Panquecas de Cacau e Mel com Ananás Caramelizado


Por aqui a vontade de cozinhar anda um bocadinho em baixo. Talvez seja do calor e por andarmos mais numa de churrascos e sardinhadas, talvez seja porque o tempo das férias se aproxima, ou apenas porque tem havido muitas refeições fora de casa... O que é certo é que as receitas por aqui andam muito simples, nos habituais clássicos de sempre, entre o arroz de peixe que os miúdos adoram, ou o frango assado, e as saladas variadas, coloridas e frescas.
Mas entretanto o fim de semana é sempre tempo de uns pequenos almoços mais cuidados e reforçados, e hoje há uma receita de panquecas perfeita dias vagarosos e até para as férias!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 ovos
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa (rasa) de fermento em pó
6 colheres de sopa de polvilho doce (podem trocar por farinha)
1 colher de sopa bem cheia de mel 

Ananás caramelizado
2 fatias de ananás cortado em cubinhos
1 colher de sopa bem cheia de mel

Preparação:

Numa taça bata os ovos com o cacau, o fermento, o mel e o polvilho ou farinha. Bata bem até obter uma massa homogénea.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume e deixe aquecer bem. Coloque colherada de massas (eu não gosto de fazer as panquecas muito grandes e esta massa deu-me para cerca de 10 panquecas com cerca de 12cm) e deixe começar a formar bolhinhas de um dos lados. Vire depois as panquecas e deixe cozinhar do outro lado. Repita até esgotar a massa.
Coloque depois o mel na frigideira quente e acrescente o ananás em cubos. Deixe cozinhar até o ananás estar caramelizado.
Sirva as panquecas com o ananás.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Yummy! Por acaso, ontem um dos acompanhamentos do almoço foi precisamente ananás caramelizado (com xarope de agave). Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:22

    Que sugestão tão docinha para animar um dia bastante "murcho", que não sabe se é de sol ou de chuva!
    Quem sabe se não experimento num destes fins de semana, ou quando estiver de férias? Talvez saia em versão mais "ligeira", pois a minha percepção de doce está completamente "avariada"!
    Seja como for, é mais um pretexto para "dominar" a técnica das panquecas!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira


    ResponderEliminar

Imprimir