World Baking Day – 18 de Maio: Brownies de Chocolate e Beterraba

Chegou o World Baking Day. O dia que tenta colocar todos a fazer bolos, e que conta com o apoio da vaqueiro (www.vaqueiro.pt)
Hoje é então o dia de fazer bolos. De irmos todos para a cozinha, ligar o forno e meter as mãos na massa. De fazer um qualquer bolo. Não tem que ser um bolo complicado, em camadas, com coberturas e decorações.
É dia de partilhar a cozinha com os filhos, com o marido, com a mãe, avó ou os netos. De partilhar esta experiência fantástica de nos desafiarmos a fazer coisas que normalmente não fazemos. De não ter medo de fazer um bolo e de a coisa sair mal.
Desafio-vos então a ir para a cozinha. E a partilharem o resultado no facebook, na página do blogue, As Minhas Receitas by Colher de Pau com a hastag #worldbakindday. Haverá um miminho para o bolo mais original.
E como é dia de fazer bolos, eu também fiz um. Um bolo simples, sem camadas, que se prepara em minutos. A mostrar que fazer um bolo é simples e rápido.
Espero pelos vossos!

Ingredientes:

150g de vaqueiro líquida
200g de açúcar
75g de chocolate em pó
120g de beterrabas cozidas ou assadas em puré
3 ovos
75g de farinha

Cobertura (opcional)
150g de queijo creme
50g de açúcar em pó

Preparação:

Numa taça misture a vaqueiro líquida, o açúcar, o puré de beterrabas e o chocolate. Misture depois os ovos até estarem bem incorporados e finalmente a farinha.
Unte e forre uma forma retangular com papel vegetal também untado e verta a mistura dos brownies.
Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ººC durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozinhado. Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar.
Entretanto prepare a cobertura misturando o queijo creme com o açúcar em pó.
Cubra depois o brownie com o creme e corte-o depois em quadrados. Sirva.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Óptima e deliciosa sugestão :)
    Feliz Domingo!
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Hoje me sobrou tempo de vir te visitar. E que bolo lindo , estas fatias tem uma cor assim meio abeterrabada - inventei esta palavra! Boni.ta coloração. Gosto muito de bolo com beterraba - principalmente quando misturados com chocolate. Acho que os sabores se complementam, e a textura do bolo também fica especial

    ResponderEliminar
  3. Beatriz12:15

    Guardo o dia para a cozinha e os bolos para a próxima semana, na companhia da minha mãe, melhor cozinheira e doceira do mundo :) boa sugestão, obrigada Joana!

    ResponderEliminar
  4. Joana, deste-me uma belíssima ideia para o bolo de hoje :) Estava sem inspiração, mas uma vez que até tenho aí beterrabas q comprei, é mesmo este brownie q vou fazer :) Bjinhos e um feliz domingo e obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  5. Mãe17:15

    Também a tua mãe participa hoje neste dia precisamente com a receita do cheese cake de morangos que postaste recentemente e que andava ansiosa por experimentar - disseste que era fantástico e um dos melhores bolos que já fizeste. Assim, não só participo no World Baking Day mas também o partilho com profissionais cujo trabalho muito admiro.Bj Mãe

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto de bolo de chocolate com beterraba.
    Nunca fiz brownies com beterraba mas pelo aspecto dos teus ficam muito apetitosos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    (Receitas e Truques da Clarinha)

    ResponderEliminar
  7. Joana Góis10:06

    Que giro, para o #worldbakingday também fiz brownies, que adoro e nunca tinha feito. Ficaram bons! (pelo menos o namorado e os colegas de trabalho aprovam hehehe).
    Não sei se dá para ver com muita nitidez, mas são estes:
    https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1.0-9/10314771_636530539765594_3048402787113170908_n.jpg
    Sendo que a receita é esta, mas em vez de amêndoa usei noz-pecã (e tive de duplicar a quantidade, era tão pouquinha massa!) http://bakingafterdark.com/fudgy-almond-brownies/

    Cumprimentos,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana!
    Parece que estivemos em sintonia no que toca a bolos simples. Mas por vezes são estes os mais saborosos. Eu também optei por um simples, mas muito bom em sabor. Para mostrar, tal como tu, que fazer um bolo não é complicado.
    Gosto dos teus brownies, que apesar de simples estão tentadores e irresistíveis. ;)
    E já agora, Parabéns pelo novo rebento e votos de muito sucesso. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Ontem fiz e ficou delicioso!!! Obrigada pro mais uma receita fácil e saborosa!

    ResponderEliminar

Imprimir