Barriga de Porco Assada com Erva Doce e Malagueta com Batata Doce, Beterraba e Espargos Assados

Estas primavera tímida, cinzenta e até chuvosa que se tem feito sentir, tem dado para continuar a cozinhar coisas de forno. Além disso, o forno é o meu principal aliado quando se tem menos tempo ou disponibilidade para cozinhar. Basta temperar, colocar tudo lá dentro e temos o almoço ou jantar feito.
No domingo recebi uns amigos cá em casa para o almoço e é obvio que tive de contar com a colaboração do forno. Carne a assar na prateleira de cima, enquanto os acompanhamentos assavam em baixa. Enquanto a carne repousava cozinhou-se a entrada. Escapou a sobremesa que estava a descansar no frigorífico.
Pois num dia de primavera, um prato que quase lembra o outono. Barriga de porco assada, e vegetais adocicados para acompanhar. E estava bom.

Ingredientes para 4 pessoas:

2 batatas doces grandes
1 molhinho de espargos
4 beterrabas pequenas
1 peça de entremeada (barriga de porco) com pele e osso com cerca de 2 kg
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de sobremesa de erva doce em grão
1 malagueta vermelha tipo chilli

Preparação:

No talho peça para lhe darem uns golpes no courato da entremeada para depois ser mais fácil de cortar e servir, assim como uns golpes na parte do osso.
Coloque a carne numa assadeira e tempere-a com sal e pimenta, a erva doce em grão e a malagueta cortada em rodelas fininhas. Regue depois o courato com um pouco de azeite e esfregue bem sobre toda a pele.
Leve a carne a assar em forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 45 minutos. Ao fim desse tempo reduza o forno para os 160ºC e deixe cozinhar mais 2 horas até a carne estar muito macia.
Entretanto lave bem as batatas doces e as beterrabas. Corte a batata doce em palitos e coloque num tabuleiro sem as sobrepor. Tempere de sal e com um pouco de azeite envolvendo bem. Entretanto sem descascar as beterrabas embrulhe-as em papel de alumínio. Prepare os espargos, retirando as partes fibrosas e coloque-os também em papel de alumínio, mas temperando-os com um pouco de sal e azeite. Coloque os embrulhos de alumínio de beterraba no mesmo tabuleiro das batatas (ou noutro) e leve-as a assar no forno quando faltar cerca de 45 minutos para a carne ficar pronta. Junte depois o embrulho dos espargos (quando faltar pouco mais de 15 minutos de tudo estar pronto).
Quando a carne estiver cozinhada, retire-a do forno e escorra-a bem da gordura que entretanto se formou no tabuleiro e coloque-a no prato de servir, cobrindo com papel de alumínio até ao momento de levar para a mesa.
Retire as batatas e os restantes legumes. Coloque os palitos de batata numa travessa, e acrescente os espargos e as beterrabas sem a pele (se sai muito facilmente apenas esfregando depois de assadas ou cozidas) e cortadas em pedaços.
Sirva de imediato e acompanhe ainda com uma salada verde.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. ja guardei! tenho que experimentar :)

    ResponderEliminar
  2. O acompanhamento tem muito bom aspecto :) Terei de experimentar em breve.
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Uiiiii, que delícia deve ser...as cores, aquelas batatinhas fritas e doces. QUERO!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia; tenho visto muitas formas de assar barriga para ficar com a pele estaladiça. O que sugere nesta receita? A pele sempre virada para cima ao longo das 2h45 de assadura?

    ResponderEliminar
  5. Nice Page and Post. Still wait The update

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:40

    as batatas são descascadas?
    obrigada

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:14

    experimentei as batatas doces em palitos e estavam muito saborosas! :) No entanto não ficaram muito bonitas, escureceram bastante, muito mais do que as da foto. Haverá algum truque para evitar a oxidação? Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir