterei ligeiramente a receita que a Soraia partilhou e acrescentei a receita para a base de massa quebrada em vez de usar de compra, que para mim faz imensa diferença.

Não tem truques, mas é mesmo muito importante escorrer bem o chuchu durante pelos menos uns 30 minutos para escorrer bem todo o excesso de água,

A receita original ainda leve amêndoa laminada por cima. Eu não tinha em casa e não coloquei e confesso que não lhe senti a falta!


Ingredientes:


Massa:


200g de farinha

100g de manteiga fria

Sal q.b.

25ml de água


Recheio:


4 chuchus

6 ovos

1 chávena de açúcar  (chávena de 250ml de capacidade)

1 colher de sopa de farinha Maisena

Cascas de limão

1pau de canela

Canela em pó q.b.



Preparação:


Coloque no robot de cozinha a farinha, a manteiga cortada em cubos, o sal e a água e triture até obter umas migalhas grossas. Com as mãos acabe de amassar até obter uma bola de massa lisa e uniforme. Se não tiver robôs de cozinha pode também amassar à mão. 

Com a massa forre uma tarteira de fundo amovível e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos.

Prepare então o recheio. Descasque e corte os chuchus em cubinhos e pequenos e leve a cozer apenas com água a cobrir , o pau de canela e a casa de limão. Coza até ficarem bem macios.

Escorra depois o chuchu, retire o pau de canela e a casca do limão e triture com a varinha mágica. Volte a escorrer o chuchu já triturado durante cerca de 30 minutos.

Entretanto  pré coza durante 15 minutos a massa da tarte (sem recheio) em forno previamente aquecido a 180ºC .

Numa taça coloque agora o chuchu cozido e bem corrido, os  ovos inteiros, o açúcar, a farinha Maisena, 1 colher de chá de canela em pó e misture bem.

Retire a tarte do forno e coloque agora o recheio levando novamente ao forno durante mais 40 minutos ou até o recheio estar firme.

Retire e deixe arrefecer.

Depois de fria polvilhe com um pouco mais de canela ou açúcar em pó.


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Muito obrigada pela partilha desta receita! Todas as semanas a minha mãe me manda um saco de chuchus e, de facto, já não sei o que lhes fazer. Mesmo oferecendo a quem também goste, fazendo compota, chutney e sopa, continuo a ter demasiados chuchus em casa. Neste fim de semana vou experimentar a tarte! :)

    ResponderEliminar

Imprimir