

Esta bola é sempre um sucesso!
É feita com fermento de padeiro o que torna a massa mais leve. Tem apenas o incoveniente de ter de levedar e com isso demorar mais um pouco a preparar. Mas eu, pessoalmente, acho que a espera vale a pena.
Ingredientes:
250g de farinha
3 ovos
60g de margarina
sal q.b.
50g de fermento de padeiro
1,5dl de leite morno
350g de carnes variadas (fiambre, chourição, bacon, mortadela...)
Preparação:
Desfaz-se o fermento com o leite morno. Numa taça deita-se a farinha, os ovos, a margarina, o sal e o fermento já desfeito com o leite. Mistura-se tudo muito bem, batendo um pouco para obter uma massa mole. Deixe levedar um pouco.
Entretanto unte um tabuleiro (30x16cm) com margarina e polvilhe com pão ralado. Deitar uma camada de massa fina ( já leveda) a cobrir o fundo do tabuleiro. Sobre a massa colocar uma camada de aparas. Volte a espalhar outra camada de massa, e por cima mais aparas. Cubra com a restante massa. Alise, polvilhe com pão ralado e deixe levedar até crescer o dobro ou mais, o que demora cerca de 45m.
Vai a cozer em forno moderado.
Bom Apetite!
Que delícia! Relembra-me os deliciosos folares de Trás-os-Montes! :-)
ResponderEliminarJá tirei uma cópia deve ser realmente boa.
ResponderEliminarEu fico á espera do lombo com castanhas.
Bjs
Há na blogosfera portuguesa verdadeiras peritas em bolas, uma das quais está aqui :)
ResponderEliminarEu sê-lo-ia também, se não me desse uma grande preguiça só de pensar em amassá-las :( Desde que me morreu o robot que praticamente não faço nada de massa finta, como se diz para estes lados.
Caro Avental, se gosta mesmo de bola, desafio-o a fazer esta. é que a massa fica meio líquida, e não tem necessidade de ser batida. Apenas mexida e não muito!
ResponderEliminarÉ realmente pouco trabalhosa e só demora a levedar...mas isso a nós não nos dá trabalho!!
Ainda ontem fiz uma bola, desta vez de bacalhau, e essa sim com massa que necessita de ser batida e bem batida!!!
eu sei que é comentários mas eu tenho uma pergunta.
ResponderEliminarHá algum problema se eu fizer a bola com fermento normal??
Vou preparar esta bola no Sábado para no Domingo oferecer como petisco numa celebração de término da minha licenciatura! E estou aqui com o seu livro devidamente autografado algures numa feira do livro no Porto para tirar mais ideias :-)
ResponderEliminarDepois comento aqui os comentários dos comensais :-)
Emanuel
Olá Joana,
ResponderEliminarFiz esta bola ontem para o aniversario do meu filhote. Tenho a dizer que foi um sucesso. Obrigada pelas ótimas receitas que publica.
Conhecia num dos workshops pop up e devo dizer que fiquei sua fã. Sigo o seu blogue desde então.
Continuação de bom trabalho!
Ivânia
Obrigada Ivânia.
EliminarLembro-me de si por causa do nome invulgar - pelo menos para mim - seja sempre muito bem vinda aqui.
Um beijinho,
Joana
Bom aspeto! Esta receita é ligeiramente diferente daquela que costumo fazer (a massa). Recentemente experimentei adaptar a receita para uma versão mais "light" com vegetais e farinha de milho. Deixo o link da receita para os eventuais interessados: https://tropadobatom.blogspot.com/2019/12/bola-de-vegetais-com-carne-light_9.html
ResponderEliminarOi
ResponderEliminarGostou do que eu fiz no Instagram?
ResponderEliminarIsso é para você aprender a não fazer queixinha sobre mim lá na coordenação da farmácia, junto com a Julia Tavares de Azevedo.
Por causa da sua queixinha, a coordenação da farmácia vazou as minhas informações pessoais para uma pessoa, que nem me conhece e nem mais estuda na UFRJ.
Faz uma coisa, pega todas as suas provas e as suas testemunhas e vai numa delegacia.
Fala que você colou na prova de assistência farmacêutica, graças à cola da Maria Miceli que é namorada do Fabrício Pereira dos Santos Maia.
Registra um boletim de ocorrência contra mim, igual o Gabriel Vasconcelos de Lucena fez.
A minha casa fica perto de uma boca de fumo, a polícia só aparece aqui na minha rua para buscar o arrego do traficante.
Em frente a minha casa funciona um ferro velho que fornece material para os traficantes construírem barricadas aqui na rua.
Manda um policial aparecer aqui na minha casa, depois que ele tiver ido na boca de fumo buscar o arrego do traficante.
É mais fácil, você mandar o seu amigo o Guilherme de Sousa Barbosa que ameaçou me bater no começo do ano, ir lá na boca de fumo mandar os traficantes me matarem.
Os traficantes têm mais poder aqui na minha rua do que a polícia.
Você vem me ameaçar com polícia, mesmo sabendo onde eu moro.
Toma vergonha na cara, eu acho que o Photomath fritou o seu cérebro.
Quem mandou passar colando na prova?
Você ainda é formada em técnica em química pela escola técnica Rezende Rammel, será que você usou o Photomath, nessa escola técnica?
O que aconteceu para você ter desistido do curso de graduação em química na UNIGRANRIO?
Será que o pessoal da UNIGRANRIO pegou você colando na prova usando o Photmath?
Você ficou um ano trabalhando como assistente de laboratório industrial no laboratório MUSA. Será que o pessoal de lá soube que você passou colando em cálculo para a farmácia usando o Photomath?
Você ficou um ano fazendo iniciação tecnológica com bolsa PIBIT no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), será que você usou o Photomath também no INT?
Quer dizer, colou a beça durante o EAD, ficou com o CR 7 e ficou ganhando bolsa PIBIT, graças a nota alta que você conseguiu graças a cola.
O Theo não deve saber que você passou colando na prova usando o Photomath para aceitar você no projeto de extensão dele, o projeto de extensão: Ações de Extensão Universitária da Faculdade de Farmácia-UFRJ na Promoção de Melhoria de Escolas da Rede Pública Sediadas no Rio de Janeiro
Você ainda trabalha na Farmoquímica, será que o pessoal da Farmoquímica sabe que você passa na prova colando?