Hambúrguer em Bolo Levedo com Cebola Doce, Ovo de Codorniz e Maionese de Alho

A inspiração para cozinhar vem de todo o lado. Dos livros, das revistas, de outros blogues, de programas de televisão, do que se come em casa dos familiares e amigos, dos ingredientes que se vêm no supermercado, do que se come em restaurantes ou em eventos.
E foi de dois hambúrgueres saboreados em locais muito diferentes que surgiu esta versão. Uma junção do hambúrguer muito saboroso que comi aqui em Coimbra, na Casa das Caldeiras (https://pt-pt.facebook.com/pages/Casa-Das-Caldeiras-Bar/234209490067456 ) (e a principal inspiração para o ovo de codorniz, as batatas e a maionese de alho), e de um outro hambúrguer, comido na Quinta dos Açores, (http://www.quintadosacores.com/)  na Terceira, (de onde veio a ideia de utilizar o bolo levedo e o próprio bolo lêvedo, e utilização de carne de vaca certificada.)
Das duas experiências saiu um dos melhores hambúrgueres dos últimos tempos. Conta a qualidade da carne, sem dúvida, e a utilização de ingredientes frescos e preparados de raiz. Porque depois de comermos um hambúrguer destes dificilmente temos vontade de voltar aos hambúrgueres de cadeias de fast food.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bolos lêvedos
300g de carne de vaca picada (usei carne de vaca açoriana certificada)
2 ovos de codorniz
Sal e pimenta q.b.
10 batatinhas pequenas
Mistura de salada q.b.

Para a cebola doce:
2 cebolas
1 colher de sopa bem cheia de açúcar
1 colher de sopa de vinho do porto
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.

Para a Maionese de alho:
1 ovo
2 dentes de alho
1 colher de chá de mostarda de Dijon
Sumo de ½ limão
Óleo vegetal q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Numa taça coloque a carne de vaca picada e amasse-a um pouco. Divida a massa em duas partes iguais e, com a ajuda de um aro de cozinha forme dois hambúrgueres do mesmo tamanho. Coloque-os num prato e leve-os ao frigorífico.
Entretanto prepare a cebola doce. Descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas. Leve um tacho ao lume com o azeite e deixe aquecer. Junte as rodelas de cebola, o açúcar e o vinho de porto. Tempere de sal e um pouco de pimenta e deixe cozinhar em lume brando até a cebola estar caramelizada e macia. Reserve.
Prepare a maionese de alho. No copo da varinha mágica coloque o ovo inteiro, a mostarda de Dijon, sumo de meio limão, os dentes de alho e tempere com sal e pimenta q.b. Acrescente depois um pouco de óleo vegetal e emulsione tudo com a varinha mágica. Vá depois acrescentando mais óleo, em fio, e sem parar de emulsionar com a varinha mágica e até que fique com uma maionese com consistência. Reserve no frigorífico até servir.
Lave bem as batatas e sem as descascar corte-as em quartos. Seque-as bem num pano de cozinha lavado e frite-as em óleo quente até que fiquem douradas. Ainda quentes tempere-as com um pitada de sal.
Leve agora uma chapa ou frigideira anti-aderente ao lume e deixe aquecer muito bem. Tempere os hambúrgueres com uma pitada de sal e pimenta e cozinhe-os de ambos os lados até que fiquem dourados. Tenha atenção para não deixar a carne secar. Retire-os e deixe-os repousar.
Entretanto cozinhe na ,mesma chapa com um pouco de azeite os ovos de codorniz.
Abra o bolo lêvedo ao meio e aqueça-o também na chapa deixando-o tostar ligeiramente.
Barre as duas metades do bolo lêvedo com a maionese de alho. Coloque um pouco de salada e sobre esta o hambúrguer. Cubra-o com a cebola doce e termine com o ovo de codorniz cobrindo depois com a outra metade do bolo lêvedo.
Sirva com as batatas fritas e a restante maionese de alho para “molhar” as batatas.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Um hamburguer caseiro sabe sempre bem.
    Adorei a sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma excelente sugestão! A apresentação também está encantadora! Uma Santa Páscoa! Manuela

    ResponderEliminar
  3. Adoro bolo lêvedo. E com hambúrguer é delicioso!
    Dia 15 é dia de desafio "Há vida além da massa de atum". Contamos contigo :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/2014/04/ha-vida-alem-da-massa-de-atum-desafio.html

    ResponderEliminar
  4. Onde compra o bolo lêvedo? nos supermercados? algum que recomende pela qualidade e proximidade aos que se comem nas ilhas?!

    ResponderEliminar
  5. Que apetitoso hamburguer em bolo lêvedo :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto delicioso.

    beijinhos,
    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Beatriz18:08

    parece tudo óptimo, mas sou demasiado conservadora para pôr um hamburguer num bolo lêvedo, ser filha de açoriana (que se contorce quando vê alguém a pôr fiambre num bolo lêvedo, quanto mais) dá nisto :)

    ResponderEliminar
  8. Essa receita parece ser divinal, tenho que experimentar :))

    Um Café e um Blog

    ResponderEliminar
  9. Adoro bolos lêvedos, mas nunca experimentei com hamburger :) Fiquei curiosa! Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir