Maionese de Alho e Azeite


Não sei como é em vossas casas, mas por aqui não se dá demasiada importância à passagem de ano. Normalmente aproveitamos o feriado e saímos com alguns amigos. Ficamos em casas de turismo rural e usamos a desculpa do último jantar do ano para preparar e saborear diversas iguarias. Já fizemos a passagem de ano em locais tão diferentes do nosso país, desde Amarante, Alfandega da Fé, à Serra da Estrela, Sintra, e o ano passado na Serra da Lousã. Este ano, à semelhança do ano em que nasceu o Zé Maria optamos por ficar por casa. Na nossa casa. Algo que já não acontecia desde 2006/2007, o ano em que casamos.
Vai ser uma coisa simples com alguns dos amigos de sempre, uma mesa composta e, espera-se, muita diversão!
Não sei como costumam ser as vossas tradições de fim de ano, mas aqui por casa há algo que nunca falha: camarão. Tem de haver camarão na mesa de fim de ano. Grelhado com bacon, no forno com um belo molho para molhar o pão, na frigideira com alho ou simplesmente cozido, ele está sempre na nossa mesa na última noite do ano.
Este ano, e após muito pedidos dos restantes comensais, a ementa, além do habitual camarão, vai ter algumas sobremesas clássicas, mas dos quais os meus amigos andam a sentir a falta: as minhas natas do céu e a minha baba de camelo não vão faltar na mesa!
E assim, com uns a trazerem umas coisas, e outros outras, é que se vai fazer a festa. Simples e descomplicada. Sem trajes de cerimónia, sem ementas a preceito, sem saltos altos - cá para mim acho que vou mesmo ficar de pantufas!
E como sugestão de hoje, deixo-vos algo muito simples, mas da qual me têm pedido a receita vezes sem conta: uma receita de maionese de alho com azeite, leve e muito saborosa. Convém que usem um azeite de muito boa qualidade para uma maionese de boa qualidade - neste caso usei o azeite Casa Anadia Private Collection (www.casaanadia.pt), um azeite virgem extra. E digo-vos que depois de fazerem a vossa própria maionese, nunca mais nenhuma maionese de compra vos sabe ao mesmo. Por aqui é raro comprar maionese - só precisam de ter atenção se haverá pessoas alérgicas ao ovo cru ou que não o possam comer por alguma circunstância, como as grávidas.
De resto, não há nada melhor para acompanhar um delicioso camarão cozido, do que esta saborosa maionese!
Experimentem e depois contem-me tudo!



Ingredientes:

1 ovo (de preferência caseiro ou biológico)
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de mostarda
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho grande
60ml de azeite virgem extra - usei Casa Anadia Private Collection
60ml de óleo de girassol

Preparação:

No copo da varinha mágica coloque o ovo inteiro, o sumo de limão, a mostarda e o dente de alho ralado ou bem esmagado numa papa. Tempere com um pouco de sal e pimenta e junte metade do óleo de girassol. Ligue a varinha mágica e, fazendo movimentos para cima e para baixo, vá batendo o a mistura até que esta fique homogénea. Acrescente depois o restante óleo e o azeite, sempre em fio, e sem deixar de bater a maionese com a varinha mágica e até ficar com uma mistura grossa, com a consistência da maionese.
Prove para retificar os temperos e coloque numa taça.
Guarde no frigorífico até servir. (Aguenta dois ou três dias no frigorífico até ser consumida! E é excelente com camarão cozido!)


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo10:03

    Admito que não sou grande apreciadora de maionese, mas irei dar uma hipótese a esta, pois leva alho e azeite, dois elementos muito presentes na minha comida. Acho que não é preciso complicar a passagem do ano, pois muitas pessoas trabalham neste dia, apesar de poderem ter um horário reduzido. Um jantar animado e descontraído, em família ou com amigos, pode ser uma solução para quem não aprecia confusão. Desejo-lhe umas boas entradas em 2016, com muito amor, saúde, alegria, paz, e como uma colega minha diz, com "boas vibrações e boas energias". Um grande beijinho para todos, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:53

    Sigo o seu blogue há alguns anos. E quando não sei o que cozinhar venho aqui e lá me inspiro ;) as suas receitas saiem-me sempre bem. Só não gosto quando põe as medidas em chávenas, nunca sei :) por falar em azeite. Aquelas entradas que faz com azeite, eu já as fiz e são deliciosas mas eu queria saber se podia em vez do açúcar deitar sal pois queria fazer com ervas e salgaditos. Se sim qual a quantidade ideal em sal. Gostava de fazer amanhã para a passagem de ano. Obrigada. Boas entradas e um 2016 feliz, junto dos seus 3 homens :D SofiaPinto

    ResponderEliminar
  3. Bom tempero
    Mark Margo
    www.markmargo.net (entretenimento e cinema)

    ResponderEliminar
  4. Nota: os ovos e o azeite/óleo devem de estar à mesma temperatura, sem isso nada feito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fizer com este método da varinha mágica, não precisa de ter os ovos à temperatura ambiente, posso garantir-lhe!
      Faço sempre com os ovos diretamente do frigorífico e nunca ficou mal.
      Convém é usar um copo alto - como o da varinha mágica para bater com a varinha - isso sim faz a diferença.

      Joana Roque

      Eliminar
  5. Também faço assim a maionese, só troco o limão por vinagre e fica sempre perfeita, nunca talha.
    Desejo-te um feliz ano 2016, que entres com o pé direito e junto de quem mais amas : )
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:16

    Olá, já há algum tempo que sigo este blog; comecei através do Bloglovin, onde já seguia outro, -(25horasdemoda) e queria dizer que gosto bastante! - das receitas e da partilha da vida familiar, muito parecida com outras tantas vidas de mães e donas de casa. Espero que continue assim a fazer-nos tão boa companhia e a dar-nos tão boas receitas. Parabéns e felicidades!

    ResponderEliminar
  7. Olá :)adoro este blog e já fiz muitas coisinhas boas...é um vicio tenho que vir aqui todos os dias ver as novidades!
    Desta vez a maionese não me saiu nada bem...amargava bastante...será do azeite?

    ResponderEliminar

Imprimir