Tarte de Chocolate com Curd de Laranja e Framboesas


Há já algum tempo que isto não me acontecia... Sonhar com uma sobremesa ou com uma combinação de sabores para uma sobremesa. Talvez tenha acontecido porque me deitei a pensar sobre qual a sobremesa que iria fazer para um jantar que tinha no dia seguinte. E entretanto sonhei com laranja e chocolate em forma de uma tarte.
E assim fiz. Uma base de chocolate amanteigada e um creme de laranja no interior. Pelo meio algumas framboesas apenas porque sim, e porque no geral tudo combinou lindamente.
Depois de um jantar de pizzas caseiras, com castanhas e tudo, não houve muita barriga para a tarte. Mas quem depois teve a sorte de a comer no dia seguinte adorou! E pediu receita.
Ainda bem que não tenho só sonhos completamente disparatados, com presidentes e personagens de livro, a discutirem acerca de series de televisão no quintal dos meus avós... 
Às vezes ainda consigo sonhar algo que se aproveite! 
E sendo hoje sexta feira, nada melhor do que preparar uma sobremesa para o fim de semana. Por aqui está tudo a postos para um bolo de cenoura com cobertura de queijo creme.
E por aí?

Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com

Ingredientes para a massa de tarte de chocolate:
150g de manteiga à temperatura ambiente
100g de açúcar
35g de cacau em pó
225g de farinha
1 ovo

Ingredientes para o Curd de Laranja:
Sumo e raspa de 1 laranja
4 gemas
100g de manteiga à temperatura ambiente
125g de açúcar

Framboesas frescas ou congeladas q.b.

Preparação:

Comece por preparar a massa da tarte. No robot de cozinha coloque todos os ingredientes e triture até obter uma massa homogénea. Forre depois uma tarteira com a massa preparada e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos para que fique firme.
Com um garfo pique a massa e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer completamente antes de desenformar e de rechear.
Prepare a gora o curd de laranja: num tacho coloque o açúcar, a raspa e o sumo da laranja e a manteiga partida em pedaços pequenos.
Leve o tacho a lume brando, mexendo bem até a manteiga e o açúcar estarem derretidos.
Entretanto bata as gemas e junte-as à mistura anterior. Em lume brando e sem parar de mexer, vá mexendo até a mistura engrossar e cobrir as costas da colher.
Retire do lume e coloque o curd numa taça até que arrefeça completamente. (pode também ser feito de véspera)
Assim que a base da tarte estiver completamente fria desenforme-a e coloque-a no prato de servir. No fundo da tarte coloque as framboesas frescas ou previamente descongeladas e cubra tudo com o curd de laranja. 
Decore a gosto com raspa de chocolate e folhas de hortelã.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo11:11

    Que belo sonho!Uma combinação clássica em forma de tarte.
    Uso esta combinação, quando faço bolo de chocolate "rico", juntando pedacinhos de chocolate e laranja cristalizada (marinada em licor de laranja) a uma massa básica de bolo de chocolate.
    Estou a imaginar esta receita em versão "mini": tarteletes ou bolachinhas recheadas, e que também devem ficar bastante bem. A receita é a mesma, só muda a forma de apresentação.
    Divagações à parte, é algo para ficar de olho para os tempos mais próximos, e quem sabe se não fará parte da mesa de Natal.

    Um grande beijinho e um bom fim de semana,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Ai q maravilha, tem tudo o q eu gosto :) Bjinhos e bom fds (e sonhos sempre docinhos :P)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:00

    Uma sobremesa linda e, de si já, muito natalícia.
    A experimentar. Adoro Curds :-) :-)
    Beijinho e bfs
    Rosa Pinto

    ResponderEliminar

Imprimir