Mini Fritatas de Legumes e Coco (receita também em video)


Legumes e frutas coloridos. Uma abundância de cores e sabores e muitas opções que nos permitem ter sempre coisas diferentes à nossa mesa. Nunca tanto como nesta época, a nossa mesa é variada e mais colorida.
O melão, a melancia e as meloas perfumadas. As ameixas, os pêssegos, as framboesas e os mirtilos. As abóboras começam a aparecer, o feijão verde e as pastinacas. Os tomates de mil cores e as courgetes.
Nada me dá mais prazer do que poder fazer quase todos os dias coisas diferente. Chips de pastinacas, feijão verde estufado com tomate, beterraba assada com laranja, abóbora assada, cenouras glaceadas com mel.... 
A diversidade é tanta que as nossas refeições semanais sem carne nem peixe se tornam ainda mais coloridas e agora com o calor querem-se ainda mais leves. Como esta fritata, com leite de coco, abóbora adocicada e outros legumes, que foi uma deliciosa refeição acompanhada por uma salada também ela cheia de cor e de sabor, e que fez as nossas delícias cá por casa!



Ingredientes:

100g de ogumelos
1/2 pimento 
75g de abóbora manteiga
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
4 ovos
1/2 lata de leite de coco

Preparação:

Lamine os cogumelos e corte o pimento e a abóbora em cubos pequenos.
Leve uma frigideira larga ao lume e acrescente um pouco de azeite. Junte depois a abóbora , os cogumelos e o pimento, tempere de sal e pimenta a gosto e deixe saltear atarem macios, mas não demasiado cozidos.
Entretanto misture os ovos com o leite de coco até obter uma mistura uniforme e, se necessário tempere com um pouco de sal e pimenta.
Divida a mistura de legumes por quatro ramequins ou formas de tarteletes de louça que possam ir ao forno  cubra com a mistura de ovos e leite de coco. (Pessoalmente prefiro colocar as formas no tabuleiro do forno e só depois as encher com os ovos e o leite de coco, de modo a não acontecerem acidentes e entornar tudo ao transportá-las para o forno, mas é apenas uma dica!)
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos, até as fritatas estarem douradas e cozinhadas.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:01

    Uma receita muito prática e versátil, com o toque exótico do leite de coco!
    A lata utilizada é a grande? É que vejo dois tamanhos de lata à venda, além dos pacotes de 200 ml, e tenho dúvida no tamanho/quantidade utilizada.
    Agora é uma época colorida e perfumada na culinária, com todas as frutas e legumes da época, dando azo a muitas combinações ou preparações.
    Também gosto muito do feijão verde estufado com tomate, e fiquei curiosa com a beterraba assada com laranja e com as cenouras glaceadas com mel. Como há legumes em abundância, e tive um excesso de alho francês, fiz uma tarte com alho francês e queijo, e uma sopa de tomate, alho francês e cenoura, assados no forno (uma variação de uma sopa italiana de tomate e alho francês que costumo fazer, mas que é alterada consoante a quantidade do que tenha em casa, levando por vezes courgete para completar a quantidade do alho francês), duas experiências que foram bem sucedidas e que permitiram variar o uso do alho francês. Basta haver inspiração, imaginação e um pouco de "loucura", para aproveitar esta abundância de frutas e legumes.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sugestão! :) Mham!

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Sou cada vez mais apologista de refeições sem peixe e menos ainda sem carne :) Uma deliciosa e colorida sugestão :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta tua versão de Fritata no forno porque tenho uma visícula muito complicada e não posso comer fritos. Fiquei curiosa com o leite de coco porque julgava que era mais líquido e o que usaste tinha a consistência das natas. Tu usas caseiro?
    E adorei as legendinhas com a receita. Se os nossos Chefes renomados e as amigas Blogueiras que vão à televisão fizessem o mesmo, eu seria mais feliz! Beijinhos da Bombom

    ResponderEliminar

Imprimir