Bacalhau Azeitado com Batatinhas e Cebola

As receitas de bacalhau nunca são demais. Cá em casa preferem-se as de forno, regadas com azeite bom. E vão-se fazendo receitas ao sabor dos ingredientes. Com cebola e batatas, com pimento e tomate, com brócolos e couve flor, com coentros e broa.
Desta vez as cebolas que o avô me deu e que já estavam muito greladas e a precisarem de ser comidas. E umas batatinhas pequenas que havia por aqui. E a salsa, que me deram um ramo grande. E depois lembrei-me de juntar uma pitada de colorau, que raramente me lembro de usar, mas que dá um toque diferente e muito saboroso a todo este prato tão simples como delicioso.
Uma outra sugestão para preparar bacalhau.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de bacalhau
4 dentes de alho
2 folhas de louro
1 cebola grande
10 batatinhas pequenas
100m de azeite
1 malagueta seca
1 raminho de salsa
Sal e pimenta q.b.
Colorau q.b.

Preparação:

Lave bem as batatinhas. Descasque a cebola e os dentes de alho. Corte a cebola em oito partes iguais, e lamine os dentes de alho,
Numa assadeira coloque metade do azeite. Acrescente os dentes de alho laminados, as folhas de louro partidas ao meio e a malagueta seca também partida ao meio. Envolva o bacalhau nesta mistura e coloque-o na assadeira com a pele virada para baixo. À volta disponha as batatinhas e os pedaços de cebola temperando-os com um pouco de sal, pimenta e colorau. Junte também a salsa e regue tudo com o restante azeite.
Tape com papel de alumínio e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos, ou até que as batatas e cebolas estejam cozinhadas.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Cá e casa também é assim que mais gostamos do bacalhau.

    ResponderEliminar
  2. que bela refeição!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir