Palmiers de Tomate Seco, Azeitonas e Parmesão

Por vezes acontecem coisas engraçadas. Há uns meses atrás, reencontrei uma colega da escola primária, a Catarina, através do facebook (na verdade foi ela que me encontrou mas isso agora não interessa). Depois de uma conversa inicial, conta-me ela que tem uma empresa com o marido a Ponte Vertical (https://pt-pt.facebook.com/PonteVerticalPT), e que são representantes de algumas marcas alimentares – nenhuma portuguesa e todas de qualidade reconhecida. Perguntou-me se eu não queria conhecer os produtos deles, visto que tenho um blogue de culinária e gosto de cozinhar. Demonstrei o meu interesse ainda sem saber quais as marcas que eles representavam. Como sabem eu gosto muito de usar produtos portugueses, e opto, sempre que posso por comprar produtos nacionais, por isso achei que não ia conhecer nenhuma das marcas. Pelo contrário. Verifiquei que uso a grande maioria das marcas que são representadas por eles, porque na verdade sou um bocadinho “picuinhas” com alguns produtos que uso. E os produtos que eles representam, com pequenas exceções, são produtos que não são produzidos em Portugal, nem por marcas portuguesas. Seja o vinagre balsâmico, que tal como os vinhos tem denominação de origem controlada, e portanto para ser realmente vinagre balsâmico só pode ser produzido na região de Modena na Itália. Curiosamente uso a marca que eles representam. Ou o caso do molho de soja, em que tenho preferência por uma marca muito específica mais “original”, também representada em Portugal por eles.
Foi engraçado descobrir que usava essas marcas, representadas por eles. E foi ainda melhor poder receber outros produtos que ainda não conhecia para experimentar. Como foi o caso de um frasquinho de tomate seco com cebola em óleo vegetal. Apesar de já conhecer os tomates secos, uso-os muito pouco. Normalmente para um molho rápido de massas.
Desta vez usei-os numa entrada que preparei para o almoço de padrinhos e afilhados no sábado passado. Uma daquelas entrada fáceis, fáceis de fazer e que causam sempre surpresa e admiração porque toda a gente acha que dá imenso trabalho a fazer.

(Estão agendados uns workshops para os próximos fins de semana. Para já, dia 26 e 27 no Porto, e dia 3 de Maio aqui em Coimbra. Para saberem todas as informações do workshop do Porto: info@workshops-popup.com , e do de Coimbra workshopquintaribeiro@outlook.com  - ambos os workshops têm inscrições limitadas!)

Ingredientes para cerca de 25 palmiers:

1 rolo de massa folhada refrigerada (de preferência retangular)
6 tomates secos em conserva de óleo vegetal
20 azeitonas pretas
50g de queijo parmesão

Preparação:

Pique grosseiramente as azeitonas assim como os tomates secos e misture bem.
Entretanto desenrole a massa folhada e espalhe bem esta mistura sobre toda a massa. Polvilhe depois com o queijo parmesão, de preferência ralado na hora.
Enrole agora uma das pontas da massa (a mais larga) até meio. Enrole depois o outro lado da massa até que fique com dois rolos da mesma massa, lado a lado.
Com uma faca afiada corte fatias de massa com cerca de 1cm de largura e disponha-as deitadas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC até a massa folhar e os palmiers ficarem dourados.
Deixe arrefecer antes de servir.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Olá, eu já fiz esta receita várias vezes mas um dia não tinha parmessão e usei queijo de cabra...ficou divinal

    ResponderEliminar
  2. Adoro estes petiscos. Simples e deliciosos!

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha, adorei a sugestão!

    ResponderEliminar
  4. Que óptima sugestão! Vou recriar certamente!

    ResponderEliminar
  5. Estes encontros sabem tão bem,...e fazem-nos recordar grandes memórias,...
    Estes palmiers ficaram deliciosos!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. fantástica esta sugestão!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que engraçado.

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Uma sugestão diferente, mas super interessante, gostei! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  9. Deve ter um sabor incrivel...

    ResponderEliminar
  10. Fiz estes palmiers no outro dia e todos adoraram! Não consegui que ficassem muito perfeitinhos mas a mistura de sabores ficou incrível! Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir