Rojões com Batata Doce Suada


Foi dia de Reis e o natal acabou. Aproveitou-se o fim de semana para desfazer a árvore, o presépio e despedirmo-nos das luzes e das decorações de natal. Fico sempre triste ao saber que o natal acabou, mas sei que daqui a 11 meses voltamos a tirar tudo e voltaremos a ter luzes e presépio e decorações com sinos e renas em vermelho, verde e dourado.
Aproveitou-se também para dar uma volta em alguns aspetos da decoração cá de casa e “nasceu” um novo cantinho. E foi um sábado tranquilo, para variar dos últimos bem atribulados e de casa sempre cheia.
O domingo trouxe-nos de volta às comemorações. Os 91 anos da Bisa Mena e os 59 da tia Bela. Dupla comemorações. Primeiro um almoço com toda a família e depois um lanche ajantarado num grupo mais pequeno. E o dia passou-se em festa! Acaba-se o natal, mas para nós Janeiro é ainda mês de festa  - que temos aniversários todas as semanas! Para a semana a cunhada Rita, depois o pai e para finalizar a sobrinha mais velha. E pelo meio há ainda festas de alguns amigos...
Mas ainda bem que celebramos a vida junto dos que amamos! 
Há festas, despedimo-nos do natal e continuamos a nossa vida. Com o jantar de todos os dias. Hoje com rojões e batata doce.

Ingredientes para 2 pessoas:

400g de carne de porco em cubos (usei cachaço)
5 batatas doce pequenas
1 colher de chá de colorau
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de banha (podem usar azeite)
1/2 molho de coentros frescos

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Leve uma frigideira ao lume e junte o azeite ou a banha e deixe aquecer. Acrescente depois as batatas, envolva-as bem na gordura e tape, reduza um pouco o lume e deixe-as cozinhar assim, mexendo-as de vez em quando e deixando-as “suar”. 
Leve um tacho ao lume com o restante azeite ou banha e adicione a carne deixando fritar um pouco. Junte depois o sal, a pimenta, os dentes de alho picados e o colorau e mexa bem, deixando a carne cozinhar em lume brando até ficar macia.
Assim que as batatas estiverem cozinhadas, acrescente-as à carne já cozinhada. Envolva bem.
Coloque no prato de servir e polvilhe com os coentros.
Sirva com brócolos cozidos.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:25

    Aqui está uma sugestão para variar um pouco da receita tradicional, e ideal para introduzir a batata doce para quem não gosta.
    Neste fim de semana, fiz rojões, mas com um pouco de espumante na marinada (fica mais suave que o vinho branco), e uma versão do bolo de agrião, usando os talos dos ramos de beterraba e um pouco de raspa de laranja. O sabor não ficou acentuado e passou por bolo de "laranja escura".
    A agitação do Natal já terminou e agora o ciclo continua, pois não tarda nada já estamos na Páscoa e na Primavera (as primeiras plantas já começam a aparecer, apesar do frio "glacial").

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. O desfazer da árvore e o arrumar dos respetivos enfeites e decorações de natal deixa sempre alguma nostalgia. Quanto ao mês de Janeiro, acho-o muito grande. Confesso que não sou a maior fã destes meses de inicio do ano...
    Quanto aos rojões, já tenho feito mas com batata "normal" . Fiquei curiosa para experimentar com batata doce.
    Um bom Ano!
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa adoramos rojões!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Já estou a salivar, ainda por cima ainda nem almocei, que bom aspeto!

    ResponderEliminar
  5. Fiquei com vontade de jantar agora :)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Adoro rojões. Nunca experimentei com batata doce.
    Ficou com bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/alho-frances-e-abobora-salteado-com.html

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspeto :) adoro batata doce.

    ResponderEliminar

Imprimir