Curd de Clementina


Há semanas que não são fáceis e esta é uma delas! No fim de semana novamente com febre e com dores de garganta: nova amigdalite e de novo a antibiótico. Entretanto, e como se não bastasse, acho que estou com gastrenterite e também não me ando a sentir particularmente bem. Para ajudar, o António anda com dentes a romper e muito mais chatinho por causa disso: choraminga, não dorme tão bem... Enfim, uma semana assim mais complicada para estes lados, que se reflete também na cozinha, de onde só têm saído coisas muita rápidas e muito simples, porque não tem havido disposição e vontade para muito mais.
Entretanto ouvi na rádio que hoje é dia do Bolo de Chocolate e fiquei com vontade de preparar um aqui para casa, para o fim de semana, assim que me ache com mais “coragem” e mais bem disposta para ir para a cozinha.
Lembrei-me que o bolo de chocolate é capaz de casar na perfeição com um curd de clementina que preparei há uns dias e apesar de a vontade de cozinhados não ser a maior, já estou a ver um bolo de chocolate coberto com aquele curd bem amarelinho....
Deixo-vos então a receita, que agora em plena época de clementinas são sempre uma excelente ideia!
Bom fim de semana.

Ingredientes para 1 frasquinho:

sumo e raspa de 2 clementinas médias
4 gemas
75g de manteiga à temperatura ambiente
125g de açúcar

Preparação:

Num tacho coloque o açúcar, a raspa e o sumo das clementinas e a manteiga partida em pedaços pequenos.
Leve o tacho a lume brando, mexendo bem até a manteiga e o açúcar estarem derretidos.
Entretanto bata as gemas e junte-as à mistura anterior. Em lume brando e sem parar de mexer, vá mexendo até a mistura engrossar e cobrir as costas da colher.
Retire do lume e coloque o curd num frascos previamente esterilizado. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico onde se conserva em boas condições durante algumas semanas.
Sirva como acompanhamento de crepes e de panquecas ou como cobertura de um bolo de chocolate, por exemplo.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Bom dia Joama! Por aqui a semana também foi péssima! Mas tem graça que hoje de manhã também ouvi na Comercial que era o dia do bolo de chocolate e animei-me ao pensar que logo à noite poderia fazer um!!!!
    As melhoras e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. ha semanas que nao deviam durar cinco dias e esta ate nem foi muito ma para aqui felizmente. mas as melhoreas para todos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Há dias/semanas assim, Joana... O q vale é q ñ durará p sempre ;) Óptima sugestão! Bjinhos, bom fds e as tuas rápidas melhoras! P.S. - p mim, tds os dias são dias de bolo de chocolate :P

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:00

    É aborrecido ficarem todos doentes e "murchinhos". São coisas que aparecem, fruto das mudanças do tempo e do crescimento (no caso do António).
    Por aqui, voltei a ficar aflita das alergias e garganta, para além das tendinites (parece que tudo resolveu tirar uma senha, e aparecer à vez!).
    Agora fiquei curiosa com o curd de clementina. E que menciona bolo de chocolate! Só posso dizer que fiquei a "salivar" com a combinação dos dois!
    Já aventurei-me no curd de limão, faltando experimentar este, e os outros com laranja, tangerina e maracujá (tenho alguns congelados).
    Continuo com a ideia das bolachas de chocolate (massa da tarte de chocolate já publicada) com curd de citrinos, ou um creme de mascarpone com citrinos...
    Enfim, despertou a gula que andava adormecida! A ver vamos se sai alguma coisa deliciosa!

    As melhoras para todos e um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:30

      Fiz com tangerinas e açúcar amarelo. Aprovadíssimo! Venham os próximos!
      Agora vou arranjar uma maneira de usar as claras que sobraram!
      Muito obrigada pela partilha,
      Sara Oliveira

      Eliminar
  5. Anónimo16:51

    Olá Joana, como eu a compreendo, o meu dia ontem foi mesmo do pior, comecei o dia a apanhar clementinas á chuva, o meu pai é vendedor num mercado e eu fui ajudá-lo. Apanhamos muita chuva até que tivemos que desistir e depois no fim do dia já a sentir-me constipada com muito espirros cheguei a casa e tinha a minha casa toda inundada. A minha máquina da loiça avariou e continuou a meter água o dia inteiro, até eu chegar. Ninguém merece mesmo :( Hoje sinto-me doente mas melhores dias virão. M.

    ResponderEliminar
  6. Por aqui também tivemos uma semana assim no final do ano, era tudo de cama e quem estivesse melhor ia dando um jeitinho a quem nem se podia levantar da cama. Espero que por aí melhorem rápido.
    Quanto ao curd, deve ser uma delícia.
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana
    Espero que hoje se sinta melhor, o inverno tem destas coisas e a chuva não ajuda a animar.
    Obrigada por mais esta receita, já somos fãs do curd de limão, vou experimentar o de tangerina.
    Bom fim de semana ��

    ResponderEliminar
  8. Ontem também fiz curd, mas com laranja. É óptimo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde ☺ parabéns pelo blog... adoro-o ☺ e gostava de colocar uma questão.. em relação aos curd, estes conservam-se quanto tempo? É possível congelar? Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir