Chamuças de Atum, Espinafres e Caril


O exercício de cozinhar com o que está disponível no frigorífico e na despensa, porque nos esquecemos de tirar alguma coisa do congelador. Atum. Espinafres. E depois descobrimos duas solitárias folhas de massa filo que tinham sobrado do fim de semana, exatamente depois de termos preparado chamuças na sua versão mais tradicional. Porque não repetir a dose, mas com um recheio muito menos convencional?
Foi mesmo assim. O recheio que se prepara em menos de nada. Enquanto arrefece, coloca-se o arroz a fazer. E enquanto este cozinha preparam-se as chamuças que se levam rapidamente ao forno. O timming perfeito para preparar uma salada e chamar todos para a mesa. Juro que tudo não demorou mais de 20 minutos.
Apesar de as sugestões para o fim de semana serem sempre mais doces, porque não aproveitar a chuva que parece que vai continuar a cair e ficar em casa, a preparar umas chamuças com recheios mais ou menos convencionais?
Bom fim de semana!

Ingredientes para 6 chamiças (serve 2):

2 latas de atum ao natural
1 cebola pequena
2 mãos cheias de folhas de espinafres
1 colher de chá de pó de caril
2 folhas de massa filo
manteiga q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola e leve-a a alourar juntamente com um pouco de azeite. Junte depois o pó de caril e envolva bem no refogado. Acrescente o atum escorrido e as folhas de espinafres e retifique de sal e pimenta, deixando cozinhar até as folhas de espinafres estarem murchas. Retire do lume e deixe arrefecer.
Entretanto corte cada uma das folhas de massa filo em 3 tiras, de modo a obter 6 tiras de massa.
Divida 1/6 do recheio por cada uma das tiras de massa, e vá formando o “triângulo” característico das chamuças dobrando a massa com o recheio sobre si mesma.
Pincele no final com um pouco de manteiga derretida para que a massa fique colada, e pincele também por cima com um pouco de manteiga.
Coloque as chamuças num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fiquem douradas, virando-as para que tostem uniformemente.
(Se preferir pode optar por fritar!)
Sirva com uma salada variada e um pouco de arroz branco.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo08:48

    Adoro chamuças e estas estão a chamar por mim! Adoro sugestões em que se cozinha com o que há disponível, ou mesmo a aproveitar restos, pois sai sempre algo diferente. Tenho quase tudo em casa, tirando os espinafres, e acho que será feito este fim de semana (e se sobrar, vai para a marmita!). Um bom fim de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. No aproveitar é que está o ganho! Boa conjugação de ingredientes, que resultam numa refeição equilibrada e saudável.

    Um bom fim de semana

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da sugestão, bjs

    ResponderEliminar
  4. Mary18:18

    Olá Joana, obrigada pela sugestão.
    O ano passado provei umas chamuças com recheio de batata e ervilhas, sabe-me dizer se são de alguma região específica ou feitas nalgum período/época especial???
    O facto de serem vegetarianas já estava à espera, mas com batatas e ervilhas... acho que são ingredientes indianos invulgares...
    Agradeço a sua resposta. Bom fim d semana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo03:59

      Toda a comida indiana leva batata.

      Eliminar
  5. Podem ser congeladas, antes de irem ao forno?

    ResponderEliminar
  6. Podem ser congeladas antes de irem ao forno?

    ResponderEliminar

Imprimir