Preguinhos no Pão à moda do Avillez

Mais uma fim de semana que passou. No sábado foi dia de mais um workshop. Acho que correu muito bem e que foi realmente muito divertido. A Quinta do Ribeiro em Antuzede, Coimbra, recebeu-nos muito bem, com muitos mimos e atenção, e o dia não podia ter sido melhor. Até o sol ajudou.
No domingo o primeiro dia da Mãe com o pequeno Zé Maria a meu lado. Mais um dia de sol que foi perfeito para ir passear um pouco, almoçar, beber uma bebida fresca numa esplanada, tomar um café.
Ainda houve tempo para ir às compras que, apesar de ser dia da mãe, as tarefas domésticas não param e era preciso comprar umas coisinhas cá para casa, como leite, ou então hoje não havia pequeno almoço para ninguém.
E para o jantar algo simples. Uns pregos no pão, inspirados e adaptados de uma receita que o José Avillez serve no Cantinho do Avillez, com algumas adaptações a quem começa a fazer o jantar às 20h15 e já não tem tempo de estar a preparar molho de carne de raiz como o chef sugere. Fique a ideia.
Boa semana a todos!

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Cantinho do Avillez”, as Receitas, José Avillez, página 68)

2 bifes de carne de vaca (cerca de 100g cada)
2 pães
80ml de caldo de frango caseiro (o José Avillez usa molho de carne caseiro)
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de manteiga
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:

Abra os pães ao meio e torre-os ligeiramente no forno ou numa torradeira.
Bata os bifes e tempere a carne com um pouco de sal, mesmo antes de a ir cozinhar.
Aqueça bem uma frigideira com um fio de azeite e cozinhe a carne de ambos os lados até ficar no ponto pretendido. Retire a carne e reserve.
Na frigideira onde cozinhou a carne junte os dentes de lho previamente laminados, a manteiga e junte o caldo de frango deixando reduzir um pouco.
Molhe a parte de dentro do pão no molho , coloque o bife sobre uma das metades do pão, acrescente um pouco mais de molho e tape com a outra metade do pão.
Sirva de imediato com um pouco de mostarda.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Vi esta receita ontem e pareceu-me fácil de fazer e deve ser óptimo!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:33

    http://lolfreerp.com/ - Check out this page with free RP codes :) Only three steps in 5 mins and you will get your code free!! VISIT, DOWNLOAD AND ENJOY BETTER GAME!

    ResponderEliminar
  3. Adoro estas receitas mais simples e rápidas !
    São bastante satisfatórias e deliciosas !

    ResponderEliminar
  4. que belo aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir