Granola de Sementes e Frutos Secos na Frigideira


Gosto de ter tempo e disponibilidade para estas experiências. Cá em casa não costuma faltar a granola caseira, de uma ou outra receita, com variações de frutos e frutas secas, sementes e até outras combinações como mel, açúcar e azeite.
A curiosidade ficou-me numa granola sem aveia - só preparada com frutos secos - e feita na frigideira, que é perfeita para poucas quantidades e quando não nos apetece ligar o forno, ou não temos um disponível...
É realmente simples. Ainda mais simples do que a receita mais convencional, mas com o inconveniente de não nos podermos afastar muito do fogão e de não parar de mexer.
Aqui fica mais uma versão de granola para pequenos almoços e lanches variados.

Ingredientes para 1 frasco pequeno:

100g de amêndoa com pele
50g de sementes de sésamo
50g de sementes de girassol
50g de sementes de abóbora
50g de avelãs
1 colher de sopa de azeite ou óleo de coc
1 colher de sopa de mel
1 pitada de canela em pó
1 colher de chá de essência de baunilha - opcional
100g de frutas secas - como passas, lascas de coco. alperces em pedaços....

Preparação:

Numa taça misture as amêndoas com as sementes de sésamo, girassol, abóbora e as avelãs. Misture-lhes o azeite, mel, canela e a baunilha e envolva bem.
Leve depois a mistura a uma frigideira anti-aderente previamente aquecida e cozinhe a granola, mexendo sempre, até que fique tostada, cerca de 10, 15 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer bem.
Acrescente depois as frutas secas e envolva bem. Guarde a mistura num frasco ou caixa hermética bem fechada e sirva como preferir, com iogurte, leite ou topping em fruta.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:47

    Mais uma boa ideia para experimentar!
    Já não faço granola há algum tempo, depois da 1ª aventura e seguintes (ainda tenho que atinar com uma receita crocante de granola de banana), mas esta cativa pela simplicidade, e é um pretexto para usar as sementes que tenho em casa.
    Tenho muitas receitas em "lista de espera" para serem testadas, algumas das quais granolas com outro tipo de ingredientes, como trigo sarraceno, lentilhas, abóbora, e frutos vermelhos.
    Fiz ontem os pudins de chia, com leite de coco (receita daqui do seu blog), e ficaram bons (foi o meu pequeno almoço). Usei como cobertura, amoras silvestres (as 1ªs da estação) e framboesas "feias" que vieram ontem na cesta. Foi a 1ª experiência como "pudim" e é capaz de aparecer em casa, noutras versões com sumo/polpa de frutas, como se fosse uma "gelatina" rápida.
    Aos poucos, vou testando as suas ideias quando menos espero, sem hora marcada.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:44

    Olá Joana,
    A primeira granola que fiz, foi aqui do blog, de amêndoa, banana e canela, que ficou óptima... e já fiz várias vezes.
    Mas esta, feita na frigideira, agrada-me pelo facto de não ter de ligar o forno.
    É sem dúvida para experimentar...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  3. Já vi uma receita de granola no microondas q ando p experimentar. Esta é outra sugestão igualmente interessante e como é em pouca quantidade, melhor ainda :) Thanks. Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Faço a granola assim na frigideira sempre, aliás, ainda não experimentei no forno. Faço assim parecida, apenas junto flocos de aveia integral também. Esta está com óptimo aspecto.
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar

Imprimir