Arroz de Açafrão com Cubinhos de Porco e Cogumelos


Das pergunta que mais me fazem, além das habituais acerca de receitas e de sugestões de ementas, e algumas dúvidas culinárias, é acerca da minha organização “alimentar”. Já escrevi algumas coisas sobre o assunto, no Economia cá de Casa, mas noto que, de uma maneira geral, há alguma dificuldade em conseguirem organizarem-se. Eu tenho uma grande vantagem: como estou e trabalho em casa, acabo por gerir todo o meu tempo de outra forma, sem a pressão de grandes horários, e isso claro que influencia a maneira como me organizo.
Apesar de parecer que estou sempre a dizer o mesmo, continuo a acreditar que a ementa semanal e as listas de compra são a base de uma organização na cozinha. Raramente fujo aquilo que defini nas ementas e nas listas de compras e isso permite-me à noite deixar a descongelar ou temperar ou até adiantar aquilo que sei que vai ser o jantar do dia seguinte. E basta saber o que vamos cozinhar, e com o que vamos acompanhar para nos conseguirmos organizar muito melhor.
Fora isso há outras pequenas coisas que influenciam muito. Acondicionar compras assim que chego a casa, separando tudo o que é para congelar nas doses que necessito e já quase pronto a cozinhar. Ou de preparar e organizar os legumes assim que chegam a casa, seja preparar logo a alface para estar pronta a ir para a saladeira na hora de jantar, seja os legumes descascados e cortados para a panela da sopa, seja a couve já lavada e cortada, pronta a saltear. Posso demorar algum tempo a fazer isto num dos dias da semana ou ao fim de semana, mas depois tenho a semana quase toda orientada e consigo dar conta do jantar sem stress, todos os dias.
E esta foi uma refeição assim. A carne de porco já estava no frigorífico temperada do dia anterior. O arroz também, que tinha sido feito propositadamente a mais no dia anterior para já servir para o dia seguinte. E os grelos também já estavam cozidos e temperados - sobraram do dia anterior -  e foi só aquecer, mas se não havia salada pronta a colocar na saladeira.
Não sou só eu que tenho truques. Quais os vossos?

Novo workshop dia 21 de Janeiro, pelas 15h, nos Workshops Pop-Up, com “Receitas para aproveitamente de sobras”. As inscrições, e mais informações seguem para este email: info@workshops-popup.com!

Ingredientes:

400g de carne de porco em cubinhos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
sumo de 1/2 limão
1 taça de arroz branco cozido, cerca de 350g
150g de cogumelos brancos
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
coentros frescos picados q.b.
tomate cereja q.b.


Preparação:

Tempere a carne de porco com sal, pimenta, o dente de alho picado e o sumo de limão.
Leve depois um tacho ao lume com um pouco de azeite e acrescente a carne de porco e a marinada, deixando cozinhar cerca de 10 minutos em lume forte, mexendo de vez em quando. Acrescente depois a curcuma e os cogumelos partidos em quartos ou laminados, envolva bem e deixe cozinhar mais 15 minutos em lume brando até a carne estar macia.
Acrescente depois o arroz já cozinhado, envolva bem.
Coloque na travessa de servir e polvilhe com os coentros frescos picados e com o toamte cereja cortados em pedaços.
Sirva com uma salada verde ou legumes cozidos.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Nem de propósito! Uma amiga falou-me sobre as propriedades anti-inflamatórias do açafrão e eu tinha pensado em pesquisar receitas com o dito. Claro que já guardei esta para usar para a semana! Quanto às ementas semanais, fazem parte dos meus objetivos de ano novo e tenho estado a cumprir. São uma excelente ferramenta para poupar tempo, dinheiro e fazer uma alimentação mais equilibrada, só é preciso vencer a preguiça.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:43

    Não costumo usar as ementas semanais, mas tenho uma ideia do que fazer durante a semana.
    Normalmente, há uma ou duas refeições em que faço a mais (carne ou peixe), que permite variar no acompanhamento. E quando há restos, improvisa-se uma salada quente com legumes, feijão/grão ou massa.
    As vezes, deixo preparadas as folhas para a salada (alface, espinafre ou agrião, conforme os casos).
    Esta é uma ideia colorida para usar as sobras do arroz. Mais uma sugestão para ter em atenção.
    O açafrão das índias, fresco (raíz) ou em pó, fica bem na comida e dá uma cor bonita. Também, fica bem nas bolachas e bolos, com um sabor bastante interessante e fresco, tal como o gengibre.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:45

    Olá bom dia
    Eu normalmente ao domingo cozo arroz para três vezes, um dia salteio com cenoura, outro dia com açafrão , outro com mais legumes ou mesmo branco.
    Faço sopa á sexta feira e congelo em caixas individuais, sempre, depois é só ferver ( tem mesmo de ferver).
    Agora como tenho tido a sorte de ter algumas couves , cozo e congelo em caixas para depois fazer migas .
    Normalmente faço assim e tem corrido bem pois tem dias que chego a casa as 19.30hs e com um filhote pequeno.
    Aida Lopes
    Abrantes

    ResponderEliminar
  4. Olá, Joana!
    Que maravilha de receita e o aspecto divinal como sempre :)...
    Beijocas
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:43

    essa dica da alface, já a fiz e corre muito bem! ultimamenete as alfaces têm ficado no frigorifico até morrerem sem sequer lhes por a mão! eu bem que compro para fazer saladas a acompanhar, mas depois não me apetece comer comida fria!!!
    Margarida

    ResponderEliminar
  6. Esse prato deve ser tão bom!

    ResponderEliminar
  7. A mim faz-me confuso arranjar os legumes para ficarem prontos a comer... da mesma forma que me faz confusão congelá-los no congelador "caseiro". Já tenho lido em diversos sítios que oa legumes só se devem arranjar na hora, sob pena de perderem muitas das propriedades... o mesmo se passa com congelá-los em casa. Admito a conveniência de arranjar logo tudo, já o fiz de um dia para o outro, mas arranjar logo os legumes da semana faz-me impressão...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:24

    Faço sopa fresca de dois em dois dias. As crianças levam almoços e lanches para a escola. Não sei como poupar mais, porque eles comem imenso! Tenho poucos truques. O que mais utilizo é descascar as cebolas, alhos, salsa e um pouco de azeite e congelar em saquinhos, para ter o refogado sempre pronto, porque cheguei à conclusão que quase tudo leva um refogado sempre pronto, porque quase tudo leva um refogado. Faço um bolo aos fins de semana e as sobras de carne ou peixe uso em quiches/empadas ou em rissóis/pastéis de massa tenra. Aliás, as empadas ficam óptimas com um cheirinho de açafrão e pimentos vermelhos.

    ResponderEliminar

Imprimir