Pastéis de Sobras de Peixe


Cozinha de início de semana. Ver o que está no frigorífico para gastar: as sobras de peixe. Decidir fazer uma espécie de pasteis de bacalhau, mas usar as sobras do peixe assado.
Todos comeram e todos gostaram. Saber que nada se “perdeu” e tudo se transformou, e que ganhamos uma refeição. Saber que é possível preparar estes pasteis em poucos minutos, e que até é rápido.
E pronto. Sou definitivamente uma pessoa que gosta de cozinhar com restos!

Novo workshop dia 21 de Janeiro, pelas 15h, nos Workshops Pop-Up, com “Receitas para aproveitamente de sobras”. As inscrições, e mais informações seguem para este email: info@workshops-popup.com!

Ingredientes para cerca de 15 pasteis:

150g de sobras de peixe limpas de peles e espinhas (usei pargo assado)
250g de batata (pesadas em cru depois de descascadas)
1 ovo
azeite q.b.
1/2 cebola pequena
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Cozem-se as batatas e escorrem-se tudo muito bem. Põem-se depois novamente na panela, onde vão ao lume para ficarem bem secas. Passam-se então pelo passe-vite ou esmagam-se bem com um garfo ou utensílio próprio.
Entretanto pica-se a cebola e leva-se a alourar num pouco de azeite. Junta-se depois às batatas e peixe e tempera-se tudo com sal e pimenta.
Seguidamente junta-se o ovo e amassa-se tudo muito bem. Moldam-se os bolinhos com a ajuda de 2 colheres de sopa e fritam-se em azeite bem quente. (Em alternativa podem colocar-se no forno a 180ºC durante cerca de 15 minutos).
Sirva com uma salada verde ou legumes cozidos.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:34

    Nada se perde e tudo se transforma!
    Cozinhar com restos é um exercício de criatividade, pois cria-se algo a partir de algo simples. Por vezes, são esquecidos por não darem para uma refeição, mas este é um exemplo da multiplicação, pois com pouco podemos fazer um pouco mais.
    Venham mais ideias para rentabilizarmos os restos e evitar desperdícios na cozinha!
    Vou ter esta ideia em atenção, pois tenho sobras de peixe, e acho que iriam bem com um resto de arroz de tomate com gengibre e corcuma/açafrão das Índias (um improviso para usar os restos de gengibre e corcuma, além de ter pouco tomate para fazer o arroz).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira


    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela receita e que venham mais, por favor. Uma das coisas em que sinto muita dificuldade é em aproveitar os restinhos, nunca sei o que fazer com tão pouca coisa e acabam muitas vezes no lixo. Depois sinto-me pessimamente pois detesto desperdiçar comida!

    ResponderEliminar
  3. Acho uma excelente ideia para que nada se deite fora!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela dica! Vou experimentar hoje :-)

    ResponderEliminar

Imprimir