Chips de Pastinaca


As rotinas habituais das manhãs de sábado. Os dias que começam mais cedo por causa do calor e que invariavelmente nos levam a caminho do Mercadinho Biológico do Botânico.
Lá chegados as pequenas bancas estão recheadas de coisas boas e muitas cores. Os morangos e as framboesas vermelhinhas. Os mirtilos roxos escuros. Os limões amarelos, as beterrabas roxas, o verde do feijão verde, da couve kale e da couve toscana. As melancias e as meloas que começam a aparecer. As ameixas de variadas cores e os tomates vermelhos que se começam a ver. As batatas cor de terra, as cenouras, as laranjas os alhos franceses, as courgetes e as abóboras. Ervas aromáticas com muitos cheiros que nos deixam inspirados com ideias para o almoço.
Os dois dedos de conversa em cada banca, acerca dos ingredientes da semana anterior e o que fizemos. A descoberta de novos ingredientes e novas formas de os utilizar nas nossas receitas.
Daqueles ambientes que adoro.
E foi assim que, há uns anos atrás ,que experimentei finalmente as pastinacas. Sabia o que era mas nunca tinha comprado. E a primeira vez que as vi há venda foi exatamente no mercadinho. comprei e experimentei assadas, juntamente com outros legumes, E gostei muito.
Desde aí espero ansiosamente pela altura do ano em que começam a aparecer. Em sopas, assadas no forno ou em puré.
Imensas formas de as utilizar! Desta vez, as pastinacas acabaram em chips. Tão boas que se comeram num instante e o Zé Maria aprovou, dizendo que gostava destas “batatas”!
Curiosamente, são tipicas aqui em Portugal da zona da Cova da Beira (Covilhão - Fundão), havendo mesmo um festival anual desta iguaria. Por aqui gostamos bastante. E vocês já experimentaram?



Ingredientes:

pastinacas (ou cherovias - podem ver o que é aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pastinaca_sativa)
flor de sal
azeite para fritar q.b.

Preparação:

Lave bem as pastinacas e descasque-as. Depois, com a ajuda de um descascador de alimentos, corte tiras ao longo de todo o comprimento da pastinaca e reserve.
Enxugue bem com um pano.
Leve uma frigideira ao lume com azeite (virgem de preferência!) e deixe aquecer. Frite as “chips” de pastinacas, poucas de cada vez até ficarem douradas e retire-as depois com uma escumadeira, deixando escorrer sobre papel absorvente. Ainda quentes tempere com um pouco de flor de sal.
Sirva como um pestisco de entrada,j untamente com um guacamole, ou como acompanhamento de frango assado.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Gosto muito do sabor da pastinaca, mas nesta versão ainda não provei!

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nunca experimentei pastinaca, mas parece ótimo :)

    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Ainda ñ provei, mas espero q esteja p breve :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei mas sempre que vou às compras olho pois sinto curiosidade como sabe.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/ovos-mexidos-com-alheira-vegetariana.html

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:51

    Boa tarde!
    Já utilizei, e é muito bom. Em chips nunca fiz, mas hei-de experimentar.
    Obrigada pela partilha
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Anónimo02:53

    Nunca comentei aqui no blog. Mas hoje não resisto.. Cruzei-me consigo no mercadinho e por momentos pensei "conheço esta senhora de algum lado mas não me lembro de onde"... Mas rapidamente me lembrei... Por vergonha não a abordei, mas aproveito para deixar aqui o meu agradecimento pela partilha de receitas que adoro experimentar e que são muito elogiadas cá por casa :) Beijinho grande. Rita Fernandes

    ResponderEliminar

Imprimir